Durante a conversa, piloto da aeronave pega o telefone e diz à operadora do serviço de emergência: ‘não tenho certeza de onde está o avião’

“Acredito que temos um piloto em nossa casa”, “aterrissou no jardim”, explicou tranquilamente um morador da Carolina do Sul ao serviço de emergência dos Estados Unidos, depois que um militar se ejetou de um F-35, segundo uma gravação de áudio divulgada nesta sexta-feira, 22.

No último domingo, 17, uma base militar da Carolina do Sul pediu à população que ajudasse a encontrar um avião de combate F-35 desaparecido, cujo valor é estimado em US$ 80 milhões (quase R$ 400 milhões). A aeronave, que tem entre suas principais características justamente a discrição, não foi imediatamente localizada após o acidente.

A base informou que o piloto tinha se ejetado e estava bem, mas sem citar nenhuma palavra sobre os detalhes do “incidente”. Desde então, o tema tem divertido e deixado os americanos perplexos.

Segundo o áudio divulgado por diversos meios de comunicação do país, o piloto falou por telefone com o serviço de emergência 911 (o equivalente a 190 no Brasil) graças a esse morador. Primeiro, o morador tenta explicar a situação inusitada para uma operadora, que ouve perplexa.

“Temos um piloto em casa. Ele se ejetou do avião. Só queríamos saber se é possível enviar uma ambulância, por favor”, disse o morador. “Me desculpe, mas o que aconteceu?”, pergunta a operadora desconcertada. “Temos um piloto em casa”, repete o morador. “Acho que aterrissou no meu jardim”.

Em seguida, o piloto pega o telefone e fala com a operadora. “Sou piloto de um avião militar e me ejetei, então simplesmente desci de paraquedas até o chão”, explica. “Você pode enviar uma ambulância?”

A operadora, no entanto, parece não entender que está falando com o piloto. “A que distância caiu?”, pergunta ela ao piloto. “Estava a 2 mil pés”, responde o militar. “Ok, e o que provocou a queda?”, pergunta a operadora. “Uma falha do avião”, responde o piloto.

Em seguida, o militar conta que “não tem certeza de onde está o avião” e pergunta se há notícias circulando sobre o assunto. “Ainda não vi nada”, responde a operadora.

Os destroços do F-35 foram encontrados no condado de Williamsburg, na Carolina do Sul.

FONTE: AFP, via Estadão

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Botelho

Que loucura.

Parece uma cena de filme de comédia. Até consigo imaginar o finado Leslie Nielsen no papel do operador de polícia.

Camargoer.

Olá FB. Exato. “Top Gang 3: Cara, cadê meu avião?”.

DOUGLAS TARGINO

Olha, fosse no Brasil tenho certeza que iriam mandar uma viatura por trote e não isso. Ou no mínimo, desligar na cara algumas vezes kkkkkk

Orivaldo

Na verdade no Brasil ele seria depenado se alguém encontrasse

RenanZ

Era só procurarem pelos C17 de apoio que encontravam o F35
Kkkkkkkkk

DanielJr

10 C17 estão ociosos agora. Amanhã a tripulação deles vão fazer campeonato de truco, para passar o tempo.

adriano Madureira

E falando em F-35: Após a perda do F-35B durante um acidente estranho, a questão da eficácia do combate e da manutenção da aeronave tornou-se relevante novamente. Acontece que os militares dependem fortemente da Lockheed Martin; algumas peças não podem ser reparadas sem eles. Um relatório do Government Accountability Office descobriu que apenas 55% dos caças F-35 estão operacionais. Sobre isso relatórios Quebrando Defesa. A Força Aérea dos EUA enfrenta a baixa prontidão das aeronaves F-35 de 5ª geração por vários motivos: escassez de peças de reposição, dependência excessiva de empreiteiros, falta de armazéns com peças de reposição. A avaliação da agência… Read more »

Rinaldo Nery

E vários aqui, em várias matérias, postando que “o Brasil deveria ter uns doze”. Gente sem noção…

Camargoer.

Olá Rinaldo. Tenho sempre respondido que o F35 é sem dúvida um excelente equipamento, mas também apresenta problemas graves, principalmente relacionados com o gerenciamento do programa pela LM. Também é fato que o F35 é caro de comprar e caro de manter, ainda que tenha qualidades superiores. Em defesa do F39, é preciso entender que foram realizados enormes investimentos para a produção local do caça, visando um programa de longo prazo. Adquirir um outro caça de primeira linha para operar junto com o F39 irá desmontar todo o programa.

adriano Madureira

WASHINGTON — Os caças F-35 estão disponíveis para voar apenas 55% do tempo, e 73% das peças de reposição devem ser devolvidas aos fornecedores porque os depósitos de manutenção do Pentágono são inadequados, de acordo com um novo relatório de auditores do governo. “Os serviços militares devem assumir a gestão da sustentação do F-35 até outubro de 2027 e ter a oportunidade de fazer ajustes – especificamente nos elementos gerenciados pelos contratantes”, escreveu o Government Accountability Office em seu relatório. Relatório de 96 páginas lançado quinta-feira. “Reavaliar sua abordagem poderia ajudar [the Defense Department] enfrentar seus desafios de manutenção e reduzir custos.”… Read more »

adriano Madureira

ainda bem que passou longe do Brasil…

109F-4

Situação inusitada😆

Guilherme Poggio

Isso me lembra aquela cena do filme TOPGUN MAVERICK quando o protagonista entra num bar de uma cidadezinha do interior vestido com um traje anti-G típico de astronauta e todos ao seu redor ficam perplexos.

O piloto pergunta onde ele está um menino responde. “Na Terra”

Rodrigo Maçolla

bem lembrando ! A vida imitando a arte, Felizmente nos dois casos os pilotos ficaram bem…

Paulo Roberto

Este f35 é bom mesmo,é stealth até na hora de encontrar um quando se acidenta!