‘Cachimbo’ recebe 4,5 mil pessoas no final de semana

6

CachimboO Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado na Serra do Cachimbo, realizou, no mês de agosto, os Portões Abertos – 2009 com diversas atrações, como a apresentação e exposição de aviões de caça, de aeronaves de transporte e de helicópteros, além de demonstração de resgate e salto de paraquedistas. Cerca de 4,5 mil pessoas participaram do evento.

Os visitantes participaram trazendo para o evento 1 kg de alimento não perecível, sendo arrecadado cerca de 3000 kg, os quais serão doados para instituições de caridade. O objetivo maior dos Portões Abertos é a integração entre as comunidades vizinhas e o Campo de Provas, proporcionando conhecimento a todos sobre o trabalho realizado pelos militares da Força Aérea Brasileira na Serra do Cachimbo.

Fonte: CPBV

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Estou desatualizado mesmo.
Cachimbo não foi a base que pousou o Legacy pilotado pelos americanos que se chocou com o boeing 737 da Gol ??
Achei que esta base fosse muito discreta e no meio do nada.

Sds.

SÉRGIOCIN

Cachimbo e Jacareacanga fazem parte de um complexo militar no sul do Pará na qual hoje é local de”treinamento”, mas no passado foi ponto de partida para as missões do “Araguaia”, na época da ditadura. Existia uma reserva indigina q foi deslocada p/ abrigar o complexo, q incluia os poços para testes de armamento atômico, sendo q o Color mandou colocar concreto, mas de concreto só em 1 para a mídia. Nessa região estão concentradas varias camadas de granito/ basalto, sendo um terreno bem sólido, motivo dos poços aí. Existia uma linha do CAN, q tinha o seguinte roteiro, S.Paulo… Read more »

Noel

Baschera, vc não tá desatualizado não, o Campo é e continuará sendo isolado, a principal cidade mais próxima, Guarantã do Norte, fica a + ou – 70 km, na BR 163, o interessante é que nesses eventos, atraem grande parte dos moradores da região(fazendas e lugarejos), ou seja, pro pessoal da região é um tremendo evento. Curiosidade, retirado do site da OM: “A área de Exercícios do Campo de Provas Brigadeiro Velloso é de 21.588,42 Km² o que corresponde a um perímetro externo de 653 Km. Para efeito de comparação, a área de Israel possui 21.946 Km² e a de… Read more »

SÉRGIOCIN

Noel

Jacareacanga não tinha nada e pelo seu comentário, ainda não há nada, mas qdo falava-se Cachimbo, concomitantemente, associava-se Jacaré, uma vez q voava-se a “linha” do CAN – q não sei pq, até hoje. Mas tratava-se de outro período, hoje como mencionou, a ocupação chegou lá, e é longe, muito longe. Abraços.

Marcelo Tadeu

Cachimbo tb é hoje uma Base Aérea de Desdobramento. Ela tem condições de receber esquadrões de Caça e Transporte.

A FAB é a Força que mais promove eventos como esse, interagindo com a sociedade. Agora, como eles arranjaram 4.500 pessoas no meio do nada é que foi incrível!!!

Sds,

Baschera

SergioCin e Noel,

Grato pelas explicações. “Agredeçer o Yoda quer”

Sds.