f-22

Para sustentar a superioridade aérea dos EUA, o Departamento de Defesa (DoD) está empenhado na fabricação do caça de quinta geração em grande quantidade a custos sustentáveis.

O orçamento fiscal 2010 inclui US$ 6,8 bilhões para comprar 30 F-35, um aumento de US$ 3,1 bilhões e 14 aeronaves em relação ao ano fiscal de 2009. O programa de pesquisa e o desenvolvimento está totalmente financiado em US $ 3,6 bilhões. Os planos do DoD são de adquirir 513 caças F-35, ao longo de cinco anos, com o objetivo final de 2.443 aeronaves.

Além disso, o orçamento fiscal de 2010 inclui $ 2,9 bilhões para adquirir mais 31 aeronaves F/A-18 Super Hornet e E/A-18G Growler para a US Navy. No ano fiscal 2010, a Força Aérea planeja aposentar cerca de 250 dos seus mais antigos caças táticos. A produção do F-22 também irá terminar, com uma força global de 187 aviões. O orçamento suplementar fiscal de 2009 incluiu fundos para quatro caças F-22, que completarão a produção.

f-35-e-f-16

Subscribe
Notify of
guest

125 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
kaleu

Se os EUA pararem de pesquisar e fabricar caças AGORA os Russos PODERÃO alcança-los em + ou – 57 anos (LUZ) … rsrsrs

abraços
Kaleu

PS :- Serei “bonbardeado” pelos Flankeiros e Russófilos aqui do meu querido blog … rsrsrs

Leandro Mello

É verdade kaleu, vc realmente será “bonbardeado”…

Mais como eu naum sou um…

Prefiro naum comentar…

rsrsrsrsrs…

JMRC

Se os EUA pararem de pesquisar e fabricar caças AGORA o Brasil proderá alcança-los em 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.0000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 .. anos luz…

Prefiro nem comentar, porque nossa superioridade aerea baseada em Super Tucano, Xavante e F 5 dispensa comentários…

Claudio

Imagino quantos desses 250 caças aposentáveis, ainda estão em condições de uso para os próximos 10 a 15 anos, a maioria deve estar bastente “voada”.
De qualquer forma, eu acho vai sobrar caça a preço muito convidativo no mercado, o que provavelmente vai afetar bastante a venda de novos caças (Gripen, Rafale e etc.).

Alecsander

Eu também prefiro um bom F-35, mas não sei se vocês ja assistiram um documentario da The History Channel que fala da ameaça de um ataque de caças SU-47 BERKUT russos com um grupo de caças F-22 raptor em uma simulação. Nisso foi feito uma pesperctiva não tão vaforavel para os americanos. E sem contar que não se falava ainda na epoca do caça em desenvolvimento PAK T-50. É claro que nenhum caça russo vai superar ou mesmo se igualar com a modernidade, tecnologia e sofisticação do F-35. E o F-22 vai continuar sendo o melhor caça do mundo ate… Read more »

kaleu

caro JMRC, é somente uma questão de quem são nossos adversários, os Russos por exemplo tem a “pretenção” de se contrapor aos EUA … (daí meu comentário) … quem pretende se contrapor ao Brasil ? … Venezuela ? … com seus 24 SUs 30MKV… e futuros SU-35BM … lamento te informar que os venezuelanos não “aguentam” F5-M / R-99 e os SUs-35BM, se vierem, não farão frente ao FX-2 … não tem doutrina pra isso … leia a matéria da revista Força Aérea desse mês “Garras e Dentes do Amanhã” que discorre sobre o assunto … amigo posso te afirmar… Read more »

kaleu

Há JMRC …. também os Russos não são tudo isso que vc pensa …

kaleu
kaleu

Leandro Mello, ja começou … tem neguinho que desse a lenha até na FAB pra defender os Russos … rsrsrs (vamo vê no q dá isso)

abraço
Kaleu

Patriota

É um plano de defesa com um planejamento admiravel, o F-35 é um grande caça e devera manter o EUA como grande potencia por muitos anos.

saudações

Higgins

O mundo dos fóruns e blogs militares é mesmo estranhíssimo, pois acabo de ver, nesta coluna de comentários, visitantes tendo ORGASMOS MÚLTIPLOS!

Deus, que coisa ridícula…

Será que alguém aqui sabe cantar o Hino Nacional Brasileiro?

Leandro Mello

Opa! Eu, eu, eu… Eu sei cantar o Hino Nacional do Brasil. rsrsrsrsrs

Vassili Zaitsev

Eu tb sei.

Vassili Zaitsev

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas,
Dom Pedro escorregou partiu a bunda………….

É isso mesmo????

Bosco

Eu também sei mais mas agora tô cum priguiça!
E também não ia dar conta de cantar tudo mesmo que além de ter a voz feia, tem uma parte que eu embolo.

Marine

Pois e….

Cade o pessoal que dizia que o orcamento americano iria diminuir em 1/3 e que esse seria o fim dos EUA e bla, bla, bla….

Sopa

Alguem sabe como são escolhidos os pilotos dos F-22 e F-35, vejo na foto acima um F-35 e um F-16, se eu fosso piloto do F-16 eu teria inveja dos pilotos do F-22 e F-35…

Virtual XI

Os americanos podem ser tudo de ruim que são, mas em uma coisa eu admiro eles … não dormem em serviço e sabem fazer o dever de casa

Pedro Rocha

Olá senhores! Realmente o noto que o F-35 deverá continuar e digo adeus ao poderoso F-22! O F-22 será empregado somente em situações táticas bem especificas não por incapacidade, mas pelo medo do prejuízo ao perder um vetor de mais de 300 milhões de dólares! Todo esse dinheiro para novos vetores aéreos e mesmo assim os EUA continuam atolados até o pescoço no Iraque e Afeganistão! Os senhores ainda lembram-se de tal de Osama Bin Lade? Continua sendo procurado… Como o tema é continuar com a superioridade aérea e sem querer ser ufanista: Os senhores sambem qual é a diferença… Read more »

Bosco

O problema do hino é que ele é muito “erudito”. Capricharam demais no hino mas deixaram a população analfabeta e aí cobraram da população que aprendessem o dito cujo sob pena de serem taxados de não terem amor à pátria.
Um hino de um país tinha que vir naturalmente do seio da população, como a “marchinha” francesa. Aí todos saberiam.
Eu particularmente acho o Hino Nacional maravilhoso e tenho orgulho dele, agora, cobrar que o povo sofrido e espoliado do nosso querido Brasil saiba cantá-lo de cor e salteado, é no mínimo uma falta de bom senso.

Paulo Taubaté

Eu tbm sei cantar o INO Nacionar…

Japonês tem sete filhos, o primeiro é…

É esse aí num é não….

kaleu

Na boa … o que tem haver “orgasmos multiplos” com o Hino Nacional ???

ô meu Deus … o pessoal aqui mistura tudo !!!

kaleu

Caro Pedro Rocha,

Não concordo que o F-35 substituirá em qualquer situação o F-22.

Simplesmente pq são caças com funções complementares … o F-22 é um caça exclusivamente de superioridade aerea, substituirá os F-15s … o F-35 é mult-role … fara a parte low do hi-lo … substituindo F-16, F-117, …etc…

A quantidade limitada de F-22 ocorre porque cada F-22 faz o papel de inúmeros F-15s e 187 é suficiente para a consolidação da chamada Superioridade Aérea … é o que eu penso !

abraço
Kaleu

Patriota

Bosco

concordo com vc , o hino nacional tem que ser algo que toda a nação
saiba o significado tem que vir do povo algo que realmente seja
simbolo da nação é isto que faz com que o cidadão tenha orgulho
de cantar, se não for assim todas estas palavras se tornam algo vazio e sem sentido.

saudações

Felipe Cps

Caras, como esse tal de Higgins é deselegante. Sua boca é a verdadeira “caixa de Pandora”, dali só sai lixo… Impressionante…

Ulisses

Olha o desrespeito com o hino nacional!olha eu esperava tudo de certos leitores aqui mas isso ai é uma TREMENDA FALTA DE CULTURA E PATRIOTISMO!

E sequer vocês sabem o significado de cada refrão do hino,hino que muitos morreram pelas suas palavras.Vocês que dizem isso deviam se envergonhar.

Meu Deus

Francisco AMX

Kaleu, conversei com um major do 14, numa visita que fiz, se quiserres te mando as fotos, os F-5M estavam em manutenção, muito legal de ver! e perguntei sobre os SU-30 da Venezuela, e a FAB não tem nenhuma informação sobre a quantas andam o treinamento, pois a Venezuela sonega estas informações, porém eles, pilotos, desconfiam que os pilotos da venezuela recebem treinamentos direto da Russia, coisa grande, e que já é sabido que o SU-30 com o radar que tem, se equipara ao radar do R-99, portanto não confie tanto assim na nossa dupla dinâmica! além do mais pelo… Read more »

kaleu

Olá Francisco AMX, Como sabes o Radar ereye precisa de uma grande plataforma para carrega-lo, no caso da FAB (R-99) o ERJ 145, veja … somente radar e sensores…, não achas no minimo “esquizito” que um radar similar caiba no bico do SU-30 ? Definitivamente, amigo, é preciso ter em mente que “NEM SEMPRE, EQUIPAMENTOS MILITARES FUNCIONAM EXATAMENTE COMO O ANUNCIADO, o radar do SU-30MKV é o NIIP-Tikomirov N-001M-VE – Multi-modo/Pulso Dopler (Alcance médio: 74Km) O bendito radar de 400km tão propalado, a que vc PROVAVELMENTE se refere, tem seu ALCANCE baseado na sua enorme potência o que em teoria… Read more »

kaleu

Há chico … as fotos … claro que quero … por favor manda no kaleu7@bol.com.br

abraço amigo
Kaleu

kaleu

Complementando Francisco, Claro que os F-5Ms tem inúmeras limitações, sendo as principais alcance e capacidade de armamentos … entretanto … conta atualmente com uma moderna aviônica da Aeroeletronica, D-link, capacidade BVR, inúmeros sensores, pods de interferência skyshield capacidade de guerra eletrônica (EW), alerta radar RWR, pods de designação lazer e de reconhecimento litening III, Reccelite permitindo coleta de imagens e dados a grandes distâncias … ou seja, é um adversário a ser considerado por qualquer força … Informações colhidas junto à revista Força Aerea deste mês. Com certeza o FX-2 deverá trazer inúmeros up-grades a nossa capacidade de defesa …… Read more »

Bosco

Ulisses,
o problema de muitos brasileiros é respeitarem demais os “símbolos” nacionais, mas mandam a pátria em si e seus compatriotas para a PQP.

Vassili Zaitsev

Ohhhh Comandante Supremo,

Desculpa aí sr. Realmente fiz mau em zoar com um refrão do Hino Nacional.

Prometo que não faço mais.

abraços.

Higgins

Felipe CPS; Considerando fato de ter sido o senhor o autor de besteiras homéricas como de jogar ICBM’s em cabeças alheias, não vejo como vossa senhoria possa ter alguma moral para criticar-me. Além do mais, salta aos olhos de qualquer um a estranheza de vários comentaristas, visitantes desta coluna, virem aqui para então tecer loas e regozijos dirigidos a um poder outro, que não o nacional. Como se filhos da nação do norte o fossem! Portanto, pode-se, com propriedade e naturalidade alcunhar tal comportamento como ridículo. Por fim, lembro que foste o senhor que aqui se apresentou como Cadete Aluno… Read more »

marlos

o f-35 superou os 200 milhões de dólares, não seria melhor o f-22?

marlos

226 milhões de dólares cada f-35, multiplicando por 2.400, não fiz os calculos mas dará mais de trezentos bilhões de dólares, será que os EUA tem todo esse dinheiro disponível para o f-35

Ulisses

Bosco

É verdade,mas com educação isso muda.

Vassili

Ta perdoado hehehehe,mas é sério,quando vejo isso eu sinto uma espécie revolta,igual uma vez que o CQC(caga quem é cagão)no ano passado entrou no meio do desfile de 7 de setembro para fazer palhaçada,por mim esses caras pegavam uns 10 anos de cadeia para aprender a ser homem,eu já não estava gostando do programa,depois disso não assisti e nunca mais assisto aquele lixo.

Um forte abraço.

Wolfpack

El “patrullaje” y el accidente del Mi-35 Orlando Ochoa Terán Inteligencia Corporativa En el manual del helicóptero ruso Mi-35, en el cual pierden la vida 17 soldados y un civil, se especifica “una capacidad máxima de transporte de 8 soldados”, lo cual niega la versión politizada del incidente y explica el poco respeto por los miembros de la FAN. Ya nadie se sorprende que se use cualquier evento, por luctuoso que sea, como parte de los esfuerzos del gobierno para encubrir la matriz de opinión nacional e internacional que confirma la falta de voluntad para enfrentar a los grupos subversivos… Read more »

Felipe Cps

Você é deselegante, Senhor Higgins. Além de ignorante. Jamais falei pra ninguém aqui que era cadete da AMAN, sempre deixei claro que era Oficial de Infantaria R2. Mas como você é ignorante e nem sabe a diferença entre um e outro, vou deixá-lo na sua ignorância e deselegância.

Cesar

Lula diz cada asneira!
ww.youtube.com/watch?v=OK1eIcgc-iE

Felipe TP

A medida que o F-35 for entrando em produção, os custos unitários da aeronave caem. Logo, não dá para fazer o cálculo com o valor das primeiras unidades.

Alecsander

Não tem jeito, só mesnos quando todos os outros países do mundo abolirem suas forças armadas, e estinqüirem todas as armas do globo terrestre, é que os E.U.A vam abandonar seu orçamento muite bilionaria para augo em padroens mais rasoaveis. Afinal de contas eles são a Romama Conteporania.

Higgins

Felipe CPS. Deselegante, diga-se, foste o senhor, como sempre. Sempre impositivo, quando não, agressivo em suas intervenções. Suas palavras, presentes nas colunas dos três blogs, são testemunhas grafadas de ti. 1) Quanto às respostas, que suscitas: Citou-me! Lembre-se disso, antes de se arvorar à indignação. 2) Quanto ao fato de seres cadete da Aman, você o disse na coluna de comentários do Blog das forças terrestres. 3) Por fim, lembro que o comportamento de jogar para o outro, uma falha que é sua, é por definição a característica maior dos covardes. Portanto, atenha-se apenas as vossas opiniões pequenino nerd. Nem… Read more »

Alecsander

Bem o custo estimavel para 2009 do F-35 a unidade, é de US$122 milhões e não US$226 milhôes como citado assima. não é porque se divide 300 bilhões por 2400 unidade do caça, é que ele custe tudo isso. Nesses US$300 bilhões estão incluidos os gastos com suporte tecnico, manutenção, treinamento de pilotos, custos manter os caças operando( custos como combustivel por determinado tempo e entre outros)e etc. Gastar tudo isso só com caças, seria como ganhar na mega-sena R$12 milhões, comprar uma casa por R$10 milhões e uma Ferrari por 1.500.000,00 de reais, dai depois ver o restante do… Read more »

Leandro Mello

Bem, se os EUA querem gastar milhões e bilhões de doláres em investimentos militares, bem no meio de uma grave crise financeira que atinge principalmente as grandes potências da atualidade… Só tenho a dizer que eles vão agravar mais ainda sua situação econômica. Bem, mais por outro lado o Brasil pode se benificiar de várias formas, com o “afundamento” das grandes potências, e as grandes nações sabem disso. Por isso elas tedem a investir cada vez mais no Brasil, pois encontram aqui meios no qual não encontram em nenhum outro membro do Bric. É por isso que eu costumo comparar… Read more »

Leandro Mello

Opa, corrigindo é recebemos.

Foi mal o erro de pt.

asu

o carcereiro da pf veio para este blog?

Márcio

Isso aí Higgins, tem um pessoalzinho por aqui que vive fazendo provocações e faltando com o respeito e alguns até parecem aqueles norte-americanos dos anos 50, no auge da guerra fria, obcecados com a Rússia…realmente, além de ridículo é deplorável, pois esquecem do Brasil e assumem um alinhamento canino com o verdadeiro dono de seus corações e mentes, o EUA…

dumont

É interessante a observação sobre o custo… 220MUSD, pelos valores da Tailandia isso dá quase 3 Gripens… ta feia a coisa para nós.

Acho que vamos ficar com 2 esquadrões e olhe lá… e por esse preço acho que nunca teremos um vetor de 5a.

Só uma abservação Kaleu, pelo q foi divulgado sobre Red Flag o F5 ainda (paciencia…) não operam com o datalink (tá feia a coisa para nós 2).

Zero Uno

Começou a batalha entre “russófilos” e “americanófilos”…rssssssss. Easy boys… спокойствие. Apesar de opiniões conflitantes este blog mostra o quanto somos interessados em defesa. Más temos que ter calma quando defendemos pontos de vistas diferentes. A democracia consiste em respeito a todos os tipos de liberdades – dentro da lei e da ordem – e livre pensamento e expressão. Temos que ser mais elegantes na hora de divergir com algum companheiro do blog e respeitar opiniões alheias. É sinmples. Isso é ser democrático de verdade: Divergir com respeito e no campo das idéias. Quanto ao Hino Nacional. Acho que o problema… Read more »

Zero Uno

Esqueci…

F35 rules.