f5-tiger_bizerte

A agência DSCA (Defense Security Cooperation Agency) do Pentágono notificou o Congresso dos EUA no último dia 18 de setembro sobre uma possível venda de aviônicos e equipamentos associados para a frota de caças F-5 da Tunísia. A principal contratante dos serviços seria a Northrop Grumman, com sede em St. Augustine, na Florida.

A Força Aérea da Tunísia adquiriu 16 caças F-5E/F na década de 1980. Destes, 15 permanecem no inventário e todos deverão ser alvo do processo de modernização. Atualmente os caças estão baseados em Bizerte-Sidi Ahmed e são operados pelo 15º Esquadrão.

Base Aerea de Bizerte Tunisia

O eventual contrato, através do programa FMS (Foreign Military Sale), está avaliado em US $ 60 milhões. O pedido do governo da Tunísia envolve a compra de Sistemas de navegação LN-260 GPS/Inercial, unidade de controle com display, fonte de energia elétrica, sistema de controle ambiental, inspeção de material, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal e equipamentos para treinamento, apoio governamental e da contratante, serviços de logística e outros equipamentos associados.

Ainda segundo o documento da DSCA, até 23 representantes da contratante deverão trabalhar por cerca de dois anos na Tunísia para apoiar o programa.

FONTE: DSCA (tradução e adaptação do Pode Aéreo a partir do original em inglês)

FOTO: RevolutionTunisie/Google Earth

NOTA DO EDITOR: aparentemente este parece ser um valor bastante elevado (US $ 60 milhões) para a modernização apenas dos equipamentos de navegação de 12 caças.  Para uma quantidade de caças semelhante, a FAB pretendia gastar algo próximo de US $107 milhões na modernização completa dos F-5 “jordanianos” (ver primeiro link abaixo), que inclui um painel totalmente novo, aviônicos avançados (incluindo troca do radar), OBOGS, HMD, comandos HOTAS, alerta radar, rádios de comunicação e navegação novos e outras modificações.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio ASC

ainda bem que vão modernizar por lá mesmo, senão…

Galeão Cumbica

Porque eles nao modernizam aqui?

sds
GC

Joner

Opa, a Embraer não mandou nem um representante para fazer propaganda do sistemas que eles aprenderam a instalar?
Pois nossos F-5 receberam mais modernizações, ta certo que o valor é bem maior. 🙂

Corsario137

Depois ainda dizem que a Embraer vive de explorar a FAB.

rommelqe

Galeão, Joner e Corsário137, pensei a mesma coisa: 1) por que não, pelo menos, propor executar o mesmo padrão de modernização já efetuado para a FAB? 2) até que a nossa modernização ficou a um custo razoável pois, além de um ” upergrade” completo na aviônica (que é algo relativo e não muito transparente em termos de comparação devidamente homogeneizada) podemos até imaginar que o trabalho executado por brasileiros seria na parte estrutural (coisa que me parece não foi , ainda, cogitado no programa tunisiano.Na minha opinião já acumulamos experiencia e teríamos escala suficiente para isso. Isso se a RUAG… Read more »

rommelqe

Caro Poggio, esta versão tunisiana parece ser diferente da versão jordaniana. O que lhe parece?
PS: “uppergrade”

Fernando "Nunão" De Martini

O ângulo não ajuda, mas tenho a ligeira impressão de que as extensões dos bordos de ataque são dos lotes mais recentes de produção, de formato um pouco diferente e que conferia uma área ligeiramente maior, como é o caso dos F-5 mexicanos e dos nossos F-5F “ex-aggresssor”.

rommelqe

Nunão, é minha impressão tb.

Obrigado.

Fighting Falcon

Manda para a EMBRAER que fará um trabalho melhor e com menor preço.
Isso pq muitos criticam nossa empresa…