Gripen NG F-X2 - recorte imagem FAB

ClippingNEWS-PADiversificar, buscando novos mercados para não ficar na dependência só do setor automotivo, que neste ano vive forte retração nas vendas e na produção em relação aos números de 2013. Esse é o foco de muitos dos 550 empresários que participaram ontem da conferência ‘Comando da Aeronáutica apresenta seus projetos e demandas às empresas do Grande ABC’, em São Bernardo.

Durante o evento, representantes da FAB (Força Aérea Brasileira) apresentaram as principais necessidades da corporação em relação a produtos e serviços e também comentaram sobre novos projetos. Entre os segmentos que são alvos de compras dos militares estão desde a área têxtil (por exemplo, fardamentos); combustíveis; viaturas e motores; pneus de aviação; produtos químicos e tintas; material bélico, sistemas de informática para veículos, lançadores, satélites e simuladores de voo; tanques de combustíveis; trens de pouso; até equipamentos e insumos médico-hospitalares.

Em relação aos projetos, o brigadeiro José Augusto Crepaldi comentou, entre outros temas, sobre a compra de caças Gripen NG, da Saab, que terá fábrica em São Bernardo, em parceria com a Inbra Blindados, de Mauá. A unidade fabril vai produzir estruturas metálicas dessas aeronaves, que deverão ser fornecidos à FAB em 2018. “Estamos buscando isso (a substituição da frota de caças) desde 1995”, disse.

Broa Fly-In 22-06-12 gripen com as cores da FAB 2 - foto poder aereo poggio

Presente ao encontro, o empresário Norberto Perrela, coordenador do APL (Arranjo Produtivo Local) do setor metalmecânico do Grande ABC, que reúne cerca de 30 indústrias do ramo, afirmou que a intenção é explorar nicho não conhecido por boa parte desse grupo. “Aquilo em que a região sempre foi forte (a área automotiva) está em situação difícil, por isso, queremos diversificar.”

O pequeno empresário Orlando Galdino da Silva, diretor da Ariston, de Diadema, também buscava oportunidades em nova área. Sua fábrica produz poliuretano (material para a produção de itens de vedação) e adesivos (colas) que, segundo ele, também tem aplicação no setor aeroespacial. “Já fornecemos para a área automotiva”, destaca.

Integrante da coordenação do APL da indústria da Defesa do Grande ABC, o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Jefferson da Conceição, assinala que o encontro foi mais uma etapa da aproximação com as Forças Armadas, para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores na região, depois do primeiro evento desse tipo (em dezembro de 2012), com a Marinha, e em julho de 2013, com o Exército.

Ele acrescenta que, em setembro, deverá estar disponível, na Sala do Empreendedor (no andar térreo do paço municipal), serviço gratuito de orientação para empresas do Grande ABC que queiram catalogar seus produtos e serviços junto às Forças Armadas.

Além disso, no site do APL (www.industriadefesaabc.com.br), em breve, deverá haver informações sobre novos editais relacionados a compras das corporações, para possibilitar maior acesso dos empresários dos sete municípios às licitações.

FONTE: Diário do Grande ABC (reportagem de Leone Farias

COLABOROU: Henrique Oliveira

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Iniciativas que merecem elogio.

Empresários, cuidado com a quantidade de ovos que colocarão na cesta.

Quando o setor automobilístico desce e neste momento está parando de descer para despencar, vocês já sabem …. a economia está derretendo.

O que o GF faz:

O 1º setor que sofre fortes cortes é o de Defesa, que já estava as mínguas em situação normal.

Nossas FA’s são prioridade zero em Brasília.

Nórdico

Prezado Carlos Alberto, O Sr. tem toda razão. A não ser que haja algum interesse político importante, não há muito o que comemorar em trabalhar para as FAA. Como bom exemplo, e que infelizmente esta reportagem não informa, é que a ÚNICA empresa do setor aeroespacial da cidade de SBC, a Rolls Royce Brasil, está fechando as portas. Já dispensou mais de 200 funcionários até o mês passado, e até Dezembro apaga as luzes. É um fim muito triste para uma empresa com 55 anos no Brasil. Claro que há vários fatores contribuintes para a decisão do fechamento. Os motores… Read more »

Carlos Alberto Soares

Caro Nórdico

A RR indo embora ?

Conheci essa Empresa na década de 80 e tem uma seriedade impecável, para ser fornecedor deles, era ou tua Empresa É ou não é. Impecáveis….

Tuas afirmações acrescentam uma triste realidade.

Para corroborar:

http://www.dgabc.com.br/Noticia/729949/rolls-royce-vai-encerrar-operacoes-em-sao-bernardo?referencia=minuto-a-minuto-topo

Carlos Alberto Soares

Como pode ver na matéria do link todos lamentam, mas ….. Fosse um governo de outra vertente, os quadrilheiros, o molusco e essa corja citada estariam acampados na porta da fábrica. Preparem-se, demissões começarão …. o efeito dominó sera enorme. Quem serão os culpados desta vez ? Resposta: 1.- Uzamericano subirão a taxa de juros paulatinamente até 3% ou 3,5% aa. Investir em dólares americanos com essa taxa, soda-se o Brazil, até eu se tivesse money; 2.- Os Judeus/Israel …. afinal de contas na visão do MAG, da Tia Eny e da quadrilha, eles são os responsáveis por levar instabilidade… Read more »

Nórdico

Pois é, a RR indo embora. E a notícia do link mencionado acima é uma das únicas 3 ou 4 reportagens que saíram na imprensa, todas cópias uma das outras. E só.

Porque será???

E observe qual lado mais se declarou para a reportagem. Porque será???

https://www.youtube.com/watch?v=OZf4y0t4ee0

Simples assim…..os culpados são os empresários, e pronto!

P.S.: se não carregar o link do Youtube, por favor me ensine como fazer isto que até hoje apanho..rsrs

Nórdico

E quanto ao trabalho efetuado lá, o Sr. tem toda razão.

Tenho vários conhecidos que trabalham (ou melhor, trabalharam) lá, e a qualidade do trabalho é inquestionável.

Carlos Alberto Soares

Nórdico

“carregou” ……

Eu entendi bem ?

Perderam a concorrência para a LG ?

https://www.youtube.com/watch?v=OZf4y0t4ee0

Ou estou com problema de audição ?

Colegas, podem checar também …..

Nórdico

Pois é, LG!!!

Esta é a nova alternativa de motorização para os aviões…

O prefeito / metalúrgico / sindicalista / piloto de Gripen foi mal assessorado no assunto.

Talvez tenhamos TVs de LED montadas por mão de obra super especializada, TURBINADAS….

Abs.