Voo que partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Canoas também levou cerca de 15 toneladas de mantimentos e medicamentos

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, na manhã desta terça-feira (21/05), cerca de 100 especialistas em redes subterrâneas de energia elétrica, que ajudarão a restabelecer o fornecimento de energia no Rio Grande do Sul. A aeronave KC-30 partiu da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, às 11h, com destino à Base Aérea de Canoas. A equipe é composta por engenheiros, técnicos de campo e de segurança e de eletricistas de duas concessionárias que atuam no estado do Rio de Janeiro.

No mesmo voo, foram levadas cerca de 15 toneladas de mantimentos e medicamentos, arrecadados pela FAB na BAGL, por meio da campanha “Todos Unidos pelo Sul”, para assistir à população afetada pelas fortes chuvas no estado gaúcho.

O embarque foi acompanhado pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que agradeceu pessoalmente aos profissionais envolvidos na missão. De acordo com ele, o objetivo é restabelecer, o mais breve possível, cerca de 500 quilômetros de rede subterrânea na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O Ministro também destacou o importante apoio da FAB em toda a Operação Taquari 2, que atua em missões de resgate, transporte e assistência social à população do Rio Grande do Sul. “Eu estive na Base de Canoas e pude ver toda a Força Aérea contribuindo, não só com seus equipamentos, com suas aeronaves e com a sua mobilização, mas também com a sua alma, envolvida no trabalho de separar os alimentos, o vestuário, os cobertores… empenhada em minimizar os impactos dessa tragédia que comoveu todo o País”, afirmou.

A campanha Todos Unidos Pelo Sul, da Força Aérea Brasileira, já arrecadou, no Rio de Janeiro, mais de 2,5 mil toneladas de doações. Os donativos são transportados diariamente para o Rio Grande do Sul, por meio de quatro diferentes modais.

Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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BK117

Aeronave fenomenal. Se eu fosse a FAB estaria fazendo o possível para conseguir mais duas unidades. Um país do tamanho do Brasil precisa.

Dworkin

Já que diminuiu o número de kc-390 que comprem mais kc-30. O uso dele se justifica demais.

Douglas Rodrigues

E o KC-30 vai se mostrando mais uma vez eficaz em missões assim… Não desmerecendo toda a prontidão e capacidade dos outros meios (a exemplo do sempre presente KC-390), mas também acredito que comprar mais unidades e assim dotar a FAB com 4 aviões de grande porte (com a vantagem de poder converter um em presidencial, vendendo ou leiloando o A319). Só assim a FAB passará a contar com verdadeiros substitutos para os KC-137, que também eram 4. Lembrando também que falta a conversão dos mesmos na fábrica da Airbus, e ao levar um para Getafe, outro ficará sobrecarregado por… Read more »

Bruno Anderson

Eu sempre pensei assim, a FAB precisa de 6 aviões desse! Um país de proporções continentais como o Brasil não pode ter só 2 A330, lembrado que eles apenas estão com as cores da FAB, ainda não são totalmente militares, talvez a comunição deles seja diferente das de uso civil, mas de resto é uma aeronave civil ainda. A FAB estaria muito bem contemplada se utizasse 4 MRTT, e 2 A330F, full cargo. Como você disse, ainda falta a conversão deles para MRTT. Então o ideal seria a FAB adquirir mais 2 de cara, e depois tentar adquirir mais 2… Read more »

Heinz

Você está certíssimo caro Douglas e só complementando, na minha visão, há a necessidade de termos helicópteros de grande porte como o Chinook ou até uns Mi26.

Sensato

Concordo totalmente com a venda do A319 e discordo o mesmo tanto sobre converter qualquer A330 para aeronave presidencial. Eles já tem 32 assentos de classe executiva e isso já está de ótimo tamanho, seja para que PR for. Já a conversão, a essa altura, tenho dúvida que exista verba e que, quando existir, existirão slots disponíveis para conversão tão cedo.

Bigliazzi

Os sacos de arroz já foram desafivelados??