Home Indústria Aeroespacial M-346 Master vence KAI T-50 nos Emirados Árabes Unidos

M-346 Master vence KAI T-50 nos Emirados Árabes Unidos

463
84

m-346-foto-alenia-aermacchi

Decisão da concorrência para encomenda de 48 aeronaves foi anunciada no IDEX 2009 defense show, em Abu Dhabi, pelo Ministro da Defesa dos EAU

E vejam só: o Blog do Poder Aéreo incentivou desde ontem uma discussão sobre futuros treinadores a jato na FAB e, um dia depois, surgiu uma importante notícia sobre uma das mais acirradas concorrências internacionais dessa categoria de aeronave.  Segundo informações do site Defense News, os Emirados Árabes Unidos (EAU) selecionaram o Alenia Aermacchi M-346 Master como o novo jato de treinamento de caça / Lift de sua força aérea, com previsão para operar também como aeronave leve de ataque. O anúncio foi dado pelo Ministro da Defesa do país,  Maj. Gen. Obaid Al Ketbi, nesta quarta-feira 25 de fevereiro, durante a IDEX 2009 defense show.

O jato italiano concorreu com o KAI T-50 Golden Eagle pela encomenda de 48 aeronaves, numa seleção que se estendeu por vários anos. Ainda não foram revelados detalhes e valores do contrato, que segundo o ministro ainda estão sendo negociados, assim como a proporção entre versões treinadoras e de ataque. Mas segundo o Defense News, poderão ser 20 exemplares de cada versão, com os oito restantes sendo alocados a um esquadrão de demonstração aérea. Parte da frota da versão de ataque também seria utilizada em fases do treinamento.

Além dessa concorrência, a Alenia também participa da seleção dos EAU para um treinador básico, com seu jato M-311 disputando com o turboélice suíço Pilatus PC-21. Especula-se que, com a seleção do M-346 como LIFT (Lead in Fighter Trainer), as negociações estejam focadas no oferecimento de uma solução completa de treinamento para a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, desde a fase primária até a avançada / operacional.

E falando em Emirados…

O site Defesanet veiculou também neste dia 25 , a partir de informações da  TTU France relativas à Idex 2009, uma matéria que trata da possível compra do Dassault Rafale pelos EAU, desde que vinculada à devolução à Dassault, como parte do negócio, dos Mirage 2000-9 entregues ao país a partir de 2003. E relaciona esta negociação (ainda que o faça como uma pergunta, no título) com possibilidades para o programa F-X2 da FAB.

Será?

Apesar deste post ser dedicado principalmente à decisão da concorrência do novo treinador dos Emirados, fique à vontade também para comentar sobre essa possibilidade levantada pelo Defesanet.

Fonte: Defense News Foto: Alenia Aermacchi

84
Deixe um comentário

avatar
84 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
24 Comment authors
Rafale: acordo de venda para a Líbia pode estar próximo. Ou não?Sarkozy em ação: base nos EAU e Rafale no KuwaitVassili ZaitsevAlmeidaBlackAce Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
tailhooker
Visitante
tailhooker

Se a França percebeu que não conseguirá ganhar o FX-2 oferecendo o Rafale, pode tentar melar o processo oferecendo à FAB a solução Mirage 2000-9 ( o que seria um salto tecnológico para a FAB) a um preço bem mais “camarada”, possibilitando à FAB a aquisição de dezenas de aeronaves. Sarkozy poderia intermediar diretamente o negócio entre governos. Cairia como uma luva para os Emirados, para a França e para muita gente aqui no Brasil. Só não sei se agradaria à FAB.
Esse cenário é provável de ocorrer.

tailhooker
Visitante
tailhooker

Se a França percebeu que não conseguirá ganhar o FX-2 oferecendo o Rafale, pode tentar melar o processo oferecendo à FAB a solução Mirage 2000-9 ( o que seria um salto tecnológico para a FAB) a um preço bem mais “camarada”, possibilitando à FAB a aquisição de dezenas de aeronaves. Sarkozy poderia intermediar diretamente o negócio entre governos. Cairia como uma luva para os Emirados, para a França e para muita gente aqui no Brasil. Só não sei se agradaria à FAB.
Esse cenário é provável de ocorrer.

jacubão
Visitante

P… todo o mundo está divulgando os vencedores de suas respectivas concorrências, enquanto o Brasil demora mais de dez anos para não divulgar nada, ou será que estão esperando mais vinte anos?

jacubão
Visitante

P… todo o mundo está divulgando os vencedores de suas respectivas concorrências, enquanto o Brasil demora mais de dez anos para não divulgar nada, ou será que estão esperando mais vinte anos?

Fábio Max
Visitante

A força aérea dos EAU tem, segundo o Defesanet, 60 caças Mirage 2000-9, armados e preparados com a maior parte dos requisitos do FX1.

Eu não duvido nada, que a França não os ofereça. Ela faria isso e, dentro de 10 ou 15 anos, ofereceria os Rafale para substituí-los.

Ou, ainda, ofereceria esses 60 com opção para mais 60 Rafales depois. Ou seja: custo inicial reduzido, velocidade na entrega e custo posterior, na segunda fase do processo, diluído, conforme mais vendas do Rafale pelo mundo afora.

Fábio Max
Visitante

A força aérea dos EAU tem, segundo o Defesanet, 60 caças Mirage 2000-9, armados e preparados com a maior parte dos requisitos do FX1.

Eu não duvido nada, que a França não os ofereça. Ela faria isso e, dentro de 10 ou 15 anos, ofereceria os Rafale para substituí-los.

Ou, ainda, ofereceria esses 60 com opção para mais 60 Rafales depois. Ou seja: custo inicial reduzido, velocidade na entrega e custo posterior, na segunda fase do processo, diluído, conforme mais vendas do Rafale pelo mundo afora.

Robson Br
Visitante
Robson Br

Duvido que a FAB compre caças antigos. Seria uma desmoralização completa. A compra dos Rafales pelos EAU pode dar um novo ânimo a sua participação no FX-2. Mas….a FAB está em outra. Hoje o Amorim está em reunião com a Hillary para definir a pauta da reunião de Lula com Obama. Os militares brasileiros estão muito proximos dos americanos. Apesar do foco na área de defesa ser o FX-2, deve vir um pacotão para FAB, MB e EB. Quanto ao post atual, gostaria de ver o M-346 nas cores da FAB, nâo só como treinador. Seria ideal operando no mesmo… Read more »

Robson Br
Visitante
Robson Br

Duvido que a FAB compre caças antigos. Seria uma desmoralização completa. A compra dos Rafales pelos EAU pode dar um novo ânimo a sua participação no FX-2. Mas….a FAB está em outra. Hoje o Amorim está em reunião com a Hillary para definir a pauta da reunião de Lula com Obama. Os militares brasileiros estão muito proximos dos americanos. Apesar do foco na área de defesa ser o FX-2, deve vir um pacotão para FAB, MB e EB. Quanto ao post atual, gostaria de ver o M-346 nas cores da FAB, nâo só como treinador. Seria ideal operando no mesmo… Read more »

Baschera
Visitante
Baschera

Caro Nunão, perdoe-me o off-topic….. Se alguém tinha dúvida da quantidade de A-1 (AMX) que seriam modernizados, aí está a confirmação…..43 und. A curiosidade fica por conta da “contratada” uma subsidiária da Embraer, que pelo menos eu, desconhecia que existia. Sds. EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 1/2009 No do Processo: 017-08/SDDP. Objeto: Aquisição de equipamentos para a modernização das 43 (quarenta e três) aeronaves A-1. Contratada: EAI- Embraer Aviation International. Anuente Solidária: EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. Autoridade Solicitante: Brig Ar Dirceu Tondolo Nôro – Subdiretor da SDDP/Pres. da COPAC. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Juniti Saito… Read more »

Baschera
Visitante
Baschera

Caro Nunão, perdoe-me o off-topic….. Se alguém tinha dúvida da quantidade de A-1 (AMX) que seriam modernizados, aí está a confirmação…..43 und. A curiosidade fica por conta da “contratada” uma subsidiária da Embraer, que pelo menos eu, desconhecia que existia. Sds. EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 1/2009 No do Processo: 017-08/SDDP. Objeto: Aquisição de equipamentos para a modernização das 43 (quarenta e três) aeronaves A-1. Contratada: EAI- Embraer Aviation International. Anuente Solidária: EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. Autoridade Solicitante: Brig Ar Dirceu Tondolo Nôro – Subdiretor da SDDP/Pres. da COPAC. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Juniti Saito… Read more »

tailhooker
Visitante
tailhooker

Isso mesmo Fabio Max Tudo faz sentido. Os -9 não são nada “velhos”, são -5 melhorados. Não são um Rafale, ou um Super Hornet, mas significariam um grande incremento tecnológico e operacional para a FAB. São praticamente o 2000Br do FX-1. Tendo a crise como justificativa, essa solução “sedã médio, completo,semi-novo e pouco rodado” pode fazer o governo ser demovido de idéia de comprar um “automóvel de luxo 0KM” Ainda mais se a vontade política for de se alinhar com os franceses. Não sei não, mas tudo parece se encaixar. É esperar para ver. Enquanto isso, poderíamos estudar com mais… Read more »

tailhooker
Visitante
tailhooker

Isso mesmo Fabio Max Tudo faz sentido. Os -9 não são nada “velhos”, são -5 melhorados. Não são um Rafale, ou um Super Hornet, mas significariam um grande incremento tecnológico e operacional para a FAB. São praticamente o 2000Br do FX-1. Tendo a crise como justificativa, essa solução “sedã médio, completo,semi-novo e pouco rodado” pode fazer o governo ser demovido de idéia de comprar um “automóvel de luxo 0KM” Ainda mais se a vontade política for de se alinhar com os franceses. Não sei não, mas tudo parece se encaixar. É esperar para ver. Enquanto isso, poderíamos estudar com mais… Read more »

Nunão
Visitante
Nunão

Obrigado pela informação, Baschera, não tinha visto ainda.

Apesar do extrato não diferenciar mono e biplaces, espero que o maior número possível de bipostos esteja incluídos na lista.

Saudações!

Nunão
Visitante
Nunão

Obrigado pela informação, Baschera, não tinha visto ainda.

Apesar do extrato não diferenciar mono e biplaces, espero que o maior número possível de bipostos esteja incluídos na lista.

Saudações!

Baschera
Visitante
Baschera

Nunão,
A lógica nos diz que seriam modernizados todos os 10.
Sds.

Baschera
Visitante
Baschera

Nunão,
A lógica nos diz que seriam modernizados todos os 10.
Sds.

Nunão
Visitante
Nunão

Senhores, para quem se interessar em discutir a modernização do A-1, acaba de sair um post novinho em folha a respeito, graças à colaboração do colega Baschera.

Bons comentários!

Nunão
Visitante
Nunão

Senhores, para quem se interessar em discutir a modernização do A-1, acaba de sair um post novinho em folha a respeito, graças à colaboração do colega Baschera.

Bons comentários!

tailhooker
Visitante
tailhooker

Mauro, Particularmente, não torço para que o FX-2 mele. Muito estardalhaço já foi feito em cima desse processo. Agora, quanto a reputação do Brasil caso isso venha a acontecer, a “marolinha” seria uma desculpa bastante plausível e aceitável para evitar uma desmoralização perante à comunidade internacional. Enquanto isso, os ricos emirados anunciaram a compra de 4 C-17 e 12 C-130J, além da seleção do M-346. Isso é que é gastar bem o dinheiro. Pelo numero, parece até exagero. É capacidade de transporte para mudar um nação inteira de território. Me surpreende as quantidades e qualidades de meios militares adquiridos recentemente… Read more »

tailhooker
Visitante
tailhooker

Mauro, Particularmente, não torço para que o FX-2 mele. Muito estardalhaço já foi feito em cima desse processo. Agora, quanto a reputação do Brasil caso isso venha a acontecer, a “marolinha” seria uma desculpa bastante plausível e aceitável para evitar uma desmoralização perante à comunidade internacional. Enquanto isso, os ricos emirados anunciaram a compra de 4 C-17 e 12 C-130J, além da seleção do M-346. Isso é que é gastar bem o dinheiro. Pelo numero, parece até exagero. É capacidade de transporte para mudar um nação inteira de território. Me surpreende as quantidades e qualidades de meios militares adquiridos recentemente… Read more »

RL
Visitante
RL

tailhooker, gostei da idéia em analisarmos o (Srs. 9), ainda mais se fossemos adiquirir tais aeronaves para complementar a frota da FAB.

Alguem ai trocaria 57 F5-BR por 60 Mirrage 2000-9 ???

RL
Visitante
RL

tailhooker, gostei da idéia em analisarmos o (Srs. 9), ainda mais se fossemos adiquirir tais aeronaves para complementar a frota da FAB.

Alguem ai trocaria 57 F5-BR por 60 Mirrage 2000-9 ???

tailhooker
Visitante
tailhooker

SSSSIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

tailhooker
Visitante
tailhooker

SSSSIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Cinquini
Visitante
Cinquini

No meu entender, essa beleza ai seria um excelente vetor de conversão para a FAB….

Cinquini
Visitante
Cinquini

No meu entender, essa beleza ai seria um excelente vetor de conversão para a FAB….

Baschera
Visitante
Baschera

Mauro,
Sua colocação realmente faz sentido. Por hora não sei te responder.
Sds.

Baschera
Visitante
Baschera

Mauro,
Sua colocação realmente faz sentido. Por hora não sei te responder.
Sds.

Abrivio
Visitante
Abrivio

Pessoal, Do texto da Defesanet: 1 – “O míssil de cruzeiro Black Shahine derivado do Storm Shadow-Apache da MBDA, em uso no Mirage 2000-9, foi proibido de ser integrado ao F-16 E/F pelo Departamento de Estado americano.” E muitos insistem que o negócio com os americanos é bom, mas as limitações de uso são históricas e habituais. 2 – Eles estão trocando o Mirage 2000-9, similar ao 2000Br, quando nós os apelidamos de sucatão, muita gente reclamava. Ainda bem que não venceu o FX-1, apesar de que, em boas condiçoes comerciais, não ser contra essas unidades chegarem por aqui, mas… Read more »

Abrivio
Visitante
Abrivio

Pessoal, Do texto da Defesanet: 1 – “O míssil de cruzeiro Black Shahine derivado do Storm Shadow-Apache da MBDA, em uso no Mirage 2000-9, foi proibido de ser integrado ao F-16 E/F pelo Departamento de Estado americano.” E muitos insistem que o negócio com os americanos é bom, mas as limitações de uso são históricas e habituais. 2 – Eles estão trocando o Mirage 2000-9, similar ao 2000Br, quando nós os apelidamos de sucatão, muita gente reclamava. Ainda bem que não venceu o FX-1, apesar de que, em boas condiçoes comerciais, não ser contra essas unidades chegarem por aqui, mas… Read more »

marcandrey
Visitante
marcandrey

Esses -9 podem acabar ir parando na Argentina, a Força Aerea Argentina esta de dar dó. A FAB é coisa de primeiro mundo se comparada com a FAA!!!

marcandrey
Visitante
marcandrey

Esses -9 podem acabar ir parando na Argentina, a Força Aerea Argentina esta de dar dó. A FAB é coisa de primeiro mundo se comparada com a FAA!!!

Fábio Max
Visitante

Imaginem (em sonho,quimera ou coisa parecida) receber esses 66 Mirages 2000-9, alocar parte dos A-1M e dos F5M na instrução no Esquadrão Pacau e distribuir o resto pelo país, adquirindo ainda 24 ou 36 vetores de primeira linha?

Sonho…

Fábio Max
Visitante

Imaginem (em sonho,quimera ou coisa parecida) receber esses 66 Mirages 2000-9, alocar parte dos A-1M e dos F5M na instrução no Esquadrão Pacau e distribuir o resto pelo país, adquirindo ainda 24 ou 36 vetores de primeira linha?

Sonho…

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Pessoal, gostaria de fazer uma breve comparação do Mirage 2000-9 com RDI e mica, e um SH com o APG e o AMRAM, na minha opinião, baseada no fato de que, certamente os M2000-9 só viriam se fossem integrados plenamente aos R-99 (com 60 unidades) como são os F-5M, A-29 e o futuro A-1M, e de que os imbates reais, num futuro próximo, não se darão a distancias maiores que 60km…. baseado um pouco nisso, coloco o Mirage 2000-9 quase em pé de igualdade com um SH, claro ele é usado, mas e dae? a FAB tem experiência nisso rs… Read more »

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Pessoal, gostaria de fazer uma breve comparação do Mirage 2000-9 com RDI e mica, e um SH com o APG e o AMRAM, na minha opinião, baseada no fato de que, certamente os M2000-9 só viriam se fossem integrados plenamente aos R-99 (com 60 unidades) como são os F-5M, A-29 e o futuro A-1M, e de que os imbates reais, num futuro próximo, não se darão a distancias maiores que 60km…. baseado um pouco nisso, coloco o Mirage 2000-9 quase em pé de igualdade com um SH, claro ele é usado, mas e dae? a FAB tem experiência nisso rs… Read more »

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

“embates” fica melhor he he

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

“embates” fica melhor he he

marujo
Visitante
marujo

Acho que a aquisição dos 66-9 seria uma boa para a FAB, porque seria de baixo custo, e nos permnitiria ganhar tempo, até estar disponível um 5G ao alcance do nosso bolso. Não é só o EAU que estariam dispostos a trocar seus -9 por Rafales. Taiwan também. Mas seus aparelhos tem problemas de corrosão, já que atuam praticamente sobre o mar. Sobre os Mirage, é bom lembrar que até a pouco, os Emirados tinham 22 -5 à venda e que a India, tentou abrir sem sucesso a linha de produção da Dassault

marujo
Visitante
marujo

Acho que a aquisição dos 66-9 seria uma boa para a FAB, porque seria de baixo custo, e nos permnitiria ganhar tempo, até estar disponível um 5G ao alcance do nosso bolso. Não é só o EAU que estariam dispostos a trocar seus -9 por Rafales. Taiwan também. Mas seus aparelhos tem problemas de corrosão, já que atuam praticamente sobre o mar. Sobre os Mirage, é bom lembrar que até a pouco, os Emirados tinham 22 -5 à venda e que a India, tentou abrir sem sucesso a linha de produção da Dassault

Pedro
Visitante
Pedro

Pois é, o FX2 está morto…afinal temos sucatão à vista! Quem não vê retrocesso nessa nova discussão deve estar louco, afinal fizeram um estardalhaço chamado “FX2”, (desnecessário eu sempre afirmei), cogitaram a nata dos vetores mundiais (Rafales F3, Su 35 BM, F18 SH E/F, Grippen NG…até EF2000 T3) e agora apresentam o velho “santana 98 com ar e direção”. Se éra pra comprar velharia, porque não fazê-lo em compra direta, já no FX1…pra comprar vetor velho e usado não se faz milonga. Mais, num momento em que o Governo deveria estar efetivando ações (não meras politicas) de fomento à industria… Read more »

Pedro
Visitante
Pedro

Pois é, o FX2 está morto…afinal temos sucatão à vista! Quem não vê retrocesso nessa nova discussão deve estar louco, afinal fizeram um estardalhaço chamado “FX2”, (desnecessário eu sempre afirmei), cogitaram a nata dos vetores mundiais (Rafales F3, Su 35 BM, F18 SH E/F, Grippen NG…até EF2000 T3) e agora apresentam o velho “santana 98 com ar e direção”. Se éra pra comprar velharia, porque não fazê-lo em compra direta, já no FX1…pra comprar vetor velho e usado não se faz milonga. Mais, num momento em que o Governo deveria estar efetivando ações (não meras politicas) de fomento à industria… Read more »

Rodrigo Marques
Visitante
Rodrigo Marques

Pedro, Como não tem ninguem rosnando, por enquanto, na nossa direção, fica complicado politicamente para o “molusco-corruto-ignorante” adquirir tudo isso que você considera mínimo pra nós ( e que eu concordo). Eu sempre fico com medo quando surgem essas noticias, do tipo dessas, 60 Mirage disponíveis mais ou menos em 2015, quando os EAU receberiam os Rafale. Nesse caso não seria melhor 36 Rafale F3 em 2015? Com Meteors sob as asas, s’il vous plaît… Isso significaria provavelmente a ampliação da parceria Brasil-França e já que metemos o pé na Jaca com eles, construiríamos aqui uma versão tupiniquim do Charles… Read more »

Rodrigo Marques
Visitante
Rodrigo Marques

Pedro, Como não tem ninguem rosnando, por enquanto, na nossa direção, fica complicado politicamente para o “molusco-corruto-ignorante” adquirir tudo isso que você considera mínimo pra nós ( e que eu concordo). Eu sempre fico com medo quando surgem essas noticias, do tipo dessas, 60 Mirage disponíveis mais ou menos em 2015, quando os EAU receberiam os Rafale. Nesse caso não seria melhor 36 Rafale F3 em 2015? Com Meteors sob as asas, s’il vous plaît… Isso significaria provavelmente a ampliação da parceria Brasil-França e já que metemos o pé na Jaca com eles, construiríamos aqui uma versão tupiniquim do Charles… Read more »

VirtualXI
Visitante
VirtualXI

Excelênte substituto natural para os AMX, que jamais deveriam ser modernizados, e sim vendidos a outros países da AL.

VirtualXI
Visitante
VirtualXI

Excelênte substituto natural para os AMX, que jamais deveriam ser modernizados, e sim vendidos a outros países da AL.

Excel
Visitante
Excel

Ai ai ai !!! meu coração coreano ficou triste pelo T-50. Espero que este avião não se transforme num Rafale da vida (sem encomendas).
Gente vamos comprar o bicho, leva dois por um, baratinho !!!!
Mulher bonita não paga, mas também não leva !!!!! rsrsrsr.

Excel
Visitante
Excel

Ai ai ai !!! meu coração coreano ficou triste pelo T-50. Espero que este avião não se transforme num Rafale da vida (sem encomendas).
Gente vamos comprar o bicho, leva dois por um, baratinho !!!!
Mulher bonita não paga, mas também não leva !!!!! rsrsrsr.

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Creio eu que a FAB não irá ficar com o Mirage 2000-9. O motivo?
Transferência de tecnologia. Seria um tiro no pé até mesmo a médio prazo. Isso decretaria a falência do nosso setor aeroespacial, senhores. Não iríamos crescer e agregar nada para o nosso avanço e conhecimento científico/tecnológico. O Mirage 2000-9 é um bom avião e a maioria de nós concordamos com isso. Más penso que se o Brasil realmente quer ser um expoente econômico/militar na AL (é nossa obrigação), temos que levar a sério a modernização dos nossos meios militares.

Abraços.

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Creio eu que a FAB não irá ficar com o Mirage 2000-9. O motivo?
Transferência de tecnologia. Seria um tiro no pé até mesmo a médio prazo. Isso decretaria a falência do nosso setor aeroespacial, senhores. Não iríamos crescer e agregar nada para o nosso avanço e conhecimento científico/tecnológico. O Mirage 2000-9 é um bom avião e a maioria de nós concordamos com isso. Más penso que se o Brasil realmente quer ser um expoente econômico/militar na AL (é nossa obrigação), temos que levar a sério a modernização dos nossos meios militares.

Abraços.