A BAE Systems recebe o primeiro ECRS Mk2 (European Common Radar System Mk2) da Leonardo para a integração da frota Typhoon do Reino Unido

Londres, 21 de abril de 2023: A BAE Systems recebeu um protótipo ECRS Mk2 (European Common Radar System Mk2) da Leonardo, atingindo o marco mais recente no programa de desenvolvimento em andamento para a frota Typhoon do Reino Unido.

O radar agora passará por um trabalho de integração e testes em solo em preparação para seus primeiros testes de voo a bordo do Eurofighter Typhoon no próximo ano. Isso acontecerá nas instalações de testes de voo da BAE Systems em Lancashire, Reino Unido.

O ECRS Mk2 apresenta uma inovadora matriz multifuncional (MFA) que pode executar funções de radar tradicionais, como busca e direcionamento, bem como tarefas de guerra eletrônica. Isso significa que o Eurofighter Typhoon será capaz de localizar e bloquear o uso do radar de um adversário com um poderoso ataque de interferência eletrônica, mantendo-se fora do alcance das ameaças.

“Esta entrega marca o próximo grande passo para garantir o lugar do Typhoon no futuro espaço de batalha, garantindo que o Reino Unido mantenha a liberdade de fornecer poder aéreo onde e quando for necessário. O ECRS Mk2 equipará os pilotos da RAF com a capacidade de localizar, identificar e suprimir as defesas aéreas inimigas, uma poderosa combinação de recursos que aumentará a letalidade e capacidade de sobrevivência do Eurofighter Typhoon e a capacidade de sobrevivência de outras forças amigas.” Mark Stead, vice-presidente sênior de radar e pontaria avançada, Leonardo UK.

Richard Hamilton, Diretor do Programa Typhoon, Europa – BAE Systems Air, disse: “O radar ECRS Mk2 é um dos vários recursos chave que estamos integrando para garantir que o Typhoon seja a espinha dorsal da defesa aérea em todo o mundo nas próximas décadas.

“Juntamente com sistemas de missão aprimorados, sensores avançados, armas e monitores, estamos oferecendo uma capacidade soberana que manterá os pilotos da RAF seguros e garantirá que o Reino Unido tenha as habilidades para continuar a amadurecer as principais tecnologias que suportam suas futuras ambições aéreas de combate.”

“O novo radar é aguardado com grande expectativa, pois aumentará ainda mais as excelentes capacidades do Typhoon e o manterá na vanguarda do combate aéreo nos próximos anos.” Capitão do Grupo Matthew D’Aubyn, Diretor do Programa Air Capability Typhoon, Ministério da Defesa do Reino Unido

O programa geral do Typhoon oferece suporte a mais de 20.000 empregos altamente qualificados em todo o Reino Unido. O trabalho de desenvolvimento do ECRS Mk2 está garantindo 600 funções, incluindo mais de 300 nas instalações de Leonardo em Edimburgo, 100 em Luton e 120 na BAE Systems em Lancashire. Com o novo radar e um pacote mais amplo de aprimoramentos para o Typhoon financiados pelo MOD do Reino Unido, espera-se que o programa combinado sustente até 1.300 empregos no Reino Unido.

Tendo em vista a potencial adoção futura do ECRS Mk2, a Leonardo na Itália também está contribuindo para o desenvolvimento, com engenheiros de Nerviano, base de radar de Milão se juntando à equipe em Edimburgo. Como um passo para a participação total da Itália no programa ECRS Mk2, esta colaboração permitirá a aquisição de recursos de projeto de sistema que garantirão que o MOD italiano tenha controle soberano sobre o novo sistema de radar em todas as fases de sua vida operacional.

Além de sua parceria para entregar o ECRS Mk2, Leonardo UK e BAE Systems também são membros principais da equipe do Reino Unido para entregar o Global Combat Air Program (GCAP), uma parceria entre o Reino Unido, Itália e Japão que trará uma sexta geração aeronaves de combate em serviço em 2035. O envolvimento das empresas em ambos os programas criará oportunidades para desenvolver tecnologia e habilidades do ECRS Mk2 no conjunto de eletrônicos avançados da plataforma GCAP e vice-versa, eliminando riscos e acelerando ambos os programas.

DIVULGAÇÃO: BAE Systems

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

O pessoal mantém o investimento permanente.
Já por aqui….

Saldanha da Gama

” Não temos inimigos, não preciamos nos preocupar …”

Este é o dogma que praticamos para a defesa.

Abraços

Willber Rodrigues

Inclusive, esse dogma é proferido PRINCIPALMENTE pelos próprios militares.

É só ver a quantidade de vezes em que eles mesmos defendem qualquer velharia obsoleta por aqui, pois “pro nosso T.O tá bom, e nossos vizinhos não tem nada melhor”, como se o Universo se restringisse apenas a AL…

Nilo

Aliança Japão-Italia-Inglaterra em torno do caça de 6G.
A FAB deveria esta já se posionando em acordos com os Suecos no mesmo sentido, por um caça de 6G.

Nonato

Receberam o radar agora mas os testes só começam em 2024?
Pque essa demora toda?
Guerra não pode esperar.

Underground

Provavelmente ainda terão de integrar o equipamento na aeronave, com troca de outros sistemas e software.

Nonato

Uai, eles não estão desenvolvendo um radar.
O radar está pronto.
Vão testar (próximo ano).
Leva um ano só para colocar no lugar?
Independente de qualquer coisa, a indústria ocidental de Defesa é muito lenta.
O mundo prestes a ter que entrar em guerra com Rússia e China e demoram um ano só para instalar um radar?
A qualquer momento podem ter de enfrentar Russia e China com radar inferior?

Carlos Campos

pra guerra eles já tem radar, não tem como integrar esse radar novo rápido

Nonato

Tem um mais fraco
A Otan em guerra com a Russia.
Aí uma das mudanças mais simples (não estou cobrando um caça ou missil novo), demoram um ano para INSTALAR para testes…

Rui Mendes

Porque vão fazer testes em solo, integra-lo no avião e depois fazer os testes com o radar no caça.

Nonato

Se a Leonardo entregou o protótipo é porque já está “pronto”. Agora, é só testar. Ai, para iniciar os testes em voo, vão “esperar” um ano. Em tempos de guerra, agilidade é essencial. Não dá para dormir no ponto. Um ano só para testar no solo e colocar no avião? Em tempos de guerra 2, 6 meses deveria ser tempo para desenvolver um novo radar e colocar para combater. Um ano só para colocar no avião significa provavelmente , no minimo, uns 3 anos entre inicio do desenvolvimento e a certificação final ou fase operacional. É tempo demais. A Otan… Read more »

Marcelo

Impressionante como cada país da união européia desenvolve seu próprio radar para incentivar sua própria industrial nacional !!!!

Carlos Crispim

Marcelo, pra eles isso não é novidade nenhuma, os países ocidentais tem indústria de defesa consagrada, os caras tem domínio tecnológico total.

Carlos Campos

Muito bom, comprado a EW o Typhoon era inferior ao Gripen e Rafale, mas agora vai superar ou se igualar, no ambiente de ameaças com radares poderosos não é possível sobreviver sem uma boa capacidade EW