País que fornecerá caças à Aeronáutica ainda está indefinido

80

FONTE: Estadão / COLABOROU: Athalyba

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Já é Outubro???

barracuda

Nao acredito que os americanos vão levar.

Hornet

Gostei da entrevista e gostei da análise do Godoy. Concordo com ele nas avaliações das propostas. Acho que ele foi muito bem neste quesito…e de certo modo penso igual a ele. Também acho a proposta francesa mais clara, mais objetiva e com capacidade de ser mais duradora. Embora, devo reconhecer que nunca tivemos 3 propostas tão boas como essas para equipar a FAB. Não temos como errar nisso aí. E concordo com a análise final dele em relação a data do anúncio. Eu devo confessar que não tinha pensado por este lado: não dar a data certa é parte da… Read more »

rodrigo rauta

Hornet, cooncordo totalmente com vc!!
Acho otima essa ideia mesmo de não divulgar datas!
So discordo qnt a escolha, acho a proposta da Saab mais interessante em termos de parceria e desenvolvimento. Além do Gripen ser um caça que cabe melhor no nosso bolso (tanto em valor unitário com em hora de voo e manutenção). Mas a 3 propostas são otimas e ganhando quem for estaremos muito bem!

Abraços!!

CosmeBR

RAFALE – Maior transferência de tecnologia e independência, uma vez que a não utilização de peças críticas anglo-estadunidense!

GRIPEN NG – FRANKENSTEIN(EUA, INGLATERRA, ALEMANHA,FRANÇA E ÁFRICA DO SUL).

F-18 SUPER HORNET – Historicamente menor transferência de tecnologia, mais embargos, etc.

Robson Br

A grande imprensa quando quer…..
Godoy foi o único que fez a coisa certa. Conversou com todo mundo.

Robson Br

Não acredito que a escolha esteja indefinida. Pelas investidas da Boeing, da SAAB e o silêncio do fabricante do Rafale pode dar a pista. A data também deve existir. O silêncio da FAB e do MD é extratégica. Vamos aguardar. Todos os tres são excelentes.

URUTAU

Senhores Bom Dia

creio que qualquer um dos 3 vetores que venha a ganhar sera um bom caminho percorrido pela FAB assim como um excelente inicio de requipamento dessa força com uma pequenina mas importante desvantagem para o vetor frances pelo altissimo custo de aquisição assim como de operação antes um vetor infeior tecnicamente nos ares a um vetor superior tecnicamente no solo

SDS Senhores e novamente Bom Dia

edilson

Salve Hornet concordo 100% contigo e com o que o Godoy disse. ressalto o que você falou. em nenhum momento da nossa história houveram propostas tão boas e tão vantajosas, a prova de que até agora nossas autoridades estavam dormindo no ponto, isto inclui todos os setores, não só o político mas também o militar. estou contigo na opinião sobre o Rafale e para mim, é o mais vantajoso seguido do gripen e o F-18. argumenta-se que os custos tanto do rafale quanto do f18 seriam proibitivos, ai esta a questão, deve-se cobrar dos governos as promessas de liberação de… Read more »

URUTAU

Senhor edílson goncordo quase que plenamente com o senhor tendo um unico senão quanto a sua explanação que é com referencia ao vetor Rafale tenho o temor intimo da tristeza de ver este fantastico vetor no solo por falta de verbas ou contingenciamento das mesmas afora este ponto so tenho uma coisa a dizer :
que os anjos digam amém as suas palavras rsrsrsrs

e avante FA avante BRASIL

SDS Senhores

Marino

Desejo ardentemente, que o escolhido, seja aquele que melhor atenda aos interesses nacionais, sei, pela experiencia de vida, que em nosso pais, é muito comum o contingenciamento de verbas e a não totalização do cumprimento de metas e planos estabelecidos, porém preciso confiar, que os futuros governos, continuarão a encarar a END e contratações de equipamentos como programa de Estado e não de governo, dando a necessária continuidade ao fornecimento de recursos financeiros e materiais necessários. Qualquer dos vetores que venha a ser adotado, se houver contingenciamento das verbas para sua plena operação, ficará no solo, independentemente de qual seja.… Read more »

RL

Sempre torci para o RAFAEL.

Más estou em dúvidas entre ele e o Gripen.

As duas propostas me parecem ser melhores e se encaixarem de forma mais condizente para a FAB.

Marcelo Tadeu

Como é bom ouvir um comentário sensato e imparcial como este do Godoy, no meio de tanta BESTEIRA que a FOLHA E O GLOBO publicam, vide esta nova pérola sobre o “crescimento do militarismo”, um imbecil completo!!!

ALEA JACTA EST!!! A sorte está lançada!! Vamos nessa RAFALE!!!

Esdras

Pelo que pude entender essa coisa de marcar data, é algo que está confuso. Creio que o MINDEF irá escolher o melhor momento politico para isso.

Na minha opinião quanto mais demorar esta definição e anuncio, será pior, porque já começam por parte da oposição todo o tipo de ataque ao governo, e o FX com certeza será alvo.
Este é o tipo de processo tão mau conduzido, que perderam o momento ideal, que era antes da crise.

lucas

Olá
Se os EUA està oferecendo o maior pacote de transferencia de tecnologia para o Brasil é por que eles tem algum interesse alem dos negocios.Mais não posso afirma nada.

athalyba

Gente !!! VCs prestaram atenção, lá pelos 6minutos, na informação SUPOSTAMENTE de primeira mão sobre a transferência de TODA a produção do caça da Suécia para o Brasil ???

Dei uma olhada no perfil da fábrica na Suécia: pasmem, eles tem apenas entre 51 a 200 empregados na operação de montagem das células !!! Logo, essa tal transferência da planta é possível, sim.

http://www.linkedin.com/companies/gripen-international

Será essa o zap na mão dos suecos ??? É truuuuuuuuuco, marrecada !!!

Lucius Clay

O Estadão está de parabéns pelo profissionalismo e pelo enorme esforço do jornalista em não falar besteira, isso é muito importante, ele não chega criar expectativa de algo que ele não conhece em profundidade e isso é importante, é ético, excepcional!

Jorge

Eu vou dormir sossegado o dia que escutar de viva-voz dos postulantes à presidência, José Serra e PSDB principalmente, o compromisso formal PESSOAL e PARTIDÁRIO de manter o processo do FX-2, conforme o cronograma da FAB.

O silêncio desses políticos é constrangedor e suspeito.

Felipe Cps

Muito boa a entrevista do Godoy. Nota-se no Estadão mais comprometimento com os fatos do que com a versão do locutor, ao contrário da FDSP que tende a colocar posicionamentos ideológicos, notadamente de esquerda, como no caso citado do “militarismo”.

Eu acho que deu o Zap do amigo Athalyba, embora tenha que reconhecer que qualquer um dos três será um avanço. Apenas temo que no caso do caça da DASSAULTO as aeronaves da FAB tendem a ficar “na chom”, especialmente se der PSDB ano q vem (e tudo indica que dará).

Abs.

MD11

o que grande desastre vai ser pra Industria Aeronautica do BRASIL deixa o passarinho da SAAB ou o dino dao F 18 ganha ate quando o povo ai vai viver de contos e promessas do tio San so mesmo no Brasil

FN

Meus para o “Estadão” por se mostrar responsável ao tratar deste assunto coisa que a folha trata de forma no “minimo suspeita”. Quanto ao resto penso que o melhor é mesmo o Rafale por se mais completo tanto em matéria de transferência de tecnologia como dito pelo jornalista “TUDO” e por se mais potente no campo de batalha… quanto ao velho argumento de que ele é caro de mais para mante, olha é melhor tirá isso da cabeça se o país quer mesmo se proteger vai te que gastar se não for assim então nem mesmo F-5M nem A-1M nem… Read more »

sonic wings

Se é pra falar em truco:

Tô achando que tem nego pedindo truco com sete copas na mão em segunda rodada depois de cangar a primeira.

Vc sabe que tua mão é boa, mas fica com medinho de ouvir um seis na orelha de quem está com zap. hehehe

Abs

Bruno Correia

Excelente entrevista.
Clara e honesta.
O estadão poderia realizar uma entrevista nos mesmo moldes sobre o sub nuclear

sonic wings

Ainda segundo a entrevista, gostei da citação do AMX. E analisando os 3 concorrentes penso que o que mais tem chance comercial de ser um sucesso será o Gripen, a ver: Exportações do Hornet, penso não haver muitos potenciais compradores, uma vez que se cofirmem as previsões, em pouco tempo o F35 será o carro chefe das exportações americanas para países aliados e classicos compradores. Rafale, perdeu tudo que disputou até agora por causa do preço, e penso que quem tem grana pra adiquirir e manter já esteja pensando no F35 ou PAK-FA, pois nao estao tao desatualizados assim e… Read more »

Flavio

Parabéns ao Estadão, pois mostrou que ainda existem jornalistas imparciais.

Tenho pura convicção de que, qualquer que seja o vencedor, teremos um excelente caça na FAB.

Precisamos acabar com o medo da falta de verbas e comprar o mais adequado para a FAB.

Acredito que o Rafale é a melhor opção, seguido pela Gripen. F18 nem sonhando(acho que é tento pesadelo).

Sobre as datas, ótima tática do MD e da FAB, mas por favor, digam logo quem é o vencedor, o coração já ta muito angustiado.

Abraços e que vença o melhor para o BRASIL

BRASIL!!!

Thomas D. Weiss

Os Suecos apenas vao transferir a montagem da celula, provavelmente a fabricacao da mesma, o motor e’ da GE e o Radar/ECM/IFF/Avionica nem pensar – A Boeing oferece participar em projetos da EMBRAER, os Franceses, bem – qualquer um que conhece o seu historico sabe como as coisas sao. Quanto a SAAB transferir a linha de producao ao Brasil, perguntem a India o que eles ofereceram … A proposito, a ELBIT pode substituir o Radar do Gripen, o que pode ajudar na proposta de nacionalizar a producao, uma vez que a industria Militar de Israel ja e’ uma parceira estrategica… Read more »

edilson

sonic wings
Muito boa análise concordo com você sobre os potenciais clientes.

gerson carvalho

Caros amigos,

Eu achava que a Fança ia levar, mais não acho que o SH vá levar pq todos sabemos que o congresso não vai liberar nada!, agora esta proposta da SAAB é que fez a FAB e o governo pensar! porque não ter logo uma linha de motagem e desenvolvimento aqui ao invês de esperar uns 10 anos. acho que a FAB agora vai de SAAB!

Marco Antonio Lins

Ilmos Srs.

Me parece que nada esta definido. Gostei da entrevista do jornalista Godoy.Mas na minha opinião, a melhor proposta, ainda é a
francesa. Existe algo não muito concreto nas outras. Essa tranferencia que o americano se refere sem aprovação do congresso!…

CosmeBR

Senhor Thomas D. Weiss, boa tarde. O fato da ELBIT ser parceira estratégica da EMBRAER não significa nada. Se os EUA pressionarem, eles se retiram do projeto. Aliás, tivemos uma demonstração disso, salvo engano, na concorrência na Índia.

Abraços!

Rodrigo Cordeiro

Venha SH!!

o congresso americano nunca vetou nada para seus parceiros/aliados, vetou apenas para países que em muito se assemelham a republica de bananas do Sr. Chaves. Fora que a manutenção do SH, armamentos, interação, etc, etc, é mais barato pela sua escala de produção.

Ótimos vetores!! estamos em boas mãos com qualquer um deles.

preferencias:

SH > rafale (pelo preço) > gripen NG

abraços!

GUPPY

A entrevista é muito boa, sem dúvida, no entanto continuamos sem uma definição sobre o vencedor. Grande parte das informações(e opiniões) citadas na entrevista, já tínhamos conhecimento aqui no Blog. Só aguardando mesmo.

Alexandre

Já que não tem data definida, que tal deixar para depois das próximas eleições!!!!!! Estou só esperando algum político mandar essa. Dividam?? Eu não.

Wolfpack

Excelente a entrevista do Godoy, muito claro e certa em cada ponto.
Especialmente quando ele apresenta o ponto crítico do F18E/F, autorização do Congresso Americano a TT cada item do avião, desde o parafuso do trem de pouso ao radar AESA. Sem chances, e nem adianta o Obama e Hillary desejarem, pois naquele país leis se cumpre.

Harry

Caros, O jornalista Roberto Godoy, editor no jornal O Estado de São Paulo, é um dos maiores especialistas em armamentos e estratégias militares.

Isso faz a diferença.

Da para comparar com Janio de Freitas e José Meirelles Passos?
Abs

F35 ja

Vocês ainda duvidão que o SH vai levar essa?. Eu não!.
Essa estória que o congresso não vai liberar,é papo de americanofrenicos,o SH leva essa no papo.

João Curitiba

Não é a toa que o Estadão está aqui desde o século XIX, mais precisamente 1875…

alves pereira

Boa noite,

Enquanto no projeto Fx2 ainda rola a indefinição de quem fica com a bolada, já no projeto KC-390 já tem previsão até para pagamento da primeira parcela e não é para o próximo ano é para setembro, valeu a matéria. enquanto cozinham o galo nós aquí vemos a águia voar. Mas ainda acredito que o rafale vai ganhar.

Abraços

Edmar

Caros Amigos.:

Tomara que o FX2 não “acabe” e que em Outubro tenhamos o resultado do vencedor.
E que ganhe aquele que transferir maior quantidade de tecnologia!!!

Abraços.

carlos argus

Poderia ser os tres p ficarmos bem de tecnológia de caças…

Mauricio R.

Já é Outubro???

CosmeBR

RAFALE – Maior transferência de tecnologia e independência, uma vez que a não utilização de peças críticas anglo-estadunidense!

GRIPEN NG – FRANKENSTEIN(EUA, INGLATERRA, ALEMANHA,FRANÇA E ÁFRICA DO SUL).

F-18 SUPER HORNET – Historicamente menor transferência de tecnologia, mais embargos, etc.

sonic wings

Se é pra falar em truco:

Tô achando que tem nego pedindo truco com sete copas na mão em segunda rodada depois de cangar a primeira.

Vc sabe que tua mão é boa, mas fica com medinho de ouvir um seis na orelha de quem está com zap. hehehe

Abs

carlos argus

Poderia ser os tres p ficarmos bem de tecnológia de caças…

barracuda

Nao acredito que os americanos vão levar.

Hornet

Gostei da entrevista e gostei da análise do Godoy. Concordo com ele nas avaliações das propostas. Acho que ele foi muito bem neste quesito…e de certo modo penso igual a ele. Também acho a proposta francesa mais clara, mais objetiva e com capacidade de ser mais duradora. Embora, devo reconhecer que nunca tivemos 3 propostas tão boas como essas para equipar a FAB. Não temos como errar nisso aí. E concordo com a análise final dele em relação a data do anúncio. Eu devo confessar que não tinha pensado por este lado: não dar a data certa é parte da… Read more »

rodrigo rauta

Hornet, cooncordo totalmente com vc!!
Acho otima essa ideia mesmo de não divulgar datas!
So discordo qnt a escolha, acho a proposta da Saab mais interessante em termos de parceria e desenvolvimento. Além do Gripen ser um caça que cabe melhor no nosso bolso (tanto em valor unitário com em hora de voo e manutenção). Mas a 3 propostas são otimas e ganhando quem for estaremos muito bem!

Abraços!!

Robson Br

A grande imprensa quando quer…..
Godoy foi o único que fez a coisa certa. Conversou com todo mundo.

Robson Br

Não acredito que a escolha esteja indefinida. Pelas investidas da Boeing, da SAAB e o silêncio do fabricante do Rafale pode dar a pista. A data também deve existir. O silêncio da FAB e do MD é extratégica. Vamos aguardar. Todos os tres são excelentes.

URUTAU

Senhores Bom Dia

creio que qualquer um dos 3 vetores que venha a ganhar sera um bom caminho percorrido pela FAB assim como um excelente inicio de requipamento dessa força com uma pequenina mas importante desvantagem para o vetor frances pelo altissimo custo de aquisição assim como de operação antes um vetor infeior tecnicamente nos ares a um vetor superior tecnicamente no solo

SDS Senhores e novamente Bom Dia