F-15J da JASDF

A aliança EUA-Japão impediria a aquisição chinesa, mas a um custo alto

TÓQUIO – Se o Japão e os EUA se envolvessem em um conflito entre China e Taiwan, eles seriam capazes de impedir a tomada da ilha por Pequim, mas a um custo alto para seu pessoal e equipamento militar, mostram as simulações de think tanks.

Um jogo de guerra de mesa conduzido pela Sasakawa Peace Foundation do Japão mostrou o Japão perdendo até 144 caças, com baixas das Forças de Autodefesa chegando a 2.500. Os EUA podem perder até 400 jatos com mais de 10.000 soldados mortos ou feridos. Mas a China não conseguiria assumir o controle da ilha.

O exercício imaginou uma crise através do Estreito em que a China tenta uma invasão anfíbia de Taiwan no ano de 2026. A simulação foi realizada durante quatro dias até 21 de janeiro.

Os cerca de 30 participantes incluíam ex-oficiais da Força de Autodefesa do Japão, bem como acadêmicos e pesquisadores do Japão e dos EUA.

O jogo de guerra colocou os chineses contra as forças japonesas, americanas e taiwanesas. Os militares chineses estabeleceram um centro de comando para a frente de Taiwan capaz de desdobrar todas as capacidades aéreas, submarinas e de superfície. Os militares dos EUA responderam enviando porta-aviões movidos a energia nuclear e caças de última geração para áreas dentro e ao redor de Taiwan.

Concepção artística: J-20 encontra um F-35 do Japão – Arte de huihui1979

No Japão, o primeiro-ministro declarou estado de emergência nacional e concordou em permitir que os EUA usassem bases da SDF, bem como aeroportos civis em Okinawa e Kyushu.

No caso de um conflito real em Taiwan, o Japão poderia invocar o direito de autodefesa coletiva e enviar pessoal para se unir aos EUA, mesmo que o Japão não sofresse ataques militares diretos da China.

No exercício, o Japão designou o conflito como uma “ameaça existencial” depois de saber que a China planejava atacar as bases das SDF usadas pelos militares dos EUA.

Os navios de guerra da Força Marítima de Autodefesa (JMSDF), juntamente com a frota de caças F-35 da Força de Autodefesa Aérea, participaram de ataques com mísseis contra as forças chinesas.

A China acabou sendo dominada pela resposta EUA-Japão, com o conflito cessando em pouco mais de duas semanas. O suprimento militar da China foi cortado e o golpe final veio quando a coalizão assumiu o controle do espaço aéreo sobre Taiwan.

Ao todo, a China perdeu 156 navios de guerra, incluindo dois porta-aviões, juntamente com 168 caças e 48 aeronaves de transporte militar, de acordo com o cenário. Mais de 40.000 soldados foram mortos ou feridos.

A conclusão foi que, embora uma tomada militar chinesa de Taiwan tenha sido frustrada, ela teve altos custos humanos e materiais para a ilha autogovernada, os EUA e o Japão.

Taiwan viu 13.000 soldados mortos e feridos no conflito, incluindo prisioneiros de guerra, e perdeu 18 navios de guerra e 200 aviões de combate. As baixas dos EUA somaram 10.700 pessoas, com a perda de 19 navios e 400 aviões de combate.

As forças do Japão perderam 15 navios e 144 caças, incluindo F-35s e F-2s. As bases japonesas foram alvo da China, resultando em 2.500 baixas entre o pessoal das SDF. As baixas civis variaram de algumas centenas de pessoas a mais de 1.000.

O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), um think tank de Washington, também conduziu uma série de exercícios de mesa no ano passado que simularam um conflito através do Estreito em 2026.

Caças Chengdu J-20 da Força Aérea Chinesa

De acordo com as descobertas, divulgadas em janeiro, a China não consegue invadir Taiwan com sucesso na maioria dos 24 cenários, mas tem um custo substancial para o Japão, pois perde mais de 100 aviões de combate e 26 navios de guerra no cenário básico.

Os exercícios de Sasakawa e CSIS têm como premissa os arsenais e capacidades de hoje em 2026, o que significa que um resultado real em 2026 pode ser diferente se a China aumentar significativamente seu poder militar.

A China está buscando um rápido reforço militar, e alguns especialistas dizem que o equilíbrio militar na região do Pacífico Ocidental favorecerá o país em 2025. Em particular, a China está correndo para aumentar seu arsenal de armas nucleares.

Os EUA possuem atualmente 3.800 ogivas nucleares contra 350 da China, de acordo com o livro branco anual do Ministério da Defesa do Japão do ano passado. Por outro lado, a China possui 278 mísseis balísticos de médio e médio alcance que podem atingir o Japão.

Os EUA não possuem esses mísseis porque fazem parte do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário.

“Devemos fazer todos os preparativos possíveis para perdas substanciais enquanto ainda podemos”, disse Tsuneo Watanabe, membro sênior de segurança da Sasakawa Peace Foundation.

Além disso, a China está fazendo avanços em guerra de informação, desenvolvimento espacial e guerra cibernética.

“No exercício, a China tentou de tudo para evitar a guerra com os EUA”, disse Watanabe. “Existe o risco de a China tentar se unificar com Taiwan sem nenhum conflito militar físico.”

FONTE: Nikkei Asia

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Inimigo público

Taiwan não seria conquistada? Fala sério. Se a China não seguir os passos dos russos, de não terem implementado blitz aéreos em larga escala, talvez sim a China não consiga conquistar Taiwan. Do contrário não há como a ilha resistir com tudo o que for vital para seu esforço de guerra sendo colocado abaixo, tal como os EUA fizeram no Iraque.

Luis Carlos

Depois dessas perdas todas, a China conquistaria Taiwan com um peteleco.
Os EUA e o Ocidente perderam a noção do perigo que estão correndo,
Estão achando bacana imolar milhares e milhares de ucranianos e acabarão fazendo o mesmo com Taiwan..

Monarquista

Os ucranianos estão lutando obrigados pelo Ocidente? Achei que foram eles que decidiram lutar…

O Ocidente malvado tem um poder de controlar a mente de um país inteiro!

Last edited 1 ano atrás by Monarquista
Fulcrum

Sim. Os russo entram lá pra fazer um desfile. E tomaram um coro sem saber da onde veio. Se tivesse deixado rolar e negociado seria diferente.

Luís Gomes

Tu falas assim porque vives num continente diferente, o grande erro do ocidente foi permitir que o Putin tivesse tomado a Crimeia com o ocidente a olhar para o lado

francisco

A China perdera a guerra facilmente. No papel o Iraque de Sanda Hussein era descrito como uma super-potencia militar, no Oriente Médio. Não aguentou 30 dias de guerra.,

Victor

Amigo, que papel é esse que descrevia o Iraque com alguma chance contra uma coalizão de potencias militares e depois de batalhar por 10 anos contra o Irã???

Ataul

O Iraque só foi invadido depois de 12 anos de sanções criminosas dos EUA e seus capachos europeus…

Spad3

Se é uma vantagem ser ilha, o que dificulta em muito uma invasão, por outro lado, a China poderia impor um bloqueio marítimo por tempo indefinido, sufocando Taiwan. Não gosto dos chineses, a China é uma ditadura perigosa, mas é infelizmente essa a verdade.

Verluno

A falta de vergonha choca mais que a estultice manifesta no comentario.

bruno

A china não consegue conquistar nem o Vietnam.

Guilherme Leite

Os chineses conseguem tomar aquela Taiwan com o tempo, ao contrário dos russos, eles não parecem afobados, o povo chinês em sí tem uma boa fama de serem estrategistas e pacientes, já os russos tem aquela péssima fama de beberrões, parece que essas famas os precedem.

Rodrigo

Só não criar o hábito russo de fumar perto da onde.nao deve.

Emmanuel

1 – O Japão não se envolverá numa guerra por Taiwan;
2 – Os números de perdas dos aliados está muito aquém da realidade;
3 – A China não precisa invadir Taiwan para tomar o que é seu de direito (Taiwan não é um Estado independente, é território chinês);
4 – Taiwan seria tomada a força pela China caso queira (os chineses não são os incompetentes dos russos);
5 – Os Estados Unidos já tem um plano B porque sabe que não tem como impedir uma invasão chinesa;
6 – jogo de War é bem diferente de realidade.

Joanderson

Não acho a Rússia incompetente, por muitos anos não se ver duas forças armadas regulares em guerra oq se via era so teoria, todos os envolvidos estão twndo a chance de aprendizagem.

Marcus mendes

O que a China quer é a tecnologia de Taiwan. É muito fácil evitar isso.A população de Taiwan em 2022 era 24.000.000. Mudem as industrias para outros países. Distribuam a população em outros países e incinerem todas as fabricas de Taiwan.

Andre

Muito interessante o ponto 4: caso queira.

Me lembrou o Putin falando que tomaria Kiev em duas semanas, se quisesse.

silvom

Se Putin usasse armas nucleares, tomaria mesmo, mas uma terra arrasada (somente o ponto de discussão, sem contar as possíveis consequências disso…)

Andre

Tenho minhas dúvidas se era a opção nuclear que ele tinha em mente quando fez essa ameaça ou quando fez um assalto aerotransportado ao aeroporto de Kiev juntamente com o envio da quilométrica coluna de blindados.

Até os chineses já avisaram para os russos nem considerarem a opção nuclear.

Emmanuel

A China não é a Rússia.
Os poderes bélicos de ambos os países nem podem ser comparados porque há muito os chineses ultrapassaram os russos em quantidade e qualidade de seus equipamentos.

Andre

Eu falo isso aqui há um bom tempo, mas os putinzetes ficam ouriçados toda vez.

Mas da mesma maneira que a China não é a Rússia, Taiwan não está encostada na China e os 180km de mar ajudam muito na defesa. Se, como estamos vendo na Ucrânia, atraver um rio já é difícil, atravessar essa faixa de mar vai custar caro aos chineses.

Allan Lemos

aiwan não é um Estado independente, é território chinês

Alguém esqueceu de avisar isso aos habitantes da ilha, que é de facto independente independentemente do mimimi chinês.

Velho Alfredo

Na verdade, a China é território Tawanês, mas está sob um governo separatista, revolucionário, ditatorial e vermelho.
Por enquanto.

Leandro Costa

Só vou comentar o ponto seis, porque talvez seja o único que dê para ativamente debater.

Mas eu sugiro que você dê uma boa pesquisada sobre jogos de guerra usados para estudar cenários reais. Todo Mundo faz isso, inclusive a China. Comparar com “WAR” é muita doidera.

Komander

Bem interessante esses números, moral de histórias é que seria custoso para todo mundo e o japão seria bucha de canhão para defender os chineses de taiwan.

Jose

Qualquer porta avião na região seria afundado, a China atacaria o Japão e O EUA com mísseis continentais, e deixaria o Espaço aéreo Intransitável sobre Taiwan com drones. A China não é um paiseco do oriente médio que a melhor arma é um AK47.

Wellington R. Soares

Realmente, a China é uma tremenda potência econômica e bélica. Seria muito difícil conseguirem se defender de um ataque Chines sobre Taiwan. Independente se eles se gostam ou não, a China é o maior parceiro econômico dos EUA e da maioria das potencias econômicas do mundo. Um conflito aberto entre essas potencias iria gerar um caos econômico no mundo inteiro, fazendo com que muitas outras nações tomassem partido, elevando esse conflito a uma guerra muito maior do que “apenas Taiwan”. Não creio em um combate direto entre Japão, EUA e China, provavelmente seria algo parecido com o que está ocorrendo… Read more »

sub urbano

EUA pressionou o japão para lutar no Vietnã, tá esperando ajuda até hoje kkk Tem q ser muito burro pra achar q o Japão lutaria contra a China para proteger Taiwan. No máximo emprestaria bases para os EUA, e põe máximo nisso, pq tem disputas territoriais contra a China pelas ilhas Senkaku. Poderia perder territorio numa brincadeira dessas. E o sentimento antijaponês em taiwan é muito maior do q o antichinês, até porque, advinha, a população de taiwan é chinesa kkkk

JS666

Amigo, você mesmo respondeu qual seria um motivo crucial para o Japão entrar na guerra por Taiwan: Depois que este cair, a China vai aumentar a contestação sobre territórios japoneses. E se antes era EUA + Taiwan + Japão x China, agora seria EUA + Japão x uma “Super China”.

Ataul

O EUA não pressionou coisa alguma; ordenou e ponto final. O Japão é território ocupado e neocolônia absoluta dos EUA desde 1945.

IvanF

744 caças perdidos da suposta aliança EUA/Taiwan/Japão versus 168 chineses… Sei como isso foi uma vitória não, mas se tão dizendo que foi, é porque foi, né?

Navios a China teria perdido bem mais que a aliança, então tá.

Só torço pra que esse tipo de simulação seja apenas mais uma maneira de torrar dinheiro público, e não cheguem a essa insanidade.

cerberosph

Ia comentar justamente isso, que Vitória é essa?
E isso só para defender a ilha, imagina se fosse para atacar a China Continental.

Last edited 1 ano atrás by cerberosph
Velho Alfredo

A Argentina perdeu um navio.
A Inglaterra perdeu quantos?
De quem são as Falklands?

Some as baixas dos aliados na IIGM. Compare com as baixas alemãs.

Quem ganhou a guerra?

Emmanuel

As baixas alemãs foram na casa dos milhões em soldados. E suas perdas em equipamentos militares foram aos milhares.

Inimigo público

Milhões devido ao moedor de carne no leste europeu. Mas em compensação matou dezenas de milhões por lá também.

Andre

Apenas de soviéticos, foram uns 25 milhões de mortos, ~ 3 vezes mais que de alemães.

Velho Alfredo

Morreram 5 milhoes de militares alemaes. E 10 milhoes de militares russos. (Números arredondados)
Morreram aproximadamente 7 milhoes de alemaes, ao todo. E 25 milhoes de russos, ao todo (Números aproximados)

Quem ganhou a guerra?

sub urbano

Morreram tantos alemães nas estepes da russia q se fazer uma analise genetica hoje o povo alemão seria ligeiramente diferente do pré 2ª guerra. Depois do conflito virou modinha ter esposa alemã, tanto na europa/USA quanto na URSS. A população masculina adulta foi exterminada e o mal cortado pela raiz.

IvanF

Olá Alfredo, o Velho. Analisando seu exemplo, a argentina perdeu mais militares e aviões, e acredito que não perdeu mais navios porque não tinha mais navios relevantes a serem perdidos. Fora que a força naval inglesa era bem maior, já que eles estavam deslocados. Mais navios, mais alvos… Quanto à comparação com a IIGM, não entendi a similaridade com essa simulação da matéria. Na IIGM quem teve mais baixas foram os aliados, mas ganharam. Na simulação a China teve mais baixas, e perdeu. Então, você quer dizer: A vitória independe das baixas e perdas materiais? Não acho que faça muito… Read more »

Velho Alfredo

Exatamente.

A vitória independe de número de baixas e número de perda de material.
A vitória é de quem conquistou o objetivo da guerra.
Exemplo: Guerra do Vietnã

O Vietnã do Norte perdeu milhões em pessoal e muito mais material. (exceção de meios aéreos)
EUA venceu as batalhas.

Quem ganhou a guerra? Quem conquistou o objetivo?

Vietnã, q lutou até os EUA desistirem e conseguiu sua unificação, que era seu objetivo.

João Augusto

Tank até vai, Think faltou.

Azor

Quanta bobagem !! será que não tem coisa melhor para fazerem ?

IvanF

Fiquei imaginando aqui os ucranianos há alguns anos querendo fazer uma simulação em caso de invasão russa, como seria, e alguém comentando: “Quanta bobagem !! será que não tem coisa melhor para fazerem ?”

Tutor

Na opinião, estão superestimando as capacidades chinesas.

IvanF

Eu já acho que subestimam demais a capacidade militar da China.
Considerando que recentemente teve uma matéria semelhante à essa onde os americanos afirmavam que na maioria dos cenários Taiwan seria perdida, queria saber o que mudou de um cenário para o outro.

Danilo Gentili 2026

Quanto antes a guerra contra China estourar melhor para os EUA. Que está perdendo poderio econômico e militar

Prezado “Danilo”

Propaganda política não é permitida neste blog. Solicitamos que mude seu apelido. Leia as regras:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Crispim

Engraçado que há pouco tempo li uma manchete mais ou menos assim: “EUA costumam perder ao defender Taiwan durante jogos de guerra de mesa”. São tantos especialistas de guerra no mundo dando pitaco que malandro demais acaba se atrapalhando.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Crispim
IvanF

É que esse agora é outro jogo: Invasão à Taiwan 2, o retorno.

Arthur

No dia em que passarem a fazer análises militares no nível do Dr. Rodolfo Laterza, voltarei a considerar estes blogs como sérios. Meu, traduzir estas análises porcas e fazer delas referência para alguma coisa beira o hilário. Só me respondam: quantos quilômetros fica Taiwan da China, Japão e EUA? Por acaso os EUA ficam ao lado? Os EUA possuem strike groups, a China possui bases continentais. O Japão é uma lembrança insignificante perto do império que detinha há oitenta anos; suprimiram o Bushido, em troca de cultura ocidental. Viraram soldadinhos emasculados prontos para enfrentar Godzilla… Com certeza os EUA estão… Read more »

Maurício.

Como tem comentário meu preso, lá na matéria do amx italiano, e um comentário meu preso aqui nessa matéria, vamos lá…Vou dar minha opinião, eua e Japão vão sim ajudar Taiwan com suas tropas, vão se envolver em uma guerra direta com a China… Confia!

MIGUEL

Pura fantasia , a China não invade Taiwan agora, primeiro terá que construir uma Marinha Global : 2 CVN Type 004 + 2 CVA Type 003 + 6 SSBN Type 96 + 15 SSGN Type 95 , ter 1550 ogivas nucleares, depois disso nada vai travar eles, 10 milhões de tropas a 180 km de Taiwan…

mago

Ahahah……”çei”…….o Japão perde meia dúzia de navios, meia dúzia de aeronaves, meia dúzia de soldados e eua idem…..ahahahah! Os chineses perdem quase toda sua Marinha, centenas de milhares de soldados, quase toda sua força aérea…..ah! fala sério! Perda de tempo ler essas idiotices. Quanto aos “russos incompetentes”, já foi explicado e reesplicado. Os russos estão numa operação para matar o maior número possível de nazistas, o que fazem de forma sistemática. Não cercam e aprisionam grandes quantidades de nazistas Eles os apertam e os matam (já pegaram descendo mais de 300 mil nazistas radicais). Essa é a tática. E a… Read more »

Carlos Campos

Acredito que a China consiga, mas a um preço caro demais, China ia perder equipamento demais, sua marinha ia boa parte para o fundo, sua economia ia ser estrangulada mesmo depois da guerra, a um preço caro também para a economia mundial

Ataul

Quem? Japão? Aquelas ilhas na Ásia sob ocupação militar dos EUA? Ou seja, neocolônia e bucha de canhão de Washington no Pacífico?!

Parece que duas nukes dos EUA no lombo foi pouco… Querem mais da China? Ou Rússia?

O Japão não é ninguém além de um mendigo geopolítico comandado a partir de Washington. Não tem Soberania, Política de Estado, nada. Fantoche absoluto dos EUA. China e Rússia sabem muitíssimo bem disso; logo, lidam diretos com os patrões deles.

carvalho2008

Matematica estranha….como perdendo 744 caças contra 160 perdas chinesas, eles podem continuar a manter o controle do espaço aereo de Taiwan?

Numa leitura fria, a força de coalisão se exauriu….ao passo que a Chinesa poderia perder 5 vezes isto sem exaurir, pois ela esta a 170 km da Ilha….o que são 160 perdas aos chineses? Mesmo perdendo seus Nae, Taiwan é de pleno alcance do Continente….

Como a Coalisão neutralizou o continente se ele não teve perdas substanciais?

Carlos Campos

isso que eu vejo também, os ataques dos Chineses iam ser de aviões, navios e de terra, já os EUA e o Japão teriam só aviões e o mar para base para atacar. China aos trancos e barrancos venceria.

Heitor

Off topic: não confirmação, mas a oposição na Belarus diz ter destruído um Beriev próximo a Minsk.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/02/oposicao-na-belarus-diz-ter-destruido-aviao-radar-da-russia-em-acao-inedita.shtml

wiliam

Muito interessante esse estudo, e surpreendente com relação a China.. vejam meu ponto de vista: Atualmente a China então é capaz de causar tamanho “prejuízo / Impacto” em duas forças importantes ? (USA arm + Exército do Japão).. de tirar o chapéu para os Chineses… Ponto 2: Agora os estrategistas chineses, buscam esses dados, e corrigem as falhar e criar uma estratégia de invasão mais aprimorada… kkkk

André Sávio Craveiro Bueno

OFF TOPIC – Guerrilheiros na Belarus dizem ter destruído um Beriev A-50 com o uso de drones.

Last edited 1 ano atrás by André Sávio Craveiro Bueno
Boitatá

Algo me diz que para o estudo se tornar publicável, foi necessário dar uma mexida nos números… Se a China decidir ocupar Taiwan, não acho que consigam impedi-la. E nem precisaria de perder esse tanto de gente e equipamento. Os submarinos chineses fariam 80% desse serviço. Com um bloqueio, Taiwan não dura muito.

Tiago

Eu tenho serias duvidas sobre essas simulações, basta lembrar que algumas previam a tomada da Ucrânia pelas forças Russas em 4 a 6 semanas.

Sobre Taiwan, será que o Japão investiria contra as forças Chinesas no cenário que o Japão impeça os EUA de usarem suas bases em apoio a Taiwan?

Será que as Filipinas não poderiam fariam o mesmo diminuindo a pressão americana na região?

Acredito que existem muitas variáveis, e por mais interessante que essas simulações sejam não conseguem simular o mais importante, o fator medo.

Rodrigo

Não dá pra dizer quem vai vencer, mas não há como a China tomar Taiwan à força hoje ou nos próximos 20 / 30 anos sem esta ação descambar para uma guerra nuclear, pois os EUA tem um compromisso em defender a ilha e há uma lição muito mais importante dada em outro conflito: A ocupação do Kwait em 1990 por Saddam. Naquela época havia a questão estratégica do petróleo e hoje são os semicondutores.

Binho

Não entendi a China iria perder 156 navios de guerra e o Japão apenas 15?

Leandro Costa

Se o cenário é de uma invasão anfíbia, a China utilizaria um número imenso de navios de todos os tipos, provavelmente em quantidade bem maior do que qualquer outro país envolvido. Não são apenas navios de guerra combatentes, mas também navios de transporte de tropa, suprimentos em geral, equipamentos, etc. Todos seriam alvos, principalmente navios de transporte. Ou seja, seria um ambiente rico em alvos navais Chineses, que por sinal seriam fáceis de localizar, já que eles estariam indo em direção à Taiwan em locais propícios para desembarques, o que ajuda ainda mais em sua localização. Enquanto isso as forças… Read more »

carvalho2008

Na simulação apresentada, a coalisão perderia 49 navio…e a China 156….

Onde mesmo em sendo verdade, a perda de 156 inviabilizam atravessar o canal de 180 km?

So de mercantes em 1982, a inglaterra levou mais de 100 mercantes….a ma guerra a mais de 8 mil km…

Rapaz…..simulado estranho heim….

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
carvalho2008

Ok, vamos fazer uma analise tecnica daquilo que é possivel inferir do texto: Taiwan esta a 180 km da China, algo como a distancia de Caraguatatuba de São Paulo, ou Campinas de Santos SP… A distancia é muito pequena. É menos da metade da 200 Milhas Maritimas de uma ZEE. Dentro do alcance de artilharia especializada continental. Denro de alcance de qualquer ipo de embarcação de 20 ton a 200 mil toneladas e guardem isto, pois voltaremos a abordar adiante. São apenas 180 km de distancia, dentro do alcance pleno de ataque de qualquer caça de 5a. categoria. Porque friso… Read more »

ednardo curisco

Nem penso num cenário desses. A economia mundial regrediria uns 60 anos se China, Eua e Japão entrassem em guerra

Spad3

Embora eu ache que o povo taiwanês que deveria decidir seu destino, se com ou sem China, e mesmo considerando que Taiwan é altamente armado, sabemos que se a China cismar mesmo com a tomada, é improvável que os EUA (e eu desconfio que o Japão não entraria nessa) consiga conter os chineses. Se a China fizesse fronteira com os EUA, eu apostaria fácil nos yanques, mas travar uma guerra do outro lado do planeta, trás desafios que só os EUA consegue, e mesmo assim em grande desvantagem. Então e realisticamente falando, acho que a situação de Taiwan é extremamente… Read more »

Alex prado

Até jogo pra saber quem perde o que os caras tem.

Wagner

Só chamar o Maverick.ele derruba toda a frota chinesa.
É uma simulação, tudo pode acontecer.