F-X2: Dilma abordou questão com Obama

7

O presidente americano, Barack Obama, promoveu, diante de sua colega Dilma Rousseff, as vantagens do avião americano F/A-18, que compete com o francês Rafale e o Gripen sueco, em uma licitação de 36 caças para a Força Aérea brasileira, informou a Casa Branca neste domingo.

Obama e Rousseff abordaram este tema durante seu encontro no sábado em Brasília, indicou Daniel Restrepo, conselheiro para as Américas do presidente americano. Mesmo assim, afirmou que Dilma não indicou preferências por um ou outro aparelho.

“Sobre os aviões, o tema do F/A-18 surgiu. A presidente Rousseff abordou a questão, e o presidente Obama destacou que o F/A-18 é o melhor avião oferecido (e que) o pacote de transferência de tecnologia é equivalente aos pacotes que são oferecidos a parceiros e aliados ao redor do mundo”, indicou.

O Brasil adiou a decisão sobre a licitação milionária para comprar caças supersônicos ofertados por França, Suécia e Estados Unidos, depois do anúncio de um corte orçamentário e não há data prevista para que o negócio seja concluído.

Na concorrência estão os fabricantes do caça francês Rafale (Dassault), do sueco Gripen NG (Saab) e o americano F/A-18 Super Hornet (Boeing).

O Brasil exige a transferência de tecnologia que lhe permita se tornar um fornecedor regional desses aparelhos. O governo Lula tinha manifestado preferência pelos Rafale, mas no final optou por deixar a decisão à sucessora.

FONTE: AFP

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tplayer

Que foto maravilhosa do Super Hornet.

No fim todo o boato sobre a proposta do Obama não se confirmou. É uma pena.

Leonardo

Essa notícia não traz nada de novo já era de se esperar, ou seja, tudo continua na mesma……

Nick

Pelo jeito, não vai sair nada mesmo. Vamos aguardar 2012. 21.12.2012

[]’s

DrCockroach

Eh a terceira visita america a Dilma (comecou com o McCain) em que a Dilma puxa o assunto FX-2. Afinal, ela tem interesse ou nao? Comecou bem no assunto FX-2, mas depois…

Alias, da mesma forma com aquela primeira entrevista p/ o Washington Post, muito boa, mas agora teve esta do “Valor” que foi um mix bag, algumas contradicoes claras… Ela eh confusa?

Irei torcer p/ o melhor, jah que como agnostico nao rezo.

[]s!

Rodrigo

Vou ser sincero com vocês….

Reequipamento das FFAA, não combina com um Governo que sistematicamente vai implantando a tal comissão da verdade.

Combinam muito mais os corte de orçamento, cancelamento de programas, semear a desunião a desunião entre os comandos e desestimular a base da tropa.

Pode ser neurose minha, mas eu vejo desde o (des)Governo Lulla, mais ações concretas que corroboram a minha visão que a espuma dos programas bilionários e atualmente quase abandonados.

Tadeu Mendes

Rodrigo, Apoio a sua neurose. Mas ninguem pode negar o que eu vi (desde aqui de Boston), que o MAG estava na fila de autoridades do GF. Que saco. Deve existir algum Wikileaks sobre ele. E nao ha como o Brasil (militarmente desdentado), sequer pretender um assento no CS da ONU. Com caras como esse (MAG) la no Planalto, os militares, os programas de aquisicao de material belico, a Transferencia de Tecnologias Criticas e a insercao do Brasil no contexto das nacoes de peso (militar) , vai ficar na ilusao. A proposito, o Nelson Jobim nao estava naquela fila de… Read more »

Observador

Senhores, O rearmamento do FAB não é prioridade para o Governo dos EUA (eles tem outros interesses aqui) e muito menos para o nosso próprio GF. O Obama é, antes de qualquer outra coisa, um político. Ele queria vir ao Brasil porque “ficaria bem na foto”. Disse a que veio. Quer negociar investimentos em infra-estrutura e petróleo, e quer comprar este último. Todo o resto é especulação: vistos, FX-2, vaga permanente no CS… Aliás, sobre a vaga no CS, o Obama foi apenas polido na resposta. Dizer que tem apreço à pretensão brasileira ao CS e não prestar nenhum apoio,… Read more »