domingo, fevereiro 28, 2021

Gripen para o Brasil

MAB de São José dos Campos recebe aeronave Super Tucano

Destaques

Defesa aérea da Sérvia atingiu outro F-117 durante a Operation Allied Force

A história de como um jato de ataque stealth F-117 Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos foi abatido...

HENSOLDT: Sistemas antidrone e de proteção de áreas críticas e estratégicas

Nos últimos anos, a venda de drones cresceu muito no mundo. Esses objetos voadores, cada vez mais comuns em...

FAB coordena Operação Escudo Antiaéreo

Operação aconteceu de forma conjunta entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira No período...
Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) recebeu (20/4) a aeronave Super Tucano EMB312H, conhecida como “ANA RAIO”, para fazer parte de seu acervo de aeronaves brasileiras. A entrega foi realizada em solenidade no hall principal do MAB e contou com as presenças do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, e do Diretor Superintentente do Instituto EMBRAER, Pedro Ferraz, além de funcionários da empresa fabricante e do SENAI, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

Esta é a sétima aeronave recuperada pelo Centro Histórico EMBRAER, que, desde 2008, atua na restauração de aeronaves que tiveram importância na trajetória da empresa fabricante de aviões. O nome Ana Raio foi dado ao avião desenvolvido no começo dos anos 90, quando era exibida uma novela em rede nacional de TV, com uma personagem que levava esse nome, já que a pintura externa da aeronave, em azul, é cortada por um raio na cor amarela, semelhante à utilizada na abertura da novela.

A aeronave “Ana Raio” ficará exposta na área livre do MAB, com outras aeronaves, como o CBA-123, o Xingu, o Brasilia e o ERJ140. O acervo também conta com uma réplica em tamanho natural do Veículo Lançador de Satélites (VLS), desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). A próxima aeronave brasileira a fazer parte do acervo do MAB é o Xavante, que se encontra em fase de restauração.

FONTE / FOTOS (2S Felix) : FAB e DCTA

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

5 Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo

Ficou bonito o Super Tucano com as cores da Esquadrilha da Fumaça.

Roberto F Santana

A pintura do ZTW não tem relação nenhuma com o esquadrão de demostrações.
Era a pintura original de um dos protótipos, enventualmente o esquadrão adotou padrão semelhante adotando o verde no lugar do amarelo.
As maquetes espostas à mesa são meramente brindes promocionais, comuns nas fábricas de aeronaves, sempre apresentando as mais variadas hipóteses de operadores.
Triste é ver esse espetacular avião exposto ao relento, merecia um coisa melhor.

Leonardo

Valeu Nunão,

Obrigado pelo esclarecimento.

cristiano.gr

Sempre que vejo imagens do VLS, como esta ao fundo dos oficiais, me envergonho pela incapacidade brasileira de não ter, até agora, um foguete descente, eficaz, de confiabilidade e qualidade e principalmente maior. Isso que o Brasil tem hoje os nazistas tinham na II WW.

- Advertisement -

Combates Aéreos

Começou o exercício multinacional de operadores do Gripen, o Lion Effort 2015

Nesta edição que vai até 24 de maio, o exercício que ocorre a cada três anos é realizado na República...
- Advertisement -
- Advertisement -