sexta-feira, abril 16, 2021

Gripen para o Brasil

F-16C/D Block52+ da Polônia, no NATO Baltic Air Sovereignty

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

f-16-polonia-1

f-16-polonia-4

f-16-polonia-3

f-16-polonia-2

f-16-polonia-5

FOTO: DoD

- Advertisement -

102 Comments

Subscribe
Notify of
guest
102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
kaleu

É Bonitinho esse Safadinho … heimmm ?

leonardo

verdade

leonardo

so o ‘b’ q ficou feio

evandro

O QUE EU FICO PENSANDO COMO O GRIPEN ESTÁ PARTICIPANDO DO FX2 E O F16C/D BLOCK 52+ NÃO ESTÁ!!! MAS TUDO BEM.
PRESTEM ATENÇÃO NAS FOTOS ACIMA A AÉRONAVE Nº 4077 TEM UMA DIFERENÇA DA AÉRONAVE Nº 4042.

Tailhooker

Evandro,

O 77 é um biplace. Os biplace (block 52) possuem uma espinha dorsal para abrigar alguns aviônicos (possivelmente uma suite de ECM), como se fosse uma corcova de um A-4M.

Sou um grande fã do Viper. É inegável o estrondoso sucesso desta linda obra de engenharia. Além de todas as qualidades técnicas do projeto, ainda é um lindo avião. É um avatar da aviação de caça.
Veria com muito bons olhos dezenas deles aqui na FAB. Mas parece que o povo daqui do blog não gosta muito dele. Um senhora máquina. Viper forever !

evandro

MAURO. BLZ??
OLHE NO DORSO DA AÉRONAVE. TEM UMA DIFERENÇA ALI SIM, SEM SER UMA MONOPOSTO E OUTRA BIPOSTO. ME PAREÇE UM TANQUE ADICIONAL DE COMBUSTÍVEL.

evandro

Tailhooker

ISSO MESMO.. TBM SOU FÃ DESTA AÉRONAVE. AINDA MAIS COM O RADAR AESA Northrop Grumman APG-80.

Tailhooker

Evandro,

Pelo que sei os C/D poloneses não vieram com os CFT (Conformal Fuel Tanks). Os gregos têm.

Se não me engano só os F-16F Block 60 dos EAU estão com o APG-80.
Os poloneses, como são 52+, saem com motores PW -229 e com a (V9) do APG-68.

Abraço

Tailhooker

Que inveja da Força Aérea do Chile……… Montaram uma força aérea “redondinha”. parabéns.

(e que não venha ninguem com a história de que os AIM-120 estão estocados na America, isso é pura lenda urbana)

Francisco AMX

É o que falei sempre, pq o F-16 está fora?? acho que foi politicamente preterido já que o SH estava no pareo.. 2 made USAs não! 🙂 Acho que o F-16, ao contrário do grande Mauro, terá uma vida “real” bem longa, seja por desenvolvimentos MLUs internacionais futuros ou pela propria LM, existem muitos F-16B40/50/52 mundo afora, é um mercado milionário! e esta é uma das razões da LM surpreender com o Bloco 60, com inovações de sistemas de controle electronico menos sujeitas a interferencias e ataques por EW, um sistema de fibra optica que comanda todos os sistemas de… Read more »

Francisco AMX

Uma vez li, de um piloto da USAF, coronel, que estava lotado na Alemanha, não recordo o nome.. faz tempo, ainda era os Blocos 40 acho…, ele disse, se vc falhar em suas defesas de detecção e tiver pouco tempo para reagir, é melhor vc ter um viper na sua base! ele irá decolar armado e abastecido, ascenderá a 6 mil metros e chegará a velocidade do som, mais rápido do que qualquer caça ocidental, mesmo contra um F-15, que, apesar da grande razão de subida demorará mais a “sair do chão” (isso foi no final dos anos 80) …… Read more »

Ricardo

Pessoal,

Vamos pensar ok ? O problema não é o Viper e sim a “política” que vem com ele… Não deixam mexer no avião, não dão o código fonte do sistema, não poderíamos usar o Vulcan por ser um gun de uso exclusivo da OTAn e por ai vai…

Para que ter um avião que vai ficar dentro do aquário apenas para admirarmos? Deixa ele la…

Ricardo

(e que não venha ninguem com a história de que os AIM-120 estão estocados na America, isso é pura lenda urbana)

Então tem como provar ao contrario ? Truco ! 🙂

Hornet

Francisco, vc tá querendo matar o amigo Mauro antes do tempo? Que é isso, o Mauro vai enterrar até o F-22…mais ainda, vai enterrar até o PAK-FA que nem nasceu direito ainda….hehehe Mas eu concordo com vc nos dois pontos: acho que tiraram o F-16 por causa do F-18 (dois “made in USA” não teria espaço na short list, certamente), e também acho que ele seria uma escolha melhor que o F-18. O problema do F-16, no entanto, é o mesmo problema do Gripen: não opera embarcado. Não sei, mas acho que este ponto deve estar sendo levado em conta…mesmo… Read more »

Paulo Renato

Sem questionamentos que o F16 é uma bela eronave, mas pensar em participar do FX2 eu acho que é demais heim… Está no final de vida e não se pode esperar muita coisa do F16. O Gripen é uma belo caça sim e pode atender aos requisitos da FAB sem problema algum, e tb acho que leva tranquilamente essa FX, sabendo-se que a decisão final vai ser política aí confirma mas ainda essa escolha. Adquirir os SH americanos na minha opinião se for por pura pressão politica mesmo, eles não passam nada e ainda fazem embargos aos armamentos. Vamos de… Read more »

Paulo Renato

Esqueci de comentar que a Saab já fez seu pronunciamento a respeito dele servir em uma Nae, isso não é nenhum problemas para eles.

Abs.

Wolfpack

Estava navegando pelo Virtual Earth da Microsoft e seu Bird`s Eye sobre o AMARC Davis-Monthan Air Force Base e vi o número impressionante de F16, F14 e A4 no estoque, fora os P3 e B52,B1B e C130. Mas já notei um F15 perdido em uma fila e alguns FA18 começando outra fila… É de arrepiar o que estes americanos têm de aviões no estoque ou servindo de fonte de peças para aeronaves na ativa… Vale a pena dar uma olhada por lá – South Tucson – Arizona.

Wolfpack

No que o Gripen é melhor que o F16 Block50/60? Eu acredito que os dois são equivalentes. Monoreator por monoreator fico com o falcão…

evandro

F 16 NO FINAL DA VIDA??? A FORÇA AÉREA BRASILEIRA TA TODA CONTENTE AI COM SEUS “F5M” DA DÉCADA DE 70 MODERNIZADOS. DAQUI A POUCO VÃO QUERER QUE O BRASIL COMPRE UMA DAQUELAS NAVES DO FILME “GUERRA NAS ESTRELAS” OU DO “RETORNO DE JEDI”.

Tailhooker

Ricardo, EU, eu não tenho como te provar, mesmo porque não visitei o paiol de AMRAAM no Chile. Acho até que nem mesmo os pilotos chilenos viram os mísseis reais, acredito que tenham visto somente os mísseis de manejo. Para eu falar aqui, é porque a fonte que me passou a informação é digna de confiança. Independente de “fulano me disse”, gostaria de incentivar a reflexão através de um outro ponto de vista. Seria idiota a FACh perante à comunidade mundial em desembolsar centenas de milhões de dólares para equipar-se com um avião de combate sem mísseis?. Os chilenos são… Read more »

pacau

pronto pedir o F-16 no FX-2, daqui a pouco vão pedir o F-4 Phantom…
rsrsrs.

Tailhooker

Já ouvi esse papo de malharem o F-16 e chamá-lo de aspirador de pó, vacuum cleaner.
O pedrisco que entra pelo intake do F-16 é o mesmo que entra pelo intake do F-5 e do Xavante e do A-4, que apesar de ser mais alta, também ingere muitos detritos.
Uma força aérea que não tem condições de manter suas pistas limpas merece operar PUCARÄ para a eternidade. Realmente, para país pobre sujo e imundo, o F-16 não serve !!

evandro

Tailhooker

HAHAHAHAHAHAHA!!!! VC TEM RAZÃO…HAHAHAHAHA!!!!!

Hornet

Mauro,

Calipso? Não seria Colapso?!!!…eu pelo menos entro em colapso…kkkk

abração

Francisco AMX

hauhhauhsauhddhuaau parece que to querendo te “abreviar” Mauro! 😉

era para ser: ao contrário do que o Mauro falou…!

desculpa a besteira e o mal entendido da “revista falou”, grande amigo! fica vivo viu! 🙂 quero muito “desconcordar” com vc!

Abração!

Hornet

Mauro,

combinado. Vc conhece o café São Paulo, que fica em Santa Cecília?…costumava ser um bar de jazz e MPB antigamente.

Caso ele tenha mudado o repertório para o “Colapso Music” poderíamos ir lá também, né?…hehehe

Brincadeira!

Seria um prazer enorme, poderíamos marcar um dia desses um chopp, sim. O Bar Brahma é bem legal (tenho uns amigos que tocam por lá de vez em quando também)…apesar que o “Rei” tem um certo charme botequeiro também que muito me agrada…Enfim, sou meio botequeiro como vc já deve ter percebido…rs.

abração

Tailhooker

Prezado Mauro, Nunca vi a FAB como a fonte do problema. Quando se tem recurso, as FFAA procuram fazer a coisa certa, embora nem sempre consigam. É inegável o excelente serviço humanitário que nossas FFAA prestam à população. É exatamente dentro desse contexto de fazer muito com pouco que fico irritado com nossas “viagens”. Vc muito bem mencionou, com pé no chão, e consciente da realidade, os nossos melhores recursos, a trinca que vc mencionou. Quanto ao Chile, é natural que a aquisição de um vetor não seja uma unanimidade e enfrente resistências dentro da própria força. A realidade hoje… Read more »

Francisco AMX

Diz a lenda que o Hornet tem um poster do Chimbinha atrás da porta… 😉

Tailhooker

Mauro e Hornet

vcs estão em SP ?

Mauro

Conheço bem essa raça argentina. Já morei lá por dois anos.

Tailhooker

Mauro,

Por falar em calma, por onde andam aqueles que realmente conseguem me tirar a calma ? Welington e Marlos Barcelos. Estou sentido falta deles aqui por essas paragens..

O Wellington deve estar na Rússia, vendo como anda a expectativa para o primeiro voo do PAK-FARSA.

Hornet

Francisco,

Chimbinha?…What fuck is this?…rs.

Tailhooker,

eu moro no interiorrrr de SP…mas morei na Capitarrr por muitos anos. Vc é de SP, ou está em SP?

abração aos dois

Tailhooker

Hornet,

Não gosto de denunciar a minha posição rsrsrs, mas estou na cidade sede de nossa indústria aeronáutica.

Mauro,

Na verdade. os arranca rabo com eles são divertidos. Eles são o tempero do blog. Se estão na escuta, recebam o meu abraço.

Bosco

Vocês querem um caça que não aspira nada na pista comprem esse aqui:
(www.adams-clan.net/F-107.jpg)rsrs….

Tailhooker

Bosco,

Que bizarro. O arrasto de onda deveria ser tão grande que desistiram do projeto. Mas o projeto “parece” estar preocupado com o FOD, pelo menos.

O time dessa noite está bom. Mauro, Francisco, Bosco e Hornet.

Valeu e tenha uma boa noite.

Hornet

Mauro,

Ah! Sim..o inesquecível Chimbinha…como pude me esquecer deste glorioso ser…hehehe

Tailhooker

Eu moro, atualmente, perto de Ribeirão Preto, mas estou sempre em Campinas.

Mas valeu! Uma boa noite pra vc também

e até mais a todos. Também, vou nessa!

inté

welington

Tailhooker em 25 abr, 2009 às 0:09
Mauro,
Por falar em calma, por onde andam aqueles que realmente conseguem me tirara calma ? Welington e Marlos Barcelos. Estou sentido falta deles aqui por essas paragens..
O Wellington deve estar na Rússia, vendo como anda a expectativa para o primeiro voo do PAK-FARSA.

Clama já estou voltando,rsrs. Kara Passei mal como nunca, acho que comi algo estragado, não vomitei as tripas, pois não teve jeito, rsrs, mas graças a Deus estou melhor…
No mais um abraço a todos.

Felipe Cps

Caraca, dei uma olhada no tal AMARC via Google Earth. Realmente impressionante, o que tem de F-4 já é mais caça do que a FAB vai possuir nos próximos 500 anos!!!! E a quantidade de F-14 é suficiente pra derrubar todos os caças da América Latina, no canhão, pelo simples peso numérico!!! Que judiação cara, e esse brasileirinho aqui querendo só UM F-14… Esse americano é foda mesmo… Caras vale a pena ver, eu nunca tinha imaginado que uma coisa dessas existisse… Já tinha ouvido falar mas olhando as imagens é realmente inacreditável… Por isso que naquele filme “Independence Day”… Read more »

Felipe Cps

Ah uma pergunta pros russófilos: alguém sabe onde fica o cemitério russo/soviético de aviões, se é que existe?

Tailhooker

Grande Welington,

Melhoras para vc, companheiro.

Abraço

Fábio Max

Esse negócio do F-16 não poder receber mais atualizações é bobagem. Ora, pensemos bem. Os block 50/60 são dotados de uma “espinha” que vai do cockpit do piloto até a cauda. Isso não foi atualização em relação às versoes mais antigas, com um desenho mais arredondado? Mais que isso, os F-16 de Israel são dotados de vários dispositivos exclusivos deles, aplicados por sua indústria militar. Se é possivel fazer isso, é porque o avião comporta modernizações. Fora isso, se o F-5 recebe atualizações e pôde ser modernizado, porque um avião mais e com inúmeras mais capacidades não poderia? Eu penso… Read more »

Vovódka da Sibéria

‘Kara Passei mal como nunca, acho que comi algo estragado, não vomitei as tripas, pois não teve jeito, rsrs, mas graças a Deus estou melhor…’ Welinton meu netinho querido!!!! a vovo’ veia aki espera que voce ja’ esteja bem agora se nao estiver toma uma vodka destilada pelo menos treis veiz que e’um santo remedio pra tudo!!!!!! e pra perguntou de cemiterio de aviao russo eles ficam por todo canto de preferencia mais perto das fabricas e na maioria das vezes eles estocam tudo perto dos esquadroes mesmo e e’ isso que a veia sabe e que parte desse cemiterio… Read more »

Fabio Bett

Fico impressionado com alguns comentário aqui “sem noção” ! Vamos as considerações: 1 – A guerra aérea hj é diferente da década de 40/50…não é simplesmente colocar um avião no ar contra o outro…o sistema de armas, detecção e doutrina é fundamental; 2 – Não podemos comparar o cenário da América Latina com o europeu/americano/russo…são coisas muito diferentes!! 3 – possuir um equipamento/missel/avião é bem diferente de saber operar!!! vc não consegue dominar um “novo” equipamento em menos de 5 anos de uso!!! 4 – não existe nenhum país hoje na américa latina que consiga superar o F-5M + derby… Read more »

joao terba

Os americanos estão testando o super-tucano parecem que gostaram muito,vai apoiar os fuzileiro,essa versão vai ser embarcada,derrepente pode acontecer um offset com o super hornet F18.
abraço.

Francisco AMX

Mauro! esta do “operacional no Blog”, sobre a saúde do querido Welington, foi a coisa mais hilária que li! showwwwwwwww! to rindo até agora! mesmo! Poh Mauro, vão num boteco, e eu tenho que fica mateando? sacanagem! rsrsr (depois tu reclama que eu te “abrevio” rsrsr Hornet, vai no youtube bota “calipso iron maden” ou coisa parecida, que tu vai ver o chimbinha arrasando no solo de guitarra! rsrsrs vale a pena … Fábio Max, se tu considera um F-16 para uma “segunda linha” eu nem imagino o que o amigo espera do FX-2… acho que tu está superdimensionando os… Read more »

kaleu

Olá Pessoal,

Sobre a eliminação do Falcon no FX-2, além dos comentários ja abordados, acredito que haja tbm um fator de vaidade envolvida, pois, a LM foi consultada pela FAB sobre o F-35 e respondeu sobre o F-16 … CERTAMENTE nossos oficiais não ficaram muito felizes com a postura da LM … consequentemente o F-16 não foi nem considerado para estar presene no short-list … é minha opinião

abraços
Kaleu

welington

Tailhooker valeu kara. Mauro é realmente deve ser uma virose, não fui ao medico, mas pelos sintomas esta é a mais provável causa. Vovódka a benção e muito obrigado pela dica vou tentar, rsrsrs, Francisco AMX valeu ai Francisco. No mais um abraço a todos.

Hornet

Francisco,

vixe! Chimbinha metaleiro…agora vai, hein?…hehehe

vou procurar depois. Deve ser um show de horrores, será que não?

Wellington,

melhoras pra ti, camarada!

Vovódka,

e como andam os treinamentos aí na Sibéria? Anda meio sumida…escreva mais vezes, nem que for pra falar mal dos caças não-Sukhói.

Existem dois tipos de caças no mundo: os Sukhói e os não-Sukhoi…não é assim?

abração para os 3 amigos…no caso da Vovódka, amiga, é claro.

evandro

ALGUEM AQUI TEM UMA RECEITA DE “ARROZ COM BROCOLIS”??? PORQUE TO VENDO QUE DE AVIÃO AQUI NINGUEM ENTENDE NADA!!!! RSRSRSSR!!!

Hornet

Pô, Evandro! Como é que vc fala uma coisa dessas?!!! Aqui no Blog encontram-se algumas das mentes mais brilhantes da aviação mundial…

Já sobre a receita do arroz com brócolis…vc gosta com ou sem hortelã?…hehehehe

abração meu caro

Fábio Max

Francisco AMX,

Eu quis dizer que, se o Brasil resolvesse modernizar F-16 antigos, teria aviões muito melhores e mais capazes que od F-5M. Mas é fato que, os F-16 Block 60 estão hoje no mesmo nível dos concorrentes do FX-2, salvo uma ou outra característica e mesmo assim, capazes de receber modernizações.

Aliás, isso me faz lembrar de outro aspecto. Além do estrutural das aeronaves, fala-se muito em espaço dentro delas, para instalar novos equipamentos. Considerando que equipamentos eletrônicos dimimuem de tamanho a cada dia, não considero isso um problema, desde que a aeronave suporte carregar os armamentos.

Combates Aéreos

Inferno sobre Tóquio

A mais sangrenta missão para o 73rd BW foi no dia 27 de janeiro de 1945. A missão tinha...
- Advertisement -
- Advertisement -