O governo tcheco está negociando com o governo sueco para estender o arrendamento de 14 caças Gripen até 2035, informou o site de notícias tcheco Novinky.

O Ministério da Defesa tcheco está negociando oficialmente com o Pentágono há cinco meses para comprar 24 caças F-35, mas teme que os caças americanos não possam ser entregues a tempo em 2029, quando o contrato de arrendamento dos caças Gripen expira.

“As negociações com os EUA não fecham a porta para outras plataformas. O objetivo básico da República Tcheca sempre foi e continua sendo capaz de proteger nosso espaço aéreo com nossos próprios meios, mesmo durante a transição para uma nova plataforma”, disse o porta-voz da Defesa David Jareš ao Novinky quando questionado sobre as negociações com a Suécia.

Os legisladores do Comitê de Defesa foram informados na semana passada sobre o tema da extensão do arrendamento e da compra de caças F-35. Um legislador anônimo disse que o Ministério da Defesa tcheco propôs à Suécia que os Gripens fossem doados à República Tcheca.

No ano passado, o embaixador sueco na República Tcheca, Fredrik Jörgensen, disse em entrevista a Seznam Správy que a República Tcheca poderia manter os Gripens de graça. “É como um carro alugado. Nós os consideraríamos essencialmente pagos e, com base nisso, poderíamos expandir o sistema de cooperação com o Gripen C ou ainda com o Gripen E”, disse Jörgensen.

Caça Saab JAS 39D Gripen da Força Aérea Tcheca, em fotos de 2010

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Um Simples Brasileiro

Eu já esperava por isso, dado as parcerias, da indústria aeroespacial tcheca, sempre há a possibilidade real da aquisição de equipamentos da EMBRAER e da Saab.

Morgoth

Altamente improvável de a Republica Tcheca adquirir Gripens (mesmo os C/D) de forma permanente. Essa extensão é apenas para dar mais fôlego à sua Força Aérea enquanto aguardam a chegada dos primeiros F-35.

Fabio Araujo

Espertinho o político pedir a doação, mas bem que os suecos poderiam vendê-los por um preço baixo já que esses caças já praticamente se pagaram durante o leasing.

Fabio Araujo

Num exercício militar dois caças indianos caíram, um dos pilotos faleceu!🙏
https://sunitinews.blogspot.com/2023/01/1-pilot-dead-2-injured-after-2-iaf.html?m=1

Vira-lata Sincero

Ah, agora os gripados te servem, né? Hummmm sei… Vai lá e pede para Lockheed uns F-16 como tampão! Já que todo mundo gosta de lamber essa empresa… Eu aposto que vai ter um conflito mundial que vai bagunçar a entrega dos F-35 pelo mundo e muita gente vai ficar chupando dedo.

Fábio Mayer

Em um conflito mundial, quem produzir aeronaves só fará para seu país e eventuais aliados…o que você escreveu acima é uma bobagem anti-americana rasteira.

Willber Rodrigues

“Um legislador anônimo disse que o Ministério da Defesa tcheco propôs à Suécia que os Gripens fossem doados à República Tcheca”

Os caras vão comprar F-35, mas querem doação de Gripen.

Olha a audácia desses caras…

ChinEs

A FAB e a MB poderiam comprar 36 F-35 (24 F-35A para a FAB e 12 F-35B para MB operar a bordo do NAM Atlantico)… Esses 24 F-35A + 66 F-39 Gripens E/F = 90 avioes de combate de alto desempenho, a FAB estaria muito bem servida…

Maurício Maximiano

Se for para fazer doação destes gripens seria melhor que a Saab doace estes caças para o Brasil que já é parceiro e garoto propaganda da Saab

Neto

Acredito que o Boramae seria mais interessante para o BR. É uma aeronave discreta na configuração defesa aérea e que não deve ser tão cara de ter e manter quanto um F35.
.
Lembrando que a FAB domina a tinta absorvente de ondas de radar, o que pode ser um plus interessante.
.
Entretanto, o foco pra próximas dias décadas deva ser pleno no F39.
.
Gostaria de ver um esquadrão de transição com os Fs em Natal. Espero que um dia aconteça.

Rafael

Lembrando que a FAB domina a tinta absorvente de ondas de radar, o que pode ser um plus interessante.”

Será que realmente acredita no que escreve?

Willber Rodrigues

Você quer que a mesma MB que só atualizou 6 caças A4 por falta de verba, que nunca teve grana pra operar neles qualquer míssil anti-navio ou ar-ar de médio/longo alcance, que tá atolada até o pescoço com aquele charuto atômico impagável, compre e opere F-35B, a versão mais cara de manter/operar do F-35?

É isso mesmo?

Agora, depois do segundo lote do Gripen, não seria ruim se a FAB começasse a pensar com carinho num esquadrão de F-35, que até lá já terá o preço de manutenção e hora-voo mais “em conta” graças a escala…

Camargoer.

Olá W. Você tem razão sobre o F35, menos mencionar que o SN10 seja a causa dos problemas orçamentários da MB. A FAB e a MB tem mais ou menos o mesmo orçamento (cerca de 25% dos gastos militares) e mais ou menos o mesmo efetivo (cerca de 75 mil). Portanto, é possível comparar os gastos das duas forças. O ProSub, incluindo a conclusão dos dois Scorpenes, o Labgene e as obras da nova base de submarinos custa para a MB mais ou menos o que custa os programas KC390 e F39 para a FAB, ou cerca de R$ 1,5… Read more »

Willber Rodrigues

A partir do momento em que você faz um programa trilionário aonde, por falta de planejamento e visão a longo prazo, você não sabe daonde virá a grana pras décadas de pagamento que esse programa exigirá, então esse programa é SIM uma das causas da quebradeira da MB ( embora esteja longe de ser a única ). O fato do cronograma original do PROSUB já ter sido jogado no lixo e ter sido revisto/postergado diversas vezes por falta de pagamento ( de onde virá o dinheiro ao longo do tempo, lembra? ) apenas demonstra isso. A MB estaria “melhor”, financeiramente… Read more »

Camargoer.

Olá Wilber. Os recursos para os gastos militares são aprovados ano a ano pelo Congresso. Os comandos montam seus planejamentos que são encaminhados ao MInDef que os encaminha para a elaboração do orçamento. Até hoje, o Congresso sempre preservou o orçamento militar como proposto. Segundo um comandante da MB em uma apresentação para uma comissão de parlamentares, a MB tem inclusive recebido muitas emendas parlamentares (ele mencionou um total de R$ 700 milhões) que foram aprovados, mas a MB só conseguir uma parte. Ai vemos um problema do Ministro da Defesa ser incapaz de negociar com o ministério da fazenda/economia.… Read more »

Roberto

Bom dia alguém pode me esclarecer?
Quando a FAB aposentou os mirage o que foi feito com os mísseis já que não serviam para o F5 ?
Se o Gripen já está na função de defesa em Anápolis por que não tem nenhuma foto dele armado com mísseis ?

Willber Rodrigues

Porque o Gripen ainda não esta 100% operacional na FAB, e portanto não tem necessidade nenhuma dele voar com míssil.

Camargoer.

Ola Roberto. A FAB já recebeu alguns Meteor, mas creio que ainda Iris-T ainda será entregue. O Meteor é superior a qualquer outro míssil do inventário da FAB. Faz mais sentido empregar o Meteor que os mísseis dos M2000, até porque seria necessário revisar a validade de seu combustível e da carga explosiva. Os F5 continuam usando o Derby e o Python. Provavelmente, o F39 os tem integrados. Sobre as fotos do F39, o amadorismo do serviço de comunicação social da FAB e dos demais comandos militares nunca perdem uma chance de se superar.

Roberto

Obrigado por responder Camargoer, me refiro aos Magic e aos R 530 D dos Mirage que fim levaram ? Afinal acredito que esses mísseis não podem ser lançados pelo Gripen e F5 correto ?

Santamariense

Te respondi mais acima, Roberto.

Roberto

Não encontrei

Santamariense

Ficou preso. Deve ser liberado logo.

Camargoer.

Olá Roberto. Eu imagino que estão esticados, mas talvez inoperantes. Contudo, o desempenho deles é inferior ao dos mísseis mais modernos. Acho que vale mais focar no Meteor e IrisT dos F39. Acho que o custo de integra-los não vale a pena.

Santamariense

Se você se der ao trabalho de procurar no Flickr das Forças, antes de dar seu pitaco crítico como de costume, vai encontrar muita coisa boa em imagens.

Santamariense

Qiando você fala em Mirage, acho que se refere aos 2000B e C. Junto com as 12 aeronaves, vieram 10 mísseis Matra Super 530D (mais 4 de treinamento) e 22 Matra Magic 2 (mais 6 de treinamento), além de 3.750 cartuchos de 30 mm. Estes mísseis, por não terem integração com os outros caças da FAB, muito provavelmente foram estocados e devem permanecer assim ainda hoje e a validade de seus motores já deve ter expirado. Os Gripens (4 aeronaves) que já estão operando no 1⁰ GDA, ainda não fazem missões de alerta de defesa aérea. Essa função permanece sendo… Read more »

Maurício.

Roberto, esse é o único “Gripen” que você vai ver armado e com o IRST instalado, mas esse não vale, o Gripen ainda não está 100% operacional, Gripen totalmente operacional só daqui uns anos.

Nunes Neto

Se eu fosse comandante da aeronautica,mandava instalar o IrisT, uns misseis, tirava umas 3 fotos no solo e pronto,povo chato kkkkk

Santamariense

Não esquece do IRST…hehehehehe

Rafael

Por isso uma população sem a menor consciência sobre Defesa é a melhor situação possível para as ffaa. Já pensou imprensa e grupos organizados da sociedade civil cobrando o que é feito com o orçamento e exigindo resultados nos programas eternos de rearmamento?

GRAXAIN

O objetivo básico sempre foi e continua sendo capaz de proteger nosso espaço aéreo com nossos próprios meios, mesmo durante a transição para uma nova plataforma. hehe Aqui em Brazundanga também!