f-22-northern-edge-09

vinheta-clippingO Comitê das Forças Armadas da Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma emenda que, na prática, dá continuidade à produção do caça F-22A Raptor.

Na última quarta-feira (17 de junho) os congressistas norte-americanos aprovaram por 31 a 30 o desembolso de 369 milhões de dólares para os próximos dois anos para a aquisição de partes e peças para a construção de mais 12 caças. Este valor será acrescido ao orçamento do Pentágono, que no ano fiscal de 2010 será de 550,4 bilhões de dólares.

Recentemente o Secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, afirmou que a produção do F-22 seria encerrada com 187 aeronaves, desapontando muitos congressistas republicanos. A posição do secretário também desagradou a USAF.

No ano fiscal de 2009 o Pentágono gastou o equivalente a 2,9 bilhões de dólares no programa (cada aeronave é avaliada em 200 milhões de dólares).

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rodrigo rauta

Atenten para as cifras do orçamento do Pentagono…
550 BILHOES de U$$!!!!!!!!!
realmente é impressionante!

Abraços!!!

[…] « Produção do F-22 ganha fôlego […]

Baschera

Por certo que o encerramento da produção do F-22 Raptor “desapontou muitos congressistas republicanos”….. afinal vai (lá também tem disso viram…)faltar o leitinho das crianças.
Político bom, é político __________. Completem vcs !!

Sds.

Cor Tau

Realmente é um disperdicio……Um B-2 custa 2 bilhões e o unico atrativo que o torna tão especial é a furtividade!Fora isso não passa de um tijolo voador que só voa graças a super computadores instalados…Mesmo para os padrões deste pais é um absurdo o desenvolvimento de tal tecnologia…….Por muito mais muito menos desenvolverão recursos que darão cabo dessa tecnologia…….

Andrecastro

Sobre o F-22 os EUA não vão levar mais ele para Paris Air Show .Os americanos acham que os Françeses vão usar o F-22 para testar algum tipo de radar super sofisticado ,parece que isso ja ocorreu em +- 1993 Com F-117 Se descobrirem alguma tecnologia capaz de detectar o F-22 serão alguns bilhões jogado fora .

Vassili

Boa notícia para o “leitinho” dos filhosa dos senadores norte americanos.

Boa notícia para a USAF;

Boa notícia para os pilotos, que um dia terão uma belezura dessas nas mãos;

Boa notícia para os empregados da LM;

Notícia alentadora para o Japão e Israel, que sonham e babam para ter o Raptor equipando suas Forças Aéreas………….

Vassili

filhosa não………… filhos.

Cor Tau

Pode ser um super tucano…Até mesmo um ultra leve…….Se tiverem sistemas “suficiente” para detecção e interceptação… Sistemas “suficiente~que basta” em eletronicos e computação…Darão cabo de qualquer coisa…Até mesmo de um F-22…

Cor Tau

Tornar O Simples Complicado É Fácil… Tornar O Complicado Simples É É Criatividade…É Sabedoria……….Que o diga os pilotos argentinos na guerra das malvinas que com caças de algumas dezenas de milhões de dolares botaram a pique com bombas burras navios de centenas de milhões de dolares como o destróier HMS Sheffield…Considerado o navio mais moderno da Royal Navy……………………………….Bedacarratz e Mayora que o digam……….Parece que Ernst Lindemann teve sua vingança……………..Ironia………………Ficaram tão dispeitados que chegaram a atacar embarcações e aeronaves de salvamento argentinas…Atos esses que acabaram ferindo os princípios mais elementares do Direito Internacional……..

Cor Tau

Investimentos absurdos não significam necessariamente garantia de algo……Muito nhem nhem nhem……

Alecsander

Cor Tau em 21 jun, 2009 às 20:14

Com todo o respeito a sua opinião, mais daqui a pouco ate asa-delta
equipada com computador, radar metralhadora e uma bazuca vai conseguir abater os F-22 rsrsrsrsrsrsrsrs…

Um grande abraço.

Cor Tau

“Com todo o respeito a sua opinião, mais daqui a pouco ate asa-delta
equipada com computador, radar metralhadora e uma bazuca vai conseguir abater os F-22 rsrsrsrsrsrsrsrs…”

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…Um grande abraço para ti tambem! Acompanho vçs a mmmmuuuuiiiiittttoooo tempo……….Gosto dos seus comentarios Alecsander………

Jotapecosta

Eu sempre duvidei muito que o F-22 fosse totalmente furtivo. Mas de qualquer maneira, dá-se continuidade a produção conta-gotas desse polêmico caça. Seja por pressão dos simpatizamtes do Raptor no congresso, pressão do Pentágono, pressão da USAF. Mas não por força de suas qualidades. Isso que é triste de se ver na história de um avião de guerra. Lamentável.

Um abraços aos amigos do blog.

Sopa

O mais engraçado disso é que ele leva só 1 míssil na lateral e 4 em baixo, somando dá…..6, já o F-18 acho que 9, pelo menos tem 9 pontos duros !!

Sds.

Cor Tau

Alecsander em 21 jun, 2009 às 22:19

Não..Ai não dara conta….Mas substitua a asa delta por um balão gigante de grande altitude como os balões do Projeto Mogul….Imagine..Evolua eles para dirigiveis de grandes altitudes como os balões do Projeto Mogul….Tornando-os em plataformas de lançamento e de radares moveis… …Entre outras coisas……….Plataformas proximas a orbita………

Cor Tau

Esperem só para ver…Qualquer dia destes aparecera um sistema bem fuleira que dara cabo dessa tal tecnologia Stealth….Ai vcs verão o que é um prejuizo de verdade……Vocês vão ver..Verão o que é um prejuizo para o contribuinte americano….Não é a toa que este pais entrou em crise…..Não é a toa que esta em crise….

Porque Stealth isso……Stealth aquilo……..Esperem só pra ver a prezepada………..

marlos barcelos

Não acho que qualquer coisa derrube um f-22, mas também não acho que a tecnologia stealth seja tão formidável que faça um caça custar 200 milhões de doláres, duvido que 1 f-22 derrote 4 f-18 que e a diferença de preço, acredito que se os f-22 estiverem defendendo algum setor em que os ameicanos dominem, eles serão praticamente imbatíveis a longas distâncias, não só pela furtividade, mas pelo apoio de ouros sistemas também. Agora se eles resolverem atacar algum País ai a história é diferente, os inimigos terão apoio de radares, awacs, os caças modernos tem FLIR que localizam os… Read more »

Tiago Jeronimo

Resumindo os comentários acima:

O F-22 é um lixo e os leitores que fizeram os comentários são mais inteligentes que os engenheiros e cientistas militares americanos pois sabem que Stealth não é essas coisas e não vale a pena o dinheiro que foi gasto. Porque nossos leitores acham que um caça é usado como no jogo super trunfo e vai sozinho sem apoio duelar com o caça inimigo.

Perolas de inteligencia…

Rodrigo Marques

Marlos, Repare no final de seu comment: “”é necessário serem apoiados por sistemas modernos”” E eles são! Por Satélites; Misseis de cruzeiro disparados por submarinos, destroyers, etc…; Awacs; B-2; Aviões nao-tripulados… O Que se viu nas últimas intervenções/guerras americanas foram os caças de superioridade aérea fazendo apenas escolta da segunda onda de ataques, contra um inimigo já bastante debilitado em sua defesa aérea. Escrevi em outro post que na situação atual o F-22 só será realmente avaliado por um país que não tenha a absurda diferença de recursos para seu adversário, como é o caso dos EUA. Imagino um teste… Read more »

marlos barcelos

Rodrigo Marques Concordo com vc quando diz que os f-22 dos EUA tem um excepcional apoio, o que quis dizer é que apenas ser stealth não é lá grande coisa dependendo do inimigo, um inimigo equipado com rafales ou gripens com awacs e radares em solo, combatem perfeitamente os f-22 com vantagem, os f-22 dominarão os céus enquanto os EUA forem superpotência, e puder destruir esses meios antes de atacar com seus caças, e é claro com os f-22 apoiados por awacs e satélites, mas se a situação das forças armadas americanas mudarem com o tempo os f-22 não dominarão… Read more »

marlos barcelos

Tiago Jeronimo Esse negócio de dizer que stealth é a 8ª maravilha do mundo, sem provar, é porque tem muitos interesses envolvidos, os cientistas, a boeing, a USAF, congressistas, cada um quer levar o seu, é muito dinheiro envolvido, quem aqui pode afirmar com certeza quanto custou o desenvolvimento dos stealths? pode ter sido uma ninharia e depois mentirem dizendo q custou bilhões e embolsam o restante do dinheiro, não duvido nada, ai como é a 8ª maravilha do mundo vendem a idéia e não vai com o caça pra canto nenhum ficam somente nos EUA pra ninguém desenvolver uma… Read more »

Alecsander

Pessoal, que vocês não gostam de produtos americanos, tudo bem, mais menosprezar a tecnologia militar americana é no minimo ingenuidade, não confundam ideologia com ciência. Os Estados Unidos tem os maiores investimentos de todos os tempos no campo cientifico e militar, os melhores e maiores laboratórios, o maior contingente de pesquisadores do mundo, seja tanto em qualidade quanto quantidade, a melhor e maior vangarda tecnológica e cientifica, etc. Com relação a tecnologia stealth, não é apenas um desing, a furtividade de uma aeronave esta muito mais relacionada com a ciência empregada do que com a engenharia propriamente dita. Não existe… Read more »

Bosco

Nessa polêmica sobre a tecnologia stealth eu não entro mais. Cansei! Sopa, o F-22 pode levar 2 mísseis Sidewinders, um de cada lado, e “6” Amraams no compartimento central. As versões iniciais do Amraam (AIM-120 A e B) tem as aletas grandes e ocupam muito espaço no compartimento. A versão C reduziu o tamanho das aletas para que coubessem 6 Amraams internamento no F-22. Além disso ele pode levar mais 8 Amraams em 4 pontos duros sob as asas, independente dos mesmos estarem ou não com tanques de combustível. É claro que aí sua furtividade e seu supercruzeiro estariam degradados,… Read more »

rodrigo rauta

Atenten para as cifras do orçamento do Pentagono…
550 BILHOES de U$$!!!!!!!!!
realmente é impressionante!

Abraços!!!

[…] « Produção do F-22 ganha fôlego […]

Baschera

Por certo que o encerramento da produção do F-22 Raptor “desapontou muitos congressistas republicanos”….. afinal vai (lá também tem disso viram…)faltar o leitinho das crianças.
Político bom, é político __________. Completem vcs !!

Sds.

Cor Tau

Realmente é um disperdicio……Um B-2 custa 2 bilhões e o unico atrativo que o torna tão especial é a furtividade!Fora isso não passa de um tijolo voador que só voa graças a super computadores instalados…Mesmo para os padrões deste pais é um absurdo o desenvolvimento de tal tecnologia…….Por muito mais muito menos desenvolverão recursos que darão cabo dessa tecnologia…….

Andrecastro

Sobre o F-22 os EUA não vão levar mais ele para Paris Air Show .Os americanos acham que os Françeses vão usar o F-22 para testar algum tipo de radar super sofisticado ,parece que isso ja ocorreu em +- 1993 Com F-117 Se descobrirem alguma tecnologia capaz de detectar o F-22 serão alguns bilhões jogado fora .

Vassili

Boa notícia para o “leitinho” dos filhosa dos senadores norte americanos.

Boa notícia para a USAF;

Boa notícia para os pilotos, que um dia terão uma belezura dessas nas mãos;

Boa notícia para os empregados da LM;

Notícia alentadora para o Japão e Israel, que sonham e babam para ter o Raptor equipando suas Forças Aéreas………….

Vassili

filhosa não………… filhos.

Cor Tau

Pode ser um super tucano…Até mesmo um ultra leve…….Se tiverem sistemas “suficiente” para detecção e interceptação… Sistemas “suficiente~que basta” em eletronicos e computação…Darão cabo de qualquer coisa…Até mesmo de um F-22…

Cor Tau

Tornar O Simples Complicado É Fácil… Tornar O Complicado Simples É É Criatividade…É Sabedoria……….Que o diga os pilotos argentinos na guerra das malvinas que com caças de algumas dezenas de milhões de dolares botaram a pique com bombas burras navios de centenas de milhões de dolares como o destróier HMS Sheffield…Considerado o navio mais moderno da Royal Navy……………………………….Bedacarratz e Mayora que o digam……….Parece que Ernst Lindemann teve sua vingança……………..Ironia………………Ficaram tão dispeitados que chegaram a atacar embarcações e aeronaves de salvamento argentinas…Atos esses que acabaram ferindo os princípios mais elementares do Direito Internacional……..

Cor Tau

Investimentos absurdos não significam necessariamente garantia de algo……Muito nhem nhem nhem……

Alecsander

Cor Tau em 21 jun, 2009 às 20:14

Com todo o respeito a sua opinião, mais daqui a pouco ate asa-delta
equipada com computador, radar metralhadora e uma bazuca vai conseguir abater os F-22 rsrsrsrsrsrsrsrs…

Um grande abraço.

Cor Tau

“Com todo o respeito a sua opinião, mais daqui a pouco ate asa-delta
equipada com computador, radar metralhadora e uma bazuca vai conseguir abater os F-22 rsrsrsrsrsrsrsrs…”

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…Um grande abraço para ti tambem! Acompanho vçs a mmmmuuuuiiiiittttoooo tempo……….Gosto dos seus comentarios Alecsander………

Jotapecosta

Eu sempre duvidei muito que o F-22 fosse totalmente furtivo. Mas de qualquer maneira, dá-se continuidade a produção conta-gotas desse polêmico caça. Seja por pressão dos simpatizamtes do Raptor no congresso, pressão do Pentágono, pressão da USAF. Mas não por força de suas qualidades. Isso que é triste de se ver na história de um avião de guerra. Lamentável.

Um abraços aos amigos do blog.

Sopa

O mais engraçado disso é que ele leva só 1 míssil na lateral e 4 em baixo, somando dá…..6, já o F-18 acho que 9, pelo menos tem 9 pontos duros !!

Sds.

Cor Tau

Alecsander em 21 jun, 2009 às 22:19

Não..Ai não dara conta….Mas substitua a asa delta por um balão gigante de grande altitude como os balões do Projeto Mogul….Imagine..Evolua eles para dirigiveis de grandes altitudes como os balões do Projeto Mogul….Tornando-os em plataformas de lançamento e de radares moveis… …Entre outras coisas……….Plataformas proximas a orbita………

Cor Tau

Esperem só para ver…Qualquer dia destes aparecera um sistema bem fuleira que dara cabo dessa tal tecnologia Stealth….Ai vcs verão o que é um prejuizo de verdade……Vocês vão ver..Verão o que é um prejuizo para o contribuinte americano….Não é a toa que este pais entrou em crise…..Não é a toa que esta em crise….

Porque Stealth isso……Stealth aquilo……..Esperem só pra ver a prezepada………..

marlos barcelos

Não acho que qualquer coisa derrube um f-22, mas também não acho que a tecnologia stealth seja tão formidável que faça um caça custar 200 milhões de doláres, duvido que 1 f-22 derrote 4 f-18 que e a diferença de preço, acredito que se os f-22 estiverem defendendo algum setor em que os ameicanos dominem, eles serão praticamente imbatíveis a longas distâncias, não só pela furtividade, mas pelo apoio de ouros sistemas também. Agora se eles resolverem atacar algum País ai a história é diferente, os inimigos terão apoio de radares, awacs, os caças modernos tem FLIR que localizam os… Read more »

Tiago Jeronimo

Resumindo os comentários acima:

O F-22 é um lixo e os leitores que fizeram os comentários são mais inteligentes que os engenheiros e cientistas militares americanos pois sabem que Stealth não é essas coisas e não vale a pena o dinheiro que foi gasto. Porque nossos leitores acham que um caça é usado como no jogo super trunfo e vai sozinho sem apoio duelar com o caça inimigo.

Perolas de inteligencia…

Rodrigo Marques

Marlos, Repare no final de seu comment: “”é necessário serem apoiados por sistemas modernos”” E eles são! Por Satélites; Misseis de cruzeiro disparados por submarinos, destroyers, etc…; Awacs; B-2; Aviões nao-tripulados… O Que se viu nas últimas intervenções/guerras americanas foram os caças de superioridade aérea fazendo apenas escolta da segunda onda de ataques, contra um inimigo já bastante debilitado em sua defesa aérea. Escrevi em outro post que na situação atual o F-22 só será realmente avaliado por um país que não tenha a absurda diferença de recursos para seu adversário, como é o caso dos EUA. Imagino um teste… Read more »

marlos barcelos

Rodrigo Marques Concordo com vc quando diz que os f-22 dos EUA tem um excepcional apoio, o que quis dizer é que apenas ser stealth não é lá grande coisa dependendo do inimigo, um inimigo equipado com rafales ou gripens com awacs e radares em solo, combatem perfeitamente os f-22 com vantagem, os f-22 dominarão os céus enquanto os EUA forem superpotência, e puder destruir esses meios antes de atacar com seus caças, e é claro com os f-22 apoiados por awacs e satélites, mas se a situação das forças armadas americanas mudarem com o tempo os f-22 não dominarão… Read more »

marlos barcelos

Tiago Jeronimo Esse negócio de dizer que stealth é a 8ª maravilha do mundo, sem provar, é porque tem muitos interesses envolvidos, os cientistas, a boeing, a USAF, congressistas, cada um quer levar o seu, é muito dinheiro envolvido, quem aqui pode afirmar com certeza quanto custou o desenvolvimento dos stealths? pode ter sido uma ninharia e depois mentirem dizendo q custou bilhões e embolsam o restante do dinheiro, não duvido nada, ai como é a 8ª maravilha do mundo vendem a idéia e não vai com o caça pra canto nenhum ficam somente nos EUA pra ninguém desenvolver uma… Read more »

Alecsander

Pessoal, que vocês não gostam de produtos americanos, tudo bem, mais menosprezar a tecnologia militar americana é no minimo ingenuidade, não confundam ideologia com ciência. Os Estados Unidos tem os maiores investimentos de todos os tempos no campo cientifico e militar, os melhores e maiores laboratórios, o maior contingente de pesquisadores do mundo, seja tanto em qualidade quanto quantidade, a melhor e maior vangarda tecnológica e cientifica, etc. Com relação a tecnologia stealth, não é apenas um desing, a furtividade de uma aeronave esta muito mais relacionada com a ciência empregada do que com a engenharia propriamente dita. Não existe… Read more »

Bosco

Nessa polêmica sobre a tecnologia stealth eu não entro mais. Cansei! Sopa, o F-22 pode levar 2 mísseis Sidewinders, um de cada lado, e “6” Amraams no compartimento central. As versões iniciais do Amraam (AIM-120 A e B) tem as aletas grandes e ocupam muito espaço no compartimento. A versão C reduziu o tamanho das aletas para que coubessem 6 Amraams internamento no F-22. Além disso ele pode levar mais 8 Amraams em 4 pontos duros sob as asas, independente dos mesmos estarem ou não com tanques de combustível. É claro que aí sua furtividade e seu supercruzeiro estariam degradados,… Read more »