Exclusivo: FAB se despede dos caças Mirage 2000

    1789
    19

    Despedida Mirage 2000 da FAB

    Cerimônia de despedida oficial foi realizada nesta sexta-feira, 20 de dezembro, e operação dos caças está programada para cessar no próximo dia 31

    Samuel Pysklyvicz

    Aconteceu na data de hoje, 20 de dezembro de 2013, a despedida da aeronave Mirage 2000C/B do 1º Grupo de Defesa Aérea  (1º GDA ou Esquadrão Jaguar) da Força Aérea Brasileira em Anápolis-GO. Na cerimônia estiveram presentes autoridades civis e militares, incluindo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

    Com a escolha do novo avião do programa F-X2, o caça sueco Gripen NG, os militares estão visivelmente mais animados. Os Mirage 2000 continuam em operação até o final deste mês fazendo a proteção da capital federal e depois o alerta da base será feito em rodízio por 3 esquadrões equipados com caças F-5EM, sediados no Rio de Janeiro-RJ, Manaus-AM e Canoas-RS. Soubemos também que logo mais em 2014 aeronaves Gripen C/D poderão vir equipar o Esquadrão Jaguar, para que este possa continuar a cumprir sua missão de defesa aérea até a chegada do Gripen NG. Os F-5EM presentes na despedida eram dos esquadrões Pif-Paf e Pampa.

    Na base estava exposto um banner que trazia uma foto do Gripen NG com o texto: “Aqui, já me sinto em casa!”. (ver foto no final da matéria).

    Desejamos toda sorte do mundo ao novo comandante do 1º GDA, major-aviador Claucio Marques Oliveira Marques, e também ao tenente-coronel Breviglieri, pela recepção e pelo excelente trabalho realizado à frente do Esquadrão Jaguar.

    Despedida dos Mirage 2000 da FAB

    Despedida do Mirage 2000 da FAB

    Despedida dos Mirage 2000 da FAB (2)

    Despedida dos Mirage 2000 da FAB (3)

    Despedida dos Mirage 2000 da FAB (4)

    Gripen NG na Base Aérea de Anápolis - Foto Samuel Jaguar Pysklyvicz

    19 COMMENTS

    1. É uma bela aeronave, um dos mais bonitos membros da família Mirage. Nosso primeiro caça de quarta geração. Uma pena que ele veio até nós dessa forma, atrasado e desatualizado.

      De qualquer forma, inaugurou uma série de primazias na força, como ser o primeiro caça FBW instável da força, o primeiro a possuir tanques ejetáveis de 2.000 litros, o primeiro a ter carga útil de 6.000kg, etc.

    2. Efetivamente, (1) quantos M 2000 foram desativados? (2) o que vai ser feito deles? Oxalá tenha comprador para eles e que não venham a ficar espetados por aí…

    3. Gostei muito da foto na base assim do logotipo do Poder Aéreo. Muito legal esse Gripen com a bandeira do Brasil!

      Aldo Ghisolfi,

      Concordo com você! O certo para um país cuja FA está com poucos recursos seria mandar apenas um para o Musal, VENDER outro para o Asas de um Sonho e os demais para quem os quiser comprar, aqui ou fora daqui, seja para o mercado militar ou mesmo para o civil (retirando os armamentos e vendendo-os à parte).

      Fazem isso nos Eua e Europa e lá o $ é mais farto que aqui. Já pensou que legal seria ver um Mirage voando em shows aéreos aqui ou em nas Oshkosh da vida?

    4. “Mayuan
      20 de dezembro de 2013 at 22:48 #

      Fazem isso nos Eua e Europa e lá o $ é mais farto que aqui. Já pensou que legal seria ver um Mirage voando em shows aéreos aqui ou em nas Oshkosh da vida?”

      Aqui os __________________________, leia-se MAG e outros vão doa-los para alguma republiqueta bolivariana ou algum pais africano que não vai ter grana nem para o combustível e reitero, vão doar. Quanto a um exemplar no MUSAL e no “Asas de um Sonho”, SERIA ÓTIMO.

      DEMAIS COMENTÁRIOS, É ISSO AI !

      COMENTÁRIO EDITADO. PEDIMOS MODERAÇÃO NOS ATAQUES POLÍTICOS – IDEOLÓGICOS, QUE CRUZAM A LINHA TÊNUE PARA A PROPAGANDA POLÍTICA, QUE NÃO É O OBJETIVO DESTE ESPAÇO – VER REGRAS PARA COMENTÁRIOS NA COLUNA À DIREITA DA PÁGINA

    5. Tchau, tranqueira!!!
      Qnto ao que fazer c/ os que sobraram, bem exceto por uns 2 p/ o Musal e p/ o Asas de um Sonho, p/ os demais já estou afiando o machado e juntantado algumas pedras…

    6. Um momento que seria muito triste, mas graças a definição do FX-2 abrem-se perspectivas de dias melhores para o GDA. E em 2016 com caças Gripen C/D e futuramente os E. 🙂

      []’s

    7. Máquinas de design semelhante ao ‘III’, mas de performance bastante diferenciada. Alguns exemplares ainda podem servir para pesquisas, bem como, estudo científico de Engenharia Aeronáutica no ITA. Os mais antigos, que foram canibalizados, é que devem ser espetados, os operacionais ainda podem servir, como os xavantes.

    8. Sucesso ao Marques, que vi chegar como Tenente no GDA, à frente do pequeno grupo de Jaguares. Logo estará voando o GRIPEN, A la chasse!

    9. Tadeu,

      A missão da AFA é transformar cadetes em aspirantes a oficial aviador, que na saída são distribuídos a esquadrões de formação especializada das três aviações (caça, asas rotativas e transporte).

      Não vejo qualquer utilidade para um Mirage 2000 por lá, a não ser como monumento que faça companhia ao Gloster Meteor exposto no gramado perto da torre do radar.

    10. Ivany e demais colegas,

      Minha opinião apenas mas não vejo fim mais inglório para qualquer avião que ser espetado em pedestal e apodrecer em praças onde ninguém dá a mínima pra eles. Moro no Rj e aqui não faltam exemplos desse tipo. Todos os que me lembro foram apodrecendo de tal forma dava tristeza. Qualquer outra finalidade é melhor seja servir para instruir pessoal do ITA ou da ESA, escolas técnicas federais, museus, venda do material.

      Sempre lembro nessas horas do Ulysses Guimarães que pedia aos mais próximos para que nunca deixassem fazer uma estátua dele pois só serviriam para pombos cagarem em cima.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here