Céu azul, condições perfeitas para voar. Um grupo de aviões biplanos antigos se prepara para aterrissar no aeroporto nacional Ronald Reagan, em Washington.

O piloto de um dos aviões, uma aeronave de 1943, perdeu o controle ao se aproximar da pista.

O avião aterrissou de cabeça para baixo. O piloto e seu passageiro, surpreendentemente, não se machucaram.

O piloto disse que acionou o freio e de repente o avião virou.

A pista foi fechada por uma hora e meia e não houve feridos.

FONTE: UOL News

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Tomcat

Na verdade, ele pousou certo. Ao pisar no freio, as rodas travaram e o avião virou sobre o eixo das rodas, capotando de frente.

Justin Case

Amigos,

Pelo que dá para notar, o o pouso foi normal.
A avião “pilonou” quando o piloto usou os freios.
Obs.: “pilonar” é enterrar o nariz no chão, acidente comum em aeronaves com trem de pouso arcaico (sem a bequilha no nariz, não-triciclo).
É mais raro, no entanto, ocorrer que o avião complete o giro da cauda por sobre o nariz.
Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

betomaranhao

Foi uma bela “pilonada”, avião convencional de cauda leve deve ser operado sem a utilização dos freios, principalmente em aviões que, como deve ser o caso desse, ficarem muito tempo sem voar o que danifica o sistema de freio causando a rigidez e o emperramento do sistema. O resultado é o que foi visto. O avião gira em torno do eixo das rodas e lança a cauda contra o chão e causa danos estruturais em toda a aeronave. Por sorte ninguém se machucou…

cmte.felix

Senhores,

Um pouso seguro de 3 pontos é altamente recomendado para essa configuração de trem de pouso. Ainda mais se a atmosfera está tranquila como realmente está, podemos perceber isso no vídeo. A ACFT toca o solo com velocidade mais baixa que o pouso de pista que este piloto fez com esse ACFT e alem disto, o angulo de ataque das asas ajuda na frenagem e o CG ou linha Data fica mais para traz do trem de pouso principal.