Segundo jornal, Campo dos Afonsos pode fechar

11

bairros_campodosafonsos1

Alegação é de que o espaço é ‘improdutivo’

 

OSNI ALVES

vinheta-clipping-aereoRio – O Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, na Vila Militar, Zona Oeste, está ameaçado de fechar sob a alegação de “espaço improdutivo”. A informação foi repassada à coluna por um suboficial, que prefere não se identificar. Ele afirma que a iniciativa seria uma decisão do Alto Comando da Força e envolve também a transferência do Museu da Aeronáutica.

Segundo o militar, corre nos bastidores que o tenente-brigadeiro Paes de Barros estaria negociando o espaço com empresas privadas. Como o fechamento da unidade não encerraria as atividades no local, oficiais de baixa patente seriam transferidos e companhias terceirizadas assumiriam a manutenção das aeronaves.

Os militares seriam alocados em unidades na Ilha do Governador (RJ), São Paulo e Lagoa Santa (MG). “Com o remanejamento, centenas de famílias seriam transferidas de forma compulsória, deixando os imóveis novos, construídos para os Jogos Mundiais Militares. Os que forem para outros estados vão pagar aluguéis caríssimos”, diz o suboficial.

Outras denúncias pesam contra o Alto Comando da Aeronáutica. Em maio, a Controladoria Geral da União (CGU) solicitou que o Ministério da Defesa investigasse oficiais por supostas irregularidades, como tráfico de influência e compras sem licitação.

Sem licitação

O suboficial reformado Marcos Reis dos Santos é o autor de denúncias acatadas pela CGU. Ele afirma que o processo de modernização de aeronaves teria sido feito sem licitação.

FAB pede tempo

A assessoria de imprensa da FAB solicitou à coluna mais tempo para responder às supostas denúncias. O departamento deve emitir comunicado oficial durante a semana.

FONTE: O Dia

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

“…afirma que o processo de modernização de aeronaves teria sido feito sem licitação.”

Seriam os C-95M???

Vader

Notícia estranha. Espero que não desativem o Campo.

Agora, isso é uma pérola: “Com o remanejamento, centenas de famílias seriam transferidas de forma compulsória, deixando os imóveis novos, construídos para os Jogos Mundiais Militares. Os que forem para outros estados vão pagar aluguéis caríssimos”

Até onde eu me lembro militar vai para onde a força que serve precisa. Há uma hierarquia, há uma disciplina e quem não está contente pede pra sair. Homessa!

edurval

Vader disse: 20 de setembro de 2013 às 9:15 Vader concordo o militar não tem opção de escolher aonde servir, por isso o mesmo deve ser muito bem remunerado, para que possa ter uma moradia digna e prover o bem estar para ele e para sua família. Mais me espanta você não se indignar com o conteúdo da noticia. Sabemos que militares são seres humanos e como tais sujeitos as mesmas falhas e mesmas virtudes, mais essa noticia deveria pesar na consciência das pessoas que pregam um retorno dos militares ao governo com a derrubada dos civis simplesmente com a… Read more »

Vader

edurval disse: 20 de setembro de 2013 às 9:55 Caro Edurval, a se comprovar o que está acontecendo, e nada melhor que a imprensa LIVRE para investigar, é de causar indignação sim. Espero que os órgãos de fiscalização do governo façam a sua parte, investiguem e punam quem de direito, sem exclusão de ninguém. Agora, uma coisa não tem relação com a outra, ou seja: não é porque tem maracutaia que os militares que serão transferidos tem que ficar de mimimi porque vão perder os apartamentinhos novinhos que ganharam “no Vascão”. Ora, tenha santa paciência! Os imóveis não são deles!… Read more »

Wagner

O Congresso nacional também é improdutivo…

Sob o mesmo argumento, devíamos fecha-lo.

edurval

Wagner disse: 20 de setembro de 2013 às 10:39 Meu caro debatedor, Fechar o congresso nacional não é solução, pois o governo deve ser sempre Civil é assim que funciona os Estados Unidos e os demais países livres, quere ser diferente apenas demonstra um viés autoritário ultrapassado responsável pelo atraso do nosso país e de toda a humanidade. Agora, caberia sim estacionar umas 500 viaturas da policia militar e enche-las com os nossos digníssimos mandatários todos ornamentados com lindíssimas algemas compradas em Paris (afinal os mesmos têm tão bom gosto que se sentiriam lisonjeados com isso) e após isso abrirmos… Read more »

Marcelo Andrade

Pessoal, O que eu sei, de acordo com a Coluna do Aparecido Camazano, na Revista ASAS, é que o PAMAAF, o Parque de Material é que iria fechar, junto com o de Recife e de SP, sendo erguido um Grande Parque em Anápolis. Agora a BAAF, acho que não, pois, lá se encontram 2 Esquadrões da FAB, o 3°/8° de Super Pumas e o 1°GTT, com os C-130 apoiando a Brigada PQDT. Transferindo-se a Brigada para o Planalto Central, como quer o EB, talvez o 1° GTT também iria, aí talvez, com a mudança do MUSAL para o terreno da… Read more »

Control

Srs É uma notícia estranha, pois o local comporta, além do parque de manutenção, outras instalações como o museu e a universidade. É certo que o Rio possui bases aéreas em excesso com seus comandantes, estruturas burocráticas, etc.; e um enxugamento seria saudável. Porém seria mais vantajoso, economicamente e politicamente, eliminar as estruturas burocráticas associadas a base aérea, concentrando-as em Santa Cruz. Isto também devia ser feito com o Galeão, deixando em cada aeroporto uma infraestrutura mínima para que ele possa operar como base de dispersão, se for necessário. As outras atividades existentes no Campo poderiam ser mantidas, visto que… Read more »

juarezmartinez

Exatamente Control, o que está acontecendo aqui, e eu não estou eximindo o Brigadeiro das denúncias, agora o mimimi da saída é bem conhecido, a turrrrrma da praia não quer ir para o interior, esta história se repetiu quando da transferência e conversão da 2ª ELO para a BACG.

Grande abraço

Fighting Falcon

Que pena se isso ocorrer.
Tudo em prol do poder privado e sua ganancia.

Carlos Alberto Soares

Bela foto.