Segundo a agência de notícias Interfax, o Su-34 completou todos os testes com armas programados para 2008.
Foram testadas armas guiadas e não guiadas e todas obtiveram resultados positivos, com alto grau de precisão.
O Su-34 foi projetado pelo Sukhoi Design Bureau e está sendo produzido desde 2006. A Força Aérea Russa planeja adquirir cerca de 300 aviões até 2020, para substituir os velhos jatos Su-24.
Na foto acima, um Su-34 voa ao lado de um Su-24, que irá substituir, seguindo um IL-76. Nas fotos abaixo, o Su-34 aparece em testes de armas.

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RL

Ele parece ter um design mais furtivo.

Estou certo ou errado?

madvad

parece ter um design mais furtivo,baseado em quê RL?

rodrigo rauta

Ja que estava roladno a discussão sobre a defesa da costa e das bacias de petroleo, olha ai uma excelente opção!
uns tres esquadroes espalhados pelo brasil podiam dar as canhonei..ops! os NaPas uma otima opção de quem chamar na hora que o bicho pegar e seu poderoso “estilingue” de 40 mm não der jeito!
Brincadeiras a parte, podiamos pensar seriamente em equipar nossa FAB com esses bichoes para a patrulha maritima,alem de exercerem a função de caça tb!
Alias, ele tb decola de Porta Avioes???
Abraços!!!

Hornet

Pessoal,

desculpem-me pelo off-topic, mas é só pra informar:

Os jornais on-line estão noticiando que o Plano de Defesa Nacional foi aprovado por unanimidade:

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2008/12/11/ult4728u21503.jhtm

Acho que teremos mais boas notícias em breve.

abraços a todos

Cinquini

Isso é um monstro! Seria um sonho ter ele ostentando a nossa bandeira!

Tiago Jeronimo

Tá aê um avião russo que eu queria na marinha, 100 bichos desses armados com misseis anti-navio russos ou RB-15 e nem precisariamos de SSN. A negação do mar estava feita.

GustavoB

300? Menos, bem menos

Invincible

Olha! 100 desses pode ser muito. Se o Brasil comprar uns 24 já seria muito interessante. Se você colocar esse avião em Noronha pode bloquear o atlântico sul. Resta saber se ele tem capacidade de monitorar submarinos.

Sobre o questionamento de operar ele em porta-aviões acho bem pouco provável devido a suas dimensões elevadas. Acho que ele é maior que o SU-33 e ele é mais uma versão de ataque do que de caça.

welington

São 200 aeronaves até 2020 que podem chegar a 300 dependendo da situação financeira Russa que tende a melhorar como já está acontecendo, as 200 aeronaves foram confirmadas pelo chefe da Força Aérea Vladimir Mikhailov em 6 de março de 2007 para substituir as mais de 550 aeronaves SU-24 presentes naquela força.

Ulisses

Aquela ilha no fundo da penúltima foto,de longe parece Midway,estou errado?

edilson

60 Su-34 armados com RBs-15 ou Excocet 40, mantinham qualquer frota bem longe do litoral provendo cobertura aérea e vigilância, já tiverama curiosidade de ver qual o alcance do radar em modo LD?

Francisco AMX

Madvad, design mais furtivo baseado em quê??? ora em design amigo! foi o que o RL falou e perguntou ao mesmo tempo! Se tu quer ser irônico, aprenda a entender uma pergunta afirmativa. Pela tua ironia, estes aviões russos estão montados em um fundo “céu” eles não são capazes nem de voar… é tudo mentira e propaganda…. No ocidente é que temos radares AESA que pegam uma mosca em 200km, mas ae eu olho para eles com suas anteninhas que são metade de uma do radar do SU-34, Vejo pequenas anteninhas da parte de trás dos caças ocidentais que captam… Read more »

Francisco AMX

O SU-24, se modernizado de forma eficiente, seria um grande avião de ataque terrestre e naval, ele voa muito rápido! e longe….

Zé

Frascisco AMX,

Eu me pergunto… Vc critica os anti-russos… mas não seria você um pró-russo? Cada a isenção?

Concordo com você de que esse avião é uma máquina… Mas ele não é o senhor dos céus.

Seria interessante também respeitar a opinião de outras pessoas e não tentar impor aquilo que você ACHA. Afinal você não é o dono da verdade.

Tenha um bom dia!

Corsario-DF

Um belo e excelente avião! Não seria nada mal pelo menos uns 4 esquadrões desses caças na FAB/MB, daria uma proteção extra aos nossos navios, muito mais do que o Opalão/A-4.

Mas a título de curiosidade, na terceira foto, ele está disparando o quê:
– Foguete de maior calibre;
– Foguete Anti-Submarino;
– Míssil???

Nas outras fotos se percebe que ele lança bombas e foguetes não guiados, mas esse armamento (3ª foto) eu sinceramente não conheço, está mais para um ASROC???? Pois a cabeça “explosiva” é muito grande.

Sds.

Marlos Barcelos

prefiro os Rafales navais, custo operacional mais barato, manuntenção mais fácil, maior confiabilidade do fornecedor e é um avião que vai ser fabricado até 2025, além de ser um poderoso caça.

Marlos Barcelos

acho que pelo preço de um submarino nuclear poderiamos equipar nosso porta-aviões com poderosos caças que dariam maior proteção a frota e ao Brasil, apesar de termos que continuar os estudos dos subarinos nucleares para o dia que tivermos dinheiro para ter uma armada moderna e eficiente.

Henrique Sousa

Fiquei tb com a mesma dúvida do madvad de quais indícios o RL teve para achar ele com desenho mais furtivo. Pq baseado nas mesmas fotos achei menos furtivo (puro e destilado achismo…..hehe).

Isto não tem absolutamente nada de irônico, mas o outro ali já vestiu a carapuça e soltou o verbo.

Quanto ao avião em sí, considero este sim uma boa opção para nossas FAs, tanto para a FAB como MB.

Rodrigo Rauta

Olha, o problema com o rafale m é que as catapultas do Opalão não tem capacidade para lança-lo totalmente carregado e além disso, o brinquedo ai da foto é baseado em terra, dando cobertura a frota ou como atuando como “negador” do mar. Além do alcance dele ser maior e levar mais armas que o rafale m.Seriam caças que não se destinariam a fazer as mesmas funçoes!
Abraços!

Pedro

Rafale M e SU 34 são sois aviões totalmente diferentes, afinal esse ai tem alcance pra dar e vender, fora a capacidade de carga, ademais o SU 34 não dá pra ser embarcado em nada menor que um Nimitz (se é que dá) já o Rafale M é pequeno e mais agil, feito pro embarque, mas tem alcance muito menor e carga idem. Se me lembro bem o próprio blog já colocou uma reportagem sobre o SU 34 e mencionaou sua capacidade de detectção anti subamrino. 34 desses garantiriam nosso litoral de costa a costa com “folgas” com negação de… Read more »

madvad

“Madvad, design mais furtivo baseado em quê??? ora em design amigo! foi o que o RL falou e perguntou ao mesmo tempo! Se tu quer ser irônico, aprenda a entender uma pergunta afirmativa. Pela tua ironia, estes aviões russos estão montados em um fundo “céu” eles não são capazes nem de voar… é tudo mentira e propaganda…. No ocidente é que temos radares AESA que pegam uma mosca em 200km, mas ae eu olho para eles com suas anteninhas que são metade de uma do radar do SU-34, Vejo pequenas anteninhas da parte de trás dos caças ocidentais que captam… Read more »

madvad

Exatamente Henrique Souza….tem gente aqui que anda muito stressado…

Marlos Barcelos

concordo com o Madvad, tem gente muuuito estressada.
Só acjo melhor os rafales porque temos a garantia de que receberemos as peças necessárias a sua manuntenção quando pedirmos, os Russos não são confiáveis nesse aspexto, tanto é verdade que o Brasil pagou muito mais caro pelos helicopteros russos, porque exigiu que algumas peças fossem fabricadas aqui.

Marlos Barcelos

e quanto a capacidade dos refales, eles seriam utilizados em vôos de defesa da frota eventualmente em ataques, não precisariam voar com capacidade total e poderiam ser reabastecidos por aviões dependendo do local.

kaleu

Pessoal, na boa, sem querer criticar….

Se o SU-34 tem design furtivo, então SU-27-30-35 tbm tem (são muito parecidos), porém, será necessário os gringos reverem seus conceitos porque o F-22, F-35, F-117 e B-2 todos tem em comum suas formas triangulares…

Gostaria de ver o design do PAK FA T-50, nos desenhos apresentados na internet ele é a “cara” do F22 / F35.

abraços
Kaleu

Invincible

Caso alguém queira um pouco mais de informação sobre o SU-34 aí vai…

Fonte: http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/su32-01.html

Francisco AMX

Zé, não sou pró-russo não! na verdade gosto do jeito way-of-life, meu recado é para os cegos que não querem ver o que está a frente do seu nariz por pura antípatia, sou entusiasta de aviação militar, e neste ponto não sou partidário de nenhum país, muito menos da russia! na concorrência do FX-2 eu considerava um grande passo o Typhoon, por várias razões… Henrique, o “outro” deve ser eu, portanto segue: os novos SUs já são mais furtivos com o uso de materiais e tintas especiais e absorventes, o desenho deste SU34 mostra um pouco desta caracteristica, compare com… Read more »

Francisco AMX

BOM, LENDO O MADVAD e outros, agora, reconeço que estou bem estressado, e peço humildemente desculpas! foi feio :(, tô com vergonha! puts… botei a carreta na frente dos bois…
me perdoem…
Francisco

welington

Vejo os comentários de muitos aqui sendo anti Russos, já o comentário do Francisco AMX é totalmente imparcial, pois ele esta vendo o que esta acontecendo, a muita gente que não acredita que a Rússia pode construir armas melhores que os EUA pela simples idéia formada pela mídia ocidental, eu acho equipamentos Russos do resto da Europa e Ásia, áfrica, America, oriente médio e Oceania todos bons cada um com qualidades particulares que os tornam uns superiores aos outros, agora vejo muitos falando que os radares russos não tem o alcance que o fabricante e a força aérea do pais… Read more »

Rodrigo Rauta

Na verdade qnd me referi aos rafale eu so disse, assim como o Pedro, que são dois avioes diferentes. Acho que seria otimo o rafale como caça embarcado, mas para a missão de patrulha maritima, o SU-34 é o “cara”! Até pq fopi feito pra isso…maior alcance, qnt de armas, capacidade de detecção..coisa que os rafale não tem, pois são avioes destinados a proteção da frota e não a patrulha maritima!!Alem disso, mesmo usado avioes-tanque, os rafale não tem nem metade do arsenal de ataque do SU-34. E com a altonomia dos SU-34 ,não haveria necessidade dos avioes-tanque.

Ducca

Se o Su-34 é tão bom assim, com capacidade para cobrir todo o litoral brasileiro, com folgas, e capacidade de realizar missões anti-submarinos, e que com apenas 24 células teríamos proteção total em nossas plataformas petrolíferas, por que então ele não está nos planos da MB?

Fernando Gonzales

Zé O Francisco AMX ta com toda a razão, estes anti tudo que não é Europa e EUA, são mesmo toscos, só enxergam a propaganda hollywoodiana. Se o ocidente é o cara porque não mandou ainda a Russia pro espaço? Porque são covardes e propagandistas, no fundo sabem que estas porcarias deles são tão ruins como a dos Russos, só ganham na propaganda. Os Americanos tem as maquinas mais mortiferas do planetas( pelo menos nos filmes), mas tomaram uma surra do Vietnã. Ainda são cara de pau de dizer nos filmes que ja lutaram no Vietnã, pois se lutaram lá… Read more »

Vovódka Bolivariana da Venezuela

FINALMENTE!!!!!!!!! A veia aqui ja’ tava cansada de entrar nesse blog e so’ ver foto de F18 de F16 de F5 e Eurofaiter e ate’ daquela coisa feia do harrier cruiz credo!!! Finalmente esse Blog coloca de novo um sukhoi coisa mais linda ate’ o SU24 nao e’ de se jogar fora nao mas o Su34 e’ poderoso demais da conta so’ que o Su35 e’ ainda mais bonito!!! Esse Su34 eu ja’ falei que e’ que nem eu com essa cacunda nas costa por causa do lumbago e da espinhela caida e com esses canard que parece os meu… Read more »

Almeida

Lindas fotos, eh com certeza um belo e otimo vetor! Concordo q a FAB e/ou a MB fariam bom uso dele. Mto mais do q os Mi-35 de C-SAR/ataque/nova-doutrina na FAB. Um ou 2 esquadroes de Su-34 na costa, armados com BrahMos, com certeza seriam um belo recado a qq aventureiro! Se eh pra fazer parceria com os russos, façamos direito e aproveitemos o q eles tem de melhor! Agora, numa boa, sem estresse, dizer q eles tem design stealth ou q podem operar de porta-avioes nao tem embasamento algum. Eles tem o mesmo design, estrutura e materiais q os… Read more »

Almeida

Corsario-DF:

Eh um foguete nao-guiado de maior calibre, tipo S-25.

Francisco AMX

Almeida, explica para nós o que é um design stealth?

RL

Calma Gente. Vi que pela minha dúvida alias muito mal colocada por mim, acabei criando mal estar entre os participantes. Antes de mais nada, quero deixar claro que não sou a favor ou contra a nenhuma aéronave seja ela de qualquer nacionalidade. Tenho sim, minhas preferências baseadas em gosto pessoal. Bom vamos lá. Minha questão sobre o desgin mais furtivo do SU-34 deu-se através das fotos que vemos aqui comparando-as às aéronaves hoje existentes como F-22 e F-35, bem como o futuro PAK T50 e os caças chineses que seguirão a mesma linha. Sei que o SU-34 não é um… Read more »

Henrique Sousa

Olá Francisco, tinha me referido a vc sim, mas com seu post reconhecendo que não estava nas melhores das horas ao escrever, vai aqui minha desculpa por tb não ter sido dos mais felizes na conversa da carapuça…. Bom, agora conversando de impressões vamos especular um pouco… Falei que aparentemente este Su-34 tem maior RCS porque tem mais área para refletir: corcova, cone da cauda, canard, sessão transversal da cabine e cone do radar, quantidade de objetos nos cabides das asas, etc. Enfim, se a mesma tecnologia de redução do RCS (materiais para construção e cobertura) se encontra disponível para… Read more »

Almeida

Francisco AMX, Faço minhas as palavras do Henrique Sousa. Nao querendo menosprezar de maneira alguma o aviao, mas ele tem caracteristicas de design q vao contra caracteristicas ditas stealth ou furtivas, como configuracao triplano com canards, materiais metalicos em sua estrutura, tamanho, cabine lado-a-lado q aumenta ainda mais a RCS frontal, etc. Falo isso baseado ate mesmo em projetos russos, como o Su-35 q retirou os canards do design para diminuir seu RCS. Ele nao foi projetado para ser stealth, mas para carregar grande quantidade de armas a longas distancias bem rapido e em ambientes eletronicos pesados, com conforto de… Read more »

Francisco AMX

Almeida, era só design que o RL falou e que eu entendi perfeitamente, nada de materiais etc., porém eu acredito terem sido usados na construção ou serão, pois certamente possíveis futuros usuários deste analisarão e farão teste (somente a FAB não testa os vetores) e certamente descobrirão e condenarão o avião se este tiver um RCS elevado, não acredito que os russos cometerão mais este erro! e tb acredito que qualquer projetista e gestor de um bureau de estratégia e defesa fará uso, depois de confirmado este benefício, do que puder em termos de furtividade. Se olharmos bem veremos que… Read more »

Ulisses

Alguém por favor poderia responder minha pergunta?

Baschera

Imaginando que um SU-34 tenha um custo de hora/vôo igual ao SU-35 ou seja de Us$ 20 mil/hora e se o Brasil, tivesse os tais 100 aperelhos imaginados e voássemos apenas 100 horas/mês com cada um deles, o que não é nada…. tudo isto custaria a bagatela de Us$ 200 milhões ou R$ 480 milhões ao ano.
Esta máquina me lembra um Dodge Dart 6cc que tive….
Sds.

Almeida

Francisco AMX,

Acho q nao sei o q vc quer dizer por ‘design’ entao; Materiais fazem parte do design de um projeto sim, nao apenas as blueprints/plantas/aparencia externa. E eu mencionei tbm caracteristicas q vem do ‘desenho’ do aviao: tamanho, canards, cabine dupla lado-a-lado, etc.

Nao me leve a mal, mas eu nao vejo nada de ‘stealth’ no ‘design’ deste projeto. E ja expliquei pq. Eh um PUTA aviao, com o perdao da palavra, mas ‘stealth-by-design’ ele nao eh, na minha opiniao.

Almeida

Ulisses, Midway eh um pouco maior do q a ilha q aparece na foto e eu duvido q os russos façam testes de armas tao perto de uma base aeronaval norte-americana! 😉

Raphael

Fernando Gonzales,
1o: pesquise mais sobre historia.
2o: http://cache.daylife.com/imageserve/0bKK3mP5xgcJc/610x.jpg

Ulisses

Valeu pela resposta,Almeida.

Abs.

RL

Ele parece ter um design mais furtivo.

Estou certo ou errado?

madvad

parece ter um design mais furtivo,baseado em quê RL?

rodrigo rauta

Ja que estava roladno a discussão sobre a defesa da costa e das bacias de petroleo, olha ai uma excelente opção!
uns tres esquadroes espalhados pelo brasil podiam dar as canhonei..ops! os NaPas uma otima opção de quem chamar na hora que o bicho pegar e seu poderoso “estilingue” de 40 mm não der jeito!
Brincadeiras a parte, podiamos pensar seriamente em equipar nossa FAB com esses bichoes para a patrulha maritima,alem de exercerem a função de caça tb!
Alias, ele tb decola de Porta Avioes???
Abraços!!!

Hornet

Pessoal,

desculpem-me pelo off-topic, mas é só pra informar:

Os jornais on-line estão noticiando que o Plano de Defesa Nacional foi aprovado por unanimidade:

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2008/12/11/ult4728u21503.jhtm

Acho que teremos mais boas notícias em breve.

abraços a todos