Home Indústria Aeroespacial Super Hornet rumo aos 400

Super Hornet rumo aos 400

305
59

f-18-sh-foto-boeing

Northrop Grumman entrega a 400ª seção de fuselagem para montagem final pela Boeing.

Na última sexta-feira, dia 30 de janeiro, foi noticiada pela Northrop Grumman a entrega para a planta da Boeing, em St. Louis, da seção de fuselagem número 400 de F/A-18 E/F Super Hornet. O conjunto inclui as seções central e posterior da fuselagem, assim como as duas superfícies verticais da cauda e os subsistemas associados. Incluindo os modelos anteriores do F-18 (versões de A a D), os atuais E e F Super Hornet  e o EA-18G Growler de Guerra Eletrônica, até hoje a Northrop Grumman entregou 1.879 seções da família. No que se refere apenas aos atuais modelos em produção, somente as encomendas da marinha dos EUA (US Navy) deverão responder por no mínimo 506 Super Hornets, além de 88 aeronaves EA-18G segundo a empresa.

A Northrop Grumman é a principal subcontratada da Boeing no projeto, numa “genealogia” que pode ser traçada desde o protótipo do Northrop YF-17, que posteriormente originou o F/A-18 Hornet em associação com a Mc Donnell Douglas, que depois foi adquirida pela Boeing. Para entender um pouco mais sobre as aquisições e fusões da indústria aeroespacial norte-americana, confira dois artigos do Blog do Poder Aéreo a respeito: “O que aconteceu com elas? ” partes 1 e 2 (clique nos números para acessar).

Somente na planta da Northrop Grumman em El Segundo, Califórnia, o programa F/A-18E/F responde por mais de 1200 empregos, e a empresa afirma que outros 10.000, em 700 empresas do estado, estão relacionados ao Super Hornet. Somando-se a outros fornecedores em diversos estados dos EUA, além do Canadá, são mais de 1.400 empresas no total, o que inclui companhias como as próprias Boeing e Northrop Grumman, a fabricante de motores aeronáuticos GE  e a Raytheon.

Fonte: Northrop Grumman Foto: Boeing

59
Deixe um comentário

avatar
59 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
19 Comment authors
Boeing já entregou o 400º Super HornetSuper Hornet australiano faz primeiro vooRafaelLAAD 2009: Boeing vai trazer simulador do Super HornetTurquia entrega painéis de fuselagem para os F-35 Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ulisses
Visitante
Ulisses

E nós…

Temos um Hornet da primeira geração que fica postando lições de moral…kkkkkkkkkkkkk.

Ulisses
Visitante
Ulisses

E nós…

Temos um Hornet da primeira geração que fica postando lições de moral…kkkkkkkkkkkkk.

André
Visitante
André

Vejam quantos empregos são gerados nos EUA por conta apenas desse avião.
Sds a todos.

André
Visitante
André

Vejam quantos empregos são gerados nos EUA por conta apenas desse avião.
Sds a todos.

Hornet
Visitante
Hornet

Ulisses,

pois é…hehehe

Mas não são lições de moral. São apenas dicas, calcadas no conhecimento histórico.

bão, mas deixa eu ir viajar…estou precisando de um relax.

abração

Hornet
Visitante
Hornet

Ulisses,

pois é…hehehe

Mas não são lições de moral. São apenas dicas, calcadas no conhecimento histórico.

bão, mas deixa eu ir viajar…estou precisando de um relax.

abração

welington
Visitante
welington

Noticia extraordinaria, Pré Sal Argentino: Malvinas repousam sobre 18 bilhões de barris de petróleo.

welington
Visitante
welington

Noticia extraordinaria, Pré Sal Argentino: Malvinas repousam sobre 18 bilhões de barris de petróleo.

Ulisses
Visitante
Ulisses

Hornet

Boa viagem e lembre-se de ir no mínimo em Mach 1.7.hehehe.

abraços.

Ulisses
Visitante
Ulisses

Hornet

Boa viagem e lembre-se de ir no mínimo em Mach 1.7.hehehe.

abraços.

João-Curitiba
Visitante
João-Curitiba

Fazendo-se uma comparação com a Helibrás, o Cougar montado aqui, com 50% de nacionalização, vai envolver muitas empresas e gerar muitos empregos também.

Hornet

Boa viagem e aproveite as férias. Vai pra França?

Abraços

João-Curitiba
Visitante
João-Curitiba

Fazendo-se uma comparação com a Helibrás, o Cougar montado aqui, com 50% de nacionalização, vai envolver muitas empresas e gerar muitos empregos também.

Hornet

Boa viagem e aproveite as férias. Vai pra França?

Abraços

gaspar
Visitante
gaspar

para que os SH se os Xavantes serao atualizdos ????
prefiro muito mais o Rafale…
se eu nao me engano li que com a transferencia da linha do EC725 para o Brasil, serao criados diretamente e indiretamente aprox 3 mil empregos…
imagine comos avioes…

que papo e esse do pre sal da Argentina ????
e tudo nosso…
eles nao tem direito a nada, he he he

gaspar
Visitante
gaspar

para que os SH se os Xavantes serao atualizdos ????
prefiro muito mais o Rafale…
se eu nao me engano li que com a transferencia da linha do EC725 para o Brasil, serao criados diretamente e indiretamente aprox 3 mil empregos…
imagine comos avioes…

que papo e esse do pre sal da Argentina ????
e tudo nosso…
eles nao tem direito a nada, he he he

Fábio Max
Visitante

Não tem pré-sal algum naquela porcaria de país chamado Argentina.

Isso porque estão especulando que nas ILHAS FALKLANDS existe petróleo em águas profundas, o que explica o olho gordo de nossos “hermanos” pelas ilhas britânicas.

Fábio Max
Visitante

Não tem pré-sal algum naquela porcaria de país chamado Argentina.

Isso porque estão especulando que nas ILHAS FALKLANDS existe petróleo em águas profundas, o que explica o olho gordo de nossos “hermanos” pelas ilhas britânicas.

welington
Visitante
welington

O índice de nacionalização pretendido de 50% é para ser alcançado em mais de uma década apos o inicio da montagem da primeira aeronave, o que é ótimo porem quando ocorrer esta aeronave estará se tornado obsoleta(porem queremos as tecnologias para alavancar a industria nacional, não para produzir o Cougar).

welington
Visitante
welington

O índice de nacionalização pretendido de 50% é para ser alcançado em mais de uma década apos o inicio da montagem da primeira aeronave, o que é ótimo porem quando ocorrer esta aeronave estará se tornado obsoleta(porem queremos as tecnologias para alavancar a industria nacional, não para produzir o Cougar).

Wolfpack
Visitante
Wolfpack

Tomará que o FX2 não morra… São Longuinho São Longuinho…

Wolfpack
Visitante
Wolfpack

Tomará que o FX2 não morra… São Longuinho São Longuinho…

Cinquini
Visitante
Cinquini

Dá para fazer mais 36 e entregar em Anápolis – GO por favor? rss

Cinquini
Visitante
Cinquini

Dá para fazer mais 36 e entregar em Anápolis – GO por favor? rss

kaleu
Visitante
kaleu

Ué… tô cansado de “ouvir” (ler) comentários que o SH não é um vetor de ponta…. que perto do Rafale é sucata… que os SUs detonam ele… blá, blá,blá… então porque será que os americanos estão investindo alto nesse caça para os próximos 30 anos? … ou será que os gringos rebaixaram seu nível de exigência para a defesa?

Amigos, se não fosse essa viadagem dos americanos na hora transf tecno, seria uma excelente aquisição, porém, sem tranf de tecno, fico com o Gripen NG, com transferência CLARO !

Abraço aos amigos
Kaleu

kaleu
Visitante
kaleu

Ué… tô cansado de “ouvir” (ler) comentários que o SH não é um vetor de ponta…. que perto do Rafale é sucata… que os SUs detonam ele… blá, blá,blá… então porque será que os americanos estão investindo alto nesse caça para os próximos 30 anos? … ou será que os gringos rebaixaram seu nível de exigência para a defesa?

Amigos, se não fosse essa viadagem dos americanos na hora transf tecno, seria uma excelente aquisição, porém, sem tranf de tecno, fico com o Gripen NG, com transferência CLARO !

Abraço aos amigos
Kaleu

tomas
Visitante
tomas

Bela foto!!!

Até parece um fim de tarede em Rio Branco, Anápolis ou até em Canoas…

tomas
Visitante
tomas

Bela foto!!!

Até parece um fim de tarede em Rio Branco, Anápolis ou até em Canoas…

Almeida
Visitante
Almeida

Estou ficando cansado de concordar com o Kaleu hehehe…

Almeida
Visitante
Almeida

Estou ficando cansado de concordar com o Kaleu hehehe…

tomas
Visitante
tomas

A SAAB já entregou sua proposta muito bem elaborada para FAB, conforme noticiado há poucos instantes. Mas na boca pequena comenta-se que a Boeing está lustrando o “bico da chuteira” e está costurando a proposta com “agulhas de ouro” de 18 quilates para ganhar a conorrência. A Dassault apenas aguardará até a última hora.

tomas
Visitante
tomas

A SAAB já entregou sua proposta muito bem elaborada para FAB, conforme noticiado há poucos instantes. Mas na boca pequena comenta-se que a Boeing está lustrando o “bico da chuteira” e está costurando a proposta com “agulhas de ouro” de 18 quilates para ganhar a conorrência. A Dassault apenas aguardará até a última hora.

JACUBÃO
Visitante

Mas a grande influência política dos EUA sempre foram decisivas nessas comcorrências, tanto que o MIRAGE 2000 se f… em quase todas as disputas com o F-16 e eu não acredito que seja porque o caça americano seja melhor, bonitinho, simpático ou um mero acaso.
Acho que vai sair coelho desse mato, ou melhor, SH, rsrsrs.

JACUBÃO
Visitante

Mas a grande influência política dos EUA sempre foram decisivas nessas comcorrências, tanto que o MIRAGE 2000 se f… em quase todas as disputas com o F-16 e eu não acredito que seja porque o caça americano seja melhor, bonitinho, simpático ou um mero acaso.
Acho que vai sair coelho desse mato, ou melhor, SH, rsrsrs.

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Kaleu, vão produzir o SH pq é o único que opera NAs e o F-35 ainda não tá “pronto”, O SH não é sucata, é um grande avião, comprovado, mas ele é limitado, só isso, ele é menos capaz em manobras que o seu irmão F-16, tem menos razão de subida e precisa de mais pista, e agora com o B60, perde até no radar…me parece, não tem IRST entre outros badulaques, ele é inferior sim aos seus concorrentes, mas prefiro ele ao Gripen….

Abraço
Francisco

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Kaleu, vão produzir o SH pq é o único que opera NAs e o F-35 ainda não tá “pronto”, O SH não é sucata, é um grande avião, comprovado, mas ele é limitado, só isso, ele é menos capaz em manobras que o seu irmão F-16, tem menos razão de subida e precisa de mais pista, e agora com o B60, perde até no radar…me parece, não tem IRST entre outros badulaques, ele é inferior sim aos seus concorrentes, mas prefiro ele ao Gripen….

Abraço
Francisco

Edmar
Visitante
Edmar

O interessante de tudo é que a França está investindo pesado no “Dassault Rafale F-3”, e dizem por ai que o “Rafale F-3” vai ser melhor que o “F-18 Super Hornet”.

Todos sabem que o “Boing F-18 Super Hornet” é muito bom e até superior ao “Rafale F-2” ( dizem… )…, mas quando o “Rafale F-3” ficar pronto esse avião ficara melhor que o “F-18 Super Hornet”.

O Governo Francês vai adquirir apenas “Rafales F-3”.

Edmar
Visitante
Edmar

O interessante de tudo é que a França está investindo pesado no “Dassault Rafale F-3”, e dizem por ai que o “Rafale F-3” vai ser melhor que o “F-18 Super Hornet”.

Todos sabem que o “Boing F-18 Super Hornet” é muito bom e até superior ao “Rafale F-2” ( dizem… )…, mas quando o “Rafale F-3” ficar pronto esse avião ficara melhor que o “F-18 Super Hornet”.

O Governo Francês vai adquirir apenas “Rafales F-3”.

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Edmar, como o governo Francês vai adiquirir somente F-3 se já passam de 30 no ArmeDlair e um punhado na Marinha???? vc quer dizer que eles serão convertidos ao padrão F-3. deve ser isso!? Abraço Francisco Ah, e o F-18 só tem um radar melhor que o Rafale F-2, de resto perde em tudo! o Rafale ganha em velocidade, “retomada”, razão de subida, manobrabilidade, RCS, IRST incorporado a fuselagem, Sistema Spectra entre outros, pois é um projeto 15 anos mais jovem, o SH é o Hornet melhorado, inclusive menos manobrável queseu antecessor, é pesado para uso em terra! é o… Read more »

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Edmar, como o governo Francês vai adiquirir somente F-3 se já passam de 30 no ArmeDlair e um punhado na Marinha???? vc quer dizer que eles serão convertidos ao padrão F-3. deve ser isso!? Abraço Francisco Ah, e o F-18 só tem um radar melhor que o Rafale F-2, de resto perde em tudo! o Rafale ganha em velocidade, “retomada”, razão de subida, manobrabilidade, RCS, IRST incorporado a fuselagem, Sistema Spectra entre outros, pois é um projeto 15 anos mais jovem, o SH é o Hornet melhorado, inclusive menos manobrável queseu antecessor, é pesado para uso em terra! é o… Read more »

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Concordo com você Francisco…

Vamos esperar e ver o que vai acontecer. Más lembro que os dois, F18 e Rafale pesam os mesmos 24,5 ton. Más como o Rafale tem uma razão de subida superior, ele decola de um “carrier” com mais facilidade e menor uso de pista…

Abraços.

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Concordo com você Francisco…

Vamos esperar e ver o que vai acontecer. Más lembro que os dois, F18 e Rafale pesam os mesmos 24,5 ton. Más como o Rafale tem uma razão de subida superior, ele decola de um “carrier” com mais facilidade e menor uso de pista…

Abraços.

tobi
Visitante

Baixou a mâe Diná em mim: qualquer um que ganhar: culpa do Lula. Qualquer um que perder: culpa do Lula. se der mais de um – erro de logistica: culpa do Lula. Se der uma zebra russa de ultima hora: culpa do Lula. A propósito não votei nele – juro!!!!!!!!

tobi
Visitante

Baixou a mâe Diná em mim: qualquer um que ganhar: culpa do Lula. Qualquer um que perder: culpa do Lula. se der mais de um – erro de logistica: culpa do Lula. Se der uma zebra russa de ultima hora: culpa do Lula. A propósito não votei nele – juro!!!!!!!!

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Zero, se não me engano e Rafale pesa por volta de 9milKG vazio e o SH 13milkg, a carga belica dos 2 é de 8milKG, a autonomia é parecida, o peso máximo de decolagem do Rafale é de 24milkg o do SH é de 30milKg, ora, fazendo as contas o Rafale além de usar menos pistas pois é mais leve, ascende mais rápido também, e consequentemente manobra melhor e retoam melhor, carregando a mesma carga do SH, e ainda consome menos combsutível, em tese o Rafele fica 3toneladas menos que o SH, sabemos que o SH tem mais de uma… Read more »

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Zero, se não me engano e Rafale pesa por volta de 9milKG vazio e o SH 13milkg, a carga belica dos 2 é de 8milKG, a autonomia é parecida, o peso máximo de decolagem do Rafale é de 24milkg o do SH é de 30milKg, ora, fazendo as contas o Rafale além de usar menos pistas pois é mais leve, ascende mais rápido também, e consequentemente manobra melhor e retoam melhor, carregando a mesma carga do SH, e ainda consome menos combsutível, em tese o Rafele fica 3toneladas menos que o SH, sabemos que o SH tem mais de uma… Read more »

Vassili Zaitsev
Visitante
Vassili Zaitsev

Sinceramente, sou uma viuva do Flanker.

Mas como ele foi abatido no 1º round, fico com o GRIPEN NG, pelo fato dessa crise braba que assola o mundo, simplesmente por isso.

abraços.

Vassili Zaitsev
Visitante
Vassili Zaitsev

Sinceramente, sou uma viuva do Flanker.

Mas como ele foi abatido no 1º round, fico com o GRIPEN NG, pelo fato dessa crise braba que assola o mundo, simplesmente por isso.

abraços.

JACUBÃO
Visitante

Foi abatido com um míssil no r…

JACUBÃO
Visitante

Foi abatido com um míssil no r…

trackback

[…] 1.500 unidades produzidas, pouco mais de 400 delas exportadas. Já o Super Hornet, cuja 400ª seção de fuselagem foi completada há pouco, tem quase 600 unidades encomendadas (somando-se a versão de guerra […]

trackback

[…] 1.500 unidades produzidas, pouco mais de 400 delas exportadas. Já o Super Hornet, cuja 400ª seção de fuselagem foi completada há pouco, tem quase 600 unidades encomendadas (somando-se a versão de guerra […]