Avião ‘farejador nuclear’ da USAF está de volta à costa brasileira

157

O avião WC-135R Constant Phoenix da Força Aérea dos EUA que voou no dia 16/1 pela costa brasileira está de volta, percorrendo a mesma rota, contornando o Norte e o Nordeste do país, e seguindo em direção ao Rio de Janeiro.

O WC-135 é um avião de coleta atmosférica que recolhe partículas, gases e resíduos da atmosfera em apoio ao Tratado de Proibição Limitada de Testes Nucleares de 1963.

Acompanhamos o voo MILLR36 pelo FlightRadar24 neste link, mas pouco antes deste post ser publicado, ele não estava mais aparecendo, nem seu histórico.

WC-135R Constant Phoenix 
Subscribe
Notify of
guest

157 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério Loureiro Dhiério

Não estava mais aparecendo.

Vai ver:

  • A FAB o derrubou, ou abateu sei lá
  • Os americanos controlam o Flight Radar 24 e apagaram ele do radar
  • Desligaram o Transponder
  • Os Ovnis estão prestando ajuda e resolveram camuflar o bicho
  • Ficaram com medo da invasão “Gopixta” e voltaram pra casa traumatizados
Mars

A 2 faz mais sentido por causa do histórico que sumiu.

Last edited 1 ano atrás by Mars
Leandro Costa

Acho que é porque está rolando uma festa lá dentro. Você voa até lá, acopla com a aeronave e it’s party time! Só que é apenas para convidados, então resolveram desligar o transponder para o FR24 para não ter um bando de penetras tentando meter o bedelho aonde não são chamados.

Essa é minha teoria e fico com ela.

Rogério Loureiro Dhierio

KKK boa.

Wagner

Isso não vai ficar assim. Vamos ativar o protocolo “Operação Pólvora”

Rogério Loureiro Dhierio

Wagner.

Esta operação é 0% de rolar.
Ela pertencia ao antigo presidente que por ironia fugiu justamente para a terra dona do avião. Ele quem dizia né “Quando acaba a saliva, tem que ir pra pólvora”.
Vai ver ele que mandou esse bicho pra cá.

Bom. Continuando.
A operação pólvora não dá pra levar adiante pq o atual presidente TB não tem o dedo pra fazer o L. Ou tem?
Más se tem ele não vai fazer pq o forte dele é a saliva, pra enrolar todo mundo e ficar de boas

Elias E Vargas

COM CERTEZA TEM “L” DE “L” …

Velho Alfredo

Estão vindo “conhecer nossos ares”.
Ou vazou algo de alguém por aí, e os ventos trouxeram pra cá e estão analisando.
Ou compararão depois com a passagens de navios de outras marinhas por aqui. Notadamente do Irã, que (na ideia deles) poderia levar algo daqui pra lá.

William Duarte

Nada de mais somente colhendo informações “do antes” para criar dados atualizados na condição de limpo de radioatividade na America do Sul para arquivos e ter parâmetros e comparações “para o depois” caso o caldo engrosse na Europa e o doido risque o fosforo para acender um cigarro dentro do paiol, mas de armas táticas nucleares.

Luís Henrique

Exatamente. Também tinha pensado nisso.
Eles querem saber se o Irã vendeu alguma ajuda para o Brasil em tecnologia nuclear.
Para o submarino nuclear brasileiro, por exemplo.

Uma vergonha para o Brasil.
Eles ignoraram os operadores do controle de tráfego brasileiro.

Se ao menos tivéssemos caças modernos e em quantidade, podíamos pelo menos enviar alguns para escoltar a aeronave e demonstrar um pouco se força para termos um pouco de respeito.

Pedro

para você ver e tem gente reclamando da Argentina é vender sua supremacia territorial para uma base Chinesa…

Reinaldo Silva

Concordo com você Luís Henrique! Deveriam mostrar mais respeito com o Brasil, que é considerado um país aliado dos EUA. Americanos arrogantes! A FAB deveria mandar caças, mesmo que os ultrapassados F-5 para acompanharem esse avião, só pra mostrar pra eles que não é assim que se deve iniciar uma operação como essa.

rob70

No passado recente…

Já teve navio russo tido como espião navegando nas nossas águas…
Já teve até submarino americano com capacidade tecnológica de “escutar” nossas conversas…

Só faltam os chineses que navegam por aqui só para pescar!

Reinaldo Silva

Sem falar na França que criou caso com o Brasil por causa da lagosta. Ainda bem que foi resolvido com diplomacia!

Reinaldo Silva

Brasil investe pouco em ciência e tecnologia. Como consequência, vê algumas potências rondando a nossa costa sem poder fazer nada. Meu medo é que no futuro próximo alguma nação militarmente superior resolva “peitar o Brasil” e querer se apoderar de parte do nosso território ou, quem sabe ele o território todo.

PedroFullback

Isso mostra que é necessário ter meios de interceptação no Norte ( litoral) e Nordeste. Agora, é uma tremenda falta de respeito a FAB não interceptar no litoral do Rio de Janeiro.

Marcelo

Vai la intercepta o avião americano utilizando aviões comprado dos americanos vc vai ver o tamanho do esporro que vc vai Tomar dos falcões de Washington e correr o risco de sofrer sanções !
A pressão americana é tao forte que a FAB desativou os helicópteros russos mi-35, desmontou eles e destruiu tudo,so restou 2 helicóptero mi-35 que foi para o museu !!!

Jagdverband#44

Desativou os MI 35 porque a manutenção era uma m de fazer e eles não cumpriam a missão a contento.

Curiango

Poderia ser transferido p outra força . Sem essa de naompode questões burocráticas e questão de segurança nacarinas e Ponto. Medo danado

Carlos Campos

que vendessem então, a Ucrania ia aceitar sorrindo, tudo bancado pelos EUA

Chris

Olha as paranóias… Kkkk

A FAB alegou problemas com a manutenção. E se tivessem operacionais, evidentemente os venderiam !

Mars

Tem essa entrevista no The War Zone sobre o voo do dia 16/01. https://www.thedrive.com/the-war-zone/new-nuke-sniffing-jet-flies-off-south-america-on-first-international-mission
É interessante que ele percorre todo o nordeste brasileiro mas antes de adentrar a costa do Rio de Janeiro e consequentemente se aproximar da base aérea de Santa Cruz, ele retorna. Eu achei isso interessante para discutir porque não temos uma ala de caças no nordeste guarnecendo aquela região. Imagino que deslocar F-5 + um KC ou até mesmo o Gripen não seja tão viável.
Por último ele também passou ‘próximo’ da Guiana Francesa e não recebeu nenhum alô dos Rafales. rs

Allan Lemos

porque não temos uma ala de caças no nordeste guarnecendo aquela região.

O certo era ter um esquadrão de caças em cada região, principalmente na Amazônia e na costa do Nordeste.

Mas a FAB acha que é mais interessante tê-los todos em Brasília protegendo as cabeças dos políticos.

Ruberval

O Brasil não é para amadores !!!

Bardini

COTER, COMAE, COMDCIBER, entre outras estruturas, ficam em Brasília. Brasília é o centro administrativo do país, incluindo aí, suas forças.

Allan Lemos

E daí? Acha que ainda estamos na época das comunicações a cavalo? Brasília não tem nenhuma importância estratégica além do fato de ser a capital do país, ao contrário da Amazônia ou do Nordeste.

Essa história de que o Gripen poderia voar de Brasília para qualquer parte do Brasil é conversa fiada, até esses aviões chegarem onde a ameaça está, o inimigo já fez o que quis.

Nos EUA, por exemplo, os F-22 estão espalhados nos quatro cantos do país, não em Washington.

PRAEFECTUS

Falou pouco, mas falou verdades!

Bardini

“Brasília não tem nenhuma importância estratégica além do fato de ser a capital do país” . Olha, acho que em termos de importância estratégica, nada é mais importante que o centro administrativo e de comando, do país e de suas forças armadas. Mas vai saber… . Aliás: “Acha que ainda estamos na época das comunicações a cavalo?” . O Comando de Defesa Cibernética fica em… Brasília. . “Essa história de que o Gripen poderia voar de Brasília para qualquer parte do Brasil é conversa fiada, até esses aviões chegarem onde a ameaça está, o inimigo já fez o que quis.”… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Allan Lemos

Bardini, só para fazer uma comparação, o Grande Armée tomou Moscou, mas Napoleão perdeu a guerra mesmo assim. A China perdeu Beijing e declararam uma nova.

Em se tratando de países grandes, ter a capital tomada não significa nada além de uma questão simbólica.

Não há recursos vitais ou industrias importantes em Brasília, sua importância estratégica para o esforço de guerra seria nula.

Frederick

Bardini está certo e não há argumento anacrônico que mude isso.

Bardini

Bardini, só para fazer uma comparação, o Grande Armée tomou Moscou, mas Napoleão perdeu a guerra mesmo assim. . Mas ai tu tens que escolher uma comparação melhor, já que a capital política da Rússia nesta época, era São Petersburgo e isso teve influência direta da derrota de Napoleão nesta campanha. . A China perdeu Beijing e declararam uma nova. . Olha o contexto do que tu mesmo apontou… Tais falando de uma Rússia e uma China, do tempo da comunicação a cavalo e com estruturas baseadas em um imperador. . Olha para o Brasil, todo dividido, ânimos acirrados e… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Allan Lemos

Não falei nesse caso específico, mas de qualquer inimigo que queira se aventurar na Amazônia e/ou no Nordeste, estas sim regiões estratégicamente importantes.

Deveriam haver esquadrões de caças nessas regiões para uma resposta imediata. Do contrário, até os Gripens chegarem o inimigo já terá estabelecido uma cabeça de ponte e os aviões estarão com 30-40% de combustível.

Bardini

Olha, é pra lá de lógico que deveriam existir vários esquadrões de caça. Todo mundo sabe disso. Agora, o Brasil dá condições para que a FAB tenha estas aeroanves? Não. Essa situação vai mudar? Não vai… Brasil. . No mais, eu acho incrível como uma pessoa pode falar em defender Amazônia ou o Nordeste de uma “invasão”, citando a importância de ter um punhado de Gripen aqui e ali, sem ser capaz de reconhercer o óbvio, ou básico do básico, que seria o fato de que a primeira ação tomada neste tipo de evento apocalíptico para o estado brasileiro, seria… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Cristiano de Aquino Campos

Dos políticos e do alto comando das forças armadas!

Jefferson Ferreira

A FAB é centralizada em Brasília devia sua função primária e principal, o transporte das autoridades kkkk

Palpiteiro

A principal missão deve ser garantir a folha de pagamento. O resto é secundário.

Carlos Campos

Manaus tá sem caças, só o Amazonas é 21% do territorio nacional, a situação da cobertura por caças é ridícula.

Felipe

Nunca vou entender por que não temos caças de primeira linha no norte e nordeste desde os anos 60-80.

Ainda desativamos o esquadrão pacau em Manaus sem dar qualquer perspectiva de reativação no futuro com caças Gripen.
O mesmo com o esquadrão Poti (MI35M).

Ainda querem 36 Gripen só em Anápolis em vez de distribuir 3 esquadrões de 12 pelo país.

Ivo

Também acho um erro estratégico do tamanho de uma cachalote não ter um único caça no Nordeste. Qualquer força estrangeira se estabeleceria facilmente na região e poderia usar como apoio para ações posteriores. É um cenário pouco provável mas deixar DESGUARNECIDO é demais pra mim.

Santamariense

“ Qualquer força estrangeira se estabeleceria facilmente na região e poderia usar como apoio para ações posteriores.”

Ter ou não ter caças baseados no nordeste não mudaria em nada a situação que você propôs. Você acredita que uma forca inimiga chegaria, tomaria e se estabeleceria na região e as FFAA ficariam sem fazer nada? Não seriam enviadas aeronaves de combate da FAB para o local?

Ivo

Veja o que existe na região e analise se essa força teria condições de dar alguma resposta.

Caças são elemento de dissuasão. O primeiro a entrar na zona de combate. Espera vir lá do “Sul”? Tem que combinar com o inimigo antes para a briga ser mais justa.

Santamariense

Meu caro, me explique como uma força invasora se estebeleceria lá, do dia pra noite, sem deslocar um enorme grupo-tarefa, para fornecer os meios e a logística capazes de realizar isso? E isso seria desencadeado assim, num estalar de dedos, sem degradação das condições diplomáticas, sem ações de inteligência prévia?
Agora, se você quer ter um esquadrão de caça baseado lá para realizar interceptações de violações pontuais do espaço aéreo, aí são outros quinhentos.

Bardini

Uma mobilização para realizar uma “invasão”, ocorreria do dia pra noite e ninguém ficaria sabendo. Não daria tempo para reagir…
.
comment image

Allan Lemos

No momento em que os caças chegassem lá, não poderiam ficar por muito tempo por causa do combustível e o inimigo já teria estabelecido várias cabeças de ponte por toda a costa.

Santamariense

Ah, sim. Uma força desse tamanho, capaz de estabelecer várias cabeças de ponte, viria como? Obviamente, pelo mar. E navios, por melhores que sejam, são lentos. Outra: uma situacao5que enseje uma invasão, não acontece do dia pra noite. Então, numa situação hipotética dessas, uma força naval atacante seria detectada e o deslocamento de caças e todo o resto seria feito com antecedência.

Nei

Mas assim, melhor ter uma base com combustível, armas, manutenção próximo do local, pois ir até lá e ter que voltar ou montar as pressas uma base básica, é somente em extrema urgência e quando não se tem muito tempo para resposta.

Uma força preparada, tem tudo pré-ajustado para ser usado, conforme necessidade.

Neto

Amigo, Aeroporto dos Guararapes, Fortaleza…as bases aéreas de Natal, Salvador….

EXISTEM, tem pista grande, combustível e espaço para o paiól.
.
é “só” trazer.
.
Eu concordo demais que deveria existir um par de caças fazendo alerta radar em Natal…. porém agora não é viável. E nesse caso, tudo bem. tão longe, dentro dos acordos internacionais.
.
Havendo caça a supersonico em natal seria interessante, do ponto de vista de treinamento, a interceptação em espaço aéreo internacional e a escolta. Seria muito importante do ponto de vista diplomático também.
.
Esperar que a compra do Gripen chegue no terceiro bloco.

Salim

A maldita história nos ensinando. Guerra da lagosta, força tarefa francesa a 3 dias de nossa Costa, barco de guerra francês em nossa Costa, MB chegou la 30 dias depois. A FAB ainda tinha alguma coisa remanescente seg guerra. Hoje tudo e mais rápido, temos 4 g ripens sem armamento ainda, treinamento e doutrina. MB nada relevante… minha crítica e construtiva, precisa trabalhar muito para recompor um mínimo de prontidão combate. O tempo está contra nós.

Felipe

Na verdade já foi entregue um lote de misseis meteor . O problema é que temos poucos pilotos ainda habilitados no Gripen

Bardini

Os caras não conseguem ter sequer um mínimo de lógica cronológica, para começar a imaginar uma operação desta magnitude logística.

Santamariense

Pois é, Bardini…e a gente tenta explicar, mas não entendem.

Maximus

Independentemente disso acontecer ou não, nossas forças não teriam a mínima condição de responder a altura da ameaça. Pouco importa se a task force invasora fosse detectada dias ou semanas de antecedência

Brandão

Nordeste não é prioridade para as forças armadas, longe disso…as únicas unidades realmente operacionais que estão em condições de cumprir suas missões básicas são os Batalhões de Engenharia.
O restante é só pra constar…

Up The Irons

Será que dessa vez irão responder aos controladores? E se não responderem, alguém vai lá conferir?

É sério que eles têm trânsito livre, mesmo que não violem nosso espaço aéreo, pra irem até a altura da nossa base de submarinos com essa tranquilidade toda?
A Base Aérea de Santa Cruz é vizinha da base de submarinos de Itaguaí, pra quem não sabe…

Leandro Costa

Qualquer um pode, desde que fique em espaço aéreo internacional ou tenha pedido permissão prévia para ingressar no nosso espaço aéreo. Se o Brasil quiser, podemos fazer exatamente a mesma coisa e voar ao largo de Norfolk, desde que não entremos em espaço aéreo americano. Qualquer um pode.

Up The Irons

Sim, de acordo. Só que você consegue imaginar uma aeronave militar brasileira deste tipo voando a alguns quilômetros de Norfolk sem ter 2 F-15 fungando o cangote dela? Pois é; nem eu!

Marcos Silva

“…uma aeronave militar brasileira deste tipo voando a alguns quilômetros de Norfolk…”
Não se preocupe,o brasil não tem capacidade de “ter uma aeronave dessas.”

Cristiano de Aquino Campos

Aí no dia seguinte, os EUA proíbem a venda de peças de reposição e na próxima vez nem conseguir decolar os nossos caças vão conseguir.

Leandro Costa

Ah, deve ter sim. Mas interessante que não destacaram alguém para acompanhar o ‘navio pesqueiro’ Russo que sondou as águas daqui e depois foi lá sondar as águas nos EUA procurando cabos submarinos.

Contanto que os F-15/17/22/35/106 ou o que for não interfira com a rota do hipotético avião Brasileiro, tanto faz. Bom treino para os caras. De resto, nada os impede, nem muito menos a questão orçamentária.

109F-4

Vai nessa… vai ter uns 3 F-16 colados no avião.

Marcelo

Não se preocupe com a base de submarinos pq a marinha já deixou o submarino nuclear americano atracar lá em 2022 !!!

Eliezer

Provavelmente ele está sendo reabastecido de volta para Porto Rico por este avião, ou está no aguardo para tal. Ou alguma suspeita nuclear, ou para calibração dos aparelhos.

Silvano

Não esqueçam que o Irã está chegando ao Rio de Janeiro nos próximos dias com navios de guerra, vão ficar uma semana no Rio. A autorização foi publicada no diário oficial.

Carregar urânio ou será que vieram só conhecer Gabigol e Arrasca?? talvez tenha a ver com Vítor Pereira, já que o último técnico do Irã na copa era de Portugal.

Ivan herrera

É os Yankees não devem ter gostado nada dessa visita militar do Irã 😂

Carlos Campos

vieram comprar peças para drones, e projetos abandonados de mísseis igual o Paquistão

DOUGLAS TARGINO

Brasil deveria mandar um caça para mostrar “boas vindas”.

Maurício.

Como já dizia o filósofo Toretto:

Willber Rodrigues

Se é apenas pra calibração, porque justamente no Brasil, sendo que todos sabem exatamente quais nossos programas nucelares, e que não temos intenção/capacidade de fazer uma nuke?

PS: não quiseram sobrevoar a Serra do Cachimbo, pra confirmar se o túnel continua fechado não?

Luiz Antonio

Esse voo é autorizado pela FAB. Qual a razão para acionar a Defesa Aérea contra um voo autorizado. Existe um “negócio” chamado AVOEM (Autorização para pouso ou sobrevoo de aeronaves estrangeiras em território brasileiro). Simples.
Aliás isso já foi dito por algum colega deste fórum.

Willber Rodrigues

A questão não é se o voo foi autorizado pela FAB ou não.
A questão é, por quql motivo esse avião, supostamente, veio “calibrar seus instrumentos” aqui?
Quem tem programa nuclear é a CN e o Irãn, porque não fazem essa calibração lá?

Underground

Justamente porque por essas bandas o ar é isento ou com baixa quantidade de partículas radioativas.

ROMMELQE

Caro Underground: exatamente. Ia escrever isso, mas vc se antecipou! Abraços

ROMMELQE

Mas tem um detalhe: coletar dados de hoje serve como referência para eventuais “desvios” futuros. Afinal não é apenas a costa brasileira que é isenta…e é em Itaguaí que irá começar a operar o reator do SNBR.

Luiz Antonio

A FAB certamente sabe o motivo, sossegue

Jefferson Ferreira

não não sabe… já que eles não dão satisfação a fab

Luís Henrique

Os controladores de voo da FAB foram desrespeitados. Eles entraram em contato, os americano responderam que estavam em espaço aéreo internacional, realizando missão militar de rotina.
Os operadores disseram que estavam em espaço aéreo brasileiro e pediram para confirmar, os americanos ignoraram e não responderam mais.

Underground

Outra hipótese é que estaria rastreando navios iranianos.

Matheus

E aquele áudio que tá rolando no WhatsApp dos controladores pedindo pra ele mudar seu código transponder e chamar o centro Recife? Eles simplesmente falam que estão em espaço aéreo internacional e que é uma missão de rotina. Se estivessem em espaço aéreo internacional o nosso ATC não ia pedir pra ele seguir os procedimentos não acha?

Last edited 1 ano atrás by Matheus
Matheus

Audio de zap amigo?
Num fode né.

Matheus
Ivan herrera

Até que responderam ao chamado da torre ,pois não eram obrigados por estar em espaço aéreo internacional e se tratando de Brasil terra sem lei kkkkkkkkkkkkkk tá bom né

Rinaldo Nery

Da torre? Chegaram em cima de Recife, a 15 km de distância do aeroporto? Essa é a distância quando você chama QUALQUER torre. Conhece regra de tráfego aéreo?

Rommelqe

Eu ainda acrescentaria, como argumento adicional, que o controle de trafego aéreo exercido pelo Brasil naquela região não tem cunho apenas militar mas, principalmente, zelar pela segurança de aeronavegação nesta faixa do Atlântico Sul. Vide, por exemplo, o tragico acidente do voo da Air France em que foram os brasileiros os primeiros a identificar o local da queda e a prestar o auxilio no que foi possivel.

Welington S.

Onde posso ouvir esse áudio?

109F-4

Se não fosse autorizado voariam do mesmo jeito. Alguém duvida?

Curiango

Medo mesmo

Carlos Campos

o voo é autorizado pela Lei internacional, se o Brasil quiser fazer o mesmo pode ir na costa da florida

Maurício.

Tem um pessoal que já está surtando com a suposta base naval da China na Argentina, imagina só se esse avião fosse chinês, já teria um pessoal dando chilique nos comentários…rsrsrs.

H.Saito

O outro pessoal já está tendo chiliques por esse avião ser americano.

Maurício.

Na sua visão, americano pode né?

Cristiano de Aquino Campos

A muito tempo, essa falha existe, não temos nem uma esquadrilha se revezando naquela região. Se um traficante, ou terrorista pegar um jatinho e passar pelo nordeste ja era.

Rinaldo Nery

Vindo da África?

Salomon

O que será que estão farejando? Uma missão dessas não é tão simples e nem barata.

Cristiano de Aquino Campos

Pa nois que e pobre, prós patrão o nirvil e otro só.
Modo irônico.

BLACKRIVER

Simplesmente vergonhosa essa situação… Por mais que o avião americano esteja em espaço aéreo internacional… A falta de infraestrutura da FAB fica clara nessa situação, e só pra lembrar… Noronha já foi uma ilha da FAB e infelizmente nos dias atuais nem se quer uma pista que presta tem por la… Militares extremamente estudados, capacitados e inteligentes, ao invés de construir uma Base Aérea e equipa-la com o que tinha de melhor em termos de controle de tráfego aéreo bem como de defesa aérea e SAR…. Preferiram entregar a ilha ao estado de Pernambuco… A Marinha… também comandado por militares… Read more »

Cesar Santos

Ele some do flightradar naquela altura msm… no momento está na altura de cabo frio… parece que vão mais longe hoje… mas a FAB está ciente…. povo escandaliza pra pouco… os reatores do sub.. estão em aramar….

Last edited 1 ano atrás by Cesar Santos
Luiz Antonio

É meu amigo, o pessoal algumas vezes surta mesmo. Overdose de Netflix.

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Renan

Concordo em parte, muito escândalo mesmo.
Mas também não dá relativizar e dizer que não é nada, que só estão dando uma voltinha inocente para sair da rotina..
Vindo de quem vem, coisa boa não é.
O triste é ver que o Brasil nunca se levanta desse maldito “berço esplêndido”.

Welington S.

Um comentário muito interessante em relação ao ”avião farejador”.

Fighter_BR

Relaxa, vai ter fabiano passando pano 0ra isso.

BK117

E já tá voltando de novo…

Vai lá, FAB, manda uns F5 pelo menos pra tirar uma fotinha! A gente não paga imposto pra avião estrangeiro ficar coletando inteligência na nossa costa sem ser incomodado. Solta nem que seja uma notinha explicando o que está havendo!

Mais uma vez, “nada acontece feijoada”.

Carioca

Por “coincidência” 2 navios de Guerra do Irã vão visitar o porto do Rio de Janeiro no período de 23 a 30 de janeiro. Estão calibrando o equipamento e mandando um recado que estarão monitorando possíveis transferências de material radioativo. O jogo é pesado! Geopolítica

SmokingSnake 🐍

É bem provável que nosso governo vai ajudar o Irã com tecnologia nuclear.

Danilo Gentili 2026

Em troca de quê?

Carlos Campos

um dos motivos do PT sair é pq o Brasil tava muito amiguinho de ditaduras, e agora parece não aprenderam,

Heitor

Todo mundo é amiguinho de ditaduras…

Von Richtoffen

Muita cloroquina (e ozônio retal) podem causar delírios e falta de cognição. Cuide-se.

Agressor's

Não sei porque a celeuma! O braziu a muito tempo não é uma nação, somos providência de grandes nações organizadas. É bem simples, eles veem e pedem e nós entregamos, se não eles simplesmente levam, afinal…Nada aqui pertence ao povo… rs

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Douglas TARGINO

Sempre falei, a base área de Natal deveria ter pelo menos meia dúzia de caças!

Fábio CDC

Realmente.
.
Eu moro em Natal e considero essa uma necessidade urgente. De Natal poderíamos cobrir parcela do Atlântico aqui perto e voar pela costa norte e descendo pelo nordeste. Precisamos muito mesmo.

H.Saito

Tá explicado: o motivo do súbito interesse americano são os dois navios iranianos que aportarão no Rio de Janeiro no dia 23, bem próximo de nossa produção de urânio enriquecido.

https://www.in.gov.br/web/dou/-/despacho-decisorio-mb-n-5-de-13-de-janeiro-de-2023-458733048

Neto

Além de uma improvável venda de material radioativo para o Iran temos: Usina de Angra 1 e 2 (como está o estado destes ativos nucleares hoje?) Base naval de submarinos e que vai receber o sub nuclear – saber como é a base hoje e sua região em termos de dados radioativos e compará-la no futuro com a chegada do SBN pode estabelecer parâmetros para nos observar. de qualquer forma não ter um jato chegando junto para acompanhar essa ação americana é constrangedor. . Melhor seria se tivesse sido acompanhado desde NATAL. . Prezado Nery ou outro forista melhor informado:… Read more »

Jeremias Carteiro

Dizem que o primeiro voo do WC-135R detectou uma nuvem de macronha tão forte entre o sul da Bahia e o grande Rio que eles não acreditaram, um segundo voo foi necessário para averiguar se o Brasil está em modo de auto destruição…

Mcruel

Está sim em modo de auto destruição, mas não é por maconha…

Santamariense

Hehehe….boa!!!

Canarinho

Já não basta eles terem colaborado para a desestabilização do nosso pais através do seu deep state ano passado em nossa eleição agora mandam aviões de forma no mínimo questionável na nossa costa.

Talisson

Ano passado e em 2013. Pra dizer o mínimo.

Rogério Loureiro Dhierio

Será que essas vindas deste avião, teria correlação ao fato de navios de guerra iranianos terem previsão de atracar no Rio?

Vamos receber algo ou vamos fornecer algo?

Pode parecer neura más, alguns fatores fortalecem essa hipótese.

Lula de volta ao poder.
Iran desenvolvendo tecnologia nuclear para fins militares
Brasil desenvolvendo seu submarino de propulsão nuclear
Guerra na Ucrânia, talvez hajam interesses por troca de armamentos, tecnologias etc.

Enfim.

Gabriel BR

Eu estou morrendo de rir com os comentários que falam que deveríamos interceptar o avião americano com os caças da FAB que dependem integralmente dos americanos para voar. Inclusive os Gripen E! Uma canetada do Biden a FAB fica toda no chão.

Ivan herrera

Eu também cara kkkk será que eles não sabem disso 😂😂

Luís Henrique

Não importa de quem compramos caças. Devem ter o máximo respeito com um aliado, senão vamos procurar outros parceiros e saímos da área de influência americana.
Eles vão gostar disso?

Gabriel BR

1- “Não importa de quem compramos caças. Devem ter o máximo respeito com um aliado”
R: Nunca foi assim e nem será.
2-“senão vamos procurar outros parceiros e saímos da área de influência americana.”
R: Duvido!

Luís Henrique

Existem vários exemplos na história. A Venezuela operava equipamentos americanos, caças F-16. Hoje operam caças Su-30, sistemas antiaéreos russos, etc.
A China já é um grande competidor dos EUA. Os EUA não iriam gostar de ver o Brasil comprando equipamentos militares da China e da Rússia.
Então devemos Exigir o respeito, agora se nós ficamos quietos e não reclamamos, ai nada acontecerá mesmo.

Salim

O Irã ta voando até hj f5 e f14. O mentalidade vira lata. Assim Brasil avança, infelizmente barranco abaixo.

Jordan Silva

Na época da Guerra da Lagosta os navios arrendados dos EUA também não poderiam ter saído de suas bases, mas a história mostra o contrário né?

A adversidade é a mãe da criatividade, ninguém evolui sem passar perrengues não, as vezes é a melhor coisa ser negado em algumas tecnologias, assim o Brasil vai lá e faz por si e não espera pelos outros, como já vi acontecer em determinadas situações de nossa história.

Gabriel BR

Você acha que os políticos querem que os jatos VIP fiquem sem repostos ?
Você acha que Senador e Deputado liga para a soberania nacional?

Jordan Silva

Eu acho que cada um quer puxar sim a sardinha pro seu lado, independente se esteja no Poder ou não. Mas também sei que ninguém governa só, nem o soberano absolutista governava sozinho na real… Sempre vai ter alguém do Poder que não liga pra soberania nacional, mas sempre vai ter alguém do Poder que liga pra soberania nacional, não existe nada absoluto. Entretanto, uma coisa que sempre penso é que a gente gosta de lucubrar determinadas coisas, como se tivéssemos real noção do que está se acontecendo, e isso não é verdade, só sabemos o que querem que saibamos.… Read more »

Gabriel BR

Olha para o descaso com que a politica de Defesa nacional é tratada nesse país nos últimos 50 anos. Fatos não são opiniões !

Luís Henrique

E uma canetada dos nossos políticos e compramos centenas de caças chineses e russos. E começamos a desenvolver os nossos próprios também.

Gabriel BR

kkkkkk

Beviláqua

“asas que protegem o país”

quando a política entra no quartel o básico é esquecido.
haja gripenzinho pra brigadeiro brincar.

109F-4

Pra mim isso é vergonhoso. Mesmo que não invadam o espaço aéreo brasileiro, estão debochando. Manda um par de F-5 lá pra ver se fazem de novo.

Ivan herrera

Se mandar aí eles vão embora correndo, ou quer dizer voando a todo vapor de tanto medo, com poderosos f5 😂😂😂

737-800RJ

Ivan, eu sei que foi uma piada, mas falando sério, uma aeronave dessa sem escolta é presa fácil pra um F-5 armado com Python 4…

Agressor's

Já está explicado aqueles avistamentos de “óvnis” em Porto Alegre, que se sucederam por vários dias consecutivos em novembro do ano passado. A que tudo indica, pelo visto, o negócio tratava-se disso daí… rs

Alberto

Os EUA não tem e nunca teve nenhum tipo de respeito pelo Brasil e pela América Latina, consideram como se fossem suas colônias, até na época do regime militar sempre forneceram equipamento militar de baixo nível pro Brasil, suficiente só pra enfrentar guerrilhas comunistas, incrível muita gente no Brasil não perceber algo tão óbvio.

Red Pill - 红色药丸

Se lambuzam no FMS para tanto, principalmente a MB.

Rafael

“To add insult to injury”.

Na verdade, acho que eles estão dando uma chance da FAB “interceptar” e garantir a dose de ópio para o pseudonacionalismo tupiniquim.

Brasiliano
Tobyaps

Enquanto uns ficam alarmados com o “cheirador” da USAF, aposto uma hoegaarden que a FAB estava ciente desse passeio a tempos e até agradeceu a vistoria dos gases atmosféricos brasileiros ultramarinos rsrs

Jefferson Henrique

Galante, o que o Pedro Paulo falou no grupo que essa aeronave da USAF está fazendo? Ele tem resposta pra tudo hahaha

Jefferson Henrique

Sr. Nery, o senhor recebeu alguma informação interna que possa ou não falar sobre esse assunto? Como eu falei em outro comentário, se a FAB decidiu acompanhar ou não parte do deslocamento desse avião com um F-5EM ela o fez e não vai sair no Jornal Nacional tal informação. A galera queria esquadrões de caça no Amapá, mas ninguém para um segundo e pensa que se a informação é pública e está no Flightradar, significa que com os meios militares, no caso radares e inteligência, também se detecta a presença desse avião. Desta forma rapidamente é possível deslocar 1 ou… Read more »

Luiz Trindade

É… Já tivemos uma FAB mais eficiente heim…

Laércio

É um acordo que vem desde 1963 para este rastreador de partículas nucleares voar por aí. Vi em tempo real no FR24 e tentei entrar em contato com a FAB e até a Marinha, muitas pesquisas de telefones que fiz, até a base aérea de Fortaleza eu liguei mas ninguém sabia informar o que poderia ser feito, deixei um comentário num site de defesa aérea onde coloquei todas as informações e prints que dei, vi até quando ele sumiu do FR24 na altura de São Luiz do Maranhão a resposta deles é em até 20 dias kkkkk parece piada mas… Read more »

Saldanha da Gama

Bom dia !!!
Infelizmente, acho que até DEUS desistiu…
Abraços

Saldanha da Gama

Ahh sim fico aqui a imaginar, se este episódio se desse no governo anterior a este…
Como estaria a mídia e alguns que aqui postam….
abraços

Fagundes

Atores do programa nuclear brasileiro estavam reunidos com Rosatom para futura produção de pequenos reatores nucleares aqui no Brasil, pelo que entendi , paralelo semelhante à naval group e os submarinos.Esse hub e parceria nuclear sendo desenvolvido aqui no Brasil por parceiras como a França e Russia mesmo na area civil e ironicamente em lados opostos na guerra pela Ucrânia, deve ter chamado a atenção dos EUA.Aliás, hj em dia é possível detectar metano e dióxido de carbono em planetas fora do sistema solar, poderiam fazer isso muito bem com satélites usando espectroscopia para derivados de enriquecimento de urânio.Isso também… Read more »

Dixie

Li que ha navios Iranianos na região, irão atracar no Rio de Janeiro.

Elintoor-_

Alexandre de Moraes dá 24 horas para avião farejador parar de farejar…

jorge domingos

pergunta : O avião americano, estava a quantos km da costa? Ou seja, invadiu o espaço aéreo brasileiro ?

Carvalho2008

não invadiu, ficou na borda

joel eduardo soares

SN Álvaro Alberto.

Rafael Pinheiro Machado

O WC-135 é um avião de coleta atmosférica que recolhe partículas, gases e resíduos da atmosfera em apoio ao Tratado de Proibição Limitada de Testes Nucleares de 1963.

Copiei do texto da reportagem. Se há um tratado, estão reclamando de quê?

Jefferson Henrique

Neste momento está voando na costa do Pacífico da América do Sul.

https://www.flightradar24.com/MILLR36/2ef45747

Nei

Tive acesso ao áudio do controlador e a aeronave, simplesmente com tom de superioridade e até de certo modo arrogância do piloto, não deram a mínima para nossas autoridades de aviação.