Espionagem não deverá afetar venda de caças ao Brasil

27

De acordo com especialista, decisão só sai em 2015, quando o caso já estará superado

 

Super Hornet da USN decola do CVN 73 no Talisman Saber 2013 no Mar de Coral - foto 2 USN

vinheta-clipping-aereoApós a presidente Dilma Rousseff e seus assessores diretos terem seus e-mails espionados pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), a negociação da venda dos caças americanos F-18, da Boeing, ao Brasil poderia ficar abalada. Nos últimos meses, o governo brasileiro deu mostras de que estava tendencioso a escolher os caças americanos, em detrimento dos franceses Rafale e dos suecos Gripen. Os americanos, no entanto, ainda têm chance.

Na opinião do editor-chefe da revista Força de Defesa e do site Poder Aéreo, Alexandre Galante, a decisão sobre qual dos caças será comprado deve esfriar neste momento, mas por outro motivo: as eleições presidenciais do ano que vem.

“Nos bastidores havia a indicação de que a Boeing teria passado a ser a preferência do governo nos últimos meses, mas sem nenhuma confirmação oficial. De qualquer maneira, acredito que a poeira vai baixar um pouco agora e só em 2015 teremos a decisão, já que ano que vem temos eleições e a Dilma não vai querer dar munição para a oposição criticar a escolha. Até lá, essa questão da espionagem já estará superada e nesse tempo a Boeing continuará a fazer seu lobby, assim como os outros concorrentes” avalia Galante.

Para Galante, se levar em conta o histórico de compras de aviões dos governos brasileiros, os americanos estão à frente dos suecos e franceses. “Pela facilidade de manutenção e pelo baixo preço, a Força Aérea Brasileira (FAB) sempre teve preferência por aviões americanos”, afirma. Porém, Galante ressalta que a FAB já se manifestou à favor de caças em que possa participar da produção, com transferência de tecnologia. Neste caso, a melhor escolha seria pelos caças suecos Gripen NG, da empresa Saab, que ainda estão sendo desenvolvidos.

FONTE: Jornal do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
asbueno

Estão vendo? A imprensa continua a buscar fontes “obscuras”. Quem é esse tal de Galante? O que ele faz, o que ele fez para opinar sobre o assunto!

Rssssssss…

O JB buscar opinião com um dos responsáveis pelo Forças de Defesa mais uma vez atestada a credibilidade e o alcance do empreendimento. Parabéns!

Roberto Bozzo

Que moral hein ???!!! Parabéns aos editores por fazerem este espaço sério e dedicado a difusão do pensamento de defesa. Eu acredito que o Gripen seria a melhor escolha se fosse feita lá trás, em 2010; assim a industria nacional participaria efetivamente do desenvolvimento dele gerando verdadeiro conhecimento. Hoje o F18 nos é melhor pois já esta pronto para uso, o que a FAB necessita de imediato pois os Mirage estão saindo da linha de frente e os F5 começam a sair em 2017 e a Boeing é a única que poderia nos atender a tempo da desativação dos primeiros… Read more »

Marcos

2015?

Em 2015 vai ter eleição para alguma coisa, vai ter alguma crise, uma guerra, uma nova espionagem, vai ter novo governante, talvez não venha a ser a hora certa.

No final desse mês as propostas estarão vencidas e não há nada nesse Mundo que indique que as empresas são candidatas a eterno serviço de palhaço.

Nick

Parabéns ao Galante por se tornar uma referência (merecida). 🙂

Agora, já não compartilho do otimismo em relação ao SH e o FX-2 em geral.

Se vencido esse novo prazo, e nenhum anúncio. Restará à FAB procurar por caças usados e reforma-los à maneira como fez com os F-5E, AMX e os A-4 da Marinha.

[]’s

Baschera

Parabéns “chefe”…..

No entanto, também acho que a vaca foi pro brejo…. é só ver o que acontece no leilão do Campo de Libra do Pré-Sal…. só ficou empresa estatal… justamente as que são comandadas por políticos…. as privadas caíram fora.

Ou seja, a credibilidade do país foi maculada…. como será novamente em relação ao próximo FX.

Sds.

Fabio ASC

Finalmente acharam uma “fonte” confiável… Meu Deus, o Obama vai grampear o Galante e sua Gangue….

Além é claro da Trilogia, pois, abaixo do Equador, é o maior adversário da NSA em termos de “conhecimento”.

PARABÉNS!!!

Edgar

Quando eu li a primeira frase (em destaque) do post, pensei “pronto, mais uma análise do Godoy” hehehe

Parabéns, Galante! Cada dia mais estamos chegando nas massas!

Vale lembrar: http://www.aereo.jor.br/2013/06/09/super-participacao/

Fabio, pelo menos podemos contar com o Mr. President quando precisarmos restaurar algum backup da Trilogia ou de nossos e-mails 😀

Observador

…(suspiro)…

Agora vocês não duvidem que até 2015 as cabeças bolivarianas em Brasília se envolvam em novo problema diplomático, desta vez envolvendo a pequena Suécia e inviabilizando até mesmo a escolha do Gripen.

Sim, porque em matéria de FX-2 tudo é possível para justificar novo adiamento.

Temos tudo para, no futuro termos uma força aérea como a Uruguaia: lá eles tem pucarás e A-37 e aqui teremos apenas supertucanos e A-1…

Ah, Brasil… …na mão desta camarilha caminhas forte e resoluto rumo a irrelevância, inclusive na tua aviação de caça.

Fabio ASC

Boa Edgar, bem lembrado… kkkkk

Vader

Parabéns ao Galante pelo reconhecimento.

Boas e sensatas palavras.

thomas_dw

Nao existe nenhuma duvida quanto a razao do adiamento do FX2 – a falta de interesse pelo gasto, a unica forma de obter uma conclusao do processo, seria atraves de um processo de producao industrial no Brasil de um modelo, que envolvesse prover trabalho e encomendas locais, como a quantidade necessaria para viabilizar tal processo envolveria um encomenda de no minimo 80 a 100 unidades, entregas que ocorreriam em um prazo de 8 a 12 anos, isto nao ocorre, a verdade é que, politicos detestam planos de longo prazo.

Guizmo

Parabéns Galante!!….sempre compartilhei da mesma opinião. Decisão será em 2015

GBento

Até que enfim a grande imprensa buscou ouvir um especialista de verdade!

joseboscojr

“Espionagem não deverá afetar venda de caças ao Brasil” Me engana que eu “gostio”!! Não há hoje na República Federativa do Brasil nada parecido com essa tal “venda de caças ao Brasil”. O F-X2 já morreu e foi enterrado e só ainda não houve a confirmação oficial desse cancelamento por puro desprezo que o atual governo tem pelo assunto defesa, além de querer poupar nós, entusiastas, de rasgarmos nossas cuecas de raiva por termos ficado durante mais de uma década aguardando o tão esperado salto tecnológico. Na verdade hoje já nem faz mais sentido mesmo optarmos por caças de 4,5ª… Read more »

juarezmartinez

Parabéns Galante! Pelo menos ouvira a opinião de alguém sensato e não o compration news do” Gordoy”….

Grande abraço

Leonardo Crestani

O FX2 acabou, morreu, já era!!!

Ivan

Parabéns a Alexandre Galante e sua equipe pelo reconhecimento de um grande jornal nacional, que solicitou a opnião de quem conhece do assunto.

Mas também PARABÉNS ao Jornal do Brasil que finalmente fez o óbvio, consultou um profissional especializado, com real e comprovada experiência no assunto defesa.

Acredito que este deve ser o caminho da grande mídia nacional (jornais, revistas de grande circulação, TV aberta e a cabo): procurar jornalistas especializados nos assuntos que pretenda discutir.

Espero que consultas como esta do JB se repitam constantemente.
No meu entendimento, este é o caminho.

Cordiais saudações,
Ivan, o Antigo.

Marcelo

Parabéns Galante!
reconhecimento merecido.
Abraços.

joseboscojr

Eu fiz meu comentário sem ler o texto e baseado só no título. Não tinha visto que a opinião era do nosso amigo Galante.
Me desculpe Galante! Não foi minha intenção menosprezar sua opinião.
Um abraço!

André

Consultaram, enfim, alguém de fato especialista e que se dedica,, rotineiramente, ao tema Defesa.

Saudações a todos e em especial para o Galante.

Ivan

Agora quero saber quando o Galante, Poggio ou Nunão serão convidados pelo William Waack para o para o Globo News Painel.

Legal será ver um dos nossos amigos dividindo a mesa com o Godoy…
… ka ka ka… tendo que contornar as bobagens faladas por aquele jornalista não tão especializado assim.

Esta eu vou pagar p’ra ver…
… literalmente.

Abç.,
Ivan.

champs

Parabéns Galante!

É uma satisfação ver que a mídia começa a ouvir especialistas de verdade em matérias de defesa, a falta de informação da mídia comum é gritante, falar de um avião e colocar a foto de outro, por exemplo, é o retrato do descaso com que a defesa é tratada no Brasil.

rommelqe

Claro que vcs da trilogia estão todos de parabéns e ,em particular , o Galante.

Mas acho que pela primeira vez vou discordar do amigo Galante: o SH-18 virá em 2014.

Gordoy ?? É, essa é muito boa, grande Juarez……..Rrsrsrsrsrsrsrsr

Soyuz

Acho absolutamente lúcidas e coerentes a visão do Galante sobre o tema, exposta nesta reportagem. Eu só acrescentaria uma percepção pessoal. O FX vai ser também condicionado a economia. O debate econômico brasileiro é como todo o resto do debate publico, pobre. Os otimistas tendem a achar que somos uma potencia econômica, afinal durante semanas ultrapassamos o reino unido em tamanho de PIB. Na verdade apenas surfamos uma onda de valorização de commodities por anos seguidos. Os pessimistas acham que “esta tudo errado”, que o desastre é só uma questão de tempo. Acho que nem uma coisa nem outra. Sempre… Read more »

Mauricio R.

Parabéns Galante, tá podendo!!!

Licença, Ivan:

“Agora quero saber quando o Galante, Poggio ou Nunão serão convidados pelo William Waack para o para o Globo News Painel.” (2)

Fighting Falcon

Olha,
Tomara que saia alguma coisa.