Su-30SM

Su-30SM

Os aviões atualizados começarão a ser entregues em 2019

IRKUTSK, 8 de fevereiro / TASS /. Os trabalhos para atualizar os aviões de combate Su-30SM multirole começarão este ano e os aviões modificados se juntarão ao exército em 2019, disse o vice-ministro da Defesa da Rússia, Yury Borisov.

“Nós planejamos iniciar a modernização este ano, completar sua primeira etapa em 2019 e depois iniciar [entregas de] aviões atualizados”, disse Borisov durante sua visita à Irkutsk Aviation Plant (parte da empresa Irkut) na quinta-feira.

Existem 100 aeronaves Su-30SM no inventário da Rússia, disse ele. “Os aviões operaram da melhor maneira possível na Síria e provaram todas as suas capacidades. Estas aeronaves devem ser atualizadas em termos de substituição e adaptação de novas armas aéreas”, disse Borisov, observando que esses caças operarão até 40 anos.

O caça super-manobrável Su-30SM de dois assentos é a última versão modificada do Su-30 básico. Foi desenvolvido sob os requisitos do Ministério da Defesa da Rússia para sistemas de radar, comunicação e IFF, bem como armamento e outros equipamentos. Os primeiros contratos para entregar Su-30SMs ao exército russo foram assinados em 2012.

A aeronave é projetada para conquistar superioridade aérea, interditar as bases aéreas do inimigo e destruir alvos aéreos, terrestres e marítimos.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Jorge

Essa “atualização” deve servir para aparar as poucas arestas dessa formidável aeronave, fruto dos dados colhidos na operação na Síria.
Ele deve ficar ainda mais letal do que já é com equipamentos mais modernos.

Sds

fabio jeffer

São aeronaves impressionantes e formidáveis
Acho o Gripen perfeito para o Brasil, mas confesso que adoraria ver uma dessas Águias voando por aqui com o escudo da FAB

Russian Bear

Estes upgrades terão muitos clientes externos. A Força Aérea da Coreia do Norte possui caças Sukhoi Su-30 , a Indonésia é outro país equipado com os Su-30. A Venezuela também os Sukhoi Su-30. Capaz de lançar mísseis de longa de distância e bombas inteligentes, o caça pode, por exemplo, decolar de Caracas e bombardear Brasília (DF) ou Anápolis (GO), onde fica a principal base da Força Aérea Brasileira. O país possui 24 dessas aeronaves. A escolha do Gripen NG em relação ao Su-30 é um erro histórico, O Brasil é uma nação continental, mas comprou um caça leve, ou melhor,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Russian Bear em 16/02/2018 às 19:33 A Venezuela também os Sukhoi Su-30. Capaz de lançar mísseis de longa de distância e bombas inteligentes, o caça pode, por exemplo, decolar de Caracas e bombardear Brasília (DF) ou Anápolis (GO), onde fica a principal base da Força Aérea Brasileira.” Russian Bear, Depois de cumprida a missão, o Su-30 venezuelano que decolar de Caracas já vai pousar, planando em pane seca, no próprio alvo que ele atacou? Afinal, Brasília fica a mais de 3200km de distância em voo de Caracas. E o alcance (ou seja, máximo de distância possível de voar, o que… Read more »

MATHEUS

Começou…daqui a pouco chega a galera falando que ele seria ótimo para o Brasil mil vezes melhor que o Gripen é Blá blá blá….

Manock

Começou…daqui a pouco chega a galera falando que ele seria péssimo para o Brasil mil vezes pior que o Gripen é Blá blá blá…

😉

João Bosco

Vamos sonhar.. imagina dois esquadrões da FAB- um em Brasília e outro em Manaus – como forma de persuasão. Daria um pouco de medo nos venezuelanos……

R22

Uma excelente aeronave, mas não acho que o Brasil fez besteira em selecionar o Gripen. O Gripen é um aeronave moderna e atende as nossas necessidades tendo um excelente custo-benefício. Se tivéssemos alguns SU-30 seriam ótimos enfeites para os hangares com o custo da hora praticamente o dobro do NG. O que me entristece é que teríamos condições até de operar essas duas aeronaves em conjunto se não fosse tanta roubalheira nesse país…

carcara_br

Já faz um tempo que a Rússia produz, compra e exporta o su-30 e bastou entrar numa guerra para anunciarem upgrades, isso é uma ótima notícia. Será que veremos modificações tão profundas quanto a substituição de radares, integração de novos sensores e sistemas de defesa?

Junior

” A Força Aérea da Coreia do Norte possui caças Sukhoi Su-30 ”
Jesus Cristo todo poderoso …

Bosco

Se um Su-30 quiser atacar Brasília terá que decolar de uma base perto da fronteira. Com alcance de 3000 km ele consegue chegar (a grande altitude como disse o Nunão) mas não teria como voltar. A opção ao suicídio seria seria uma REVO sobre o alvo (Brasília), que transferiria ao caça combustível para o retorno. Isso é inviável. Não é assim que funciona. Então, esse caça teria que ser reabastecido no meio do caminho, a uns 1000 km de Brasília. Ai o caça poderia atacar o alvo e ser reabastecido de novo no mesmo ponto da primeira vez. Teria combustível… Read more »

Possani

#Nunãovaiprocéu.

Wagner

A Russia está quebrada. Vão modernizar uma dúzia e olha lá, talvez o restante em 20 anos. Depois vão fazer uma propaganda danada em cima, como é de praxe. Vetor espetacular e perigoso, desde que não voe em espaço aéreo que tenha F-22. Daí é pato.

JOSÉ N BITTENCOURT

Nao consigo entender exatamente a torcida q frequentemente vejo aqui entre fãs de produtos n.americanos e produtos soviéticos/russos. E os “especialistas” q dizem estar a Rússia “quebrada” ou os EUA “decadentes”. Ou “especialistas” q passaram a “criticar” a aquisicao do J39E – diga-se de passagem, uma das decisoes razoaveis tomadas em termos economicos e programáticos, com relacao à modernizacao da FAB. Tudo bem: nariz e opiniao, td mundo tem pelo menos um, mas por vzs só o nariz acrescente alguma coisa. Agora, qto a essa conversa sobre a possibilidade de um “ataque” venezuelano ao DF, bem… No máximo indica certa… Read more »

Arariboia

As pessoas não possuem capacidade de ler antes de afirma uma besteira…
Sério! É fácil olhar no tio Google e procura se informar
Outro fala da Coreia do Norte com SU-30…

Sobre geopolítica, equipamentos e em geral.
http://nationalinterest.org

Hawk

Coréia do Norte com Su-30? Chega de Internet por hoje!

Guizmo

Kkkkk essa Trilogia é sensacional…..eu me divirto!

Nunão realmente vai ser indicado ao Prêmio Nobel, quanto à Brasília, dependendo de quem vencer a eleição esse ano, a própria FAB fará o REVO ao Su-30 venezuelano

Rui chapéu

A Coreia do norte tinha Su-30 SIM!

Mas aí tiveram que comer ele pra não morrer de fome…..

Delfim Sobreira

Bosco.
Uma missão suicida até Brasília, dependendo aonde o Su-30 iria se espatifar, não seria tão ruim. :))

donitz123

Pois é. A Rússia vai se modernizando aos poucos sem nenhum plano de dominação intergaláctico com dizem alguns. Outros em estado de negação preferem acreditar que ela ainda vive a situação econômica da década de 90.

Ed Sanches

É muito bom ler comentários de quem entende do assunto e de quem não entende,mas coloca a dúvida para ser esclarecida.Mas ta difícil aguentar os “anti URSS”.Parece que vivem nos anos 90.

Chico Novato

Prefiro a FAB com 36 Gripens, voando, treinando, operando e fazendo quase toda a manutenção sozinha do que com 72 SU-30 brilhando no hangar.

Diogo de Araújo Carvalho

Vamos torcer para o que nosso amigo disse faça algum sentido no mundo real e eles consigam, mesmo que em missão suicida, chegar até o DF e meter umas boas bombas naquela porcaria.

Ronaldo de souza gonçalves

O grispen é o avião certo pro Brasil,principalmente pelo custos,tem um bom alcance,pois pode ser abastecido em voo,tem um bom pacote de armas é em anapolis pode dar proteção a todo território.O su-30 é um bom caça,mas seu custo é caro,O Brasil acertou ba escolha sim,ele é de 4.5 é o melhor que podemos ter nas próximas décadas pois o f-35 e vetado para o Brasil.Como é um caça novo pode aceitar no decorrer da sua vida útil varias reformas e atualizações.

Adriano R.A.

Qual seria melhor em um embate ar-ar, um Su-30SM russo (modernizado) ou um F-15SA (versão Saudita)? Creio que a Coreia do Sul também tem um F-15 bastante capaz…

Adriano R.A.

Os Su-30 venezuelanos que estão em boas condições devem estar sendo poupados ao máximo. A única forma de atingir Brasília seria utilizando bases avançadas na Bolívia, com a benção do companheiro Evo.

Oráculo

Acho os aviões da Sukhoi fantásticos. Lindos, eficientes e mortais. São criados para aniquilar seus inimigos. Assassinos puro-sangue. Assim como os MIGs sempre foram. Russos e Americanos fazem aviões formidáveis. Tenho uma profunda admiração por ambos. Assim como pelos Suecos. Olhem o tamanho da Suécia, e os caras me fazem um avião que encara o dos russos e americanos… Não vejo motivos pra ficar nesse fanatismo de “qual é o melhor”. O melhor é o que atende completamente as necessidades do país fabricante/comprador. Mas tem uns malucos que deixam a ideologia derreter o cérebro a tal ponto que preferem escrever… Read more »

NATO_Müller

Mesmo sendo um devaneio do Rússia Bear quanto ao ataque kamikaze a Brasília. Não podemos desconsiderar um ataque de retaliação a alguma grande cidade da região norte do nosso país. Acredito que é uma questão de tempo para a Venezuela logo após seu colapso utilizar seus Su-30 contra o Brasil. Nossos F-5 devem estar de prontidão, pois logo o Tio Sam manda um dos seus porta aviões para limpar o terreno e depois, como aliados regionais deles, entramos na Venezuela para derrubar essa ditadura comunista. Nossos Mi-35 tão serão necessários para dar apoio às tropas.

gustavo

Fernando “Nunão” De Martini 16 de Fevereiro de 2018 at 22:21 Chegar é uma coisa, voltar para casa é outra coisa!

Renato de Mello Machado

Com o número de caças corretos e bem divididos em bases pelo Brasil, o Gripen foi a melhor escolha.

Adler Medrado

Me desculpem pelo OFF-TOPIC, mas eu achei que muita gente aqui iria gostar:

https://youtu.be/IuZkUoLf1yA

Adler Medrado

As vezes eu penso que nossas forças armadas precisam dar uma surra bem dada em algum vizinho (Venezuela por exemplo) para que esse pessoal que pensa que qualquer um pode nos atacar e ficar por isso mesmo.
Tem gente que pensa que nossas forças armadas são amadoras, acho que ouviram muito “marcha soldado, cabeça de papel” quando eram crianças.

PEDRO HENRIQUE PEREIRA SOARES

Wagner 17 de Fevereiro de 2018 at 0:38 A Rússia está quebrada? Taxa de crescimento de 2000 a 2008 de 7,1 a 10% ao ano, 2009 recessão, a pior de todas, 2015(-3,7%) e 2016 (-0,8%) recessão, já deu para perceber em 2016 que iria se recuperar rápido. 2017 Crescimento de 1,5% , em meio os sansões, que já provaram que não funciona, e guerra de commodities, essa sim muito ruim para a Rússia. A dívida do estado abaixou mais de 3 pontos em 2016, nisso o Putin deu um bom exemplo cortando 10% seu salário e dos oficiais, exemplo esse… Read more »

José Luiz

Coréia do Norte possui somente algumas dezenas de Mig 29 da primeira versão, os quais mantém a duras penas. Aliás o Mig 29 nas suas primeiras versões pode ser encontrado também em Cuba outro país que esta sob embargo. As aeronaves russas de última geração não são encontradas em nenhum país com embargo da ONU. Por vez chega desta fantasia venezuelana, que eles tem um monte de armas russas é são o bicho papão que vai devorar a FAB etc. A única coisa deles que nos prejudicam e realmente me preocupa são os milhares de fuzis que foram distribuídos lá… Read more »

Guizmo

Show Adler, dá vontade de pegar uns 18 caças F-15, mais uns 24 F-16, uns 4 B-52…

Leonardo

O esquadrão venezuelano irá decolar, atacar Brasília e jogar o avião em pane seca em cima do Congresso. Depois o Maduro nao vai entender nada, quando o povo brasileiro comemorar nas ruas o sucesso do ataque.

Paulo Jorge

Abstraindo o delírio da ofensiva venezuelana em Brasília, o Su-30 bolivariano tem capacidade marginal para defesa aérea (não pela incapacidade da aeronave em si, mas pela precariedade do uso dela na FAV) e olhe lá. Quem tem sido “bucha de canhão” é o velho F-16 do Satã do Norte. Na verdade, a estratégia de defesa da FAB aposta na fragilidade aérea dos vizinhos em virtual ofensiva contra o nosso território. No máximo, falam em transferir algum esquadrão de Gripen pra zona de fronteira em caso de atividade hostil, o que é outro delírio, já que malmente se conseguirá colocar o… Read more »

Renê Dos Reis

Eu como Brasileiro não gostaria de ver comentarios como esses de ver o nosso centro de poder ser destruido por forças estrangeiras e nos o povo comemorando, gostaria que fosse diferente chegamos num ponto que parece que somos colonia explorada pelos poderosos e que não fazem parte do Brasil , como disse Renato Russo , que pais e esse , e salientando que eu tambem iria comemorar , mas…

Leonardo Varejão

Gente… O Gripen

foi a melhor escolha para a FAB… Nunão ou Bosco podem explicar melhor, mas contra fatos não há argumentos

Carlos Alberto Soares

Ok

E as Baa’s ficariam assistindo, correto ?

Rota de fuga para Bolívia ? rsrsrsr

Escoltados pelos K 8 ?

Carlos Alberto Soares

Normal.

Carlos Alberto Soares

Carlos,

Obrigado por compartilhar a notícia, mas apesar da discussão nesta matéria ter desviado para a Venezuela, pois sua força aérea emprega o Su-30 etc, se é tema para o Forte, como você diz, o ideal é que você faça o comentário lá.

Mauricio_Silva

Olá.
Se há um plano de modernização dos Su-30, por que não “padronizar” o modelo com o Su-35?
A “família” Flanker abrange os modelos Su-27, Su-30 e Su-35 (o Su-34 poderia ser “um primo próximo”, mas com funções mais especializadas, ficando de fora), todos muito parecidos.
Não faria sentido (em termos técnicos/logísticos) uma padronização num dos modelos (normalmente, o mais recente)?
Ou essa é uma “modernização” superficial, visto que todos serão substituídos (algum dia…) pelo Su-57?
Dúvidas…
SDS.

carcara_br

Mauricio_Silva 18 de Fevereiro de 2018 at 0:26
Ao meu ver o Su-30 é o meio do caminho entre o su-34 e o Su-35.
Por ser biposto diminui a carga de trabalho do piloto e facilita a realização de múltiplas tarefas ao mesmo tempo conserva boa parte da aerodinâmica e desempenho de um caça. O su-34 degrada muito da sua aerodinâmica, e apresenta uma estrutura muito mais especializada para ataque, enquanto o Su-35 monoposto talvez não seja o ideal para lidar com alvos aéreos e terrestre simultaneamente….

Ypojucan

Mauricio Silva, sim de fato seria interessante e para uma nação que não nada em dinheiro, seria bom a Russia fazer uma padronização. Porém, vejamos: Os Su-27P (ainda existem!) Su-27SM e Su-27SM3 serão substituídos por caças da família Su-30SM (O Su-30SM2 é apenas um biposto de combate e conversão operacional para esquadrões que operam os Su-27 modernizados). Os Su-30 e Su-35 estão a substituir vários esquadrões de Su-27 antigos (alguns com mais de 30 anos de uso) e mesmo de Mig-29 (como em Milerovo e Kusrk-Khalino), sendo assim, apesar de parecer num primeiro momento que não está ocorrendo uma padronização,… Read more »

Tiger 777

Russian Bear precisa se informar mais… Ler mais os textos do poder aéreo.

erick

Esse alcance de 3000 km e o padrão com carga máxima e só com tanques internos se ele levar só quatro tonelada de carga e dois tranques externos de 1000 litros o alcance pode ser de até 5000 mil quilômetros com boas condições de voo. Essa configuração e com carga máxima só e uma unidade padrão para que seja possível a analise do alcance das aeronaves vocês estão simplificando de mais uma coisa que e bem complexa o alcance e sempre uma media entre carga, peso e velocidade da aeronave.