No vídeo publicado hoje, um helicóptero russo é destruído por míssil TOW no solo disparado por rebeldes sírios. A informação divulgada é que a aeronave tinha pousado para tentar resgatar a tripulação do caça Su-24 abatido.

Subscribe
Notify of
guest

173 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos alberto soares

Pergunto:
o Héli estava integro e havia pousado ou já havia levado algum tipo de KABUM ou avariado ?

Mauro Oliveira

É impressão minha, ou o lançador tinha o simbolo do exercito alemão?

Linneker

É normal nesse tipo de operação se desligar os motores? porque claramente parece que os rotores não estão girando, e além disso não existiria um tipo de detecção que o heli estava sendo engajado?

Augusto

“Allah snackbar”

Augusto

Vejam aí os moderados do Obama!

Rustam Bogaudinov

Briefing of the Ministry of Defense         November 24, 20:52     One pilot Su-24M was killed in the air from the fire from the ground. Place the crash – 4 km from the border. Su-24M attack the Turkish Air Force aircraft violated Syrian airspace.     To search the rescue operation had involved two helicopters Mi-8. One of the helicopters MSS during the rescue operation small arms fire was damaged. One Marine, a contractor, was killed. The helicopter crew and search and rescue team had been evacuated. The damaged helicopter was later destroyed by militants. Search the second member of the crew of the… Read more »

OSPI

Não sou especialista. Mas acho muito infantil “estacionar” um helicóptero em uma zona quente como aquela. Acredito que o heli foi avariado e já havia sido abandonado e sua tripulação resgatada por outro meio. Saudações

Colombelli

Amadorismo puro.

gengisduEduardo Pereira

Pessoal pelo comentário do Rustam, parece que o helicóptero estava danificado por tiros de armas pequenas e que morreram duas pessoas e o resto já havia sido evacuado do local.

Mauricio

Estes terroristas carniceiros estão mexendo com o país errado, a Rússia vai moer estes canalhas, com ou sem ajuda ocidental, uma pena é que podem arrastar o mundo para uma guerra longa e muito violenta!

Alexandre Samir Maziz

Caro Mauro Oliveira , dei pause no vídeo e vim e símbolo do exercito alemão mesmo muito boa sua observação …

Vader

A verdade é que os russos não possuem doutrina C-SAR. Amadorismo puro. Na realidade os russos acham que a Síria é Sharm-El-Sheik, para eles passearem e “soltarem umas bombinhas”… Ou, como eu li um “estrátego de IPhone” escrevendo outro dia, para eles “gastarem uma munição que estava pra vencer”… Taí a resposta da História. E depois de tomarem bombas burras russas na cabeça por meses seria um pouco demais esperar que meros guerrilheiros tivessem compaixão dos pilotos russos ou de seus socorristas. A guerra é cruel. É feia. Principalmente com aqueles que realmente a lutam. Por isso que não se… Read more »

carcara_br

Confirmada a perda de um helicóptero, assim as perdas humanas ficaram maiores e as consequência também.
Me arrisco a dizer que neste momento não tem F-16 turco patrulhando próximo a fronteira da Turquia…

Vader

Ah sim, essas ficam para debates:

Quanto será que custa para a Rússia do Putin colocar todo seu arsenal, incluindo caças, aviões de ataque, bombardeiros (inclusive pesados), navios, submarinos, etc. de prontidão para defender o pulha do Assad?

Será que é barato?

Será que compensa o custo-benefício?

Será que a economia russa vai bem o suficiente para bancar esse esforço de guerra?

Dafranca

Jornalistas russos estão sendo informadas pelo Ministério da Defesa:

Apos a derrubada do avião, um dos dois pilotos morreu, por tiros apartir da terra.

O destino do segundo piloto permanece incerto. Um helicóptero enviado para resgatar os pilotos foi atingido, realizou um pouso de emergência, e um dos fuzileiros navais a bordo morreu.

Contatos militares com a Turquia serão cortados.

Rússia diz que o controle de tráfego aéreo Sirio mostra que o F-16 turco que derrubou o avião russo violou o espaço aéreo Sírio.

adlermedrado

O símbolo do Exército Alemão seria esse?
https://www.evernote.com/l/ABpy003U3p9I64oQAJWdcF0WvOczKuRBdvM

praefectus7PRAEFECTUS

Senhores, de acordo com o comentário do colega Rustam Bogaudinov a operação de resgate envolveu dois helicópteros Mi-8. Um dos helicópteros Mi-8 durante a operação de resgate sofreu avarias por fogo de armas pequenas sendo danificado e portanto vindo a fazer um pouso forçado. Dois tripulantes do helicóptero foram mortos. O restante da tripulação do helicóptero de busca e salvamento foram evacuados. O helicóptero danificado(que se vê no vídeo pousado) foi posteriormente destruído por militantes. E as buscas pelo segundo membro da tripulação do Su-24M continua em curso. Todas as ações de bombardeio doravante será realizada somente com escolta de… Read more »

Marcelo

Dizer que a causa do fim da União Soviética foi o conflito no Afeganistão, é no mínimo uma simplificação extrema e desconhecimento da história….

praefectus7PRAEFECTUS

Com toda a certeza os russos darão o troco na Turquia, mas a sua maneira.

Sabemos bem que os russos são calculistas e frios em suas ações. Os EUA já tiraram o deles da reta e na pessoa de um coronel relações públicas do US Army no Iraque afirmou que isso tudo é assunto entre a Rússia e Turquia…

Os turcos não são flor que se cheire, mas com certeza vão dormir com um olho aberto e outro fechado daqui pra frente…

Grato.

Guilherme Poggio

Primeiramente montar e lançar um míssil TOW exige um mínimo de treinamento. Quem os treinou e como eles conseguiram esse armamento que claramente veio da Alemanha?

Em segundo lugar as imagens deixam bem claro que um Mi-24/35 participou das ações. Por que o Briefing do Ministério da Defesa russo só fala em dois Mi-8?

Tem muito mais perguntas no ar do que apenas essas duas.

carlos alberto soares

“Rússia diz que o controle de tráfego aéreo Sirio…. ”
What ?

Jeff

“Vader 24 de novembro de 2015 at 15:57

A verdade é que os russos não possuem doutrina C-SAR. Amadorismo puro.

Na realidade os russos acham que a Síria é Sharm-El-Sheik, para eles passearem e “soltarem umas bombinhas”…”

Vader, assim também não né?? Heli estava avariado em solo, presa fácil, nem sei porque os coitados lá gastaram munição. Podiam até ter aproveitado a aeronave pra alguma coisa.

Dizer que os Russos não tem doutrina de Busca e salvamento em Combate aí é forçado né?

carlos alberto soares

Alguém ai acha que os Turcos estão preocupados, reitero quem está de cabelos em pé é o URSO. Vejam o mapa pô !

carlos alberto soares

“The cruiser “Moskva”, equipped with air defense system S-300F”
Ué vai fazer o quê ?
Atingir alvos no espaço aéreo Turco ?
Tenham dó vai.
O URSO late,
os Turcos derrubam !
Ali é outra praia.
o Erdogam está adorando essa balela toda e o Adolf Putin idem …..

carcara_br

Acredito que o espirito nacionalista do Curdistão irá aflorar como nunca motivados por soldados que falam russo, usam equipamento russo e receberão apoio aéreo das forças aéreas russas, mas não são russos, com direito a zona de exclusão aérea e tudo, nos próximos meses… “Rússia diz que o controle de tráfego aéreo Sírio…. ” Os Russos estão operando “apenas” o um dos radares do S-400 na região, capaz de trazerem o resto do sistema agora (se já não estão por lá restando apenas “tirar dos contêineres”). Não sei se vocês observaram, mas nos vídeos anteriores dos caças escoltando os bombardeiros… Read more »

Dafranca

Vader, Eu acho que não há necessidade de responder suas perguntas, por que essa retorica de que Assad tem que cair para promover a Democracia, que logo levaria a prosperida, todos nos sabemos oque aconteceu na Libia e no Iraque depois que depor os “tiranos” do poder. Os dois paises tinham os melhores IDH de seus continentes e se encontram é uma guerra civil sem fim, que tem causado imigrações em massa, sofrimento continuo e atrocidades bizarras. França, EUA, Turcos, sauditas, Catares, etc… Estavão tão determinados a eliminar Assad e essencialmente criar um guerra interposta Sunni-Shia, e oque eles fizeram?… Read more »

Marco S.

Os Russos são exímios estrategistas,E qualquer jogador de xadrez mediano,( e os Russos aprendem xadrez no berço), quando pretendem “salvar” ou ” resgatar uma peça em perigo utilizam uma peça FORTE, e outra de “menor valor”,na cobertura , a cobertura serve de sacrifício,para atrair a atenção,garantindo um ganho muito maior e o sucesso da missão. Lições do Xadrez [A arte da guerra] aplicadas frequentemente em missões de guerra.

Colombelli

Roberto, se tu pretendia ironia em vista da minha pessoa ( espero que não tenha sido o caso , pois, que me lembre não é da tua natureza este comportamento, ainda mais de forma despropositada), saiba que fui, sim militar profissional, e fui muito bem treinado. A mais de vinte anos estudo na área de defesa e não me acho menos capacitado do que qualquer militar de qualquer parte do mundo em conhecimento militar. De guerra eu entendo um pouco, sim. Inclusive, experiencia em combate, que muitos poucos tem no mundo não implica necessariamente conhecimento e muito menos conhecimento. É… Read more »

Corsário DF

Prezados,
Por um acaso vocês esqueceram do avião Turco derrubado por uma bateria Patsir Síria?
Eles deram o troco.
Mas acredito que qualquer violação do espaço aéreo sírio por qualquer caça Turco, os Russos não irão perguntar, vão atirar e ponto.
Sobre o Helicóptero, acredito que eles desperdiçaram um míssil TOW atoa, podendo ter sido empregado em um alvo de maior valor estratégico e de combate.
ST.

mrtennpeny

Rapaz, queria saber como que resgataram a equipe desse helicóptero aí.

Fernando

galera, só uma dica. Vamos nos prender a um debate civilizado para não perdermos o privilégio de ter os comentários abertos. Respeitem a posição das pessoas e se centrem no debate militar e geo-politico que é o que todos aqui temos em comum e que gostamos! assim como eu muitos internautas visitam esse espaço por conta da riqueza de informações presentes nos comentários, contudo em alguns casos as pessoas perdem a cabeça com assuntos fúteis de viés ideológico rebaixando o comentário para um nível visto em outros lugares que não gostamos de frequentar. Fica a dica e o agradecimento aos… Read more »

Hélio de araujo

Ta ficando cada diaa mais complicado.

Marco S.

Colombelli, respeito seu ponto de vista , e acho plausível suas considerações,mas como eu te disse, há muitas variáveis a serem consideradas, e como disse em meu post,os russo são exímios estrategistas, acho que a missão e o helicóptero abatido no chão estavam dentro do programado, me arrisco a dizer que sequer houve baixa nessa missão, note quero outro helicóptero que aparece no começo, desaparece intacto, ou seja, missão cumprida.Quanto a sua ponderação sobre uma missão notura, discordo, não acho prudente uma missão em solo inimigo, desconhecido, onde o inimigo estará a a sua espera, conhecendo o território como a… Read more »

Colombelli

Corsário, um helicópteto seria o melhor alvo possível para este tipo de missil. Uma aeronave de outro tipo ( um caça) dificilmente se apresentaria em condições de ser abatido. Normalmente ele é usado contra CC fato que pode ser visto em vário videos. Ora, um tanque top custa faixa de US$ 6.000.000,00, usado sai por dois no máximo, fora ser reponível com alguma facilidade. Mas um helicóptero militar deste tipo não sairá menos de 15 milhões. Tem pessoal da guarnição mais difícil e mais caro de formar e é muito mais difícil de repor. Ou seja, alvo mais valioso seria… Read more »

Rogerio

Colombelli,
Acho que você não viu o post do Rustam. Como agora tambem já esta sendo noticiado em varios meios, incluindo o Guardian (link ao fim) o Mi-8, enquanto sobrevoava a area em busca do piloto desaparecido, foi atingido por fogo do solo e realizou um pouso forçado. Um marine morreu e o restante da tripulção foi resgarada pelo outro helicoptero (presumo o Mi-24 do video). O que os rebeldes explodiram foi um helicoptero abandonado e inoperante… E eles sabiam muito bem disso, a coisa toda foi encenada para ficar bem no video e ganharem pontos de publicidade…

Rustam Bogaudinov

Corsário DF 24,

There was no violation, F-16C shot down SU-24M on the territory of Syria, after having flown back

and 2 units of F-16s were scrambled and were in the air near the border

___

Não houve violação, F-16C abatido SU-24M no território da Síria, depois de ter voado de volta

e 2 unidades de F-16s foram mexidos e estavam no ar perto da fronteira

http://www.youtube.com/watch?v=9Cs8jdJKSGo

Rustam Bogaudinov

Curiosamente acordo com a Turquia dirigida ao Secretário-Geral da NATO, a aeronave russa foi no espaço aéreo de 17 segundos e 17 segundos eles fizeram 10 advertências? -Hmm

quão interessante foi imediatamente ao lado de várias câmeras que capturaram este evento é uma boa provocação para fazer os conflitos.
___

Curiosamente acordo com a Turquia dirigida ao Secretário-Geral da NATO, a aeronave russa foi no espaço aéreo de 17 segundos e 17 segundos eles fizeram 10 advertências? -Hmm

quão interessante foi imediatamente ao lado de várias câmeras que capturaram este evento é uma boa provocação para fazer os conflitos.

1LF4M

Jeff, pois é! Ontem vi aqui o debate acirrar-se tristemente no tema do bombardeiro TU-160, devido ás animosidades verbais causadas pelo modo como os assuntos são abordados por algumas pessoas. Vale dizer: parece que as preferências pessoais (ou ideologias) acabam, ás vezes, por sobreporem-se á informação objetiva. Me parece também que estes fatos tem maculado os objetivos maiores dos posts que deveriam ser a participação dos interessados á agregar algum valor e conhecimentos ás discussões. E por que não? Tirar nossas dúvidas também. Ás vezes o debate aqui fica parecido com aqueles do site de “videos”, por exemplo, em que… Read more »

carlos alberto soares

Caro Colombelli,
seus quase vinte anos (correto ?) de EB, Oficial (correto), Cavalaria (correto ?), continue aprendendo Amigo.
Bom vamos ao debate:
VEJAM O MAPA
Os Turcos estão por cima e pronto.
https://www.google.com.br/maps/@37.042695,33.1419458,5z
Jogo de Xadrez ?
Empate

O jogo pode terminar empatado quando os dois jogadores decidem que não haverá vencedores.

Os dois jogadores devem concordar com a situação.

O jogo dá empate automático quando:

Há um rei contra um rei;
Há um rei contra um rei, e apenas um bispo ou cavalo de cada lado;
Sobrem apenas dois bispos, em casas de cores iguais.
Bingo ! rsrsrsrs

Hudson Conceição

Eu não consigo entender algumas pessoas comemorando a morte dos militares russos, por mais que eles estejam lá para defender um ditador o Assad é melhor que o EI. E sobre TOW, a Alemanha vai ter explicar algumas coisas a comunidade internacional.

Joaquim

Caro Fernando faço da sua palavras (escritas) a minha, e parabenizo os editores pela oportunidade.
Em tempo, eu acho que vamos sim caminhar para uma escalada maior, que Deus ajude aos impotentes na região. Saudações a todos.

Corsário DF

Caro Rustam Bogaudinov: Sobre o caça Turco derrubado que eu havia falado, não foi na data de hoje e sim em 2012, segue abaixo a matéria: http://www.aereo.jor.br/2012/06/25/caca-turco-abatido-violou-soberania-siria-diz-damasco/ Colombelli: Concordo parcialmente com você. O referido helicóptero segundo as informações, já estava abatido, pois teria sido atingido por fogo de menor calibre e realizado um pouso forçado, ou seja, fora de combate. O TOW é excelente contra blindados, podendo ser utilizado com alguma eficiência contra helicópteros, mas no caso já era alvo abatido, daí o desperdício. Como disse o Jeff alguns comentários atrás, os armamentos e aviônicas existente nesse helicóptero seria muito… Read more »

Oganza

Um “simples” abate por violação de espaço aéreo. Isso já está mudando toda a ordem de batalha… e já que só haverão bombardeios com escolta, a campanha russa acaba de ficar mais cara: 20% mais cara por pacote no mínimo. Ministro das finanças russos já deve estar rebolando para não ter que mexer nos fundos da previdência daki a 6 meses. Pensem nisso: A Turquia tem sua própria agenda no conflito, e ela não é Pró ISIS, Assad e muito menos Pró Ocidente… ela é Anti Curda e só. A Turquia não está nem ai para os Protocolos OTAN, ela… Read more »

Rustam Bogaudinov

Oganza, You are not the main worry, and do not worry for the Russian Pension Fund, probably better to take care of the Brazilian economy and the modernization of the Brazilian Army Turkey of course has its own interest in buying and sponsoring terrorists to destroy Kurdistan and the government authorized its plant in Syria to monitor the oil pipes but only this provocation will not help them, let them try to do it tomorrow? tomorrow will destroy the Russian Air Force in the area all living things _ Você não é a preocupação principal, e não se preocupe para… Read more »

Colombelli

Carlos, sargento de infantaria, turma de 1994. Não fiquei vinte anos no EB, mas estudo a fundo defesa a mais de vinte cinco anos, materializando a vocação que me levou as forças armadas. Mas estas pontuações que fiz sequer precisa ser militar para se efetuar. É uma questão de lógica elementar. Basta consultar os fabianos daqui que são mais especialistas em SAR ou conhecem melhor as rotinas como o Juarez e o Cel, para se ver o que eu disse. Marcos, desde as Malvinas as operações noturnas são priorizadas como as de mais baixo risco de baixas ( basta ver… Read more »

Ramon Freitas

Corsário DF
Mas sera que os rebeldes teriam treinamento para pilotar um heli russo desse porte?
e no caso se eles capturassem para vender ou alguma coisa do tipo não seria fácil rastrear o helicóptero?

Jeff

Os comentários aqui estão legais, claro que vez ou outra a gente puxa a brasa pro nosso lado da razão, mas tá tudo tranquilo e numa boa o nível das discussões. Não concordo que os russos foram amadores nesse caso, até porque os rebeldes como já vimos estão muito bem armados. Mas cada um com sua opinião até porque estamos aqui bem longe e não sabemos quase nada desse caso. Esse tipo de resgate tem que ter muita coragem pra fazer, e como o Oganza mesmo citou acima, outros casos em outros locais também não saíram como o previsto. E… Read more »

Colombelli

A proposito, a derrubada previa do helicóptero por armas leves e o fato de ele estar abandonado (se verdadeiro isso) não invalida minhas conclusões, pelo contrário, reafirmam o erro de uma missão sem escolta feita de dia e em área vermelha.

Kolchak

Os russos reagiram, acabam de cortar qualquer cooperacão militar com a Turquia, e vão enviar o cruzador Moscow, que possui um sistema similar ao S-300, para reforçar a defesa aerea na base Latakia contra quaquer ameaça aerea.

Marcelo-SP

Sobre a OTAN e Erdogan, é como acabou de dizer Caio Blinder n’Os Pingos nos Is. Comparou a situação ao episódio em que Franklin D. Roosevelt comentou sobre Anastasio Somoza, ditador Nicaraguense: “Somoza pode ser um filho da …., mas é o nosso filho da ….”.

Entre Putin e Erdogan, nosso filho da …. é Erdogan.

carlos alberto soares

“…. os armamentos e aviônicas existente nesse helicóptero seria muito mais útil aos rebeldes …..”
Como ? De que forma ? Onde ?