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Segundo o Diário Oficial da União,  edição da última sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009, estão sendo adquiridos equipamentos para modernização de 43 aeronaves A-1.

E as demais? O que o futuro reserva para elas?

COMANDO DA AERONÁUTICA

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 1/2009
No do Processo: 017-08/SDDP. Objeto: Aquisição de equipamentos
para a modernização das 43 (quarenta e três) aeronaves A-1. Contratada:
EAI- Embraer Aviation International. Anuente Solidária: EMBRAER
– Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. Autoridade Solicitante:
Brig Ar Dirceu Tondolo Nôro – Subdiretor da SDDP/Pres.
da COPAC. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Juniti Saito – Comandante
da Aeronáutica. Justificativa: elevar a capacidade operacional
e de sobrevivência das aeronaves A-1, colocando-as em condições
de emprego. Valor: US$ 147,565,954.11 (cento e quarenta e
sete milhões, quinhentos e sessenta e cinco mil, novecentos e cinqüenta
e quatro dólares norte-americanos e onze centavos). Amparo
legal: Artigo 24, IX, da Lei 8.666/1993 combinado com o artigo 1º,
I, do Decreto nº 2.295, de 05 de agosto de 1997.

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Fonte: Imprensa NacionalDiário Oficial da União

Foto: FAB Colaborou: Baschera

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RL

Xiii….

“A porca torceu o rabo”.

Será a crise?
Será a Embraer?
Será a FAB?
Será a politica?
Será a VERBA?

O que será hein?

RJ

A modernização será feita em lotes. Talvés os outros possam até receber equipamentos mais atualizados.

falcon

Deve ser um dos cortes do orçamento da Força Area, que O comandante Juniti Saito relatou. Que haveriam cortes de 30% dos gastos da força, para manter o programa FX-2.

Esdras

Como falava-se em no máximo umas 25 unidades, acho que este número foi ótimo!!!!

Cinquini

Eu acho que o “restante” vai ficar guarado na “reserva técnica”

tailhooker

147 milhões para 43 ? A Embraer está cobrando + 100 milhões para 12 A-4.
Resta saber o que está incluído nesse pacote do A-1. Tô achando barato.

Baschera

O colega Mauro levantou a questão em outro tópico, de que a quantidade que será modernizada, 43 und., é justamente a quantidade de monoplaces (A-1A). Será coincidência ??
Bem, também tenho a informação de que alguns (não sei a quantidade) dos A-1 modernizados ficarão no 1º/10º como wild weasel da FAB que também será responsavel pela SEAD com o pod Skyshield.

Sds.

Abrivio

Hipóteses:
1 – Só os mono serão modernizados nesse padrão, os bi receberão pacote diverso (sem radar, etc) destinados a servirem como treinador avançado em substituição ao Xavante.

2 – As unidades faltantes são aquelas afetadas pela oxidação na lenda urbana de que teriam sido mal armazenadas.

Esdras

Só falta termos a boa notícia da confirmação da modernização dos A-4, que essa tá difícil.
Pelo menos ultimamente na FAB algumas coisas estão acontecendo…..

Fábio Max

Se os F5 jornadianos forem modernizados, serão 55 F5M.

E 43 A1M.

98 + 12 M2000 + 98 AT29 + 25 AT26 que estão indo pro cemitério + uns 30 AT27.

Muito pouco, distribuídos pelo Brasil, não cobrem a contento as necessidades nacionais de defesa.

Quem pensava que iam modernizar os 54 A1 decepcionou-se.

Baschera

Tailhooker,
Esta é somente a parte da Embraer. Outros, se não me falha a memória, Us$ 187.000.000 serão pagos pela eletrônica à Elbit/Aeroeletrônica.
Sds.

Baschera

Desculpem,
O Correto é “pagos para” e não “pagos pela”….
Sds.

Flamenguista

Melhor 43 modernizados do que 54 “capengas”.

Flamenguista

Além do que, serão aeronaves com capacidade de lançar bombas guiadas, o que mais que dobra a capacidade ofensiva de cada um.

Hornet

Bom, agora eu já não entendo mais nada… Não que eu morra de amores e confiança pela grande imprensa brasileira (muito pelo contrário), mas o que dizer destas matérias, publicadas em todos os jornais do Brasil (Folha, UOL, Estadão, Globo e demais PIGs do gênero): “31/08/2007 – 12h19 Embraer começa a modernizar 53 aviões AMX da FAB Rio de Janeiro, 31 ago (EFE) – A Embraer disse que colocou hoje em andamento o projeto de reformar os 53 aviões de combate AMX da Força Aérea Brasileira (FAB), que receberão modernos sistemas de radar, armamento e sensores. “O projeto de modernização… Read more »

Hornet

Não é que eu queira ser chato, mas num site que apresenta o balanço econômico da Embraer (contando tudo, desde jatos comerciais até os Super Tucanos entregues para a FAB) em 2007, está contabilizada a modernização dos 53 AMX. Ainda informa que a Embraer já recebeu o primeiro AMX da FAB, para iniciar a “recauchutagem” (hehehe): “A Embraer recebeu da Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro jato AMX para modernização de sistemas e atualização tecnológica. O projeto de modernização dos jatos AMX, designados A-1 pela FAB, tem por objetivo manter ativa por mais 20 anos a frota de 53 unidades… Read more »

Abrivio

Hornet, Lembrando a modernização dos F5: primeiro são entregues um mono e um bi para que sejam usados de protótipos. Depois de testados e aprovados, iniciam-se os trabalhos nos demais. Se o mesmo processo foi adotado, explica-se a diferença de datas. E a liberação do dinheiro foi só agora, pois apenas após a aprovação do protótipo pode-se liberar o dinheiro, pois não durante este processo é que se fecha definitivamente os serviços a serem realizados e depois de liberada a grana, não se pode mais modificar o valor sem dar n explicações. Eu entendo que o protótipo do AMX foi… Read more »

Abrivio

Observações:

1 – O dinheiro está sendo pago a uma subsidiária da Embraer no exterior. Alguém questionou isso, mas não tem nada demais, a empresa deve estar precisando de $ para arcar com compromissos fora do país e fez uma operação só, deve ficar mais barato.

2 – Eu tinha entendido e continuo entendendo que a Embraer é a contratante principal. No texto usa-se a expressão “aquisição de equipamentos”, esses seriam justamente os aviônicos da aeroeletrônica. Todo o contato da FAB seria direto com a Embraer, responsável por todas as subcontratadas.

Ulisses

Hornet

Foi você que disse que “tem um bode na sala da embraer”la no outro site?

Robson Br

Não sei se a FAB tem os 53 caças A-1 disponíveis para modernização. Segundo fontes, existe um estoque em Santa Cruz bem afetado pelo tempo. Na época que se falou na modernização comentava-se sobre isso, pois o nº dependeria do estado dessas unidades estocadas. A modernização vai depender também do contrato a longo prazo do FX-2.
A FAB precisa também de reserva de peças já que o caça não é mais produzido.

marujo

Já rolou a informação num site especializado de que nem todos os AMX seriam modernizados porque parte dos aviões de Santa Cruz sofreram problemas de corrosão. Essa corrosão foi provocada por manutenção inadequada. As expectativas mais otimistas naquele site informavam que seriam modernizados pouco mais metada da frota. 43 aparelhos, então, é um número muito animador. Mostra que a perda foi apenas de 10 aparelhos.

Felipe Cps

Só me respondam uma coisa: pra que modernizar o A1, se o FX-2 é para substituí-lo também? Será que não seria melhor pegar os 300 mi que vão ser gastos e comprar mais caças multi-role, já que a treta é dinheiro? Ou vão usar A1-monoplace pra treinar tb? Ou é só pra “fill the gap” até a entrega dos FX-2? Ou isso é uma mãozinha pra Embraer? Perguntas, perguntas… Na minha visão o A1 é um avião extremamente limitado e só serve pra meter medo em bolivarianinho que nem isso tem (Evo, Lugo, etc.), porque qualquer caça dos anos 60… Read more »

Anker

Senhores,

Desculpem minha ignorância… Mas qual é a função do A1 na FAB?
Aliás, existe algum post que eu tenha perdido onde é explicado a função de cada um dos aviões da FAB?

Sds.

Ulisses

Felipe Cps

Ele deve ser substituído pelo FX-2 ou por outro vetor.

Em tempo,em um combate aéreo ele ainda seria muito util para apoiar as tropas em terra,ele é um avião de ataque e não um caça,em combate ele teria escolta de caças,quando os inimigos forem abatidos ele tem o caminho livre ele pode lançar armas inteligentes e burras.Imagine ele armado com bombas guiadas a lazer.Se fosse assim Itália já teria substituído os seus.

É a mesma coisa com os MIG 23 e A-10.

Abraços.

Ulisses

Alguém pode responder o que é aquilo embaixo do A-1 na primeira foto?É um pod de reconhecimento?

Abrivio

Anker,

AMX (fabricante) ou A1 (FAB) é uma aeronave de ataque e reconhecimento tático.

abraços,

Felipe Cps

Grande Ulisses, tudo bem, mas ele não tem apenas 5 pontos duros? Não é muito pouco para um avião exclusivamente de ATAQUE (compará-lo com o A-10 foi sacanagem, rsrsrs)? E a Itália não está substituindo (ou procurando substituir) os seus? E além do mais não é uma aeronave cujo custo por hora de vôo é alto? Sinceramente, é lógico que tudo que vem para agregar à FAB é bom, ainda mais para nós que estamos acostumados a ver a penúria instaurada nas FFAA, mas acho que é um dinheiro mal gasto, se a intenção é aposentá-los a médio prazo. Ou… Read more »

Abrivio

Comparando com o comunicado da Elbit em novembro (http://www.defesanet.com.br/tecno1/elbit_amx.htm): – Não é citado o número de aeronaves. – Com correções, os valores são similares ao agora liberado, isto é, a Embraer é a contratante principal e os demais vinculados a ela, por isso o dinheiro foi todo para Embraer. – Este é o valor de produção, depois de aprovado o protótipo. “A implementação da fase de produção segue após serem completadas as fases de desenvolvimento e protótipo que é sujeita à aprovação. A Elbit Systems foi selecionada como um dos subcontratistas preferenciais da Embraer, que é a principal contratista para… Read more »

Wladimir

A modernização dos A-1 é um excelente negócio. Gastamos uns U$ 300 milhões para modernizar 43 aparelhos e deixá-los atualizados e com grande capacidade de combate é formidável. Incrementará a frente de combate da FAB. Algum colega disse para adquirir vetores multi-função para substití=los ao invés de modernizá-los; escolha errada pela verba que temos. Um F-18E/F custa em torno de U$ 80 milhões. Dá para imaginar que não é possível.

Abraço.

Nelson Lima

43 A1 uptodate tá de bom tamanho. O restante vai virar fonte de peças de reposição.

Felipe Cps

Wladimir, possível é, falta é vontade política, rsrsrs…

Abs

Hornet

Abrivio, eu realmente não sei o que dizer. Achei estas matérias antigas e coloquei aqui pra gente pensar. Eu imagino que deva ter um protótipo, como vc falou. E se for assim, é bem provável que não seja apenas os 43 caças, mas sim, mais que isso. Por outro lado, e eu estou questionando a informação (e não a Embraer ou a FAB), os jornais de 2007 dizem que o contrato já tinha sido assinado, no valor de 400 milhões de dólares…Então…quem é que sabe o que está acontecendo, né? Ulisses, o texto do “bode” é meu, mas eu escrevi… Read more »

Francisco AMX

Pq não modernizar? se teve um colega outro dia que disse que os A-1, no Red Flag, cruzaram os USA sem serem detectados! eram da versão Stealth! que os americanos acabaram copiando para melhorar o RCS do F-22… parece que foi isso! 🙂 Podiam deixar estes aviõezinho como estão, e comprar um lote de 30 F-16 belgas! e modernizá-los com a Elbit, muito mais negócio! dizem que um F-16 modernizado ao padrão bloco 50 pela Elbit fica na casa dos 25milhas! 750milhas para termos aviões capazes realmente! não esta limitada aeronave, que servirá apenas para ataques em áreas pouco defendidas!… Read more »

Ivan

Mauro,
Sabemos que não vai dar para trocar o motor do “bichinho”, como vc “falou”, mas que seria muito bom colocar os motores do SH sem pós combustão…

G-LOC

Trocando o motor o AMX vai ficar com a mesma potencia ou um pouco a mais. Vai adicionar uns 4 milhões por aeronave. Ele já vence o F-5 fácil a baixa altitude e vai ficar mais fácil. – Com esta grana dá para comprar uma dúzia de AIM-9X ou Python 5 e se igualar a qualquer caça no combate aproximado. – se é para se defender de artilharia antiaérea ou mísseis SAM então compra sistemas de guerra eletrônica ou armas guiadas de maior alcance para disparar fora do alcance. – Se é para levar mais carga então compra LGB e… Read more »

Baschera

Senhores, Realmente os 10 A-1 que faltam não serão modernizados. Servirão para “scrap” ou fonte de peças. Trata-se dos A-1 que tiveram problemas no desumidificador em Sta. Cruz e que tem sérios problemas de corrosão principalmente nas longarinas das asas. Usinar as asas de apenas 10 unidades custaria uma fortuna, e o custo x benefício seria negativo. Quanto aos que questionaram a modernização e que acham que poderiamos esperar o FX-2, a resposta é uma só : Não há garantias de que realmente vá sair o FX-2, então a FAB está se protegendo. É melhor um A-1M na mão do… Read more »

Hornet

Mauro,

sem dúvida…independente da quantidade (se 43 ou 53), ainda assim ganharíamos muito com isso…

mas que os jornais são uma belezura e um primor no que se refere a checar as informações antes de publicar….ah! nisso ele são imbatíveis.

Primeiro atira, que dizer, publica, depois pergunta…ai, ai, ai…hehehe

abração

Felipe Cps

Aí sim Baschera, disse tudo, rsrs, melhor A1-M do que nada… É rir pra não chorar, afff…

Baschera

Hornet,
Na época das reportagens citadas, esperava-se modernizar todas as células do A-1. Havia, no entanto, dúvidas quanto as células com problemas de corrosão, umas mais atingidas outras menos. Soube hoje, que após análise de engenheiros e técnicos, FAB e Embraer optaram por deixa-las para fonte de peças. O por quê expliquei no post acima.

Sds.

Baschera

Mais…. info recém chegadas do colega Juarez da FAB :

“….Serão retrofitadas todas as células do terceiro lote e as melhores do 1º e 2º. A “vontade” é retrofitar todas as bipostas, mas eu acredito que isto só se definirá após elas passarem pela IRAN no PAMA antes de irem para Embraer.”

Sds.

Hornet

Baschera,

grato por tirar minhas dúvidas. De qalquer modo a imprensa poderia ser um pouquinho mais profissional…tanto na época, como agora…custava alertar sobre esta dúvida?

Mas beleza!

valeu!

abraços

Francisco AMX

Pq realmente eles tiveram estes problemas de corrosão?? não foi um pouco prematura??? quem errou? foram punidos? forca? cadeia? sem praia? sem fim de semana? sem mesada?

Baschera

Mauro, Eheheheh… tiro dado… Bugiu deitado !!!! Olha, os Ghibli ou AMX italianos foram muito usados e muitos estão com o mesmo problema da FAB. Até pouco tempo atráz estavam todos retidos no chão por ordem do ministério público italiano. Mas acho que a FAB vai estar bem servida com estes 43 modernizados. Você e o pessoal do blog sabem das minhas queixas sobre o AMX, mas realmente se tudo o que a RFA ed. 48 cita for feito, na AL não teremos nada melhor, nem os A4-R da FAA ou os Su-25 do Perú. Lembro que será o único… Read more »

Hornet

Mauro, isso no jargão profissional (dos profissionais de imprensa) chama-se “barrigada”, não é isso? Eu sei que aqui não é o espaço para se discutir isso, mas a imprensa brasileira (especializada ou não) não está mais acostumada a ir atrás da notícia…fica esperando a notícia vir até ela. Quando isso acontece, ou se tem uma imprensa “oficializada” ou uma imprensa “opinativa” (no mal sentido do termo). E parece que estamos sofrendo, de um modo geral, não apenas na área de defesa, desses dois males…além de outros que, como eu disse, não é o caso de se discutir aqui. Mas Beleza!… Read more »

Heverton Ribeiro

MAURO, E AQUELE GOL DO NOROESTE ANULADO CONTRA O CORINTHIANS.

Nunão

Mauro, pede pro Todo-Poderoso adiantar algum pro santista aqui que eu tô cheio de conta pra pagar…

tailhooker

Baschera, Talvez o único oponente de respeito para o A-1M será o AF-1M, após a modernização. Embora a MB tenha dificuldade de operá-los, se todos os sistemas originais embarcados estivessem em pleno funcionamento, os A-4 da MB teriam condições de conseguir CEP tão bons ou até melhores do que o atual A-1. O que pouca gente sabe é que esses A-4 comprados pelo Kuwait são aeronaves completas, com equipamentos estado da arte da época. E deve-se observar que são aviões de concepção mais antiga do que o A-1. Se não me engano, o A-4 só perde em raio de ação,… Read more »

bruno

Na minha opinião 43 é um número rasoavel, mas como já dito não cobre as nossas necessidades de defesa.

Vinna

Será que a escolha da Embraer Aviation International, subsidiária sediada na França levará a FAB a enviar os aviões a EUROPA para atualização? E se isso acontecer será que não visa obter contato com os Italianos para realizar o Up-grade dos AMX deles?

Nunão

As questões sobre esse assunto agora já estão na imprensa: GAZETA MERCANTIL FAB contrata filial francesa da Embraer para reformar jatos São José dos Campos, 27 de Fevereiro de 2009 – O Diário Oficial da União trouxe em sua edição de 20 de fevereiro deste ano, um dia após o anúncio das demissões de 4.273 empregados pela Embraer, a publicação do extrato de dispensa de licitação, número 1/2009, no qual contrata a Embraer Aviation International, subsidiária sediada na França, para reformar 43 aeronaves AMX da Força Aérea Brasileira (FAB). O valor do negócio é de US$ 147.565,954,11. A nova negociação… Read more »