Amigos da vela e do voo!

Gostaria de dar a notícia tão esperada acerca de um “trabalho de formiguinha” que já vinha ocorrendo há quase 5 anos e que alguns amigos, desde velejadores até pescadores, a quem sou muito grato de coração pelo apoio, participaram direta ou indiretamente.

O mistério do paradeiro do FAB 4831, um caça F-5E Tiger II do esquadrão Pampa da Base Aérea de Canoas, foi finalmente desvendado 40 anos depois!

Na manhã fria do dia 28 de Julho de 1982 dois caças F-5E decolaram para um treinamento de combate aéreo na área de treinamento sobre a Lagoa dos Patos.
Um deles, com seu piloto a bordo, o Tenente Aviador Edson Luiz Chiapetta Macedo, jamais voltaria, e seu paradeiro seguiria um mistério por 40 anos.

Há cerca de um mês o amigo pescador, Josoé Ortiz, de Palmares do Sul, viu suas redes de tainha se prenderem em algum objeto submerso nas proximidades do banco das desertas.
Quando puxou, encontrou pequenas peças que achou que poderiam ser do caça desaparecido. Sabendo que eu procurava por pistas do F-5, tendo inclusive me visto na “faina” algumas vezes por lá, me mandou as imagens e a localização aproximada do local.

No dia 11 de Agosto, com a meteorologia perfeita para a varredura, partimos de Tapes na madrugada para investigar com o sidescan do veleiro VIKYNG nas coordenadas passadas pelo Josoé.

BINGO!

Reflexos metálicos visíveis na tela do equipamento indicavam muitas peças, algumas grandes, espalhadas pelo leito da Lagoa, em um local distinto do que esperávamos, e a cerca de 100m do local onde suas redes estavam colocadas.

Com as imagens de sonar e as peças entregues pelo Josoe, imediatamente contatei o V COMAR (5º Comando Aéreo Regional) através do Coronel Biasus, piloto de caça, ex comandante do Esquadrão Pampa e contemporâneo do aviador desaparecido neste fatídico e triste acidente.

Ele e a amiga Capitã Damiana, velejadora do Clube Veleiros do Sul (VDS) e dentista da FAB imediatamente se colocaram à disposição para organizar uma reunião com o Major Brigadeiro do Ar Rivero atual Comandante do V COMAR que engloba RS, SC e PR.

Muito bem recebido pelo Comandante da região Sul, nesta reunião combinamos que eu tentaria fazer algumas imagens de vídeo ou foto antes do acionamento de todo o aparato de resgate e o conjunto de ações que se seguem ao encontrar uma aeronave desaparecida com seu piloto.

Com as dificuldades de encaixar as folgas na escala de voo que, precisam bater com a meteorologia perfeita, a missão só pode ocorrer no dia 1 de Setembro quando minha esposa Andrea e eu decidimos dar uma velejada no local e fazer mais alguns levantamentos.

Ao ancorar para preparar o almoço senti que a âncora ficara presa no maior objeto que refletia na imagem do sonar. Para nossa surpresa ao suspender o ferro de nossa embarcação trouxemos uma seção de um dos motores GE J85… exatamente o do F-5.

Novo contato com o V COMAR e agora com o sinal verde do alto comando da Força Área Brasileira, em ação conjunta com a Marinha do Brasil, na próxima semana, ainda dentro da Semana da Pátria, serão desencadeadas as ações de resgate dos restos mortais deste Aviador que, na minha leiga observação dos destroços, sinto que, com a fibra de herói brasileiro e a garra de caçador do Pampa, aguerridamente tentou, até o fim, trazer seu caça de volta pra casa, infelizmente, perdendo a vida na peleia, indo pelear nos páramos do infinito celeste.

Obrigado Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil pelo apoio imediato!
Uma página da história do Esquadrão Pampa e da caça brasileira reescrita 40 anos depois.

Um “ADELPHI” ao bravo Ten Av Chiapetta e que ele finalmente descanse em Paz com a certeza de que jamais foi esquecido!

Bons ventos e bons voos à todos!

Missão Tigre da Lagoa Cumprida.

Cristian Yanzer
Porto Alegre 1 de Setembro de 2022.

*Adelphi – ‘uma saudação honrosa da aviação de caça brasileira, desde a segunda guerra mundial, utilizada para saudar grandes personalidades’.


ENVIADO pelo leitor Guilherme Beck

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
L.D.k

Primeiro meus sentimentos aos familiares.
Espero que agora seja dado o devido descanso.
Por último, parabéns pelo empenho aos envolvidos no clarear do mistério!

Saldanha da Gama

Sigo o relator…..

Stemp

Fiquei sabendo no comentário de Alexandre Garcia. Agora vi aqui no Site! Meus sentimentos à família!

Lúcio Sátiro

Condolências aos familiares, descanse em paz tenente

José Ferraz

Que história incrível!

Rinaldo Nery

Acho, não tenho certeza, que o cmt do 1°/14° GAV naquele ano era o Ten Cel Saito. Depois o Ten Cel Quintino, pai do Paulo Cesar da minha turma, assumiu.

Luiz Antonio

Falando no Brig. Juniti Saito, um dos grandes responsáveis pela seleção do GRIPEN, mantendo as decisões da FAB, segurando o rojão das pressões politiqueiras de então. Pelo menos como acompanhei na época. Provavelmente, se fosse hoje, seria destituido.

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Rinaldo Nery

Se fosse hoje não teria maracutaia no Planalto…

Luiz Antonio

Será mesmo? De verdade?

eduardo

As caixas pretas aquela época não emitiam sinal de GPS?

George

F-5E não tem caixa preta. Naquela época GPS era sonho.

Anderson Mallmann

Finalmente o piloto terá seu descanso eterno, meus sentimentos aos familiares e amigos, e que historio incrível parabéns ao pescador ,a FAB e Marinha do Brasil

Carvalho

Lembro que na época se comentava que o F5 deveria ter ficado encoberto pelo lodo do fundo da lagoa.
Daí a certeza de que nunca seria encontrado.

Alex prado

Quarenta anos depois… Pelo jeito o impacto fez o caça se fragmentar. Eu era criança nesse ano do acidente e a lagoa dos patos é bem complicada tem partes muito fundas.