A agência espacial indiana, ISRO, lançou com sucesso a primeira missão do país ao Sol no sábado (2/9). A missão Aditya-L1 decolou do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, às 11h50, horário local, por meio de um foguete PSLV.

Nomeada em homenagem a Surya – o deus hindu do Sol, também conhecido como Aditya – a nave carrega sete instrumentos científicos, incluindo espectrômetros e analisadores de partículas. Irá utilizá-los para estudar a atividade solar, como as ejeções de massa coronal, e o efeito que o Sol pode ter no clima espacial da Terra.

“Parabéns aos nossos cientistas e engenheiros da [ISRO] pelo lançamento bem-sucedido da primeira missão solar da Índia, Aditya -L1”, observou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no Twitter. “Os nossos incansáveis esforços científicos continuarão a fim de desenvolver uma melhor compreensão do Universo para o bem-estar de toda a humanidade.”

A nave está agora a caminho do ponto 1 de Lagrange – um ponto no espaço a cerca de 1,5 milhões de quilómetros da Terra em direção ao Sol – onde se espera que chegue no início do próximo ano. Em seguida, realizará uma série de calibrações de instrumentos antes de realizar observações científicas.

Progresso lunar

O lançamento do Aditya -L1 ocorre poucas semanas depois que a Índia pousou com sucesso sua nave Chandrayaan-3 no pólo sul lunar, em 23 de agosto. Ao fazê-lo, o país tornou-se a quarta nação a conseguir uma aterragem suave na Lua, depois dos EUA, da antiga União Soviética e da China.

Assim que o módulo de pouso estava em segurança na superfície e as verificações foram realizadas, em 25 de agosto, ele lançou seu rover Pragyan, que nas últimas duas semanas percorreu mais de 100 metros estudando rochas e solos lunares com seus cinco instrumentos que incluem um laser e Espectrômetros de raios X.

O veículo espacial lunar e o módulo de pouso foram agora estacionados e colocados em modo de segurança quando aquela parte da Lua entra na noite lunar. O módulo de pouso e o veículo espacial deverão ser ligados novamente em 22 de setembro para a realização de investigações adicionais.

FONTE: physicsworld.com

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Frederick

Irão para o Sol, já foram para a Lua e Marte.
Mais uma para o rol de pesquisas bem sucedidas da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).

Régis

Aliás, uma notícia off-topic bem interessante: o BRICS deixará de existir. A Índia irá mudar seu nome oficialmente para Bharat. Fico tentando imaginar qual será a nova denominação do grupo kkk

Frederick

Será como o plural daquela caneta esferográfica, mas com um B a mais.
Ou, por galhofa, podem chamar de 2BSIC, “To be sick”.

Fernando "Nunão" De Martini

Se, ao invés de entrar aquele monte de países, só entrassem Oman e Ossétia, ficaria BRIOCOS.

Frederick

Fenomenal! [rindo aos montes]

Von Richtoffen

“Mas como os senhores mandarão uma missão para o Sol??? E o calor?”
“Ora pois, mandaremos à noite…”

Sblogniev

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Underground

Aguardando o lançamento do foguete brasileiro.
E tem gente que acredita que um dia vai.

FERNANDO

hahahahhaha

Allan Lemos

Foguete a gente sempre lança, já que quanto aos suborbitais o país já domina a tecnologia. O que falta é um que vá além disso e que seja capaz de colocar cargas em órbita.

Vieram com aquela desculpinha de que “já tem muito foguete nessa categoria no mercado” só para acabarem com o VLS e que seria melhor um veículo lançador de microssatélites, que é claro também nunca viu a luz do dia e nunca verá.

Sinceramente a AEB não passa de cabide de emprego sem razão para existir.

Frederick

Sabe uma coisa que também acho impressionante do indiano – e conheci centenas ao longo da vida – nenhum deles ousa levantar a voz contra o próprio país, seu povo e suas capacidades, apesar de eu mesmo poder passar a tarde inteira elencando suas tragédias e desgraças. Não focam nisso. É realmente impressionante.

Charle

Também… um país com, no mínimo, 5.000 anos de existência. E isso só o que está registrado. Há mais, muito mais.

Frederick

A India não existe há 5000 anos. Essa unidade só passou a existir, e olhe lá, na era moderna.

Têm autoestima alta porque conhecem e reconhecem as qualidades de onde vivem e quem as construiu. Vejo o Brasil assim. Honestamente.

Charle

A Índia tal como a conhecemos administrativamente atualmente pode não existir durante todo esse período de tempo. Isso é algo da era moderna para se estabelecer junto ao mundo atual. A foma de administração antiga era diferente. Eram reinados. Contudo, a cultura comum à praticamente todas as etnias localizadas no subcontinente asiático se baseia nos Vedas. O maior e mais antigo épico literário planetário chama-se Mahabharata. O nome “Índia” é uma criação ocidental. O “verdadeiro” nome da Índia é “Bharata”. A antiguidade cultural hindu se prova principalmente em sua ancestral literatura. E não é à toa ou por acado que… Read more »

Nativo

Calma Dhalsim! que mahabharata é 300 anos mais novo que a bíblia 1000 anos depois do livro dos mortos egípcio e 1500 depois do gigalmesh da Mesopotâmia.
Também devemos pensar que antiguidade não é posto para o progresso atual, pois a própria jovem Europa centro norte( uma criança comparada a Ásia) alcançou hegemonia por saber usar o conhecimento e não por te-lo há muito tempo.

AMX

Fora a chatice dos ___________, mais um engodo internacional pra comprar corações e mentes (vazias) aqui e impedir nosso desenvolvimento.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO UTILIZE ESTE ESPAÇO PARA DISCURSOS DE ÓDIO E DE PRECONCEITO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilton L Junior

Parabéns aos Hindus, eles tem sérios problemas sociais mas não impedem de seguir construindo sua história.
Que inveja.

Underground

India tem sérios problemas socias. E os está resolvendo no longo prazo com investimentos como esse. O Brasil quer resolver os problemas sociais tirando dinheiro de investimentos e colocando nos problemas sociais, que casualmente nunca são resolvidos.

Charle

Prezado… investimentos exatamente aonde? Só se for na pensão integral dos militares, bancar suas viagens de curso no exterior, seus escritórios nos EUA e na Europa. Sem esquecermos de que suas filhas solteiras não podem viver sem o apoio estatal de forma alguma. Também há o subsídio aos cartões corporativos dos políticos e funcionários do alto escalão. Quem sabe não seriam em “programas estratégicos” que viram cabide de emprego? Agora ajudar à quem realmente necessita de um salário-mínimo para sobreviver, já que tiveram a previdência social arruinada e não conseguirão mais se aposentar, aí não pode… Sabe de uma coisa?… Read more »

Frederick

Índia está colhendo uma estratégia educacional de Estado que deu início em 1986 e revisada em 2020. Mas não fez isso só, articulou com outras áreas do país, como agricultura para o mercado interno, negócios, industrias químicas, ciência e tecnologia aeroespacial. Essa última, já vocacionada em virtude de seus conflitos externos. Cresce ignorando a pobreza, para que não tenham mais pobres no futuro. Não sei se foi uma escolha, digamos, humana, tal qual a China fez, mas é a escolha que a elevará ao status de superpotência em poucas décadas.

Bosco

Nilton,
Sem querer ser deselegante mas nem todo indiano é hindu.
Talvez você tenha querido dizer “Parabéns aos indianos…”.

Orivaldo

Que bom que os Americanos não sabotaram a Índia neh. Aqui dizem que foi isso.

Underground

Não só americanos, como franceses.
O Brasil está como está por culpa dos outros. Não fosse isso não seríamos o gigante adormecido.
Estranho que o resto do Mundo progride, enquanto aqui…

Frederick

Ânimo, confrade. Não é bem por aí.

AMX

Sim, dos outros, inclusive nós mesmos.

Frederick

Quem não conhece, fica com essa ladainha esquizofrênica de que os americanos sabotaram o Programa Espacial Brasileiro com arapongas e “bombas eletromagnéticas”. Uma bobagem. Quem conhece, está careca de saber que temos sansões dos EUA. Mas, da forma que fazem, sim, pode-se dizer que sabotam. Explico; ao iniciar um programa – seja ele qual for – perguntamos aos nossos parceiros – ou nações amigas – quais são os componentes e sistemas que podemos utilizar. Assim, temos um rol de itens de “prateleira” e outros a desenvolver. Criamos o escopo, custo e prazo a partir daí. A legislação brasileira é muito… Read more »

Mac

Lembrei de um ditado antigo “Quem é bom em colocar a culpa nos outros (ou arrumar desculpas), não é bom em mais nada”.

Joanderson

Em pensar que o programa espacial do Brasil ja esteve a frente dos indianos e chineses.

Frederick

Se tivéssemos a parceria dos Russos e a disposição de investimento público que os Indianos e Chineses tiveram…

João Moita Jr

Foi pro espaço…

Sblogniev

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

ICARUS

O Brasil numca irá conseguir um feito desses, eu entendo a inveja de alguns comentários.
O Brasil não deu certo e numca dará, a prova tá aí diante de nossos olhos.