Rafale no calendário 2013 da Força Aérea Francesa

    216
    24

    Rafale no calendário 2013 - março - Força Aérea Francesa

    No calendário 2013 disponibilizado no site da Força Aérea Francesa (clique aqui para acessar) o caça Rafale aparece em três meses.

    No mês de março, a imagem refere-se ao batismo de fogo da aeronave no Afeganistão, em 2007. Em junho, foto de desfile de 14 de julho (Queda da Bastilha) apresenta a visão de um Rafale a partir de uma aeronave reabastecedora C135 em formação de coluna com um Mirage F1. A sombra dos três aviões, no solo, aparece invertida na janela do operador de reabastecimento.

    Rafale no calendário 2013 - junho - Força Aérea Francesa

    Por fim, o mês de dezembro mostra um Rafale B do Esquadrão “Gascogne” com um míssil ar-solo de ataque nuclear ASMP-A na posição ventral, além de mísseis ar-ar Mica e tanques externos. Uma carga de respeito.

    Rafale no calendário 2013 - dezembro - Força Aérea Francesa

    24
    Deixe um comentário

    avatar
    23 Comment threads
    1 Thread replies
    0 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    13 Comment authors
    andersonrodrigues1979eduardo pereiraMauricio R.ernaniborgesJustin Case Recent comment authors
      Subscribe  
    newest oldest most voted
    Notify of
    Giordani
    Visitante
    Member
    Giordani

    O Rafale é com certeza um dos aviões mais belos da história e com certeza é o mais belo dos eurocanards!

    Latino dark
    Visitante
    Member
    Latino dark

    Realmente muito bonito e caro como a maioria dos produtos franceses ….

    jairo boppre sobrinho
    Visitante
    jairo boppre sobrinho

    Pode ser uma jaca, mas é o mais belo dos caças atuais.
    Abs

    Giordani
    Visitante
    Member
    Giordani

    Se o Rafale é uma “jaca”, o que sobra para o Forevis-5M????

    Nos folhetins dos Anos 80, vê bem, Anos 80, já alertavam para o alto custo do caça, assim como o Mirage 2000, que naquela época era o caça francês mais custoso em operação, desconsiderando, obviamente, o Mirage IVA…

    Esse “F-15 europeu” é excelente, mas é inegável, seu custo é astronômico…preferível pagar caro por um F-15 verdadeiro!

    joseboscojr
    Visitante
    Active Member
    joseboscojr

    E esse ASMP tem também um design maravilhoso.

    jairo boppre sobrinho
    Visitante
    jairo boppre sobrinho

    Caro Giordani
    Hehehe, com certeza! – para o f-5m nada resta – o rafale é na vdd, um excelente caça, se não fossem os custos…
    Sem criar polemicas, e apenas na minha opinião, para o Brasil seria melhor o gripen(pelos custos – não que seja o meu preferido), mas aí é outra historia…pelo jeito que as coisas vão, só teremos mesmos os forevis-5.
    Abs

    Vader
    Visitante
    Active Member

    Pessoal, estou ficando maluco ou na 2a foto a sonda está do lado “errado” (bombordo)?

    O Rafale é de fato em belo caça, mas sua sonda é um atentado a essa beleza.

    Até os mísseis franceses são bonitos, como o Bosco destacou. O MICA também é belamente desenhado.

    Uma pena que, como diriam os antigos, “beleza não põe mesa”.

    rommelqe
    Visitante
    rommelqe

    Vader,
    Repare que o operador da lança reabastecedora obteve a foto via espelho retrovisor (veja também, por exemplo, o sensor IRIS…).

    Rafale: concordo que é um belo avião, mas seu custo – economico e politico – é totalmente inaceitável…
    Abs

    Marcos
    Visitante
    Member
    Marcos

    Foto 2 aparece a sombra de três aeronaves: KC-135, Rafale e?

    Guilherme Poggio
    Editor
    Famed Member

    …e o F1. O Nunão deu a dica no texto e na foto dá bem para ver o F1 atrás do Rafale.

    Marcos
    Visitante
    Member
    Marcos

    Mirage F1?

    Marcos
    Visitante
    Member
    Marcos

    Vendo a foto 1, como na maioria dos caças, o piloto entra pelo lado esquerdo.
    No caso do Gripen a entrada é pelo lado direito.
    Existe algum motivo especifico para isso, ou foi mera opção?

    Vader
    Visitante
    Active Member

    Marcos disse:
    13 de janeiro de 2013 às 19:54

    Já ouvi falar que no caso do Gripen é uma opção da FlygvapNet, mas que o caça poderia ser configurado para embarque por qualquer dos lados.

    Acho que para fins de resgate, evacuação rápida, incêndio, etc, o melhor canopy é aquele que abre para trás, como no caso do F-14, F-15, F-16, F/A-18, etc. O piloto pode saltar/ser evacuado pelos dois lados.

    Mas também acho que isso não deve ser lá muito relevante.

    Sds.

    Justin Case
    Visitante
    Member
    Justin Case

    Amigos,

    Os caças ingleses também tinham essa tradição, mas acho que a partir do Hawk e Harrier já abandonaram o acesso pela direita.
    Abraços,

    Justin

    Giordani
    Visitante
    Member
    Giordani

    Concordo. Essa sonda para REVO tira o encanto do jacto…faz a sonda do A-6 parecer um encanto de beleza! Hehe…

    ernaniborges
    Visitante
    ernaniborges

    Já estou cansado desse FX2 que terminou, mas, ocorreu-me agora uma opção que não lembro de ter sido posta em questão: Que tal um HI – LOW com o eterno F5-EM e apenas os 36 Rafales iniciais. Esqueceríamos a questionável e cara TOT puxando seu preço para baixo e ainda que seja um vetor caro de operar e manter, por sua pequena quantidade, não seria algo proibitivo.
    Teríamos um caça respeitável ainda que em pequeno número. Melhor do que nada.

    Mauricio R.
    Visitante
    Mauricio R.

    Este tb é bonito:

    (http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2013/01/jan-12-2013-wallpaper-russian-edition.html)

    Tem aquela aprência de arraia-jamanta, me lembra o bombardeiro inglês “Vulcan”, voando em SJC em 1973.

    eduardo pereira
    Visitante
    Member
    eduardo pereira

    O caça é lindao e seria muuuuito legal ter este vetor na Fab, que seja caro mante-lo,condiçoes o Brasil tem de sobra falta é vontade política para tal e um investimento na concientizaçao da populaçao sobre a importancia de se investir nas forças armadas pela defesa da naçao e sua soberania,póis o tempo ta passando e os olhares ja estao mirando nossas reservas hidrominerais e nossa biodiversidade. Obs. porque o Brasil nao negocia a compra do direito de fabricaçao do F20 tigershark,com melhoramentos (sendo que ja era muito moderno mesmo para sua época) a Embraer o colocaria no pareo com… Read more »

    Giordani
    Visitante
    Member
    Giordani

    eduardo pereira disse: 14 de janeiro de 2013 às 9:37 …porque o Brasil nao negocia a compra do direito de fabricaçao do F20 tigershark,com melhoramentos… Falar sobre o F-20 aqui despertam paixões e ódios. Eu me declaro fãzaço do caça! Um F-20M? Seria perfeito para o brazil e o mundo que não pode gastar com defesa! Mas 36 unidades seriam apenas alvos…agora 136 unidades, já dá para fazer o invasor pensar duas vezes… Penso que o tempo do F-20 já passou. Também gostaria de ver a linha de produção comprada pelo GF, isso sim seria uma verdadeira ToT! Acredito que… Read more »

    eduardo pereira
    Visitante
    Member
    eduardo pereira

    Giordani disse: 14 de janeiro as10:17 …Penso que o tempo do F-20 já passou… Concordo em partes pois o bichin havia ficado tao bom que foi cortado e evitado assim ser vendido pois daria trabalho p/ os F16 em combate e ja teria vencido o primeiro pois ficou tao bom quanto e era muito mais barato . E olhando bem existe muita semelhança entre o que é o Gripen hoje e o que foi e teria (hoje) se tornado o F20. Na verdade temos é que pagar melhor nossos engenheiros aeronauticos para eles desenvolverem vetores nacionais e nao sairem do… Read more »

    Vader
    Visitante
    Active Member

    Ó minha gente, F-20 de novo não né? Foi um excelente projeto, mas só isso! E bom demais, mas pros anos 80!

    Sei que o desespero é grande, mas tem coisa melhor e mais barata por aí. E o F-16 e o Gripen são só dois de vários exemplos.

    Marcos
    Visitante
    Member
    Marcos

    É, o F-20 já foi faz tempo.
    Se querem um avião similar, então é preferível um T-50.
    Mas nem esse serve. Caça é caça, treinador é treinador.
    E mais importante, o FX-2 já acabou.
    Com crescimento do PIB tipo vôo da galinha, o que vem ai é o FX-1/2.

    jairo boppre sobrinho
    Visitante
    jairo boppre sobrinho

    O Vader mandou bem – gripen!

    andersonrodrigues1979
    Visitante
    Member
    andersonrodrigues1979

    Falar que não tem dinheiro é sacanagem, falta é vontade politica, falta patriotismo para os governantes, o que está sendo desperdiçado para a copa do mundo daria para comprar 130 tranquilo com armamento peças para reposição contrato de manutenção, sem falar o que vai ser desperdiçado para as olimpiadas.
    Mais é muito mais importante os pilares da politica Brasileira, Pão e Circo.