vinheta-clippingA empresa sueca de defesa e aviação Saab negou nesta terça-feira que tenha pedido à Força Aérea Brasileira (FAB) uma extensão do prazo para a entrega de propostas melhoradas no processo de escolha dos novos caças do Brasil.

O principal executivo da Saab, Ake Svensson, disse em entrevista coletiva que a Saab cumpriria o prazo estipulado até segunda-feira, quando foi notificada que o processo seria adiado por mais duas semanas.

Inicialmente, a FAB informou em comunicado na segunda-feira que a Saab tinha solicitado o prolongamento do prazo para apresentar sua proposta com melhorias. Mais tarde a Força Aérea esclareceu que a prorrogação foi “por solicitação das empresas concorrentes”.

“Não fizemos esse pedido”, disse Svensson. “Recebemos a informação na segunda-feira que a data tinha sido adiada para 2 de outubro. Poderíamos ter entregue a oferta.”

As outras duas empresas finalistas do programa F-X2 da FAB, que prevê a compra de 36 caças, são a francesa Dassault Aviation, com o caça Rafale, e a norte-americana Boeing, com o F/A-18 Super Hornet.

O Rafale é apontado como grande favorito para vencer a disputa, principalmente após a visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao Brasil para as comemorações do Dia da Independência, em 7 de setembro.

Na ocasião foi divulgada uma nota conjunta de Sarkozy e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que os dois líderes anunciaram a abertura de negociações para a compra do Rafale pelo Brasil.

As empresas se recusam a divulgar valores, mas fontes ligadas ao governo francês afirmam que a proposta da Dassault, considerada a mais cara entre as três, é de cerca de 5 bilhões de euros.

Na semana passada, o vice-ministro da Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, veio ao Brasil e afirmou que o preço do Gripen NG é a metade do dos demais concorrentes.

Desde a nota de Lula e Sarkozy, dirigentes da Suécia e ds EUA tentam convencer as autoridades brasileiras a mudaram de opinião a favor de seus aviões de combate.

O presidente Lula já declarou que a FAB vai fazer a análise técnica das propostas, mas que a escolha final será tomada por ele com base em decisões políticas e estratégicas.

FONTE:
O Globo

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GERSON VICTORIO

Isso quer dizer que a FAB mentiu?..hummm….a Dassault disse que entregou a proposta no próprio dia 21….e ae…quem realmente pediu adiamento?…rsrsrs

Omega

Até a FAB batendo cabeça! Se fosse tirar uma conclusão por esta notícia, sabendo que de todas as partes a FAB é a que a gente confia, daria para imaginar que tudo isso, todo o processo está uma salada só. Às vezes parece que todas estas informações cruzadas e contraditórias, são para barganhar, e às vezes parece que ninguém sabe o que está acontecendo, eu inclusive!

CADU

Salim sai eu…, rsrsrs

Pedroso

Na primeira vez o japonês da aeronáutica ia pedir demissão. Foi convencido a continuar. Se alguem disser que a globo tá por traz disso eu não duvido!

tomastomaspriet

Suspeito que este processo virou uma grande bagunça!

Estou começando a ficar inclinado a não confiar em nenhum dos elementos envolvidos neste folhetim!

Lucas Urbanski

Vix, esse FX-2 é igual a novela malhação da globo, a cada veiz muda os personagens mais a história é sempre a mesma, já ta dando no saco.
Abraços.

E desculpem o palavrão.

paulo

Não é só isso Lucas virou também a novela mexicana ou sexta-feira13 parece que não tem fim.

abraço

Bruno Rocha

puts! cada vez mais o resultado tende ao cancelamento do FX2, ou a compra de um outro jato qualquer ai.
Já nem sei no que acreditar.

COMANDANTE MELK

Aqui dá né Galante…hehe. fui mexer lá na sua materia-menina dos olhos…saí com os zóio furado…hehehe(Sem crise meu caro).

Grato

alvespereira

Bom dia,

Se a Dussault entregou a proposta, a Saab disse que não pediu prazo, sobra quem? Isto está me cheirando pressão de Washington DC, eita bando de cabra froxo, daquí a pouco pedem para ir ao banheiro e anunciam que o projeto FX-2 desceu pela descarga.

Sds.

COMANDANTE MELK

Senhores, me perdoem o fora/do-topico aqui, mas, para que os colegas tenham mais subsidios para ficarem por dentro do que ocorre em relação ao FX2 resolvi postar a reportagem abaixo. Lá vai… Entrevista Almirante Edouard Guillaud Chefe do gabinete militar do governo francês Tânia Monteiro BRASÍLIA Almirante esteve no País com o vice-presidente internacional da Dassault para confirmar garantias prometidas por Sarkozy Na ofensiva da França para a venda de 36 caças para o Brasil, o chefe do gabinete militar do presidente Nicolas Sarkozy, almirante Edouard Guillaud, esteve na segunda-feira em Brasília, em companhia do vice-presidente internacional da Dassault, fabricante… Read more »

Tarkus

Parece que a FAB pediu aos concorrentes mais um “test-drive”, será em Honduras…

Azul&branco

Quanto dá 5 bilhões de EUROS dividido por 36, claro abatendo os 15 %, pode responder em dólares ou reais? A proposta americana já veio a público e aprovada pelo congresso mas até agora ainda não divulgou-se a proposta gaulesa.
Quem pediu prorrogação? Que mistério. Só chamando o HERCULE POIROT…que era Belga.