quarta-feira, abril 21, 2021

Gripen para o Brasil

62 anos de ‘Pampa’

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

pampa

Uma solenidade militar marcou ontem o 62º aniversário do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV), o Esquadrão Pampa, na Base Aérea de Canoas.

A formatura contou com a presença de autoridades civis e militares, que prestaram homenagens aos oficiais que se destacaram por serviços prestados em terra ou no ar. “Pela dedicação de todos que
por aqui passaram, formamos um dos mais importantes esquadrões de
aviação de caça da Força Aérea Brasileira”, disse em seu discurso o tenente-coronel aviador Sérgio Barros de Oliveira, comandante do Esquadrão Pampa.

A cerimônia contou com a entrega do prêmio Elos de Eterna Amizade, destinado a militares que tem mais de 10 anos de trabalho no 1º/14º GAV. Neste ano, sete militares que estão indo para a reserva receberam a distinção. Em seguida, foram conhecidos os destaques de 2008, recebendo as placas comemorativas Sílvio Luis Barbieri e Diego da Silva Goulart (militar padrão), e Gustavo Furlan Aquino (piloto mais eficiente). Dentro das comemorações foram lembrados também os oficiais que alcançaram 2 mil e 1 mil horas de voo. A festa se encerrou com demonstrações de voo e almoço de confraternização.

Nestes mais de 60 anos de história, o Esquadrão Pampa manteve-se equipado com aviões modernos que o tornam a ponta de lança do Brasil no Conesul. A última atualização da frota ocorreu há três anos, quando as aeronaves F-5E/F passarem por uma remodelação interna realizada pela Embraer. Neste novo formato, denominado F-5M, foram empregados novos tipos de armamentos adaptando o sistema de Radar Warning Receiver (receptor de ondas de radar), radar Griffo e sistema de Chaff Flare (dispositivos para detectar mísseis inimigos).

FONTE: DiáriodeCanoas.com.br

NOTA DO BLOG: Segundo o site Defesanet, o Esquadrão Pampa foi convidado para participar de uma corrida de velocidade: Dragster versus F-5M. Os direitos de transmissão já foram negociados por uma emissora de TV mas o Comandante da Aeronáutica e o CECOMSAER ainda não deram o aval para que o evento seja realizado.

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

Parabéns ao Esquadrão Pampa! E que se mantenha na elite da FAB por muitos e muitos anos ainda. Já sobre a corrida proposta, sou mais o Dragster nos primeiros metros…mas depois que o F-5 ganhar velocidade, já era… mas seria legal ver essa corrida. Certa vez vi uma corrida semelhante entre um fórmula 1 (pilotado pelo Alonso, se não me engano) e o Typhoon. O fórmula 1, por ter mais arranque, dispara na frente…e o caça parece que nem se move…só que quando o Typhoon começa a ganhar velocidade…passa que nem um avião na frente do fórmula 1…hehehe abraços a… Read more »

Paulo Silva

Parabéns a este excelente exquadrão Pampa, pela sua qualidade de seus pilotos, elevando o Brasil a uma força aérea reconhecida na america do sul e agora pela própria USAF depois do REDFLAG.

Paulo

bandeira

Só uma pergunta, qual a utilidade de tal prova/teste, enfim dessa coisa?

bandeira

Desculpe,mas pelo inusitado da nota, já ia esquecendo, Parabéns Pampa

Gustavo

com certeza o melhor esquadrão que a força aérea possui!

Roberto L.

parabéns ao esqadrão Pampa pelos serviços prestados a Pátria em todos estes anos.

quanto a prova, sou a favor, pois ela ajudará a divulgar nossas FA…

RLobo

Sou totalmente contra!
Não vai acrescentar em nada para o esquadrão Pampa.
PARABENS ESQUADRÃO PAMPA!!

J Roberto

Atualmente o Esquadrão Pampa é uma das mais reconhecidas unidades de aviação de caça da América Latina. No ano passado, foi destaque na Red Flag, o mais importante exercício aeronáutico do mundo, nos Estados Unidos, tendo atingido os mesmos níveis operacionais dos pilotos da USAF, embora utilizando um equipamento inferior tecnologicamente. No ano do seu sexagésimo segundo aniversário, o Pampa vai “colocar no papel” todas as lições e táticas aéreas aprendidas nos exercícios militares multinacionais em que participou, para desta forma agregar conhecimento no intuito de desenvolver melhor as doutrinas operacionais da aviação de caça, aumentando sua letalidade e preparando… Read more »

bandeira

Num momento de dificuldade enonômica que vive o mundo, tal tipo de competição é no meu ponto de vista um total despropósito, pois por pouco que seja irá gerar desgaste de equipamento, e mesmo têm um custo de manutenção muito elevado, sem contar que não sabemos qual seía a reação da mídia, se favoravel ou contra.

Vassili Zaitsev

Bandeira,

Sinceramente, se uma única corrida de decolagem venha à desgastar o F-5M tanto assim, sugiro que se antecipe para hoje mesmo a aposentadoria do PAMPA MIKE BICUDÃO.

Vc com certeza ja ouviu o lema de que a propaganda é a alma do negócio. E, as FFAA brasileiras precisam disso, (propaganda), em sua árdua luta de tentar convencer os políticos à liberarem a necessária verba para a manutenção das mesmas.

abraços.

bandeira

Com certeza cairiam de pau, e perguntariam para que a FAB quer aviões modernos, talvez para participar de rachas?Não sei quanto ao desgaste, mas com certeza seriam algumas horas a menos de vida útil, pois decolagem e pouso sempre causam desgaste, ainda que seja de pneus, de acionamento do disposito de frenagem, enfim, de uma série de partes.Abraços.

Rodrigo Cesarini

É uma forma da Força se aproximar da população, principalmente os mais jovens.

Hornet

Parabéns ao Esquadrão Pampa! E que se mantenha na elite da FAB por muitos e muitos anos ainda. Já sobre a corrida proposta, sou mais o Dragster nos primeiros metros…mas depois que o F-5 ganhar velocidade, já era… mas seria legal ver essa corrida. Certa vez vi uma corrida semelhante entre um fórmula 1 (pilotado pelo Alonso, se não me engano) e o Typhoon. O fórmula 1, por ter mais arranque, dispara na frente…e o caça parece que nem se move…só que quando o Typhoon começa a ganhar velocidade…passa que nem um avião na frente do fórmula 1…hehehe abraços a… Read more »

Paulo Silva

Parabéns a este excelente exquadrão Pampa, pela sua qualidade de seus pilotos, elevando o Brasil a uma força aérea reconhecida na america do sul e agora pela própria USAF depois do REDFLAG.

Paulo

bandeira

Só uma pergunta, qual a utilidade de tal prova/teste, enfim dessa coisa?

bandeira

Desculpe,mas pelo inusitado da nota, já ia esquecendo, Parabéns Pampa

Gustavo

com certeza o melhor esquadrão que a força aérea possui!

Roberto L.

parabéns ao esqadrão Pampa pelos serviços prestados a Pátria em todos estes anos.

quanto a prova, sou a favor, pois ela ajudará a divulgar nossas FA…

RLobo

Sou totalmente contra!
Não vai acrescentar em nada para o esquadrão Pampa.
PARABENS ESQUADRÃO PAMPA!!

J Roberto

Atualmente o Esquadrão Pampa é uma das mais reconhecidas unidades de aviação de caça da América Latina. No ano passado, foi destaque na Red Flag, o mais importante exercício aeronáutico do mundo, nos Estados Unidos, tendo atingido os mesmos níveis operacionais dos pilotos da USAF, embora utilizando um equipamento inferior tecnologicamente. No ano do seu sexagésimo segundo aniversário, o Pampa vai “colocar no papel” todas as lições e táticas aéreas aprendidas nos exercícios militares multinacionais em que participou, para desta forma agregar conhecimento no intuito de desenvolver melhor as doutrinas operacionais da aviação de caça, aumentando sua letalidade e preparando… Read more »

bandeira

Num momento de dificuldade enonômica que vive o mundo, tal tipo de competição é no meu ponto de vista um total despropósito, pois por pouco que seja irá gerar desgaste de equipamento, e mesmo têm um custo de manutenção muito elevado, sem contar que não sabemos qual seía a reação da mídia, se favoravel ou contra.

Vassili Zaitsev

Bandeira,

Sinceramente, se uma única corrida de decolagem venha à desgastar o F-5M tanto assim, sugiro que se antecipe para hoje mesmo a aposentadoria do PAMPA MIKE BICUDÃO.

Vc com certeza ja ouviu o lema de que a propaganda é a alma do negócio. E, as FFAA brasileiras precisam disso, (propaganda), em sua árdua luta de tentar convencer os políticos à liberarem a necessária verba para a manutenção das mesmas.

abraços.

bandeira

Com certeza cairiam de pau, e perguntariam para que a FAB quer aviões modernos, talvez para participar de rachas?Não sei quanto ao desgaste, mas com certeza seriam algumas horas a menos de vida útil, pois decolagem e pouso sempre causam desgaste, ainda que seja de pneus, de acionamento do disposito de frenagem, enfim, de uma série de partes.Abraços.

Rodrigo Cesarini

É uma forma da Força se aproximar da população, principalmente os mais jovens.

Reportagens especiais

Embraer KC-390: um avião que carrega o desafio de conquistar muitas bandeiras

Fernando “Nunão” De Martini e Alexandre Galante (matéria publicada originalmente na revista Forças de Defesa nº 14) Na manhã de...
- Advertisement -
- Advertisement -