Edgar Lisboa

vinheta-clippingA decisão sobre a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) pode sair ainda em junho. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim (foto), após recebimento do parecer do Conselho de Defesa Nacional, o presidente Lula escolherá o modelo. Sim, nosso maior especialista em aeronaves militares fará a escolha. Às favas com que pensam os técnicos aeronáuticos, quem entende bem de avião é Lula, que ao que me lembre, nunca pilotou nem teco-teco. O presidente tem reforçado que ele dará a palavra final na compra dos caças, como se isso não fosse um acintoso disparate.

Enquanto toda a administração, no Brasil e no mundo, tanto pública, quanto privada, caminha para licitar todos os contratos de aquisição de bens e prestação de serviços, diminuindo sensivelmente a corrupção nestes procedimentos, nosso estadista diz que a compra de aviões é uma decisão política. Comprar aviões é decisão técnica, por mais que nosso governante possa insistir no contrário. Toda essa polêmica gerada por essas declarações vergonhosas, já fizeram com que a compra dos aviões fosse interrompida três vezes, e a FAB teve que se contentar com 12 Mirages 2000 usados para substituir os velhos Mirage III. Tem mais: caso o governo petista perdure, também serão substituídos, até 2014, nossos Hércules C-130, com mais uma decisão política, é claro. Para que técnica quando se tem a maior aprovação popular da história?

FONTE: Jornal do Comércio, via Notimp

NOTA DO BLOG: o “clipping” publicado acima é a opinião de um jornalista e não reflete necessariamente a opinião do blog

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LBacelar

Ai, ai… O Título desse texto é perfeito, para que técnica? Pois o Sr Edgar Freitas carece de muito conhecimento técnico… Teco-teco??? Compra dos aviões interrompidas 3 vezes? Escollha do Presidente? O Sr Edgar deveria estudar, no lugar de latir asneiras, qualquer concorrencia militar primeiro é analisada pela Força interessada, em seguida é passada ao MinDef e só depois o presidente faz a decisão em cima das propostas, ou seja, ele escolhe, mas depois de receber tudo mastigado, já que qualquer um dos concorrentes atende as necessidades da FAB. Outra asneira… Escolha do C130 pelo PT? kkkkkkkkkkkkkkkkk Só rindo disso,… Read more »

robert

jesuis!

athalyba

hahahaha Eu ia comentar que o sr. Edgar até que não estava fazendo (tão) feio, mas a frase

Tem mais: caso o governo petista perdure, também serão substituídos, até 2014, nossos Hércules C-130, com mais uma decisão política, é claro

já mostra que o cara não sabe do que fala (rs)

Seria só o caso de dar umas risadas e entrarmos em mais uma discussão do tipo “vermelhuxos vs direitobas”, se este não fosse o exemplo limpo e acabado do pouco preparo da nossa imprensa pra lidar com esse tipo de assunto.

Paciencia, né não ???

ZE

Contesto a opinião do jornalista !!!

Desde quando a FAB entende de avião de caça !

Desde quando a equipe multidisciplinar com dezenas de pessoas da COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) entende de avião de caça ?

É óbvio que quem entende de avião de caça é o Presidente Lula e o seu subordinado, Ministro Nelson Jobim.

Não me façam rir !!!!

[ ]s

zmun

5 capìtulos para entender como a decisão já foi tomada: Capitulo 1 – A concorrencia segue traquilamente. A FAB eh elogiada pelo profissionalismo de disputa. Lula nem sabe que tal disputa existe. Capítulo 2 – Diante de fragilidade da proposta francesa e da possibilidade de mais uma derrota, Sarkosy oferece a única coisa que pode reverter essa situação: oferecer para Lula – que eh quem no fim irá bater o martelo – apoio da França numa possivel candidatura de Lula para o cargo de chefe da ONU. É uma aliança estrategica entre a frança e LULA. Lula nega tal pretenção… Read more »

Alex Nogueira

Todas essas opniões e desleixos do caso FX e FX-2 só refletem a falta de cultura e conhecimento militar dos nossos militares e governantes.

Até mesmo o alto escalão da FAB que toma as decisões volta e meia faz alguma burrada, seja por falta de habilidade ou por falta de força de vontade de peitar as decisões estúpidas que nossos entendidos governantes tomam.

É um circo!

Zé Mané

“Tem mais: caso o governo petista perdure, também serão substituídos, até 2014, nossos Hércules C-130, com mais uma decisão política, é claro.”
Isso não merece nem comentário.
Onde vocês acham essas preciosidades ??

Alex Nogueira

Garanto que se juntarmos um pessoal aqui do blog conseguiriamos tomar melhores deciões técnicas e políticas do que nossos atuais militares e governantes.

Se abusar o pessoal nunca viu de fato uma ficha técnica das aeronaves em questão e sequer acompanham as notícias militares.

É uma pena que politica aqui no Brasil e altos cargos sejam entregues a pessoas que só tem interesse em $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ e auto promoção social.

RenanZ

Queria saber onde é que estão os verdadeiros técnicos ?!?!

Na FAB, parece não have nenhum, pois de nada servem vossas opniões
NO Governo Federal, bom, dispensa comentários………
Aqui no Blog, todos entendem de tudo, mas a concenso algum chegam

Se levar em consideração a seriedade deste projeto, respondo com igual consideração que, tudo estaria resolvido se fosse com o Chuck Norris.

RenanZ

OOO Sr. Alex.

A auto-promoção desta corja não é social não
É $$ mesmo !!!

Edcreek

Olá,

Quanta besteira junta nessa reportagem…..

Toda via, os mandatarios de paises não podem ser especilistas em tudo, ou o Sr. Presidente foi medico, militar, jurista, metalurgico etc.

E sim em todas democracias no mundo é a politica que comanda tudo…

É cada uma que me aparece.

Abraços,

Alex Nogueira

Não desmerecendo nossos queridos F-5M, que são o que temos de melhor no momento, mas é vergonhoso um país do tamanho do Brasil (territorial e econômico) ter de ir a uma RED FLAG com um caça de 30 ANOS! No mínimo teriamos que ter F-15 ou SU-30/35, ou quem saber Eurofighter para nos representar. É uma pena que nosso governo seja tão mole e incapaz de pensar de maneira concreta e correta e que nosso povo seja tão passivo a ponto de permitir que tudo isso ocorra ficando de braços cruzados ou sequer dando a mínima para o que acontece… Read more »

Alex Nogueira

O presidente tem que ser no mínimo culto e saber que o que não o compete tem que ser repassado a quem seja, e que este seja estudado e tenha um mínimo de conhecimentos práticos para que possa formar uma comissão de avaliação e entendimento para que assim possa escolher o melhor para nosso país.

Nick

Apesar de eminentemente técnico, quem libera $$$ é o sr Presidente. Mas assinar contra um relatório técnico-econômico unicamente por uma parceria em que os 36 caças tem de ser usados como “réfens” para funcionar não faz nenhum sentido. Ae que está o problema, Lula acertou a compra dessas 36 Jacas a mais de ano, visando suas ambições políticas como uma cadeira no CS da Onu, Se tornar um Secretário Geral, etc…. Agora batendo de frente contra os EUA, Alemanha, Russia e até os nossos parceiros franceses, no caso Irã, será que vai conseguir realizar algo do tipo? Na minha opinião… Read more »

Alex Nogueira

Penso também que para ser “politico” tenha que se ter estudado no mínimo ensino médio e que seja desejavel ensino superior de acordo com a importância dos cargos (deputados, senadores), assim não corremos riscos de ver coisas como EX-BBS, cantores de pagodes, artistas falidos, ex-jogadores de futebol e outros ocupando cargos que não sabem nem para que sever, mas que sabem que dão muito $$$$$$$$$$$$$$$.

E seria crucial que estes não tivessem dívidas com a justiça também, assim não corremos risco de ouvir “ROUBA mas FAZ”, o certo é NÃO ROUBA E FAZ MUITO pelo nosso querido BRASIL.

Luiz Eduardo

“seja por falta de habilidade ou por falta de força de vontade de peitar as decisões estúpidas que nossos entendidos governantes tomam”

Ué?! Tá cheio de rafalista aqui dizendo que a FAB näo tem que fazer beiçinho ou birrinha pra nada: tem que aceitar de bom grado e assinar embaixo tudo que vem do GF, bem quietinha, aprendendo assim com a MB, bem exemplo disso mesmo.. Säo pra esses mesmos que o jornalista da matéria só falou besteira…

Sds.

Jaguares

A decisão sobre a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) pode sair ainda em junho, julho, agosto, setembro………………..

ja ta ficando chato essa historia

Alex Nogueira

Essa história de cadeira na ONU é uma grande roubada e só interessa verdadeiramente ao Sr Presidente, que vai usar isso para falar que era metalurgico e conseguiu ser integrante do grupinho rico.

Pura promoção pessoal por parte dele.

zmun

O projeto FX-2 se tornou um projeto PESSOAL para Lula

Nélio

Não entendo essas declarações que ficam pipocando aqui, se já houve anteriormente o descarte de outras opções, que tecnicamente não atendiam os pré-requisitos do FX-2, restando somente três opções sendo que QUALQUER uma delas atende além das espectativas as nossas necessidades, porque insistem nesse reboliço todo?

Só rindo mesmo!!!

X-nobe

Hehehehehehe

É muito divertido ver os grinpezeiros de plantão indignados com a matéria hehehehe, o presidente da republica sabe tanto de aviação militar quanto sobre física quântica, mais esse cara ai parece que sabe menos ainda que o presidente molusco. Isso senhoras e senhores, e o resultado de alguém não estuda antes de publicar algo sobre determinado assunto. E ainda acabaram com a obrigatoriedade de ter um diploma universitário para jornalismo, se hoje a coisa ta horrível na mídia como todo mundo com diploma, imagine daqui a uns 20 anos!!!

Chora grinpezada hahahahahahaha

MatheusTS

Zmun falo tudo a parceria não é França Brasil mais sim França LULA cara de pau usando o pais pra arruma um asento na ONU.
Quero mais que ele va a ______….
A FAB deveria escolher o caça e ele dar a grana e ponto…..
FX-2 vai acabar dando Rafale sem Tot ou F-16 usados ou pior ainda vamos comprar os Mirage 2000-9 pra acabar com os problemas da França…..

Luiz Ricardo

BRASIL…. UM PAÍS DE TODOS……

Alex Nogueira disse tudo.. pessoal aqui do blog daria melhores especialistas do que mta gente por ai -.-“

henrique

fato de ser ou não uma questão política não tem relevo, pois relevante é o fato de termos capacidade de fazer com que um possivel agressor do brasil relute em nos ostilizar belicamente. Para tanto apropriado é possuirmos um projeto de curto prazo onde se deixe a economia de lado e se construa aeronaves de 5 geração p/+ alem e a exemplo de Russia e França com olhos na furtividade. PAK FA T50 ou Bombardeiro Orion. alem é claro de todo o aparato de novidades para as forçãs naaval e de terra e o espacial. para a guerra ha o… Read more »

SxMarcos

Este jornalista é tão bem informado em relação ao FX-2 que em seu blog pessoal existe apenas 1 notícia e no JC existem apenas 9, sendo a maioria com fonte de informação de terceiros.
Apenas mais um aproveitando para jogar lenha na fogueira.
Tem tanta (ou até menos) credibilidade que a folha, estadão ou globo.

Marcos

No Brasil
Se publicar algo que alguem não goste ou tem medo de se expressar, logo Voce é taxado, e se falar a verdade e essa ofender principalmente GF, Voce é logo trucidado pelos seus seguidores (Fanaticos)
Expressar opinião, seja qual for, e sobre qualquer assunto, voce verá varios tipos de pessoas:
As que acham, que sabem de algo
As que tem certeza, (pois elas são donas da razão)
As que vão opinar pois voce falou mal de quem não podia (GF)
E principalmente, as que não sabem respeitar opiniões diferentes, por que voce falou uma verdade.

Elenilson

É brabo…é desanimador…jornalistas sem um pingo de conhecimento a cerca do que estão falando…é por isso os ‘diários gaúchos” da vida existem…

Carlos Serrat

O apedeuta vai decidir não por conhecimento, mas por força do cargo. Na tomada de decisão, no caso, deveriam ser apresentadas as tres propostas, com a análise das vantagens e desvantagens de cada uma delas. Ao decisor, sábio, caberia escolher a proposta que apresentasse as vantagens mais significativas para o país e para a Força Aérea. Entretanto, parece já estar definido que a proposta vencedora será a que trará mais vantagens para o iluminado e seus espertos asseclas.Segundo especialistas o negócio mais rentável do mundo é o do petróleo e o mais sujo o das armas.

Audaz

Mas o que tem demais o jornalista manifestar sua opnião? Aqui no Brasil, há pouca gente realmente especializada em assuntos militares (jornalistas), até porque não é assunto que da “ibop”, a não ser em espaços como este. Então, acho que o cara, mesmo não sendo especialista, fez uma indagação que é sim relevante, eu tambem já a fiz. Afinal, qual o papel da FAB na escolha deste FX-2? O fato de sua escolha ter sido solemente ignorada pelo governo é no mínimo estranha. Além disto, fica só aquela “lenga-lenga” de “pareceria” e transferencia de tecnologia, que sabemos, é pra inglês… Read more »

Galileu

Eu sou a favor de fazer bingos no final de semana na força, pra arrecadar uns reais e com a ajuda do BNDES comprar uns Su27/30 ou f16 de 2º mão, sejamos realistas pessoal.

Um país como o Vietnã que vive de turismo, tem SU30, o Brasil pode se espelhar!!

zmun

5 capítulos para se entender essa histótia: Capitulo 1 – A concorrencia segue traquilamente. A FAB eh elogiada pelo profissionalismo de disputa. Lula nem sabe que tal disputa existe. Capítulo 2 – Diante de fragilidade da proposta francesa e da possibilidade de mais uma derrota, Sarkosy oferece a única coisa que pode reverter essa situação: oferecer para Lula – que eh quem no fim irá bater o martelo – apoio da França numa possivel candidatura de Lula para o cargo de chefe da ONU. É uma aliança estrategica entre a frança e LULA. Lula nega tal pretenção da mesmo forma… Read more »

athalyba

Afffffff …

Se a nota é um horror, alguns comentários são piores ainda …

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

athalyba disse:
31 de maio de 2010 às 15:35

Afffffff …

Se a nota é um horror, alguns comentários são piores ainda …

Esse é o kamarada Athalyba, sempre acrescentando ao debate, com seus comentários técnicos.

Alberto

Povo bobo! Vcs ficam levando a serio papo de jornalista direitista com complexo de vira-lata, que nao sabe nem pq aviao voa? Vcs acreditam realmente que é o Lula vai decidir qual aviao comprar? Tolice!

Como deixam um factoide deste ser publicado?

kaleu

zmun disse:
31 de maio de 2010 às 14:43
________________________________________________________

Parabéns pelo seu comentário
________________________________________________________

Concordo plenamente com o Jornalista em questão, o NJ fica “arrumando” subterfugios para justificar a escolha francesa, de forma descarada e sem embasamenteo tecnico, lamento a postura de comentaristas como o Alberto, logo acima, que vê em todos que não compactuam com a “pilantragem” política como “direitistas”, e essa história que a escolha é política é o maior papo pra boi dormir como jamais foi contada na História dessse paísf !

abraço a todos
kaleu

zmun

Obrigado Kaleu

zmun

Alberto, vc só pode estar de brincadeira…

pablo

na verdade quem escolhe os caças são os valores depositados para senadores e deputados..quem der mais leva!! lula é o garoto propaganda tentando fazer media para concorrer a presidencia da onu e receber o nobel da paz eles não estão nem ai para caças muinto menos para as forças armadas o barato do momento é o pré sal e seus lucros porque defesa não elege ninguém nas urnas.

Challenger

Perdeu a oportunidade de ficar calado, estes “Jornalista”.

Alberto

Kaleu, Desde quando, em meu comentario, disse que sou partidario de alguma corrente politica? Desde quando disse que sou PT roxo no mesmo ou partidario do PSDB ou DEM? Dei a entender isso? Desculpe, tentarei ser mais explicito no proximo comentario, colocando minhas preferencias politicas para que o sr as entenda mais perfeiramente, podendo fazer um comentario com mais embasamento. Quando nomeie o jornalista de “direitista” é o rotulo obvio de pessoas que sao opostas ao atual governo (em sua grande maioria), pois a maioria de posts com factoides dizendo que o governo, em suas acoes, é totalmente idiota é,… Read more »

Mario

cabe ao presidente da republica definir a politica de defesa do pais, com base nos comentarios de especialistas, Duvido muito qua haja uma diferença tecnica tão grande entre os aparelhos listados, duvido muito que o Rafele seja inferior a qualquer dos outros dois, por isso a opção politica não irá interferir na nossa capacidade de defesa, pode sim aumenta-la ao ponto de conseguirmos uma maior independencia dos fornecedores.

Paulo

Senhores administradores dos Blogs.
Está na hora de criarem uma quarta sala de debates. Tudo que fugir dos 3 blogs originais, que deveriam mostrar apenas assuntos técnicos, poderia ir para este quarto blog. Que nome seria? Sugiro um concurso para escolher.
Abraços.

Curvo

Dando um pitaco em seara alheia e botando (isso mesmo – botando)mais lenha na fogueira, devo acrescentar que nunca antes na história deste paifffsss foi feita tanta maracutaia e tanta marolinha com tão pouca coisinha !!!! 36 caças ??? A Índia fala em 100 !!! Nós falamos em fabricar 1 SubNuc, precisamos de pelo menos 3 !! (Há reportagens antigas que falam sobre isto) E de novo a Índia já esá em vias de ter um (Russo se não me falhe a memória), Na mesma Índia eles operam caças Franceses e Russos, cada um com a sua especialidade. Provavelmente as… Read more »

Curvo

Desculpem os erros de ortografia …

Leamartine Pinheiro de Souza

Me parece haver um equívoco nesta matéria, afinal, a escolha técnica fora feita pela Aeronáutica, quando colocou o Rafale, o Grippen e o Super Honert como aceitáveis para a Força Aérea brasileira em seu primeiro relatório. Quanta à escolha estratégica, em função da conjuntura mundial, das relações econômicas e da interação entre as nações envolvidas no processo, esta, cabe unica e exclusivamente ao Presidente da República, como representante máximo do povo brasileiro, assim indicado pela soberana excolha da maioria do povo brasileiro. Se a Força Aérea não quisesse o Rafale, que o eliminasse na análise técnica que fizera nas milhares… Read more »