Enquanto não sai o FX-2, o jeito é babar pelos F-16 do Chile

f-16am-chile-2

f-16bm-chile-1

f-16dj-block-50-1

f-16dj-block-50-2

Subscribe
Notify of
guest

206 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

Inveja é como sapo. Tem olho grande e mora na lama!

Rs…

Tiago Jeronimo

Os F-16s do chile usam CFT e o AMRAAM já chegaram?

Patriota

O pior é que no FX nenhum caça se iguala ao f-16

Paulo

Desculpe ai amigo.
Mas qualquer um dos caças do FX2, supera o F16 chileno.

Carlinga Carenada

Parabéns aos militares chilenos: são pragmáticos, realistas e muito competentes… ahhh se tivéssemos 1% dessas características nos nossos… enquanto têm sonhos absurdos e irrealizávies no mundo real, como por exemplo, a aquisição de aviões de caça muito caros e dispendiosos na manutenção, o pesadelo se instaura na defesa aérea, pois a falta de meios é evidente e irresponsável. Pelo menos o Chile se diferencia da Argentina e do Brasil nesses quesitos: PRAGMATISMO E RESPONSABILIDADE PELA DEFESA NACIONAL.

Carlinga Carenada

Complementando o comentário acima…
Vamos pro AMARG escolher umas células meia-boca de F-16 e botar a Embraer para retrofitá-las… essa é a hora, pois a fila anda…

cosmeBR

Baba por quê? Nosso F-5 briga com “certa igualdade” com o F-16 do Chile!!!

Marco

Notícia interessante

US. Marine recibe 44a aviones F-5 Tiger modificados
Los empleados de la Northrop Grumman celebran la entrega de sus 44 modificados F-5 Tiger para la US Marine, siguiendo con el plan de recapitalización de los Marines. Las aeronaves adquiridas son 44 F-5 suecos (41 F-5N de un solo asiento y 3F-5F de entrenamiento).

http://desarrolloydefensa.blogspot.com/

Walderson

Caro amigo Carlinga, desculpe, mas penso que vc não conhece nossas FAs. O problema não é falta de competência. Competência, nós temos. O grande problema é a nossa classe política. Só agora está começando a dar valor à defesa do nosso país. Até certo ponto explicável, pois o país mal saiu da ditadura militar. Ou o amigo esqueceu que toda a galera que está no poder apanhou dos militares? Temos leis que não são cumpridas por quem detém o poder. Os recursos são contingenciados sempre. A explicação é real, pois falta recursos e temos necessidades de sobra. Mas, se mesmo… Read more »

Ulisses

Patriota

Nenhuma caça do FX-2 se iguala ao F-16 exatamente porque são superiores!

Sds.

Marcelo Tadeu

Pragmáticos, caramba, esse pessoal não lê não!!! Os chilenos fizeram um PÉSSIMO negócio no quesito transferência de Tecnologia, comprando essas caixas pretas voadoras. São lindos aviões só isso e o armamento fica lá nos EUA!!Quem está preocupado com o Chile é o Perú. O Brasil tem a 3ª Industria de aeronaves do mundo, um parque industrial diversificado, capaz de absorver tecnologia, estamos com vários projetos da área de Defesa assinados e em andamento, aí vem um maluco dizer que o Chile com meia-dúzia de F-16 e 200 Leopard são “pragmáticos e responsáveis”!! Se cair o preço do cobre no mercado… Read more »

Leigo - BR7

Se falta misseis para os f16 chilenos então pelo menos eles podem lançar sobre os inimigos os tanques de combustível auxilar hehehehe !!!

FERNANDO

Uma pergunta simples, o F16 é ou não superior a um AMX ou F5 ou F18, RAFALE ou GRIPEN. To em dúvida!

Brujhar

Walderson

Bato palmas de pé para voce, representou todo o meu sentimento sobre a situação.

Sds.

GustavoB

Marcelo, isso não interessa. O que o pessoal gosta mesmo é da foto.

“Complexo de Vira-Latas” é o termo adequado.

Patriota

mesmo que o preço do cobre caia por um tempo eles não ficaram decadas sem verba para as FAAs como nós . Podem falar o que for mais o F-16 tem manobrabilidade superior ao F-18 , foi testado em combate e obteve exelente desempenho s e esse papo ai de que F-5m ganha de F-16 MLU é conversa diga isto para um piloto americano ou europeu e eles vão zombar da sua cara, essas “caixas pretas voadoras” ainda hoje são um dos melhores caças do mundo e como existem muitas unidades em operação a manutenção tem um custo baixo. Quero… Read more »

Patriota

no comentário em que digo

Quero ver se esta transferencia de tecnologia vai ser da forma
que esperamos me refiro ao FX

Edmar

Caros Amigos.:

Qualquer um dos “três” caças do “FX 2” é superior aos “F-16” Chilenos.., o problema é que nós Brasileiros não adquirimos nenhum novo caça ainda do FX 2.

Que coisa, né…

Felipe TP

País que precisa absorver tecnologia é porque está para trás. Se está para trás é porque não investe em conhecimento técnico. Muito legal absorver tecnologia, é bom, mas sem uma boa estrutura para a geração de conhecimento científico fica difícil. Será que na próxima compra ainda teremos que comprar tecnologia? Só olhar a China, é um dos países que mais investe na geração de conhecimento científico a diversos países, e mesmo assim, eles tem muita trilha para trilhar. Se alguém tem a ingenuidade de que com uma compra destas iremos suprir todo o gap ou que nossos problemas estão acabados,… Read more »

matheus falcon

Nossa F-16 agora e melhor que todos os caças que disptam o FX-2 da fab, isto so pode ser brincadeira, F-16 alguns usados ainda, melhor do que Rafale, F-18, Gripen… e nossos F-5Em da decada de 70, devidamente modernizados e ainda com o apoio do E-99 + os misseis Derby, é um trio quase imbativel … ainda mais contra F-16 Chilenos. Um exemplo e que nossos pilotos foram ao Red Flag ano passado e surpreenderam pilotos norte americanos abatendo F-15 e F-16 e ainda sem apoio do E-99, e alguns caças F-5EM ainda foram sem datalink. E o que nao… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

O “Dassault Rafale F-3” , ou o “Saab Gripen NG” , ou o “Boeing F/A-18 Super Hornet”, essas três aéronaves do programa FX2 são bem superiores e melhores que os “F-16 MLU” e os “Sukhói SU-30”.

Se os nossos Governantes Brasileiros tomarem uma posição logo, ainda temos a chance de sermos a “Maior Força Aérea da América do Sul”.

Paulo Renato

Na verdade só as fotos são bontitas !!! Prefiro os Gripen NG !!! Quando sair o FX2, estaremos na frente com certeza !!! Não me enche os olhos esses F16, até pq estarão absoleto daqui pelo menos uns 5 anos. O que nos falta é caça de verdade, não perdemos em nada pra ninguém na America Latina. Eles tem experiência em combate BVR ??? Pelo que sei não. Ainda prefiro nossos pilotos no F5M do que eles no F16. Qual experiência dos pilotos Chilenos já demostradas em algum RegFlag ??? Nenhuma !!! Chegaremos a um bom patama, agora espero que… Read more »

SMarcos

“Ou o amigo esqueceu que toda a galera que está no poder apanhou dos militares?” Walderson. Eu tbm já expus aqui como o setor militar é mal visto pelos políticos atualmente no poder e fui criticado, pq usei como exemplo (infelizmente) a Dilma, que tbm apanhou que nem uma condenada na época da ditadura. E não só os políticos são desconfiados com o setor militar, mas tbm artistas, estudantes, a sociedade em geral. Qto ao F-16, é um absurdo ouvir aqui o pessoal falando mal da FAB. O deles é apenas compra de avião, sem transferência, muito menos avião de… Read more »

RLobo

Calma com o andor gente!
O Chile está fazendo um pessimo negócio. Eu vejo isto como Angra I que era uma verdadeira caixa preta fechada. Toda vez que tinha problemas tinha que vir tecnicos dos EUA ou então mandar a peça defeituosa para lá.
Melhor faz o Brasil, seja qual for o vetor, nos teremos condições de dar toda ou qualquer manutenção aqui,k desde apertar um parafuso à integrar os seus softwares.
Alem do mais não se pode comparar poder de força entre Chile e Brasil… se duvidarem nossos fusileiros em uma semana estarão tomando banho nas praias chilenas rsrsrs.

Goiano

Acho interessante sim o Brasil comprar os Tiger III chilenos para incorporar a fab. Como o pessoal aí em cima muito bem disse, é uma excelente plataforma quando modernizada e operada em conjunto com os r99. Acho dificil criticar o narigudo.

No Red Flag, se eu nao me engano foram 6 F5 e o pessoal em terra conseguiu manter em alerta permanente sempre 4 unidades. Foram muito elogiados inclusive pelas equipes norte americanas pelo indice de disponibilidade das aeronaves durante os exercicios.

Esses f5 abateram diversas vezes F15 e f16.

Francisco AMX

Goiano, pela sua lógica não precisaremos nem de FX-2 ..3…4…. PARABÉNS AO CHILE! QUE SABE O QUE QUER E AGE PARA TAL! não fica sonhando…sem mesmo ter dormido um bom sono! DA-LE CHILE rsrsrsrs Obs.: Gripen NG (a lenda) no frigir do ovos, não é melhor que os Bloco 52 Chilenos! esta é uma verdade nua e crua! gostem ou não! O FX-2 tem aviões muito discrepantes! um pequeno e proposto, um grandão pesado e aprovado, mas com vida curta e um moderno e capaz que é diferenciado dos demais, leia-se Rafale! Convoco aos amigos darem as mãos e fazerem… Read more »

Goiano

O Cruzex 2007 coincidiu com evento “portoes abertos” da Base Area de Anapolis. Lá eu vi 01 (nao sei se tinha mais) F16 Venezuelano que participou das missoes. Lindo e parecia em excelente estado, tirei várias fotos de perto.

Alguem consegue me dizer como é que a Venezuela consegue manter esses avioes voando sem assistencia norte-americana? E mais, em operacoes complexas como o cruzex.

RLobo

A respeito do comparativo entre nossos F5Brm e os F5 Tiger III Chilenos, os chilenos da FACh sempre afirmam que seu programa Tigre III seria a melhor modernização de F-5 do mundo, a despeito do F-5Br ter sido realizado bem mais recentemente, mas quem faz essa afirmação certamente não conhece em detalhes o programa brasileiro. Os dois programas têm em comum apenas o fato de envolverem o F-5E/F como plataforma básica. Todos os outros requisitos que deram origem aos dois programas são diferentes, a começar pela missão das aeronaves. Há um “gap” de pelo menos 10 anos de tecnologia entre… Read more »

Pedro

Olha, respeito a opinião de todos.
Mas o Rafale F3 com AESA e Meteor só perde mesmo do F22.
Só que ninguém vai vender F22 pra gente (pelo menos não nos próximos 20 anos)
Comparar o F16 ao Rafale é como comparar um bom Gol GTI 16v a um Golf VR6 RS3….é outro nível de desempenho e tecnologia.

Nelson Lima

Em breve os outros irão babar!

Goiano

Francisco AMX Minha lógica é a que enquanto o FX2 não sair temos que continuar incrementando o número de aeronaves razoáveis a disposição da força. 36 caças novos serão entregues em quantos anos pelo fornecedor??!!…..e 120?!! A lógica é não deixar esse vácuo de tempo sem nenhum incremento em matéria de número de vetores, antiquados ou não. A lógica é ser realista pq o FX2 não pode ser colocado como a solução de todos os problemas da fab. Não adianta porcaria nenhuma ficar rezando e rezando para conseguirmos 36 caças como o Rafale (ou o que ganhar, se houver um… Read more »

Nelson Lima

Ah,avisa aí pra esse povinho que radar AESA não é brinquedo não!

flavio berte

quem ri por último, ri melhor! Os nossos Rafales – espero – chegarão mais tarde, mas serão muito melhores que esses f-16! E, além do mais, com os f-5EM, os AMX e os M-2000 estamos melhores do que eles com esses quarenta e poucos f-16…

Sérgio

Leigo – BR7 em 30 abr, 2009 às 15:05 Oh! Leigo, será que esses tanques não tem nenhum equipamento eletrônico acoplado. Aí o avião fica sem nada para atirar e cego. É vira kamicaze! Acho que é por isso que estão comprando tanto. O amigo matou a charada!. Nas fotos há os com Block (novo) com corcunda e os sem Bloch (ex-Holanda), quer dizer sem corcunda, que ficam mais bonitos. Daqui a uns 20 anos eles fazem uma modernização – de prefência com a Embraer, mas lá mesmo na linguiça – através da En(e)aer- que estará fazendo peças para o… Read more »

Sérgio

Parabéns ao chilenos que são parceiros e compartilham treinamentos.

DORNIER

VIDEO OFICIAL
DO eurofighet
uma viajen
so
http://www.youtube.com/watch?v=S-lNUytpH2k

Hornet

Com todo respeito ao Chile, que eu tenho de verdade, pois sempre achei um país muito interessante (independente de caças e tal)…não sinto a menor inveja desta solução chilena. Ao contrário, acho esta solução a opção dos sem opções. É a velha e surrada prática da compra de caças usados para substituir caças ainda mais usados. Não tem nada de especial nisso. Espero que o Brasil, que já fez muito isso na vida, nunca mais volte a fazer tamanha bobagem. E para aqueles que gostam do “pragmatismo” (pra mim é outra coisa, é falta de opção mesmo, mas enfim…) do… Read more »

Francisco AMX

Hornet, tomara que não comam o nosso “cru” 🙂

Francisco AMX

que esperem termos chance de nos defendermos desse “estupro”, mais uns 7 anos deve dar…, temos que temer se a gangue dos molestadores não vai aumentar! rsrsrs

Walderson

Palmas, amigo Hornet.

Um abraço, amigo.

Everson

Não vi ninguém aqui criticando a FAB ou dizendo que o F16 deveria ser o escolhido do FX2 , a maioria só expôs sua admiração pelo aeronave adquirida (F16) pela FACh e muitos vieram criticando sem razão…
E outra, os “especialistas” que criticaram o Chile e a FACh deveriam entender que cada caso é um caso, o que para nós poderia ser uma cilada (comprar f16 novos ou usados, sem transferencia de tecnologia-será que com o SH será diferente?-) para um país em situação diferente da nossa pode ser um ótimo negócio.
Um abraço.

pacau

inveja eu não sinto, mais tenho que ser sincero os bichos são bonitos…

e quanto a capacidade deles, nada que nossos M2000 bem equipados e com apoio do R99 não resolvão.

Roberto CR

Alguém ainda vai explicar direito essa fixação com o Chile apresentada por alguns comentaristas aqui. É coisa pro divã… vai saber… tá quase no mesmo nível do pessoal da Sukhoi!!! Eu acho que o Chile tem duas características que o Brasil não possui: 1 – O Chile atrela parte fixa da renda com a extração de recurso mineral a despesas com defesa, o que é uma temeridade porque. Se a volatilidade do mercado aumenta, diminui a grana automaticamente. E recurso mineral um dia acaba. Pessoalmente acho um erro. 2 – O Chile tem a incrível capacidade de se manter alinhado… Read more »

marcos adriano

babar por esse lixo voador!!!!!produto usa!!!!porcaria tecnologica!!!!chile não tecnologia os softwar e os codigos do avião!!!Quem tem é os americanos que fabrica o avião!!!que vem o programa fx que terá transferencia de tecnologia e será feito aqui!!!!não vai ser caça comprado no supermercado !!!POTENCIA BELICAS SÃO AQUELAS QUE TEM TECNOLOGIA !!!

Fernando_MG

A força aérea do Chile é uma das que mais tem afinidades e de certa forma a mais amiga da força aérea brasileira. Eles a muito tempo treinam, trocam informações e o relacionamento do pessoal e pilotos é excelente. Quando fizemos a “reforma” dos F5, os chilenos ajudaram mostrando o F5 deles reformado. Não fazemos fronteiras com eles, nunca tivemos disputas, porque eles não seriam nossos amigos? Com um vizinho ao lado (Argentina), que quando está bem de grana, compra armas e as usa! Em 78 quase saem no braço com os chilenos, e se tivessem ganho nas Malvinas as… Read more »

Leonardo

Boa noite todos A discussão está interessante, mais sinceramente comentei antes e vou repetir talvez por isso o amigo Lecen não tenha compreendido, pois estava com um pouco de pressa e não tenha sido muito claro no que escrevi, quanto aos nossos pilotos volto a dizer que devem possuir um nível de treinamento bastante equivalente ao deles. Esta força aérea da qual independentemente de quantidade de vetores devemos respeito pelas aeronaves que fazem parte de seu inventário, tem apenas capacidade de defesa de seu território, e um hipotético conflito entre nós e eles as coisas não seriam tão simples assim… Read more »

Patriota

Pena esta ‘tripa” está com data para ser um país desenvolvido
são um dos aliados mais importantes dos EUA na AL juntamente com a Colômbia.
se é possivel integrar sistemas modernos em um F-5

PQ não seria possivel em um F-16?

Giovani

Devemos babar o F-16 sim é uma bela maquina, lider de vendas no mundo entre os Caças, um dos melhores Caças já construidos, mas o F-18 SH e o RAFALE são pareo para o (Viper) sim.
Se derrubamos alguns F-16 na Rede Flag com os veteranos F-5E imagina o que fariamos com o FX.

O que devemos babar é a determinação e a preocupação do Chile com sua defesa, devemos Babar o Governo Chileno isso sim!!!

Leonardo

Meu caro Patriota, até concordo com vc no que diz respeito a integração de sistemas modernos no F-16 não seria problema algum se foi feito no nosso F-5, agora dizer que o Chile tem data para ser um país desenvolvido é um pouco demais, não dá para compará-los conosco, a própria Argentina todo ferrada do jeito que está ainda é a 2° maior economia da América do Sul.

kaleu

Hornet … Bravo !!!

Fco AMX … Tomara … Deus te ouça !!!! rsrsrsrs … Essa foi Boa !!

abraços
Kaleu