Lucro líquido da Embraer cai para 38,3 mi no primeiro trimestre

0

A fabricante de aviões Embraer divulgou no final da noite de quarta-feira que teve lucro líquido de 38,3 milhões de reais no primeiro trimestre, queda acentuada ante ganho de 152,1 milhões de reais registrado no mesmo período do ano passado.

“O primeiro trimestre foi marcado por pedidos de cancelamento de aeronaves no segmento de aviação executiva e adiamento de entregas no segmento de aviação comercial, por conta da forte desaceleração econômica mundial”, informou a companhia no balanço.

No quarto trimestre, auge da crise financeira internacional, a companhia sofreu prejuízo líquido de 40,6 milhões de reais.

A geração de caixa medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 209,6 milhões de reais nos três primeiros meses deste ano, com margem de 7,9 por cento. De janeiro a março de 2008, o Ebitda tinha ficado em 227,7 milhões de reais, com margem de 9,8 por cento.

A receita líquida somou 2,67 bilhões de reais, avançando sobre o faturamento de 2,32 bilhões de reais obtido um ano antes.

A companhia entregou 40 aeronaves no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 11,11 por cento em relação ao total de 45 jatos no mesmo período do ano passado. Dos aviões entregues de janeiro a março, 32 foram para o segmento de aviação comercial e oito para o de aviação executiva.

A fabricante de jatos terminou março com 19,7 bilhões de dólares de pedidos firmes em carteira, abaixo dos 20,9 bilhões de dólares do final de dezembro e dos 20,3 bilhões de dólares no encerramento do primeiro trimestre de 2008.

Em fevereiro, a empresa anunciou corte de 20 por cento de sua força de trabalho diante da queda drástica na demanda e revisou projeção de entregas de aviões em 2009 de 270 para 242 aeronaves.

A companhia informou que o custo das demissões gerou impacto negativo no resultado operacional do trimestre de 76 milhões de reais.

FONTE: Abril

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
João Curitiba

Menos mal do que a GM norte-americana. Ela estava pensando em fechar 13 das 15 fábricas que mantém nos EUA.

Mauricio R.

Vai ter matéria a respeito do crime de lesa pátria de R$3 bilhões entre a Embraer e a FAB p/ “reinventar a roda”, digo asa???

Danilo

Eu lia revistas de aviação comercial e em um determinado período parei de comprar. Nas últimas edições tinha lido sobre planejamentos e lançamentos dos aviões das séries EMB 170/175 e EMB 190/195 e achava que iria demorar para uma destas aeronaves iniciar a voar. Daquele período em diante, após um ano e meio, voltei a comprar as revistas e para minha surpresa as aeronaves já tinham sido fabricadas e uma delas com várias horas de vôo. O desempenho da Embraer foi impressionante, no que diz respeito ao desenvolvimento que se deu rapidamente e em curto tempo. Pena que a crise… Read more »

João Curitiba

Menos mal do que a GM norte-americana. Ela estava pensando em fechar 13 das 15 fábricas que mantém nos EUA.

Mauricio R.

Vai ter matéria a respeito do crime de lesa pátria de R$3 bilhões entre a Embraer e a FAB p/ “reinventar a roda”, digo asa???

Danilo

Eu lia revistas de aviação comercial e em um determinado período parei de comprar. Nas últimas edições tinha lido sobre planejamentos e lançamentos dos aviões das séries EMB 170/175 e EMB 190/195 e achava que iria demorar para uma destas aeronaves iniciar a voar. Daquele período em diante, após um ano e meio, voltei a comprar as revistas e para minha surpresa as aeronaves já tinham sido fabricadas e uma delas com várias horas de vôo. O desempenho da Embraer foi impressionante, no que diz respeito ao desenvolvimento que se deu rapidamente e em curto tempo. Pena que a crise… Read more »