j-20-90
O J-20 com a baia de armas ventral aberta

Fontes de internet chinesas afirmam que dois caças J-20 foram enviados à província de Guangdong, no leste da China, possivelmente para participar do Zhuhai Air Show anual, que está previsto para 1 a 6 de novembro. Os dois J-20 recém divulgados com pintura de baixa visibilidade “splinter” podem ser os aviões enviados.

j-20-89

j-20-91

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo Neves

Mais stealth que o T – 50? Difícil….

Jaasiel

Tenho que admitir o caça esta muito bonito, se é efetivo é outra historia mas não duvido dos chinas não.

Rommelqe

Pois é Leo, concordo. Mas, a missão de ambos me parecem bem distintas, o que de certa forma pode explicar as grandes diferenças visiveis, tais como o comprimento da fuselagem, os canards, etc. O J20 tem mais personalidade, e é bem diferente em ralação ao F22 e ao Pak Fa.
Os japoneses estão desenvolvendo seu oponente, começando por aeronaves prototipos em escala reduzida (embora suficientemente grande para ja voarem tripulados).
Complicada essa guerra de bastidores, hein?

Renato Carvalho

Muita fumacinha, ta parecendo Mig29

Rommelqe

Daniel, revestimento com RAM tem sido (ou foi) um dos piores problemas do F22. Revestir superficies fabricadas em compositos de carbono, ou mesmo em titânio, com tintas a base de metais oxidáveis é muito dificil. Tintas em geral necessitam de aderencia e uma certa elasticidade para se amoldar as superficies que protegem. Inclusive de “olhares radarinizados”. Acho que o J20 teria um tendencia em sua concepção de operar em frentes distantes, “navegando” grande parte de sua trajetória em ambiente corrosivo.; ou seja, ou eles desenvolveram muito esse campo ou esta pintura é mais fake para aprsentação na feira. Trabalho com… Read more »

Antunes

O mais stealth é o Gripen NG.

hamadjr

A fumaça ali do carvão, sabe existe o caça a lenha que a queima não gera componentes químicos tipo o F-35 o T-50 a fumaça é por que é dissel

trendgol

É um belo caça.

Django

É uma belo caça.

Rodrigo M

Quanto a fumaça, é interessante pois em outras fotos e vídeos que já ví do J-20 não tinha essa fumaça não. Provavelmente tenha algo a ver com as condições atmosféricas do momento. De qualquer forma é bom lembrar que esses motores são provisórios até os chineses acabarem o desenvolvimento das WS-15. Como já disse, é um baita avião, e quando os novos motores estiverem disponíveis com seus 180Kn(?) de potência cada, dará uma impressionante relação peso-potência ao caça. Em relação ao RCS, pessoalmente acredito que não esteja ao nível de F-22, F-35 e talvez SU-50 mas certamente é mais reduzido… Read more »

paco

Poucos comentarios do tipo solta pecinha mimimi

A renda media do chinês já é maior que a do brasuka.

Venezuela daqui a 30 anos terá uns 2 esquadrões desses e o Brasil com 36 gripadinhos lero lero.

Parafraseando o colega da outra reportagem: nada resiste ao trabalho exceto a malandragem do brasileiro

Clésio Luiz

Fumaça saindo dos motores todo caça tem. Do F-5 ao F-22. Até hoje nunca vi um caça fazendo uma apresentação aérea que não emitisse uma boa quantidade de fumaça visível nas transições de empuxo seco para pós-combustão.

Dentre os caças modernos só as primeiras versões do MiG-29 emitiam acima da média.

HMS TIRELESS

O istelfi xing-ling ainda faz uso do ALF-31 russo pois os chineses ainda não conseguiram desenvolver um turbofan crível. E não custa lembrar que o ALF-31 é um projeto dos anos 80 comparável ainda ao F-100 do F-15/F-16. Ou seja, não é páreo para o F-119 do F-22 e o F-135 do F-35.

Jad.Bal.Ja

Em geral é uma bela aeronave, mas sempre que olho pra ela tenho a impressão que poderia ter um ou dois metros a menos na seção central. Parece que algo ali ficou meio desproporcional,provavelmente para receber esse enorme “bagageiro” de bombas.

Ederson Joner

Rodrigo M 19 de outubro de 2016 at 7:53 :
“Provavelmente tenha algo a ver com as condições atmosféricas do momento.”

Clésio Luiz 19 de outubro de 2016 at 10:58 :
“Até hoje nunca vi um caça fazendo uma apresentação aérea que não emitisse uma boa quantidade de fumaça visível nas transições de empuxo seco para pós-combustão.

Dentre os caças modernos só as primeiras versões do MiG-29 emitiam acima da média.”

Exatamente isso senhores! Condições de CNTP.

Natã

Não boto fé nesse caça, sei que não tem nada a haver com o tema, apenas para exemplificar.

Uma vez troquei uma peça da minha moto por uma “Melhor” ultima tecnologia chinesa, em 6 meses a moto fundiu por causa da dita cuja.

Aldo Ghisolfi

PACO: é o que obervo desde há muito… a indústria chinesa calou a boca de quase todo mundo!

Salvo o pós-venda, até que gostaria de ler alguma coisa sobre estarmos iniciando alguma negociação com a China, que até pode se propror a fabricar o avião por aqui.

Geopolítica…

Rodrigo M

Natã 19 de outubro de 2016 at 15:03
.
Não Natã… Eu não lí isso cara.. Me ajuda aí…
.
É sério mesmo que vc quer comparar a qualidade de uma peça de moto xing-xang com o avião de caça 5°G que os caras estão fabricando?
.
Você acredita mesmo nessa lenda que os chineses usariam a mesma qualidade meia boca para fabricar um avião stealth?
kkkkkkkkkk…..

paco

Natã: tem chineses no espaço rindo de vc agora. Estão em uma Estação Espacial construída com o suor do rosto dos cidadãos deles. Já o nosso suor está quase todo na Suiça em conta de membros da Elite Branka rssrs

Jorge Alberto

Eh “incrivel” como depreciam os caças russos, ao ponto de “dizer” que o 1º caça chines (copiado sabe-se la de onde!), eh “mais furtivo” (ou at mesmo melhor), que o T-50. Que vem de uma tradicional fabricante Russa… Estou verdadeiramente pasmo! . Os Russos foram os primeiros a montar mira no capacete (q so ficamos sabendo quando da queda do muro de berlim, pelos Mig-29 alemaes), empuxo vetorial, IRST operacional, dentre outros… . Sairam da teoria e criaram os Ekranoplan… . E ainda tem gente q acha que equipamento Russo eh “porcaria”??? Facam-me o favor!!! . O pos-venda deles eh… Read more »

Jacinto Fernandes

A minha experiência com a indústria chinesa me ensinou que os chineses podem ter muitos defeitos, mas eles são pragmáticos e não têm compromisso com o erro. Quando eles percebem que a coisa está errada eles corrigem (não insistem no erro) e não têm nenhuma vergonha em copiar soluções alheias se elas se mostrarem boas. Olhando este avião, e especialmente o J-31, que é muito parecido com o F-35, é evidente que eles adotaram as mesmas soluções que os norte americanos para uma série de questões e se afastaram das soluções russas. Esta baia central, por exemplo, é muito parecida… Read more »

Clésio Luiz

Jorge Roberto, embora que simpatize com a sua posição de não falar mal da engenharia alheia, nada do que você falou os soviéticos foram pioneiros.

Carlos Alberto Soares-Israel?

Aguardemos as filmagens, oficiais é lógico.

kfir

Sobre o pak russo, há video na net no qual se v a instalação de uma camada de material absorvente abaixo da fuselagem, tentei achar de novo não encontrei, então o pak tem duas camadas, a pintura e outra sobre a “primeira” fuselagem. os russos não são burros… possuem cultura de P&D isso vale a eles 100 bilhões anuais em armamento, o ponto fraco como dito aqui é o pós vendas… produtos militares brasileiros poderiam comer fatia do mercado só com um pós venda decente.. , Pecinha caindo, ontem falava sobre importação de artigos de uso naval, com um amigo… Read more »

Wagner Bragante

Boa tarde, pessoal. Acredito que já está na hora de parar de ficar achando que as forças armadas chinesas estejam se equipando com “coisa que solta pecinha”. Hoje apenas duas nações conseguem colocar humanos no espaço com regularidade: China e Russia. EUA estão tendo que ir de carona. E na boa, colocar uma estação espacial em órbita e mantê-la funcionando definitivamente não é coisa para gente que não tenha a expertise. Em outro post sobre o J-20, quando um piloto americano disse que essa aeronave provavelmente superará os caças 4G, teve muita gente que desdenhou. Puxa, parem para pensar! Caso… Read more »

Mateus

Wagner Bragante, os Incas Venusianos são da série National Kid!
Abraços!

Wagner Bragante

kkkkkk

Verdade, Mateus! Confundi com o episódio do Chapolin em Vênus e os aerolitos! kkkkkkkk

Renato de Mello Machado

Principalmente meu caro Wagner,quando os EUA recrutaram ex funcionários do Terceiro Reich para implementar e efetivar seu programa.O SS von Braun virou até diretor da NASA,quê sem a sua ajuda teria perdido para os soviéticos a corrida para o espaço, quê também utilizavam da mesma estratégia,ai o pessoal vem falar dos chinas,pelo menos os caras tão fazendo.