SAAB continua participando do processo de aquisição de caças no Brasil

45

sa01-03

O processo de aquisição para o Brasil vem se desenvolvendo desde junho de 2008

A Força Aérea Brasileira agora esclareceu que o processo continuará em andamento de acordo com o plano.
“A Saab agradece a oportunidade de fazer a proposta do caça Gripen em uma concorrência transparente como essa”, disse o CEO da Saab, Åke Svensson.

O Gripen é um avião caça muito competitivo no mercado, tanto no que diz respeito ao preço quanto a seu desempenho. O Gripen NG proporcionará uma parceria a longo prazo entre o Brasil e a Suécia através de um programa bem consolidado de fornecimento de caças que continua em evolução. O Gripen manterá sua posição com tecnologia de ponta nos próximos 30-40 anos.

Em fevereiro de 2009, a Saab apresentou uma proposta para o fornecimento de 36 Gripen Next Generation (NG) para o Comando Aéreo da Força Aérea Brasileira. A oferta da Saab é competitiva, entregando uma solução completa para o Brasil. Além disso, a Saab oferece um rico pacote de cooperação industrial, com efeitos positivos na indústria nacional de defesa, como por exemplo o envolvimento direto no desenvolvimento, produção e manutenção das aeronaves. O Gripen NG também proporcionará a transferência de tecnologia chave, o que permitirá envolvimento total na capacidade futura de desenvolvimento para manter a superioridade tecnológica a longo prazo na segurança estratégica brasileira.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Correia

Eu achava o gripen bonito, mais agora que tenho visto fotos do rafele de todos os angulos a minha opinião mudou.

Pena que os suecos estão presos ao mesmo problemas que temos ao vender os nossos ST, precisam do aval americano.

Eleazar Moura Jr.

Essa concorrência, pelo visto, tá me cheirando que vai ser empurrada para o próximo Governo.

Deio

Como descrito em um texto que não me lembro onde li, há uma “disputa” entre dois grupos na FAB: o dos pilotos e o dos engenheiros. O primeiro prefere uma aeronave bimotora etc etc, o segundo se interessa pelo que uma participação no desenvolvimento do Gripen NG poderia significar. Teoricamente, participar da empreitada do Gripen NG éo que de melhor poderia ocorrer para o país adquirir competência em sistemas e materiais. Teoricamente, friso.

Paulo Renato

Pelo jeito que anda não sei… pode acabar indo para o FX3 com a entrada dos Dragões Chineses e os Flankes SU35BM
rs..rs..rs…

Sendo o Gripen ou o Rafale estaremos bem servidos de vetores, mas o Gripen NG encaixa dentro do orçamento do Governo.
Seria razoável vários Gripen NG e todos sendo operados e em grande quantidade do que 36 Rafales e somente 03 voando. No próximo Governo, poderia mudar tudo de novo e outro vetor ser escolhido.

Vamos esperar os fatos !!!!

Abs.

COMANDANTE MELK

Senhores, mais informações a respeito de toda a movimentação que levou ao anúncio de abertura por parte de Brasil e França das negociações para o fornecimento dos Rafale. Gostaria que os amigos lessem com muita atenção(Desta forma, não serão enganados por algumas inverdades da imprensa). Carta de Sarkozy selou decisão de Lula Compromisso de ‘transferência irrestrita’ de tecnologia foi senha para início de negociações sobre compra de caças Tânia Monteiro, BRASÍLIA Uma carta sigilosa do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que fala em “transferência irrestrita” de tecnologia dos caças Rafale para o Brasil, garantiu a decisão do presidente Luiz Inácio… Read more »

Jc

A Saab agradece a oportunidade de fazer a proposta do caça Gripen em uma concorrência transparente (!!!) como essa

estes suecos sao muito educados e cordiais, tah doido.

Bom, seria uma otima para o pais participar dese projeto, aprenderiam mais que com as outras aeronaves, nao tenho duvida. Alem de ser mais barato…se bem que dinheiro que o governo nao gastar nisso, enterra em alguma obra super faturada, no bolso de algum politico, etc…

Caipira

“A Saab agradece a oportunidade de fazer a proposta do caça Gripen em uma concorrência transparente como essa”, disse o CEO da Saab, Åke Svensson.

KKKKKKKKKK

Num é isso que chamam de cinismo?

Omega

Na verdade a vontade é de sair xingando todo mundo do governo brasileiro, mas eles dizem que estão gratos por participarem desta licitação transparente. Até eu tenho vontade de xingar todo mundo lá, como já disse, isso é falta de seriedade do governo. Tudo bem, negociar é bom, faz ganhar experiência, ganhar uns aviões a mais, tecnologia a mais, mas pelamordedeus, fazem sei lá quantos anos, do jeito que a coisa anda eu vou ficar careca e não verei estes aviões rasgando os céus do Brasil.

mane

“Como descrito em um texto que não me lembro onde li, há uma ‘disputa’ entre dois grupos na FAB: o dos pilotos e o dos engenheiros.” Não caia nessa. Todo o processo de escolha é comandado por aviadores, a começar pelo chefe do processo, Brigadeiro Aviador Nôro. Após a elaboração do relatório, ele será aprovado pelo Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Aviador Saito, e pelo Alto Comando, que é composto totalmente por aviadores. Toda a FAB está unida e sabe como é sério e correto o trabalho sendo feito pelo Brig. Nôro e sua equipe. Se este trabalho escolheu o Gripen… Read more »

sonic wings

Srs. este sempre foi o meu favorito. A real oportunidade de repasse de tecnologia pra toda a cadeia fornecedora do GRIPEN, mesmo que algumas tecnologias estejam em mão “inimigas” faremos bom proveito de tudo que for suéco. Mas não tem como negar que uma eventual virada neste processo é uma tarefa a la Missão Impossível 3.

Para o infinito e além!
Força GRIFO,

Abs

Patriota

A FAB não vai anunciar um vencedor e sim uma classificação por pontos e no final a decisão será politica ou seja as palavras finais serão as do presidente da republica e a do ministro da defesa.

concluindo a FAB deverá aceitar a decisão politica , uma vez que o presidente segundo a constituição é o chefe supremo das forças armadas e o comando da aeronautica está ali para seguir ordens e não para questiona-las.

Marcos Dam

Pelas dimensões continentais do Brasil, pelas diversas ameaças veladas a integridade territorial, o país deveria ter uma força aérea muito maior. Particularmente acho que somente 36 aviões de combate são muito pouco pra “guardar” tudo o que temos. O melhor, seria não cairmos nas armadilhas yankees. O melhor seria, utopia de minha parte, ter os 36 Rafales e mais 36 Gripens. Sonhar ainda é possível…

A-Bomb

Se os inimigos do Sonic forem os americanos estamos ferrados^^.
Dai nem com 1000 jatos da saab.

Mas tenhou uma dúvida os americanos não podem vetar essa venda?

Francisco AMX

Se for verdade esta matéria, podemos concluir o seguinte: O Rafale foi o escolhido tecnicamente como vetor mais capaz, mas teve o entrave do preço, ao que se levou ao conhecimento do MD e Lula, que alertaram ao Sarkozy sobre a inviabilidade da proposta francesa, então veio a “bomba” direto de Paris na forma de uma proposta irrecusável: Preço compatível com o valor pago pela França, acredito que na casa de US65milhões, e tranferência irrestrita de tecnologia, além de fixação dos preços de manutenção/peças de reposição como acontece com as forças francesas, como o Saito, em tese, estava na reunião,… Read more »

Bosco

“A Saab agradece a oportunidade de fazer a proposta do caça Gripen em uma concorrência transparente como essa”
Hehehehehehehe……
E depois tem gente que diz que esse pessoar lá das ‘profunda das Oropa’ não tem senso de humor.

Lucas

Acho que pode sair mais coelhos da “cartola” do governo, como a FAB insistiu em não fechar o FX-2 alguma coisa esta por vir, pois se toda a FAB estivesse interessada no Rafale não haveria necessidade de objeção por parte dessa pela escolha do governo. Por isto volto a frisar, pode ser que seja comprado 2 aviões, o Rafale com um vetor de projeção de poder pelo amplo alcance e grande capacidade de carga,etc. E também nada impede que seja escolhido junto com o Rafale o Gripen NG, que por ser um projeto poderia sofrer modificações a gosto do freguês… Read more »

bulldog

Eis a verdade: O governo quer comprar da França. Pra FAB tanto faz qq um dos três, desde que o governo libere verba para voa-los. Para França é a salvação da Dassault. Só uma coisa está emperrando a decisão: DINHEIRO. é sempre assim no Brasil. Se a França descolar juros camaradas, tá fechado! Potência, tecnologia, radar, só idiotas como eu se preocupam em analisar…rs

gaspar

li num outro blog que a FAB esta desenvolvendo um missil com a India… esse missil equiparia os novos jatos, juntos com os misseis sul africanos/brasileiros…

alguem sabe desse missil da FAB em desenvolvimento com a India ????

RodrigoBR

Depois de tanto “enrola-enrola” acho que o mais inteligente seria comprarmos, fecharmos o acordo com os Rafales e posteriormente daqui a 2 ou 3 anos o governo pressionar a EMBRAER a fazer uma parceria ou compra de parte da SAAB. Assim nós nos beneficiaríamos das tecnologias dos dois e a EMBRAER poderia lançar-se no mercado mundial daqui 7 ou 10 anos como uma fornecedora de caças de combate. Lembrando aos amigos que toda a tecnologia que a EMBRAER aprender ou desenvolver com essas aquisições ou parcerias poderá ser revertido nas inovações e melhoramentos das aeronaves civis da EMBRAER. Tornando-as mais… Read more »

Bosco

Gaspar,
a Índia está desenvolvendo um BVRAAM chamado ASTRA. Deve ser esse mas eu não sabia da parceria. Será ótimo se for verdade.
http://www.aereo.jor.br/?p=818
Já temos mísseis ar-ar de curto alcance, mísseis anti-tanques de médio alcance, bombas guiadas, míssil ar-sup antiradiação, míssil anti-navio.
Faltariam poucos mísseis para termos uma completa família de mísseis e nos tornarmos independentes.
O problema é ‘morrer na praia’ que já aconteceu e pode voltar a acontecer.
Um abraço.

gaspar

Bosco, segue abaixo um trecho da reportagem, “Em uma das últimas conversas entre o assessor de Segurança nacional da Casa Branca, Jim Jones, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, assessores americanos para transferência tecnológica admitiram que dificilmente cederiam ao Brasil o código-fonte dos aparelhos, para permitir que o Brasil equipasse os jatos com armamentos não produzidos nos EUA. Jobim lembrou que o Brasil desenvolve, com a Índia e África do Sul, mísseis de alta tecnologia com os quais quer equipar a FAB. Os franceses, nas discussões com o Brasil, garantiram que armamento brasileiro poderá equipar os Rafale.” “Jobim lembra… Read more »

Wolfpack

O que eu esperava era maior seriedade no final do processo, mas nosso Presidente colocou tudo a perder. O Gripen e Super Hornet foram boi de piranha, iscas para a Dassault, mas os Franceses não pegaram a isca e continuaram com o preço nas alturas, mas dai vem o Molusco e pega a isca que era dos Franceses e pronto. Tudo arruinado com direito ao Top Top Garcia de brinde. Vergonha!

Rodrigo Avelar

o RAFALE já ganhou, podem espera que no final do mês ele será o escolhido.
É o melhor dos 3 e a França precisa vende-los, o Brasil ta com a faca e o queijo.

joão

Bosco

Não seria o A-DARTER…?

Bosco

João,
o A-Darter é em parceria com a África do Sul.
Dada a ligação da AS com a Índia pode ser que eles cooperem também com o A-Darter. Sinceramente não sei.
E também nunca ouvi falar que o Brasil tem parceria com a Índia no desenvolvimento de míssil. Vamos ver o que o futuro nos reserva. Pode ser que exista e não saibamos.
Um abraço.

Wilson Johann

Pessoal, esqueçam esses aviões “meia boca”, F-18 e Gripem. O Rafalle já está escolhido. O governo e a área da defesa vão justificar “isso e aquilo”, enrolar um pouco, mas vão manter a decisão, não tenham dúvidas. E olha o que o Luiz Nacif escreveu. É meio grande o texto, mas vale a leitura. ___________________________________________ “Exclusivo: o Acordo Militar Brasil-França Conversei agora com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre as negociações com os franceses da licitação FX – os caças da Força Aérea Brasileira. O quadro é o seguinte. Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que… Read more »

sonic wings

Srs. o que acho dificil é agora em apresentacao oficial de resultado do fx2 os caras declararem outro vencedor que nao seja o RAFALE. Vão dizer o que? Infelizmente o GOv. FRances nao nos atendeu e vamos ficar mesmo com o Hornet, que não passa tecnologia mas é mais brabo que o suéco! Imagina a guerra que será deflagrada depois deste anúncio. Num processo de escolha muito mais discreta dos subs já tinha uma guerra de contra-noticias até a véspera. Imaginem a Dassault atacando até entregarem o primeiro avião. Sei lá, ficou muito ruim assim, tudo que não queria era… Read more »

Tales

mane em 10 set, 2009 às 19:22

“Todo o processo de escolha é comandado por aviadores, a começar pelo chefe do processo, Brigadeiro Aviador Nôro.”

Estás equivocado: na COPAC há oficiais AVIADORES, oficiais ENGENHEIROS e oficiais da INTEDÊNCIA, além de subalternos.
Cada arma dá sua opinião sobre sua especialidade (embora, na prática ela sofra ifluência de outra e, até mesmo, “invadindo” a aérea alheia): aviadores sobre desempenho, operação, ergonomia, etc…, engenheiros sobre a parte técnica(incluída aí a TT, off set, etc…) e os intendentes sobre os suprimentos, manutenção, financiamento, etc…

Tales

Lucas em 10 set, 2009 às 20:29 É isso aí mesmo! O Nelson Jobim não prometeu aos russos reavaliar a oferta da Sukhoi? Pois é: cadê ela? Alguém tem visto muitos lobbistas da Sukhoi em Brasília ultimamente? Agora, é o mesmo BLEFE: vão forçar os “concorrentes” a melhorarem suas propostas (e os franceses a baixarem os preços). E vão fazer isso, “apostando” as fichas na proposta francesa, que, no final das contas, será a vitoriosa, quando revelarem as “cartas nas mãos”. O molusco, que não é bobo, é que está “quase” certo: esses caças não virão de graça, mas que… Read more »

BVR

Rafale já papou. Sarkozy não veio à toa.

O pessoal do Grippen é muito educado; mas quem ganha concorrência é o mais agressivo, lembram do sivam? Os franceses aprenderam a lição.

Agora, que o presidente perdeu a oportunidade, aahhhh…..isso perdeu.

Sds aos do blog.

Cantarelli

Pergunto aos amigos do forum alguem ja vio alguma ves os EU faser propaganda do f-18 para o brasil? algum agrado para nos? o rafale tem , fora SH .

Tales

Cantarelli em 11 set, 2009 às 3:32 Agrado dos EUA? Boa essa… Vamos relembrar de alguns fatos havidos, NESSA década: 1) quem vetou a venda, para o Brasil, da antena para o míssil anti-radiação MAR-1? Resposta: o DEPARTAMENTO DE ESTADO AMERICANO. 2) quem vetou a transferência de tecnologia, para o Brasil, do inercial/giroscópio do Torpedo 2000 (Tp62, na Suécia), fabricado pelos americanos (qualquer semelhança com o Gripen NG, que também tem partes fabricadas pelos EUA não é mera coincidência!). Resposta: o DEPARTAMENTO DE ESTADO AMERICANO. Vale lembrar que, apesar dos suecos terem prometido a TT (olha aí a semelhança com… Read more »

URUTAU

Bom Dia Senhores

eu volto a bater na mesma tecla de sempre precisamos de mais seriedade e competencia na condução de todos os nossos projetos relativos a defesa de nossa soberania é inaceitavel que coisas como esta aconteçam neste pais meus senhores
leiam com atenção essa materia desse link e tirem suas proprias conclusões
vamos conduzir este nosso querido BRASIL ao lugar de destaque que ele merece com justiça competencia seriedade e profissionalismo
volto a frisar é inadmissivel que coisas assim interfiram no progresso deste pais

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/10/militar+que+discutiu+com+ex+ministro+e+demitido+8380932.html

SDS Senhores

Hornet

Urutau, essa briga é antiga. de qualquer modo, parece que já entramos na era do “barraco espacial”…hehe http://panoramaespacial.blogspot.com/2009/09/um-barraco-aeroespacial.html http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/09/10/brigadeiro-demitido-apos-discussao-com-ex-ministro-roberto-amaral-767558471.asp Astros do Ringue espacial!!!…hehe Só não sei se tal coisa pode ser exagerada a ponto de colocarmos o programa espacial como sendo algo não sério, ou coisa assim. Tem seus problemas e tal…mas não sei se os problemas maiores do programa espacial passam por aí. Por exemplo, na Ásia, países sérios (ou que achamos sérios volta e meia aqui), como Japão, Córeia do Sul, ou mesmo na Europa, países sérios também, como Itália, Espanha ou até mesmo a Inglaterra…pra citar só… Read more »

Antonio M

Lula falou que assim ainda vamos ganhar os caças de graça.

Creio que sim, deverão ser os Sabre iguais ao do frame acima do ‘Poder Aéreo” que restaram abandonados pelos EUA……..

jose greff

Aí pessoal, o Diretor-geral no Brasil da SAAB Bengt Janér reconhecendo a derrota:
“ZH – O senhor acha que o presidente Lula voltaria atrás na decisão?

Janér – Não. Ele está fazendo uma coisa positiva para a nação. Se no final, o presidente, por questões políticas, se decidir pelo Rafale, é um direito que ele tem.”
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Pol%EDtica&newsID=a2650077.xml

Harry

Caro Francisco AMX concordo contigo “Estão buscando melhorar suas ofertas, e muito! incluindo aí a França, que viu seu caça decolar e ter que retornar por que faltou a assinatura e chancela de “alguém”… Quem pode ganhar com isso? o Brasil!” O que muitos tão chamando de trapalhada(o anuncio do presidente), esta trazendo vantagem, afinal concorrencia com acordo fechado atras dos bastidores, as pressas, quem leva vantagem Brasil ou França? A partir do momento deu o favoritismo para França e deixou a porta aberta para novas propostas quem ganha com certeza é o Brasil. Certo o presidente nos somos os… Read more »

sonic wings

Srs. honestamente não sei como a SAAB pode melhorar sua proposta, uma vez que já propuseram parceria no Gripen incluindo a parte comercial não só na AL mas onde forem comercializados, propuzeram fabricar desde a primeira aeronave no Brasil com componentes que chegam a 50% do aviao com produtos made in brasil. Garantia total de transferencia nas partes made in suecia do caça, além da garantia de que este sem dúvida é o caça de menor custo entre os 3 a manutencao do grifo chega a ser 1/4 da francesa. Talvez tentem melhorar questões como financiamentos. Alguém tem alguma ideia… Read more »

URUTAU

Caro Hornet

Vai ao longe meu amigo as diferenças entre politicos ou parlamentares trocarem ofensas ou ate mesmo se esbofetearem rsrsrs nos parlamentos deste mundo afora ao fato de um ex-general militar de carreira phd na aerea espacial ser demitido de um programa importantissimo para a nação por estar em desacordo com o politico em cabide politico sem conhecimento especifico ou técnico ´me perdoe caro Hornet mas como acima ja citei é algo inadmissivel a dispensa deste cientista especialista pelo Palacio do PLANALTO para satisfazer o ego de um politico aliado

Um Forte Abraço Meu Amigo

Jonas Rafael

Há, atualmente, sete construtores de aviões de caça no mundo (Dassault, Boeing, Saab, EADS, Lockheed Martin, Mig e Sukhoi).
Esqueceram de mencionar os chineses. Alguém pode argumentar que a industria chinesa é dependente da russa, mas isso inviabilizaria a SAAB também não?

A-Bomb

Alguem sabe quais partes do caça Sueco os USA desenvolveram?
Em outras palavras o que é Sueco no Gripen e o que é americano?

Harry

Caro sonic wings

pode começar mandando a Rainha Silvia para uma visita ao Brasil não esquecendo de trazer a princesa já que a C.Bruni nem deu as caras
He, He, HE.

RodrigoBR

Tales, Vc está certíssimo! A muito tempo que vejo alguns aqui falarem mal dos franceses e morrerem de amores pelos americanos. Os americanos sempre estiveram direta ou indiretamente envolvidos nas decisões e acontecimentos mais importantes do BRASIL. Tem muita gente, no fundo, que puxa o saco do EUA porque ele tem grande poder bélico. Quem sabe um pouco da história do Brasil e das falcatruas e decisões “guela-abaixo” que fomos obrigados a aceitar jamais se aliaria por por pouca coisa. O que falta é Amor a Pátria! Lembro ao amigo também que quando foi elaborado e decidido o fornecedor do… Read more »

Hornet

amigo Urutau,

ok. Entendo seu ponto de vista.

Mas acho que faltou um certo grau de educação por parte de ambos. A postura não foi boa. Achei mais um barraco que qualquer outra coisa.

abração

Cesar Freitas

Prezados, Primeiro quero alertar a todos que quando você vota em um político que hipoteticamente necessite de 40.000 votos e é muito bom porisso hipoteticamente receba 120.000 votos sobrariam 80.000 votos que seu partido venderia para QUALQUER polítco. Então você não é culpado por má escolha. Confira e passe para os seus amigos. Voltando a vaca fria, a maioria das pessoas são preconceituosas. Vivem fazendo criticas ao Presidente Lula, de pouca cultura, sem diplomas, não falando outras linguas e tudo mais. Acontece, que a INTELIGÊNCIA nada tem a haver com a cultura. O Presidente primeiro comprou um novo avião presidencial… Read more »