Home Nota Oficial Troca da guarda em Kandahar: chegam os Rafale do 1/7 “Provence”

Troca da guarda em Kandahar: chegam os Rafale do 1/7 “Provence”

415
99

rafale_3-foto-forca-aerea-francesa

Três caças Dassault Rafale monopostos da Força Aérea Francesa estão rendendo o serviço de três Mirage 2000 D no Afeganistão. Os Rafale, que pertencem ao esquadrão de caça 1/7 “Provence” são vistos preparando-se para decolar de Saint-Dizier nas duas primeiras fotos e pousando em Kandahar, Afeganistão, na última.

depart_rafale_1-foto-forca-aerea-francesa

Pode-se reparar, nas fotos, a utilização de três tanques externos de grande capacidade (1700 litros sob a fuselagem e dois de 2000 litros sob as asas, adequados a velocidade subsônica) para permitir o máximo de alcance em traslado. As aeronaves operarão em conjunto com outros três Mirage 2000 D que permaneceram no teatro de operações, cumprindo missões de presença dissuasiva, demonstração de força e apoio aéreo aproximado.

rafale_a_kandahar_1-foto-forca-aerea-francesa

Fonte e fotos: Força Aérea Francesa

Subscribe
Notify of
guest
99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Storm
11 anos atrás

Outro dia li aqui nos comentários do blog, um companheiro dizendo que o Rafale é horrível de feio…,
É verdade que gosto não se discute, mas eu discordo, o Rafale é muito bonito, tanto voando como taxiando, tem um desing muito arrojado o único se não é a sonda de abastecimento que merecia ser retrátil.

Dos concorrentes do FX-2 é o mais harmonioso na minha opinião, Sendo o F-18 SH o de aparência mais robusta.

Bruno
Bruno
11 anos atrás

Na minha humilde opinião, o Rafale é o caça mais bonito atualmente.

Bruno
Bruno
11 anos atrás

Aliás, aproveito para parabenizar o dono do Blog, as melhores fotos que possuo de caças foram tiradas daqui.

As deste post também são fantásticas, só mereciam ser em resolução maior.

abraços

Tiago Jeronimo
Tiago Jeronimo
11 anos atrás

Também acho o rafale muito bonito, mas em questào de beleza acho o Su-35 mais bonito.

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
11 anos atrás

Na minha humilde opinião, o Rafale é o caça mais bonito atualmente.
[2]

Mario
Mario
11 anos atrás

o RAFALE é um exelente avião e na minha opinião ele também é muito bonito mas ele tem uma fraqueza:que é o PREÇO,mas eu espero que o RAFALE esteja em nossos céus em 2014

MHenrique
MHenrique
11 anos atrás

Muito bonito de fato, mas lembrando aos colegas que “beleza não põe mesa”. Prefiro SH/APG79: o feinho que faz o serviço pela metade do preço.

Rodrigo torres
Rodrigo torres
11 anos atrás

quem vai ganhar vai ser o gripen!!!
aguardem =]

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
11 anos atrás

Mesmo eu não indo com a cara do Rafale, tenho que dar o braço à torcer: ele é muito bonito. Mas fico do lado do colega MHenrique. Beleza não se põe na mesa!

abraços.

Mauro
Mauro
11 anos atrás

Já que meu amigo Tiago Jeronimo citou, gostaria de dizer que na minha humilde opinião o SU-35 tem um desenho mais agrassivo. Entre os participantes do F-X 2 eu diria….Rafale mais bonito, Super Hornet o mais robusto ou parrudo como queiram, o Gripen o mais “bonzinho”…rs, o SU-35 o mais agressivo, o Typhon o mais “moderninho” e o F-16 o mais “clássico”…. Quanto ao preço não sei se a diferença entre o Super Hornet e o Rafale chega a ser tão grande, mas acho que se o escolhido for o francês obteremos algumas vantagens por ser o primeiro cliente externo,… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Alguém sabe de que versão do Rafale são esses aviões que estão indo para o Afeganistão? Dos três concorrentes ao FX-2, o Rafale F3 é o único em que acredito que venha com a capacidade OmniRole para o Brasil. O Gripen somente promete isso para o NG, embora seus computadores pareçam já estar preparados, lhe falta a integração com o radar AESA. E quando se fala em OmniRole no SH, a Boeing enrola, embora o radar APG79 em teoria tenha essa capacidade. É que não faz parte da doutrina americana. E se os gringos gostarem dos resultados dos testes que… Read more »

Cinquini
Cinquini
11 anos atrás

É francês entende de “moda” de fazer “biquinho” e até fez um aviao “bonitinho” rsss

Abração

Mabill
Mabill
11 anos atrás

Realmente um belo avião, porém esses “gordos” tanques de combustível demonstram (acho)sua maior fraqueza (Autonomia), dos tres concorrentes do FX ele é o que esta mais prejudicado já que no GRIPEN este problema foi solucionado com o lançamento do NG, tornando a nova versão a de maior alcance dos 3 concorrentes; com o novo motor é o único pelo que sei com supercruiser; mas; vou torcer por estes belos RAFALES; apesar de ter achado o preço salgado espero que os franceses realizem melhorias corrigindo as deficiências deste excelente caça. SDS.

Bosco
Bosco
11 anos atrás

Mabil,
eles foram da França para o Afeganistão. Esses gordos tanques são usados para “translado” de uma base para outra que pode estar em continentes separados, como no caso.
Eles não são para uso tático e levam até a “mala” do piloto. O piloto “mala” vai no cockpit mesmo.rsrsrs…
Se um avião desses cair no translado vai voar perfume, cueca, camizinha, desodorante, calcinha, etc, pra tudo que é lado.

Bosco
Bosco
11 anos atrás

Calcinha?
Eu nego!
rsrssss

Perdão a camisinha com “Z”.

Wilson Johann
Wilson Johann
11 anos atrás

Já que estão todos votando, também abro o meu. Rafale em primeiro no quesito beleza. Ademais, os franceses sempre fizeram caças bonitos, e esse não deixa por menos. Se não me engano, são os próprios franceses que dizem que todo avião para voar bem tem que ser bonito. Voa bem porque é bonito, e é bonito porque voa bem!

Abraços!!!

Mirage
Mirage
11 anos atrás

Rafale, sem duvida o mais “lindo” do FX-2. Até hoje os Mirages me impressionam com a sua bleza. Franceses adoram essa coisa de “beleza”… chega até soar como uma viadagem. hehehe

Hornet
Hornet
11 anos atrás

Caro Mirage,

cuidado com o que fala, hein? Olha o seu nome….kkkkk

brincadeira. Não leve a mal.

Mas concordo com os amigos, o Rafale tem um design be moderno e elegante. No começo eu implicava um pouco com o “nariz” dele, mas agora até levo na boa. Acho que fui me acostumando com seu desenho…

abraços

Fabio
Fabio
11 anos atrás

O Rafale é muito bonito e bom realmente , mas sua autonomia parece ser insuficiente. Ele seria perfeito se fosse 1,5 metro mais longo . Caberia muito mais combustivel e formaria um conjunto melhor .Quem pode responder.Continuo apostando no Gripen NG, que acho melhor no conjunto e sua futura versáo naval.

Abraços

Vovódka Bolivariana da Venezuela
Vovódka Bolivariana da Venezuela
11 anos atrás

Franceis faiz biquinho pra falar e ate’ pra fazer aviao!!!! Aviao bom tem que ter bicao que nem o Sukhoi!!!!! Ai e’ que cabe um radar decente!!

Sukhoi 35 e’ que e’ aviao bom de bico e nao de biquinho!!!

Fora Rafalhe!!! aviao que promete promete mas so’ falha!! Fora Grinpen que qualquer resfriadinho derrruba!!!!!! Fora super horne que de super nao tem nada e ta’ mais pra veia recauxutada que nem que a veia aqui!!!! Fora F-X2 e viva o F-X3 e todas as viuvas de Sukhoi!!!

Hornet
Hornet
11 anos atrás

“Aviao bom tem que ter bicao que nem o Sukhoi!!!!! Ai e’ que cabe um radar decente!!”

kkkkkkkkkkkk…Boa, Vovódka!

a benção

Mauro
Mauro
11 anos atrás

Vovódka se superou nessa….rs. Gripen com resfriadinho foi soda….rs
Um abraço

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Parabéns aos futuros vetores da FAB. Aumentando as horas de combate real no Afeganistão. A autonomia dos F3 é a incognita, mas não acredito que seja menor que o JAS39 e nem que o F18 E/F.
Embraer + Dassault + Thales + Snecma = FX2.

Wilson Johann
Wilson Johann
11 anos atrás

Tô contigo também, Wolfpack, e não abro!

Abraços!!!

Ivan
Ivan
11 anos atrás

Boa noite amigos. Vcs leram a notícia realmente? Atenção, os 3 (três) Rafales eram monopostos… E 3 (três) Mirage 2000 D ficarão no TO do Afeganistão em conjunto com os Rafales… Porque??? Por que os franceses ainda não integraram um designador laser, como o Damocles que deve ser usado no Mirage 2000 D e N, nos Rafales, principalmente nestes monopostos. Os bons e velhos Mirage irão designar os alvos para o ceguetas dos Rafales (pelo menos da versão que mandaram para lutar). Em 2008 isto aconteceu com os Rafales da Marinha, com alvos iluminados por Mirages e Super Etandart. A… Read more »

MHenrique
MHenrique
11 anos atrás

Bem colocado Ivan, o simples fato dos franceses da Dassault, há meros 6 anos atrás, terem tentado nos empurrar um M2000BR em final de carreira e muito bem salgado já é motivo mais que suficiente para se tornarem “persona non grata” no Brasil. Tá na cara que esse Rafale tem muitos problemas, tão é precisando de parceiros para dividir a conta do desenvolvimento dessa naba, o embalagem ao menos é muito bonita.

Wilson Johann
Wilson Johann
11 anos atrás

Calminha aí, camaradas Ivan e MHenrique, vocês tão chamando o pessoal da FAB de burros, tão dizendo que eles não entendem nada. Que história é essa de achar que os franceses vão passar a perna nos “coitadinhos e ignorantes” dos militares da FAB. Confio na nossa força aérea e nas exigências eleboradas para o FX-2, e o Rafale ainda é um avião em desenvolvimento e muitos aperfeiçoamentos tecnológicos serão integrados a ele, como o novo radar. A frança certamente possui recursos para isso, mas tudo no seu devido tempo. E um fato inconteste: o Rafale é e será por muito… Read more »

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

O Sistema Optronique Secteur Frontal (OSF) localizado na frente do canopi pode ajudar ao Rafale a localizar e indicar alvos em terra para mísseis guiados a IR/TV. O OSF representa um sistema principal do sistema de navegação e ataque (SNA, Systeme de Navigation et d’Attaque), junto com o sistema de contramedidas SPECTRA e o radar RBE2. Fonte: site sistemas de armas http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/irst2.html Agora, não tenham nenhuma dúvida que os Franceses souberam lidar melhor com os Tupiniquins e sua vontades/desvaneios e sabe mais o que do que Russos/Suécos/Americanos. Os caras são os únicos latinos no negócio e sabem muito bem o… Read more »

welington
welington
11 anos atrás

A benção Vovódka! O caça mais belo do mundo atualmente é o F-22 Raptor com um design limpo(Stealth) bem futurista em 2º vem o SU-35 BM Grulla com aerodinâmica forte, formas bem definidas em 3º o F-35 mui belo uniu se formas agressivas com formas suaves um belo conjunto e em 4º lugar o Rafall que tem uma aerodinâmica muito harmoniosa formas continuas e bem suaves(mas com biquinho rsrsrs) e em 5º lugar o MIG-35 e o F-16 E/F não sei qual é o mais belo o MIG-35 com sua aerodinâmica agressiva porem suave ao mesmo tempo e o F-16… Read more »

Ivan
Ivan
11 anos atrás

Wilson Johann, Calmo eu estou, amigão. Respeito muito o pessoal da FAB e admiro o trabalho incrível que eles tem feito com tão poucos recursos. Entretanto o que eu alertei foi quanto a demora dos franceses em tornar o Rafale efetivamente em OmniRole, expressão que o marketing deles adora. Registrei tambêm, em carater pessoal, a minha desconfiança com os franceses, remanescente da proposta do FX-1 com Mirage 2000-BR. Na verdade eles estavam defendendo os interesses deles. NÓS É QUE DEVEMOS DEFENDER OS NOSSOS INTERESSES. Assim sendo, espero que se negocie com os franceses tendo em vista que eles precisam muito… Read more »

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

O Sistema Optronique Secteur Frontal (OSF) localizado na frente do canopi pode ajudar ao Rafale a localizar e indicar alvos em terra para mísseis guiados a IR/TV. O OSF representa um sistema principal do sistema de navegação e ataque (SNA, Systeme de Navigation et d’Attaque), junto com o sistema de contramedidas SPECTRA e o radar RBE2. Fonte: site sistemas de armas. Agora, não tenham nenhuma dúvida que os Franceses souberam lidar melhor com os Tupiniquins e sua vontades/desvaneios e sabe mais o que do que Russos/Suécos/Americanos. Os caras são os únicos latinos no negócio e sabem muito bem o que… Read more »

Walderson
Walderson
11 anos atrás

CAro amigo Ivan, concordo em parte contigo. Também desconfio dos franceses, mas a desconfiança é muito maior em relação aos americanos. Apesar de o Super Hornet estar pronto, não o compraria, pois os “amigos” lá de cima não venderiam as armas que quiséssemos, somente as que eles acham que deveríamos ter. Para mim, o Rafale não ganhou nenhuma concorrência por questões políticas e não por falta de capacidade. Para mim, é o melhor avião da geração dele. Sem contar que a França não nos boicotaria na questão armamento. Nem nos faria uma proposta indecente de comprarmos armas que ficariam com… Read more »

Wilson Johann
Wilson Johann
11 anos atrás

Entendido, Ivan.

Um abraço!!

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

As características “geopolíticas” que o Brasil enfrenta em seu quintal é bem diferente da Índia, China ou Rússia. Nossas forças têm a única e exclusiva missão de defender nosso território e nossos interesses. A Índia apresenta grandes avanços mas demosntra também querer atirar para todos os lados, sem uma estratégia definida, têm uma coleção de aeronaves de todas as fontes. Um Museu em pleno século 21. Nenhum destes países pode ser parâmetro de comparação com nossa realidade. Embora fora de discussão neste momento, em breve o mais barato e correto seria o Brasil dispor de um armamento nuclear. Isso por… Read more »

Rafale
Rafale
11 anos atrás

Nesse video do youtube…é impressão minha ou esses caças que o
SU-35 da Bolivia derrubam são Rafales!! Seriam os Rafales brasileiros ????

http://www.youtube.com/watch?v=HElzNbztI7w

Ps: o Pc travou aqui e postei antes da hora. fai mal rsrs

Infante
Infante
11 anos atrás

Wolfpack bom raciocínio. Um fator importante a ser discutido é a conveniência da dependência de uma única fonte. Helicópteros para as três forças, submarinos, aviões (Rafale) e o programa Felin – soldado do futuro. Esqueci alguma coisa? Convém ao Brasil depender tão completamente do mesmo fornecedor? Isto já aconteceu com os EUA e antes, com a Inglaterra. Pensem nas implicações geo-políticas e militares. Resta a pergunta: qual a alternativa menos ruím aos Rafales? Não refiro-me aos aspectos técnicos, mas exatamente aos militares e geo-políticos…

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Só para situar: Multi-Role significa que um caça pode executar funções ar-ar, ar-terra e ar-mar. Omni-role significa que o caça pode executar uma missão que seja AO MESMO TEMPO ar-ar e ar-superfície (ar-terra ou ar-mar). O conceito Omni-role ainda está amadurecendo, e, no que se propôe hoje, significa engajar simultaneamente alvos em terra e no ar, tanto para tracking quanto para atacar. Isto só é possível pela conjunção de três fatores: 1- Sensores avançados, como o radar AESA, capaz de engajar alvos “em mais de um modo” simultaneamente. 2- Nova simbologia da aviônica, capaz de dar ao piloto informações sobre… Read more »

MHenrique
MHenrique
11 anos atrás

Os americanos possuem uma farta máquina militar, para eles o fato de um avião ser omnirole é apenas “um plus a mais”rsrsrs, voam com 40 multiroles e fazem todo e qqr serviço, têm células suficientes para isso. Agora o Rafale, um projeto de US$38 Bi, isso mesmo!!! 38 bilhões de dólares, não conseguir designar um alvo é muito estranho não acham… e o projeto do Rafale já tem 20 anos, o 1º voou em 1986!! Nunca foi exportado, perdeu pra F-15, um projeto de 1970, em Cingapura na Coréia do Sul e no Marrocos pro F-16… e no Brasil eu… Read more »

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Rafale, o neste video que repassou aparecem alguns SU30MK enfrentando E3 Sentry, B52, e EF2000 Typhoon. O video consegue ser pior que o postado logo abaixo (chines). Se a Venezuela espera derrubar AWACS e Typhoons com esta facilidade, eu acho que estamos muito bem na foto e nem precisamos de FX2. Mas sabemos que este tipo de video é coisa de Stalinistas, Comunistas, Bolivarianos, a mais pura propaganda estupida que existe. Algo como o Egito fez quando divulgou que estava ganhado a Guerra do Yom Kipur contra Israel, mas que na realdade tinha perdido toda sua Força Aerea em 73.… Read more »

welington
welington
11 anos atrás

Este vídeo (Que é bastante antigo quando não eram disponíveis os recursos gráficos atuais demonstrou bem as características do SU-35 BM, não é de boa qualidade mas conseguiu transmitir suas capacidades e funções). os Flanker utilizados são os SU-35 BM não aparecem SU-30, o SU-35 BM tem todas estas características, o SU-35 BM pode detectar uma aeronave de alerta antecipado com o radar Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E)a mais de 400km devido a mesma possuir um RCS superior a 3,2m2, o SU-35 BM pode utilizar o KS-172 que tem um alcance de 400km para destruir uma aeronave de alerta antecipado que… Read more »

Ivan
Ivan
11 anos atrás

Rodrigo, Muito esclarecedora suas observações sobre o que são aeronaves Multi-role e Omni-role. Como vc apresentou ainda não existem caças efetivamente Omni-role, apesar dos SH F-18 E/F possuírem capacidade técnica mas não doutrinária e, portanto, não formataram este perfil de missão. A diferença básica vem da divergência entre a doutrina norte-americana e a européia. 1º) Sem dúvida o primeiro ponto são os recursos, que os americanos do norte tem muito mais que qualquer outro país ocidental. O E.U.A. podem montar sozinhos um pacote de ataque com apenas suas aeronaves, seja da US Navy OU da US Air Force, indepedentes. 2º)… Read more »

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
11 anos atrás

Rafale, dia 17 13:54hs,

Não são Rafales. São Eurofighters Typhoons os caças hipotéticamente abatidos. Ademais, o vídeo exibe o abate de E-3 Sentry (AWACS) e B-52.

De lambuja, ainda destrói alguns Patriot, juntamente com seu radar diretor de tiro.

A imaginação foi longe nesse vídeo venezuelano.

abraços.

jacubão
11 anos atrás

Resumindo.
Os venezuelanos estão viajando na maionese de SUKHOI, RSRSRSRSRSRSRSRS.

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Imagine lançar um míssil a 190 km de distância. O “kill rate” deste cara deve ser de 1/1000 lançamentos.

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Imagine lançar um míssil a 190 km de distância. O “kill rate” deste cara deve ser de 1/1000 lançamentos. Só pode ser bricadeira. O caça agressor + AWACS + o REVO devem ficar estáticos parados como um VTOL esperando ser abatidos desta distância.

welington
welington
11 anos atrás

Wolfpack os mísseis de longo alcance tem atualização por datalink, não adiantaria muito uma aeronave REVO, AWACS, guerra eletrônica ou um bombardeiro pesado desviar sua rota. A previsão de acerto de um BRV longo contra caças supermanobraveis é pequena, porem para aeronaves de grande RCS, grande área alar, pouca manobrabilidade e contra mediadas o abate por um míssil que atinge 12G de manobra e tem guiagem inercial e por radar ativo não é uma tarefa muito difícil, ainda mais levando em conta que o mesmo também foi desenvolvido para destruir mísseis cruise.O vídeo não é venezuelano é Russo e bem… Read more »

trackback
11 anos atrás

[…] de caça 3/3 de Nancy, três Mirage F1 CR do esquadrão de reconhecimento 1/33 de Reims e três Rafale do esquadrão de caça 1/7 de Saint-Dizier. Completanto o dispositivo, estão um Puma do esquadrão de helicópteros 6/67 de Solenzara e um […]

trackback
11 anos atrás

[…] a Força Aérea Francesa inaugurou (ativou) o segundo esquadrão de Rafale da base aérea de Saint-Dizier, que já abriga o 1/7 “Provence”. A cerimônia foi presidida pelo general Paul Fouilland, comandante das forças aéreas […]

trackback
11 anos atrás

[…] Entre os dias 20 e 22 de abril, uma delegação dos Emirados Árabes Unidos (EAU) visitou a base aérea de Saint-Dizier da Força Aérea Francesa (Armée de l´air). A visita se deu no contexto de um projeto de aquisição de caças Dassault Rafale pelos EAU, e contou com a presença de representantes das indústrias ligadas ao programa da aeronave. Segundo o Armée de l´air, foram expostas as capacidades dos caças Rafale em operação no esquadrão 1/7 “Provence”. […]

Storm
11 anos atrás

Outro dia li aqui nos comentários do blog, um companheiro dizendo que o Rafale é horrível de feio…,
É verdade que gosto não se discute, mas eu discordo, o Rafale é muito bonito, tanto voando como taxiando, tem um desing muito arrojado o único se não é a sonda de abastecimento que merecia ser retrátil.

Dos concorrentes do FX-2 é o mais harmonioso na minha opinião, Sendo o F-18 SH o de aparência mais robusta.