Nota oficial do Ministério da Defesa sobre o F-X2

30

No dia 06 de setembro, o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, em encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou o interesse do governo francês em aprofundar a parceria entre os dois países também no setor aeronáutico.

Afirmou que o Governo Francês assume, além de outros, o compromisso de ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França.

Informou, ainda, da disposição da França de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.

Diante desse fato novo, o processo de seleção do Projeto FX-2, conduzido pelo Comando da Aeronáutica, ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas.

Nelson A. Jobim

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge

Bebidas alcóolicas em banquetes deviam ser proibidas.

Principalmente considerando os maus hábitos de certos governantes e seus ministros.

Resumo da ópera: EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSQUITO … NEM SAI BESTEIRA!

Luiz Antônio Cavalcanti

Galera do blog,

Não lhes parece que o presidente pisou no acelerador e atropelou as etapas? Ontem os jornais noturnos da tevê falaram bastante da confusão de contraste entre as declarações do presidente durante a cerimônia com o Sarkozi e a real situação do FX-2. Acho que o Lula quis agradar o convidado e falou demais, vcs não concordam?

lc

KKKKK. é palhaçada mesmo. excesso de whisky 18 anos pago por nós. alguém aí avise o apedeuta que ñ é só Deus que mata, álcool tb.

apesar do rafale ser uma ótima ac, há que se investigar a fundo esta negociação ( ou negociata… ).

minha opinião: decisão extritamente política atropelando a FAB.

sds.

A-Bomb

O presidente mal sabe assinar o nome voces queriam o que?

Antonio M

Com certeza a politicagem está sobrepondo a doutrina.

O sr. Nelson Jobin tem outras pretensões políticas e o acordo vai fortalhecer-lhe.

Mas há uma verdade: a concorrência acabou. Começou um leilão!

welington

Nada de anormal, como bem dito pelo amigo Hornet em alguns posts anteriores e citado por diversas pessoas inúmeras vezes em outros posts, o FX2 não é um compra direta e sim um seleção para uma negociação aberta com o vencedor dessa seleção, se não der certo passa se a negociar com a 2º opção e assim por diante até concluir o processo ou encerar a vigente e abrir uma nova concorrência se não conseguir se chegar a um acordo com as opçoes do atual programa… Simplificando o Rafale é o favorito, porem ele ainda não venceu o Brasil e… Read more »

Flavio

Bom, pelo visto a novela não acabou.

Mas desta vez o Rafale esta na frente e em muitos anos-luz.

E pra falar a verdade, até acho bom, porque as ofertas serão melhoradas em muito.

Então, vamos que vamos e que a FAB consiga melhores vantagens na negociação, tudo a bem do BRASIL.

Estamos esperando a muito, então, que o melhor vença para o RBASIL.

E se der Rafale, como tudo indica, melhor ainda

ivan

Por que o Brasil, não toma atitudes sérias quando se trata de coisas sérias. A Escola Hugo Chaves tomou irresponsávelmente conta de toda a America Latina. Se não fosse preciso a competente avaliação dos especialistas da Força Aérea Brasileira, não deveriam fazer o faz de conta com os Mílitares, vai terminar modernizando os Mirage III e ficar por mais trinta anos. Reconheço que o Ministro Nelson Jobim atua com competência na pasta da Defesa e que muitas coisas há intromissões de terceiros, mas convenhamos já bricaram de Ministro da Defesa colocando pessoas que não sabia distinguir um revolver de uma… Read more »

Lucas

Já estou ficando com nojo deste FX-2, por parte do Governo e da FAB, é claro que ainda da tempo para um negocio de última hora, mais apenas com o avião escolhido, convenhamos, a FAB também já esta demorando com esse relatório previsto para o final deste mês, porque foi adiado várias vezes este relatório, o quem tem tanto para analisar os aviões,já estão nessa avaliação a quase 1 ano e não se decidem, e como todos sabemos o relatório não vai apontar um caça preferencial da FAB, vai colocar os concorrentes com pontuação, ou seja, a decisão na verdade… Read more »

Alexandre G.R.S.

Prezados, Traçando um comparativo: o setor de engenharia de uma grande empresa solicita a compra de um caro mas necessário equipamento. Ele primeiro se lança ao mercado procurando por produtos que preencham todos os requisitos técnicos. Feito isso, o setor de engenharia apresenta para o setor de suprimentos ou em alguns casos direto para o setor financeiro a analise técnica. Com isso em mãos, o setor de suprimentos ou o setor financeiro é que conduzirão toda a negociação. É o que estamos vendo acontecer. Nada de mais extraordinário. A FAB cumpriu com o seu papel (muito profissionalmente), agora é a… Read more »

Luís Aurélio

Amigos: concordo com o comentário do Welington. Este agito todo é para tirar o máximo de vantagens dos franceses. E também para mostrar que, se , eles não cumprirem com os acordos podemos dar última forma e optar por outro caça. A França só perde esta concorrência se quiser, ou se os franceses forem extremamente incompetentes. Em resumo o cliente, ( Brasil ) diz: eu quero comprar o teu caça ! Melhore o teu prêço que o pedido é teu.

Felipe Cps

Resumindo, o “Pinga” mais uma vez “lullou” devido ao “efeito 51” e falou ____________, desconsiderando a realidade pra fazer dos caças da FAB chicana política. É isso aí, isso que dá votar em semi-analfabeto que nunca em dias de sua vida leu um único livro. E pior que todo mundo foi na onda, inclusive o blog e este que vos escreve… Chego a ficar com pena do Jobim, do Saito e do GPFX/FAB, que tem que aguentar um governante trapalhão, bufão e pingaiada… Bem, então toca continuar a novela. Apenas que agora parece que o Rafale é o favorito e… Read more »

MOsilva

Caros colegas de Blog… Não concordo com muitos que estão criticando o nosso presidente. Em algumas críticas, vejo um forte viés político; noutras, puro preconceito. Não nego, porém, que ele tenha seus defeitos (quem não os tiver, atire a primeira pedra, por favor). A condução do processo FX-2 tem se desenrolado de forma exemplar até o momento. Claro que nós, entusiastas, estudiosos, palpiteiros, queriámos uma resposta, uma decisão sobre o futuro “brinquedo” da FAB (não é uma colocação pejorativa; faço a comparação com a anciedade de crianças que estão esperando por um brinquedo novo sem saber exatamente qual será). E… Read more »

jose greff

Pessoal, o que aconteceu foi que o Governo Brasileiro deu prioridade a França. O Rafale já foi escolhido politicamente e também tecnicamente, senão não estaria entre os finalistas do FX 2.
Agora a Dassault tem apenas que melhorar o preço de compra e manutenção do caça. A bola da vez é dos franceses.
O Rafale é o n. 1º da lista, só depende dos franceses a conclusão do negócio.

Alexandre G.R.S.

Prezado MOsilva, É isso mesmo. Como eu havia citado em outro post e um outro colega também citou, uma coisa que nós temos que admitir é que: o nosso presidente é um eximio negociador. Para quem já acompanhou uma negociação dele, sabe o que eu estou falando. Eu já acompanhei e confesso que me surpreendeu. A mais pura verdade é que não conseguimos aceitar que um presidente seja nordestino e de origem humilde (para que conste nos autos sou do Sul do Brasil oriundo da falida classe média). Então deixem que falem. Muito fala quem pouco faz. Se o presidente… Read more »

J Curitiba

Impressionante como as pessoas gostam de se enganar. Parece aquela história do pak fa.
O Lula errou, apenas isso. A FAB não terminou o processo que estava sendo conduzido de forma muito profissional e o presidente falou mais do que devia, como sempre.

MOsilva
Você está redondamente enganado.

jose greff
Vai sonhando!!!

Rodrigo Marques

J Curitiba,

Perfeito, o presidente falou demais, atropelando o processo. E agora o MD tem que desfazer a lambança.

Isso nada tem haver com preconceito ou posicionamento politico, apenas mais um momento boquirroto, tipico dos políticos.

zocca

eu acho que tudo isso faz parte da negociação, como ja foi dito e briga de cachorro grande, e os franceses precisam vender o rafale ou fale,e o governo sabe disso e quer arrancar mais o que e correto, e sem falar dos pressos de compra e de manutenção que ta mui caro, emfim pra mim tudo isso faz parte do jogo.

sonic wings

Amigo Felipe, penso que vc viajou nas críticas ao nosso presidente. Primeiro pela reverencia que deve ser dada a tal posto, ele é nosso presidente eleito democraticamente não meu ou seu. Isso é democracia. Desta forma não entendo porque de tantas críticas de cunho pessoal disso e daquilo até da mulher do cara o pessoal tá enchendo o saco. Segundo porque a seu comando estamos vendo uma verdadeira transformação das nossas forças armadas e vários industrias nacionais ligadas ao setor, haja vista o que tem acontecido com o setor naval brasileiro. Respeito muito suas opiniões mas quando você vai pro… Read more »

Rodrigo Avelar

eles vão da a resposta no final do mês, mais isso tudo é balela pois o RAFALE já ganhou

URUTAU

Senhores Quem conhece muito bem a transferencia de tecnologia francesa é a HELLIBRAS perguntem para eles a grande transferencia francesa ja esperada ha nada mais nada menos que singelissimos 30 anos de espera e ainda não acabou talvez venha a TT dos pneus farois de neblina retrovisores rsrsrsrs …………. cuidado e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguem senhores outro ponto importantissimo e que não deveriamos nos esquecer é que entre os nossos pilotos ou caçadores que na verdade são quem mais entende do assunto pois suas vidas de certa forma dependem dessa escolha o Rafale embora seja reconhecido… Read more »

frederico

Existe uma opção em se tratando de Brasil que poucos estão abordando, que será adiar a descisão jogando para o próximo governo. 2010 é ano eleitoral e muita coisa pode ocorrer, por conseguinte, dentro de um cenário político não é muito difícil passarem a foice no projeto. Pelo jeito que está, a FAB terá que se contentar somente com os F5M como principal vetor de defesa aérea nos próximo 15 anos. É pagar para ver!

jose greff

Rodrigo Avelar
Também acho, “o RAFALE já ganhou”

F 18 e Gripen estão no momento na UTI em estado de coma profundo,com pouquíssimas chances de reverterem o quadro.
Melhor a Boeing e a SAAB chamarem o padre pra dar a Extrema-Unção aos moribundos.

jose greff

Agora falando sério, interessante esta notícia:
“EUA dizem que disputa por fornecimento de 36 aviões ainda não acabou”

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u621285.shtml

Alexandre G.R.S.

Srs. Muita especulação e poucos fatos concretos. É óbvio que se o planalto soltou aquela afirmativa algo havia. Não pensem que o nosso presidente é um completo idiota só porque ele é nordestino e de origem humilde. Para quem já o viu negociando com as empresas do ABC paulista é que sabe que de bobo o homem não tem nada. Ainda que haja divergências politicas ou um não alinhamento ideólogico penso que, ao menos, um minimo de respeito nós devemos ter. Como eu venho dizendo sempre: está na hora de perdermos essa mentalidade de colônia. As decisões que são hoje… Read more »

MOsilva

Caro J Curitiba…
Se eu estou redondamente enganado, somente o tempo e a consolidação dos fatos poderá afirmar, mais ninguém.
SDS.

Zeke A6M

Leiam o relato da reunião com Sarkozy, do ministro Jobim, ao jornalista Luiz Nassif. Conversei agora com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre as negociações com os franceses da licitação FX – os caças da Força Aérea Brasileira. O quadro é o seguinte. Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que tinha sido paralisado devido à crise econômica de 2005. Incumbida de levantar as propostas, a FAB pediu novas informações aos concorrentes. Cinco haviam se apresentado: a Boeing F/A18, a Dassault Rafale, a Eurofighter Typhoon, a Lockeed MArtin F-16, a Saab Gripen e o Sukhoi Su-35. Em… Read more »

MOsilva

Caro Zeke A6M.
Se as reuniões ocorreram conforme o relato do Luiz Nassif, está havendo muita precipitação. Acho “normal” que os franceses façam “pressão”, dizendo que a compra já está acertada e definida em favor do Rafale. Mas não é assim.
A compra de qualquer um dos modelos participantes da final do FX-2 não está definida. E até lá, os concorrentes vão pressionar (e muito) em favor próprio.
SDS.

Cdr

Pelo que eu sei a decisão é pra sair só em Outubro… So fã do Presidente, mas que fizeram uma _____________isso fizeram… cabe ao Nelson jobim limpa tudo. E a agora os EUA vão soca “a proposta” pra vender o F18. Muita agua vai rola ainda.

[…] Brasil e França para a venda de caças Rafale, uma das informações que “vazou” foi a eventual aquisição de dez aeronaves de transporte KC-390 pela […]