Explosão em paiol do CTA deixa um ferido, diz Aeronáutica

0

Uma pessoa teve escoriações leves no incidente desta tarde. Área do paiol foi isolada e bombeiros, acionados para combater incêndio

cta-explosao

O comando da Aeronáutica, por meio de nota oficial em seu site e assinada pelo brigadeiro do ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, confirmou que, por volta das 14h15 desta quarta-feira (18), houve “uma sequência de queima de materiais explosivos em um dos paióis do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos”, a 97 km de São Paulo.
A Aeronáutica informou ainda que ao menos uma pessoa ficou ferida, com escoriações leves, no incidente. A assessoria de comunicação do CTA havia informado anteriormente que não houve vítimas na explosão.
Por medida de prevenção, o CTA isolou a área do paiol atingido e evacuou os militares e civis que estavam em instalações nas imediações. Além disso, o Corpo de Bombeiros de São José dos Campos foi acionado para apoiar as equipes de combate a incêndio do CTA, segundo informações da nota da Aeronáutica.
Ao finalizar a nota, o comando da Aeronáutica afirma que iniciou os procedimentos necessários para investigar as circunstâncias do incidente.

FONTE: G1/FOTO: Murilo S. Romeiro/Divulgação

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Paiol tem seguro ???
Se não tem…… melou.
Sds.

Melk

Olha muito estranho esta explosão, pode ate ter sido para “apenas desviar a atenção´´ em quanto outro objetivo era atingido…

Adolf Galland

Não sei, mas essa áreas em que o Brasil desenvolve tecnologia, deveria ter um maior controle, so por garantia, seguro morreu de velho.

carlos

Chefe de Estado Maior do Armée de l’air visita o Brasil, muito estranho isso acontece depois da visita, justo onde ele passa de visita, muito estranho mesmo, vamos investiga isso ABIN e policia federal primeiro Alcântara e agora São José dos campos, aonde será a próxima sabotagem.
ACORDA BRASIL

Vassili Zaitsev

O estoque da FAB já é infimo, e isso ainda acontece????????????? sei não, isso tá com cara de Sabotage!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Hornet, Ulisses, foram vcs?

Billy

Terão sido os mesmos sabotadores do VLS??

Voluntário da Pátria

Com certeza!! É só procurar no palácio do planalto e seus anexos.

Billy

A sabotagem está no corte de verbas e no pouco caso do governo com desenvolvimento de tecnologia e defesa. Foi só o MD argumentar contra a farsa quilombola em Alcãntara e aconteceu mais este acidente.

Vovódka de Zvyozdny Gorodok

Explodiu logo depois da visita do franceis????? Alem de falar com biquinho ele ainda e’ agourento!!!!!!!! E’ mais um motivo pra nao comprar aviao desses home de biquinho nao!!!!!!

E’ madrugada aqui em Zvyozdny Gorodok e a veia vai pro treinamento de cosmonauta e nao quer saber dessa historia de explosao nao!!! Torcam por mim meus netinhos queridos e mandem esses home ai’ virar o biquinho pro otro lado!!!!

Miguel

O Brasil tem muitos “quinta coluna”, em postos estratégicos e meios de comunicação subservientes que atuam em conjunto com estes “quinta coluna”, para favorecer interesses externos. Basta ver o circo que foi armado recentemente em cima das suposta gravação de uma conversa entre o presidente do STF, Gilmar Mendes e o senador Demostenes Torres,ambos membros do clube dos “quinta coluna”… Nunca apareceu audio algum, más a Veja e a Globo(entre outros), fizeram um mega barulho, atacando o delegado Paulo Lacerda chefe da ABIN,e a própria ABIN foi amplamente atacada. Afinal não interessa aqueles que sempre manipularam tudo por aqui como… Read more »

RL

Todo mundo ja sabe o que é isso ai né?

Vamos resumir pra economizar um monte de palavras?

INTERESSES.

Só digo isso.

MARSP

Será mais uma nova sabotagem ? Como o que fizeram no VLS ? E como estão fazendo agora por lá, com essa historia de quilombolas…

Aqui no Brasil é o rabo que abana o cachorro, e não o inverso…

Roberto

Depois do diretor da Agência Espacial Brasileira chorar ontem depois que soube que o Irã,um país que nem tem tradição na área espacial, lançou no espaço seu primeiro satélite 100% nacional,ultrapassando o Brasil que não sabe nem quando vai lançar o seu por falta de recursos,o caso dos quilombolas em Alcântara ou ainda depois da visita da França na IAE,ocorre a explosão no paiol do CTA,tem coelho nesse mato!

Marlos Barcelos

ACREDITO EM SABOTAGEM.

storm

Todos estão falando em sabotagem, eu não duvido mesmo disso.
mas alguém sabe o que tinha lá ? especificamente neste paiol alguma arma em desenvolvimento ?

Diego

Vocês viram o que parecia ser um A4 voando sobre o local da explosão na filmagem da Globo ontem??

jacubão

Se tiver alguma arma em desenvolvimento no CTA, ela foi pro beleleu.

Diego

o vídeo em que passa o avião que se assemelha ao A4
http://www.youtube.com/watch?v=tOK2LzWktkk

madvad

que isso ….lá vem os viciados em teorias da conspiração…

só faltam dizer que foram os reptilianos ou os greys.

Ducca

Olha mais uma notícia muito estranha postado no DEFESANET: “Anac planeja autorizar que militares pilotem aviões civis A ANAC planeja uma alteração no código da aviação civil brasileira que deve gerar uma forte polêmica no setor. Com uma justificativa de que hoje no Brasil faltariam pilotos, a ANAC está “abrindo as portas” aos militares aviadores das forças armadas. Trata-se de uma proposta de alteração no RBHA 121 (Regulamento Aeronáutico Brasileiro). Este RBHA rege as regras para operação de empresa de transporte aéreo público regular, (TAM, GOL, etc). A nova proposta autoriza pilotos da força aérea a operarem aeronaves civis, desde… Read more »

lfs

Deve ter sido ma gestao mesmo…
O paiol fica na entrada do IAE, nao deve ser algo muito top secret nao. Me lembro que tinha uns escritorios la

storm

Diego realmetne parece um A-4,

Sera que estaria pousando lá em São José, para algum projeto/ avaliação referente a modernização?

zumbi

U Irã lanço, nóis isprudiu agora só farta Cuba lançá antis di nóis lançá, némemo??!!

Francisco AMX

se não tem sabotage, pouco provável, é mais um amadorismo da FAB… explosão em paiol, num abiente longe de conflito, num país que não é nada em termos bélicos e não está em guerra com ninguém, só pode ser incompetência mesmo! é 99% de chance! coisa feia!
a não ser que estamos reiventando a pólvora 🙂

jacubão

Achei a aeronave parecida com um BAE 800.

André C.

Algumas pessoas falaram que foi porcausa do calor em , aqui em São José fazia 33º ,conheço uma pessoa que trabalha no IAE ,ela me disse a uns 2 anos atras que esse mesmo paiol já tinha pegado fogo mais conseguiram apagar.
sobre o Avião que passa no momento da explosão parece ser um jato executivo ,quando os aviões se preparam para pousar pasam perto da minha casa , sempre vejo C-130 ,F-5,Xavante,AMX, Supertucano ,além dos fabricas aqui atualmente ,mas nunca vi um A-4.

Zero Uno

Pessoal. Quando se trata de material explosivo ou outro de fácil ignição e até mesmo a maneira como se guarda e armazena este material, tudo pode acontecer. No meu período no Exército fiz várias patrulhas em nossos paióis. Eles estão situados entre o de Estande de Tiro do Exército, a 2a Cia do 9o Batalhão de Suprimentos e 20o Regimento de Cavalaria Blindado que fica ao lado do Colégio Militar de Campo Grande (mais de 900 alunos). Estas patrulhas existiam para justamente proteger este depósito de munição de quaisquer invasores que se atrevessem a invadir este local. Para vocês terem… Read more »

Hornet

Vassili,

Não foi eu, não…achei que tivesse sido vc…hehhehe

Se não foi eu e não foi vc, então deve ter sido o Ulisses…hehehe

abração

Coralsea

Acho incrível que quando ocorre uma tragédia no Brasil, sempre se procura o culpado no exterior. Me lembro na tragédia do avião da Gol, os especialistas de plantão vieram com as mais incríveis explicações: 1. Os americanos estavam transportando drogas. 2. Eles derrubaram o avião da Gol de propósito porque um cientista brasileiro que defendia a Amazônia estava a bordo. 3. Eles desligaram o transponder de propósito para assim poderem fotografar a base aérea de Cachimbo/PA Esse foi só um exemplo…..vocês não se lembram quando um arsenal da MB explodiu na Ilha do Boqueirão/RJ?? Pois é, vamos esperar o resultado… Read more »

Zero Uno

Só um comentário pessoal…

Se for espionagem industrial, mesmo que se for descoberto e comprovado pelas autoridades, vocês realmente acham que isso vai ser revelado para o público?

Afinal, espionagem e constra-espionagem existem em TODOS os serviços de inteligência. Todos…

Portanto…

Billy

4. GOL e TAM foram sacrifícios a falsos deuses pagãos.

tailhooker

Parece ser um jato executivo com cauda em T. Talvez um Citation Sovereign. Deve ter tomado um grande susto com a turbulência causada pela onda de choque gerada pela explosão.
Não é a primeira vez que acontece. Lembram o ano de 1994 ou 1995, quando o paiol dos fuzileiros navais explodiu na Ilha do Governador (boqueirão).

jacubão

Não foi o paiol do CFN, foi o Centro de Munição da Marinha.

Nunão

Complementando a notícia, saiu nota oficial da FAB com mais alguns detalhes: 19/02/2009 – 17h05 Incidente no CTA NOTA À IMPRENSA – 19/02/09 O Comando da Aeronáutica informa que, em decorrência do incidente ocorrido nesta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009, às 14h16min, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), dois funcionários civis sofreram escoriações e receberam pronto atendimento médico. Imediatamente, o local foi isolado e assistido por pessoal operacional especializado para situações desse tipo. Por precaução, os servidores que trabalham nos prédios próximos foram deslocados para outras instalações. O evento ocorreu em um paiol no Instituto de Aeronáutica e Espaço… Read more »

Vassili Zaitsev

Nunão,

essa informação aí de cima é conversa pra boi dormir. Foi é SABOTAGE!!!!!!!!!!

Ulisses, apresente-se imediatamente ao QG da RESISTANCE. Quero relatórios completos sobre os danos sofridos pelo inimigo. A hora da ofensiva de verão está próxima!

Eu e o Hornet estamos planejando novas ações.

Só falta vc.

Melk

Olha muito estranho esta explosão, pode ate ter sido para “apenas desviar a atenção´´ em quanto outro objetivo era atingido…

Baschera

Paiol tem seguro ???
Se não tem…… melou.
Sds.

Adolf Galland

Não sei, mas essa áreas em que o Brasil desenvolve tecnologia, deveria ter um maior controle, so por garantia, seguro morreu de velho.

carlos

Chefe de Estado Maior do Armée de l’air visita o Brasil, muito estranho isso acontece depois da visita, justo onde ele passa de visita, muito estranho mesmo, vamos investiga isso ABIN e policia federal primeiro Alcântara e agora São José dos campos, aonde será a próxima sabotagem.
ACORDA BRASIL

Vassili Zaitsev

O estoque da FAB já é infimo, e isso ainda acontece????????????? sei não, isso tá com cara de Sabotage!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Hornet, Ulisses, foram vcs?

Billy

Terão sido os mesmos sabotadores do VLS??

Voluntário da Pátria

Com certeza!! É só procurar no palácio do planalto e seus anexos.

Billy

A sabotagem está no corte de verbas e no pouco caso do governo com desenvolvimento de tecnologia e defesa. Foi só o MD argumentar contra a farsa quilombola em Alcãntara e aconteceu mais este acidente.

Vovódka de Zvyozdny Gorodok

Explodiu logo depois da visita do franceis????? Alem de falar com biquinho ele ainda e’ agourento!!!!!!!! E’ mais um motivo pra nao comprar aviao desses home de biquinho nao!!!!!!

E’ madrugada aqui em Zvyozdny Gorodok e a veia vai pro treinamento de cosmonauta e nao quer saber dessa historia de explosao nao!!! Torcam por mim meus netinhos queridos e mandem esses home ai’ virar o biquinho pro otro lado!!!!

Miguel

O Brasil tem muitos “quinta coluna”, em postos estratégicos e meios de comunicação subservientes que atuam em conjunto com estes “quinta coluna”, para favorecer interesses externos. Basta ver o circo que foi armado recentemente em cima das suposta gravação de uma conversa entre o presidente do STF, Gilmar Mendes e o senador Demostenes Torres,ambos membros do clube dos “quinta coluna”… Nunca apareceu audio algum, más a Veja e a Globo(entre outros), fizeram um mega barulho, atacando o delegado Paulo Lacerda chefe da ABIN,e a própria ABIN foi amplamente atacada. Afinal não interessa aqueles que sempre manipularam tudo por aqui como… Read more »

RL

Todo mundo ja sabe o que é isso ai né?

Vamos resumir pra economizar um monte de palavras?

INTERESSES.

Só digo isso.

MARSP

Será mais uma nova sabotagem ? Como o que fizeram no VLS ? E como estão fazendo agora por lá, com essa historia de quilombolas…

Aqui no Brasil é o rabo que abana o cachorro, e não o inverso…

Roberto

Depois do diretor da Agência Espacial Brasileira chorar ontem depois que soube que o Irã,um país que nem tem tradição na área espacial, lançou no espaço seu primeiro satélite 100% nacional,ultrapassando o Brasil que não sabe nem quando vai lançar o seu por falta de recursos,o caso dos quilombolas em Alcântara ou ainda depois da visita da França na IAE,ocorre a explosão no paiol do CTA,tem coelho nesse mato!

Marlos Barcelos

ACREDITO EM SABOTAGEM.

storm

Todos estão falando em sabotagem, eu não duvido mesmo disso.
mas alguém sabe o que tinha lá ? especificamente neste paiol alguma arma em desenvolvimento ?