Colisão entre Su-27 pode ter causa humana

0

Pilotos russos estão voando menos do que deveriam

A colisão entre dois Su-27 do esquadrão “Russkiye Vityazi” (Russian Knights) no último dia 16 de agosto foi fruto de problemas relacionados à segurança de voo e treimamento de pilotos, segundo uma avaliação preliminar.

O acidente, que acabou vitimando um experiente piloto russo e causando ferimentos leves e dois outros, pode ter sido causado por erro humano, informou a agência de notícias russa Ria Novosti.

Uma fonte russa informou que os pilotos militares daquele país estão voando menos do que deveriam. Em outras palavras, estão treinando menos do que as 100-120 horas de voo por ano que seriam desejadas. Segundo a mesma fonte, atualmente um piloto da Força Aérea voa em média 60-65 horas por ano. Para formar um piloto militar na Rússia leva-se de sete a oito anos e os custos beiram 3,4 milhões de dólares.

FOTO: richard-seaman.com

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre

É bem por aí. Um estudo da USAF conclui que o ideal é voar no mínimo 150 hrs ano para se manter uma certa proficiência. Se esses pilotos realmente estiverem voando em torno de 60 a 65 hrs como citado na matéria, é de se estranhar que não tenha acontecido antes. Uma pena.

madvad

Eu bem que estranhei a matéria onde li que o cmdt que morreu praticava e treinava 8hrs por dia rs. Devia ser no FS.

silva

Assisti alguns anos atras na band, uma reportagem sobre as forças militares na Russia, é lamentavel os salarios muito baixo, estado de miseria, os aparelhos de modo geral sem manutenção, ao contrario do nosso país que tem tudo para crescer, eu não sei porque tudo aqui para 20/30 anos, sabendo que os homens das nossas forças se dedicam ao maximo com o pouco que tem, tenho esperança que num futuro próximo estaremos a altura daquilo que queremos de melhor
Obrigado

Marcos Santana

Por favor, alguém sabe qual o número de horas de voo anuais que os pilotos da FAB estão praticando?

Angelo Nicolaci

o “Russkiye Vityazi” tbm voa o mig-29???? eu pensava que eram só os su-27

RPiletti

8h/dia?
É só fazer a conta de quantos $$$ essa brincadeira custaria em um mês.

madvad

“o “Russkiye Vityazi” tbm voa o mig-29???? eu pensava que eram só os su-27”

essa foto foi no show aéreo Maks, onde voaram com os Strizhi 😉

Angelo Nicolaci

Obrigado Madvad

Francisco AMX

PESSOAL, QUEM VOA POUCO SÃO A FORÇAS REGULARES, NÃO ESTA DE DEMONSTRAÇÃO!
Este tipo de acrobacia é muito perigoso mesmo! eles voam no risco total, praticam manobras como a Cobra de Pugashiev entre outros, os SU-27 não possuem TVC….

germa

agora eu entendo pq o pessoal fala que os su-35 é gigante.
o su-27 da quase 1,5.
heheh

Jotapecosta

É verdade Francisco, falou tudo. Parece que o povo quando se refere a Rússia é sempre com puro desmerecimento aos seus profissionais e equipamentos, se esquecendo das inúmeras questões envolvidas numa atividade de risco que é o vôo acrobático. Ainda mais com aeronaves dessas dimensões e potência, que não é qualquer um que pilota pelo mundo. Esses Sukhois ainda são os de geração mais antiga ainda, sem TVC e aletas canard originais. Embora mesmo assim possuam enorme manobrabilidade, não tem a mesma que os de geração seguinte, com controles fly-by-wire, configuração canard, TVC, entre outros muitos avanços que perpetuam enormemente… Read more »

SAMMETEORO

Vejo tanto barbado aqui criticando as foças ocidentais ,sem saber nem mesmo do que falam.As forças ocidentais(EUA) tem uma logistica muito superior a russa,caças americanos são criados ja visando sua manutenção enquanto esse não é o lema russo,vejamos apenas um breve exemplo disto no estado de alerta das forças americanas erros humanos por lá são raros,nas russas constantes nossos f-5(de origem recebem relatorios de pane até hoje,enquanto aeronaves russas estão paradas até na russia! Amigos não é implicancia mas realidade nem mesmo carro russo presta.Outro bom exemplo disso é Israel que subjulgou seus inimigos mesmo tendo um exército oito vezes… Read more »

Samuel

O fato dos pilotos regulares voarem pouco na Rússia não reflectiria, creio eu, no seu grupo de demonstração. Essas noticias sobre as forças armadas russas devem ser vistas com um pouco de senso crítico, eles com certeza têm capacidade de avaliar e eleger prioridades, mantendo um núcleo de eficiência mínimo, e um núcleo de excelência, nós o fazemos. A Rússia esta bem melhor agora, os investimentos estão começando a sair do papel, a recuperação tende a ser gradual, isso é normal. A capacidade de desenvolver e projectar acredito que tenha sido resguardada do furacão.

Zero Uno

Notaram?

Na foto acima estão juntos Su-27 e Mig-29???

Reparem bem! Principamente no desenho diferente dos caças. Aí realmente verão que as duas equipes de acrobacias Russas estão “posando” juntas para esta foto.

Abraços.

Zero Uno

SAMMETEORO em 21 ago, 2009 às 9:48

Então por que os Russos derrotaram a Georgia, que possuia equipamentos ocidentais? Afinal, até mesmo durante a guerra os EUA continuaram fornecendo armamentos para a Georgia (que invadiu a Ossétia do Sul).

Aqui vai um exemplo. Espero que os editores do blog aprovem.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/08/10/israel_reconhece_integridade_territorial_da_georgia_pede_paz_na_ossetia-547665083.asp

A Georgia ainda possui equipamentos de origem Russa más vem “trocando” estes por e origem ocidental…

Alexandre

É bem por aí. Um estudo da USAF conclui que o ideal é voar no mínimo 150 hrs ano para se manter uma certa proficiência. Se esses pilotos realmente estiverem voando em torno de 60 a 65 hrs como citado na matéria, é de se estranhar que não tenha acontecido antes. Uma pena.

madvad

Eu bem que estranhei a matéria onde li que o cmdt que morreu praticava e treinava 8hrs por dia rs. Devia ser no FS.

silva

Assisti alguns anos atras na band, uma reportagem sobre as forças militares na Russia, é lamentavel os salarios muito baixo, estado de miseria, os aparelhos de modo geral sem manutenção, ao contrario do nosso país que tem tudo para crescer, eu não sei porque tudo aqui para 20/30 anos, sabendo que os homens das nossas forças se dedicam ao maximo com o pouco que tem, tenho esperança que num futuro próximo estaremos a altura daquilo que queremos de melhor
Obrigado

Marcos Santana

Por favor, alguém sabe qual o número de horas de voo anuais que os pilotos da FAB estão praticando?

Angelo Nicolaci

o “Russkiye Vityazi” tbm voa o mig-29???? eu pensava que eram só os su-27

RPiletti

8h/dia?
É só fazer a conta de quantos $$$ essa brincadeira custaria em um mês.

madvad

“o “Russkiye Vityazi” tbm voa o mig-29???? eu pensava que eram só os su-27”

essa foto foi no show aéreo Maks, onde voaram com os Strizhi 😉

Angelo Nicolaci

Obrigado Madvad

Francisco AMX

PESSOAL, QUEM VOA POUCO SÃO A FORÇAS REGULARES, NÃO ESTA DE DEMONSTRAÇÃO!
Este tipo de acrobacia é muito perigoso mesmo! eles voam no risco total, praticam manobras como a Cobra de Pugashiev entre outros, os SU-27 não possuem TVC….

germa

agora eu entendo pq o pessoal fala que os su-35 é gigante.
o su-27 da quase 1,5.
heheh

Jotapecosta

É verdade Francisco, falou tudo. Parece que o povo quando se refere a Rússia é sempre com puro desmerecimento aos seus profissionais e equipamentos, se esquecendo das inúmeras questões envolvidas numa atividade de risco que é o vôo acrobático. Ainda mais com aeronaves dessas dimensões e potência, que não é qualquer um que pilota pelo mundo. Esses Sukhois ainda são os de geração mais antiga ainda, sem TVC e aletas canard originais. Embora mesmo assim possuam enorme manobrabilidade, não tem a mesma que os de geração seguinte, com controles fly-by-wire, configuração canard, TVC, entre outros muitos avanços que perpetuam enormemente… Read more »

SAMMETEORO

Vejo tanto barbado aqui criticando as foças ocidentais ,sem saber nem mesmo do que falam.As forças ocidentais(EUA) tem uma logistica muito superior a russa,caças americanos são criados ja visando sua manutenção enquanto esse não é o lema russo,vejamos apenas um breve exemplo disto no estado de alerta das forças americanas erros humanos por lá são raros,nas russas constantes nossos f-5(de origem recebem relatorios de pane até hoje,enquanto aeronaves russas estão paradas até na russia! Amigos não é implicancia mas realidade nem mesmo carro russo presta.Outro bom exemplo disso é Israel que subjulgou seus inimigos mesmo tendo um exército oito vezes… Read more »

Samuel

O fato dos pilotos regulares voarem pouco na Rússia não reflectiria, creio eu, no seu grupo de demonstração. Essas noticias sobre as forças armadas russas devem ser vistas com um pouco de senso crítico, eles com certeza têm capacidade de avaliar e eleger prioridades, mantendo um núcleo de eficiência mínimo, e um núcleo de excelência, nós o fazemos. A Rússia esta bem melhor agora, os investimentos estão começando a sair do papel, a recuperação tende a ser gradual, isso é normal. A capacidade de desenvolver e projectar acredito que tenha sido resguardada do furacão.

Zero Uno

Notaram?

Na foto acima estão juntos Su-27 e Mig-29???

Reparem bem! Principamente no desenho diferente dos caças. Aí realmente verão que as duas equipes de acrobacias Russas estão “posando” juntas para esta foto.

Abraços.

Zero Uno

SAMMETEORO em 21 ago, 2009 às 9:48

Então por que os Russos derrotaram a Georgia, que possuia equipamentos ocidentais? Afinal, até mesmo durante a guerra os EUA continuaram fornecendo armamentos para a Georgia (que invadiu a Ossétia do Sul).

Aqui vai um exemplo. Espero que os editores do blog aprovem.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/08/10/israel_reconhece_integridade_territorial_da_georgia_pede_paz_na_ossetia-547665083.asp

A Georgia ainda possui equipamentos de origem Russa más vem “trocando” estes por e origem ocidental…