FX-2: Decisão nas mãos do Comandante da Aeronáutica

124

Informação é da revistra Isto É

Está nas mãos do comandante da FAB, Juniti Saito, a análise sobre as propostas entregues pelos três finalistas do programa F-X2. Os fabricantes Boeing, Dassault e Saab têm prazo até quarta-feira 28 para apresentar a best and final offer (melhor e último preço).

Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Goiano

Agora sai se Deus quiser!!!!

Xr

Tomara que Ele queira!!!

F-15

Quarta-feira é 27 xD

To torcendo pra que de Rafale!!!

Felipe

Tá certo, menos politicagem e mais ação. Deixa na mão do véio que o véio manja.

Felipe Cps

Bem, o “véio” em questão era piloto de caça, se supõe que ele saiba o que faz…

Tá próximo o dia…

Goiano

Quem “caneta” a proposta final é o Lulita né? Será que tem perigo de ele ir de contra o que Saito decidir??

abs

RenanZ

Hmm….acho que vai dar Gripen.

Henrique Sousa

Tomara que dé Gripen.

Goiano

Façam suas apostas! To achando que o Rafale vai levar.

Henrique Sousa

DE sem acento e claro….

Claudio/Itajaí

Tá rolando bolão?

Aposto no Rafale

Paulo

O Jobim esta indo para os USA, discutir transferencia de tecnologia do FX2.
Portanto, ja deu Super hornet.
Abraços

Goiano

Putz!!! paulo, onde c leu isso??

Fred

A cada mês, novas “notícias” sobre o FX-2 surgem e sai mais uma leva de boataria. Já houve épocas em que o vencedor era o Rafale. Depois, a Boeing teria apresentado uma proposta “pá-de-cal”, e o SH então foi para o primeiro lugar da fila. Depois, do nada, surgiu uma inesperada “conclusão” nos blogs e foruns da net de que a FAB teria escolhido o Gripen. O Ministro vai viajar, então volta o SH para o topo da lista…

E assim a gente vai até o fim da novela…

Goiano

Só espero q essa novela acabe logo e tenha final feliz.

Caipira

Tomara que venha Rafale! E logo!
rsrsrsrs

O negócio é esperar pacientemente….os boatos devem se multiplicar na reta final…

sergio

Ola, tenho lido os comentario e gostaria de opnar, para mim vai dar RAFALE, sem susto valeu brasil.

Mauro

Até pode estar tudo nas mãos do Saito mas a decisão vai ser política…se não fosse assim nem teria acontecido o FX2!Teríamos decidido tudo anteriormente e dizem nos bastidores que teria dado Gripen.Sei lá eu…

João Curitiba

Se o orçamento é de USD 2 bi para 36 aeronaves, então só pode dar Gripen. Mágica não existe.

Nunão

Resumindo, é a hora do bafo.

J Roberto

Dia 28 é o dia D.

Caipira

Torcida conta pontos?

RAFALE!RAFALE!RAFALE!

COMANDANTE MELK

Senhores, o ministro Jobim teve uma reunião com o subsecretário de Defesa para Aquisição, Tecnologia e Logística americano, Ashton Carter, com quem se reuniu na sede do Pentágono. Depois, se encontrará com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, Michael Mullen, e com o general James Jones, assessor de Segurança Nacional americano. ` É claro que vão falar sobre o FX2 entre outras coisas… Com certeza os americanos irão dar a sua ultima cartada. Agora, creio que o vencedor sera o Gripen, e digo isto não porque o prefira, porque pela minha preferêcia teriamos o Rafale, mas creio… Read more »

Rafael

O presidente frances vem para o desfile de 7 de setembro, com paticipação do Rafale sobrevoando nossa capital.

Será que este avião seria enviado se fosse deixado de lado no FX2?

Acho que decisão ja foi tomada, mas não houve anuncio para que o Brsil não perca credibilidade em futuras negociações. Por isso estão seguindo o cronograma como se nada tivesse decidido.

Alecsander

Estol torcendo pro Rafale, ele é disparado o melhor caças para as nessecidades da FAB, tanto no campo de defesa e logistica guanto no campo de tecnologia. Se dar Gripen, não seria muito diferente de ter um F/A-18/E/F Super Hornet, já que o Gripen é baseada e depende da tecnologia norte americana.

Viper

Torço pelo Rafale, mas espero que seja lá qual for a decisão que ela contemple um projeto de longo prazo e represente ganhos para a indústria e a FAB. Ainda fico com a pulga atrás da orelha quando penso nas eleições de 2010, ante a possibilidade de dar serrinha ou aecinho, cópias de FHC, entreguistas que são, vão travar tudo em matéria de defesa que possa fortalecer o Brasil. O projeto neo-liberal do PSDB é a manutenção da subserviência do Brasil, obediência cega e surda aos modelos e filosofias econômicas que só favorecem a especulação e o acúmulo de capital.

Sopa

Quero ir na BAAN e ver os Rafale´s estacionados lá !!!! nada de SH ou Gripen é tudo americano, e americano é sem palavra !!!

sds..

Esdras

Pleo visto o Rafale tem uma grande torcida aqui no site heiii!!! eu também torço para ele, mas os EUA e a sindrome de vira latas deve levar essa.

FLIGHTER

Jobim foi ao EUA para botar pressão nos outros concorrentes.

Nelson Lima

Não é só o avião pra pilotar.Se Saito vai decidir e ele vai escolher a melhor relação custo-benefício para A FAB e para o país e a viabilidade da execução integral do programa de 72 caças. Caro demais não dá,com pouca transferência de tecnologia não dá.Pode-se pagar um pouco mais, desde que as vantagens ocorram a longo prazo. Será fácil decidir?

Francisco AMX

O Bgd. Saito é que vai decidir?? façam me rir! com respeito a pessoa do Cmdt. mas ele só está lá porque foi escolhido politicamente, assim como seus colegas do EB e Marinha, como se esperar que esta decisão não seja política? querem saber? quem vai decidir é a Dilma e o Zé Dirceu mesmo! 🙂

DORNIER

pelo Saito ganha Gripen. fica na maos do tio san com o Gripen ou com F18 e pura perda de tempo e contos de fadas

Marcelo Tadeu

Pessoal, vcs esqueceram que o dia 28 é o prazo para as empresas mandarem o melhor e último preço. A decisão não será na quarta-feira, infelizmente! Mas , até aqui, o cronograma está sendo seguido. A decisão estava marcada para junho ou julho deste ano.

sds

marcos

Tah mas levando em cosideração as performances dos três caças, o melhor para o Brasil seria com certeza o f -18 super hornet, isso todos tem de concordar comigo!

FERNANDO

Droga, os ianques ja venceram está droga
depois os caras não respeitam o que está
escrito.
nós tinhamos que assinar ou com a russia ou
com a frança
sei la, q venha qualquer um!

Zeke A6M

Falaram que o relatório é favoravel ao Gripen.
Qual será a postura do Saito ?
Endossar o relatório ou “ouvir” os membros do governo, para evitar confusões futuras.

Abraços a todos.

gaspar

viper,
pelo jeito vc prefere entregar o governo o seu pais a um bando de guerrilheiros, bandidos, analfabetos e por ai vai…

pessoal, o FX2 ja ta definido… a Embraer junto com o governo federal adquiriram a fabrica de avioes ali em Cordoba na Argentina…
VAMOS DE PAMPA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Goiano

Fernando,

Apesar de ser critico da capacidade da russia em se comprometer com prazos, logistica, manutencao e etc. sou obrigado a concordar com vc. Melhor russia do q EU. Se SH ganhar, nao sera um tiro no pé, será um tiro na cabeça.

Ainda torço pelo Rafale. Acho que o Brasil tem muito mais a ganhar com o Rafale. Nao to nem falando do quesito qualidade do vetor, falo da transferencia de tecnologia e parceria em outras areas da defesa.

abs

Hudson

Galera quem vencer vai ser o melhor o tio san vai libera sim a transferencia de alguma tecnologia o f18 e um avião antigo o resto da tecologia desenvolvemos galera nós precisamos primero de caças q possan enfrentar os da venezuela depois no outro lote nós exigimos transferencia de tecnologia.

EVANDRO

NADA CONTRA O Sr. SAITO, MAS NÃO ACHO MUILO LEGAL UMA DECISÃO DESTE PORTE NAS MÃOS DE UMA PESSOA SÓ. TOMARA QUE ELE ESCOLHA A MELHOR OPÇÃO PARA A FORÇA AÉREA. VAMOS AGUARDAR. DOS TRÊS FINALISTAS EU AINDA PREFIRO O F/A 18 E/F SUPER HORNET. ABRAÇOS.

Sonic Wings

Olá pessoal, alguém tem alguma informação de fonte confiavel sobre a avaliação dos caças pela FAB? Quem se saiu bem? Quem impressionou etc…

Hornet

Fico contente que tudo está dentro do prazo. A decisão não será feita de uma vez só. São fases. Como o Jobim disse em fevereiro deste ano: O Ministro fez questão de ressaltar que a decisão final será política: “Nós teremos lá por julho, julho ou agosto, uma decisão final da escolha técnica, das opções técnicas da FAB para depois tomarmos a decisão política.” Então, voltando aos prazos: por volta de junho ou julho deve sair a decisão técnica (essa que está nas mãos do brigadeiro Saito)…e após isso, por volta de agosto (por aí), sai a decisão final que… Read more »

zocca

bom ja estamos em maio, depois vem junho depois vem julho, depois vem agosto, ai vem o grande mes, o mes de comer as unhas, de perder o sono, de sonhar, de virar sonanbulo, de conversar sozinho, emfim o mes de REALIZAR UM SONHO, QUE VENHA O RAFALE. isso e que e torcer

Marco Antonio Lins

Bem se fosse Sukhoi eu estaria alegrem,mas…já que o mesmo caiu fora, vou torcer pelo Rafale. Que Deus ilumine eles ,que traga o melhor para o Brasil.

Fred

Já coloquei em um outro post o que eu acredito estar acontecendo nesse momento nos bastidores… mas é só achismo, tá? Há indícios de que o Gripen seria o escolhido… Isso estaria frustrando o pessoal da Marinha que esperava ver um caça naval para ter a opção de comprá-lo depois. O END fala em “desenvolver uma nova aeronave naval de caça e ataque”, que poderia estar nos planos do Gripen, que é compatível em tamanho ao NAe SP. Mas há um risco técnico envolvido. O Jobim foi aos EUA… acho que foi lá para garantir que não haverá barreiras americanas… Read more »

marujo

Gripen NG é pareo para os Sukoi MK 30 da Venezuela?

Roberto CR

Viper

Você não está sozinho na angústia.

Abraços

Francisco AMX

Será que precede este negócio de “aprovar” um avião que nâo existe?! que é só promessa e nada mais? e que não explica de forma concreta como vai voar muito mais, como alardeaim uns, com um pouco a mais de combustível! na minha opinião ele não voará mais que um F-15B50! e se for para ter um mono-reator, que seja o melhor o confirmado, mas já saiu fora! se é para ser americano que seja o SH mesmo! o que eu não vejo com bons olhos é este avião que realmente não tem futuro garantido e daqui a alguns anos… Read more »

Francisco AMX

quis dizer F-16B50!

Caipira

Concordo com o Chico…a melhor opção seria o Rafale, mas se for pra comprar caça “americano” que seja o F18…