Conceito do F-35 nas cores da Luftwaffe

Conceito do F-35 nas cores da Luftwaffe

STUTTGART, Alemanha – O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma venda potencial de mais de US$ 8 bilhões em aeronaves F-35 para a Alemanha, aproximando-se de fornecer a Berlim novos aviões de combate para missões de dissuasão nuclear.

O Departamento de Estado anunciou na quinta-feira a aprovação de vendas militares estrangeiras (FMS) para até 35 aeronaves F-35A, juntamente com munições e equipamentos relacionados, por um custo total estimado de US$ 8,4 bilhões.

Esses caças, construídos pela Lockheed Martin, assumirão até 2030 a missão de armas nucleares da antiga frota de aeronaves PA-200 Tornado da Força Aérea Alemã, baseada na Tactical Air Wing 33 em Büchel, Alemanha.

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea Alemã, tenente-general Ingo Gerhartz, e a ministra da Defesa, Christine Lambrecht, anunciaram em março a decisão de adquirir o Joint Strike Fighter, em uma grande reversão dos planos anteriores de comprar aeronaves F-18 fabricadas pela Boeing. Nessa declaração, os dois líderes militares justificaram a decisão apontando para “uma necessidade de unidade dentro da OTAN e uma dissuasão credível” para a Rússia.

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, general Charles Brown, se reuniu com Gerhartz no início deste mês em Rostock, Alemanha, antes da Conferência Global de Chefes do Ar e do Espaço e do Farnborough Airshow em Londres.

O Joint Strike Fighter foi um importante ponto de conversa entre os dois líderes da força aérea, com Gerhartz dizendo ao Defense News que “estamos moldando nosso futuro” com o F-35.

Juntar-se ao programa Joint Strike Fighter é “um marco importante que intensificará ainda mais nossos laços”, disse Gerhartz em comunicado enviado por e-mail ao Defense News após a reunião em Rostock. “Os sistemas de armas compartilhadas são a melhor base para uma cooperação ainda mais estreita.”

Uma fonte próxima ao programa F-35 disse ao Defense News que, caso a venda para a Alemanha fosse aprovada, a aeronave provavelmente seria construída nas instalações da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas.

Juntamente com a Lockheed Martin, os principais fabricantes envolvidos com esta venda do F-35 incluem a Pratt & Whitney, fornecendo 37 motores F135, bem como a Boeing e a Raytheon Technologies. Os pacotes de munições propostos incluem os mísseis ar-ar de médio alcance AIM120C-8 (AMRAAM); bombas GBU-53 de pequeno diâmetro; AGM-158 Joint Air-Surface Standoff Missiles Extended Range (JASSM-ER); Kits de cauda Joint Direct Attack Munition (JDAM); e mísseis AIM-9X Sidewinder.

A Alemanha é apenas uma das várias nações europeias que optaram pelo F-35 fabricado nos EUA para reequipar suas frotas de caças. Mais recentemente, a Grécia enviou uma carta oficial de solicitação para adquirir 20 F-35As até 2028, enquanto a República Tcheca deseja que a aeronave substitua sua frota envelhecida de Saab JAS 39 Gripens.

Enquanto isso, a Finlândia planeja gastar US $ 10 bilhões para comprar 64 aeronaves F-35 para substituir seus F-18 Hornets, com entregas iniciais a começar em 2026. A Suíça também selecionou o Joint Strike Fighter em 2021, comprometendo-se com 36 aeronaves que substituirão seus próprios Frota de vespas.

A Polônia receberá 32 aeronaves F-35A a partir de 2024, após a assinatura de uma carta de acordo entre Varsóvia e Washington em janeiro de 2020. A Bélgica também selecionou o F-35 em 2018 e receberá 34 aeronaves, segundo a Lockheed Martin.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Agressor's

Se equipamento militar sozinho ganhasse guerra seria bom, mas não é só isso. Enquanto eles torram dinheiro com abacaxis, os russos e chineses tem capacidade de produzir milhares de meios como esse, apenas num tapa. E nações autossuficientes como a Rússia tem todas as matérias primas necessárias pra produzir suas armas, os eua e as demais potências europeias não tem e dependem de materiais russos e chineses para produzirem suas armas como as terras raras, numa guerra total os russos e chineses tem grande poder de construção de armamento…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Morgoth

Agora entendi seu nickname, pois esse comentário foi uma agressão aos meus olhos e à minha capacidade cognitiva…

Agressor's

O senhor é um fanfarrão, Morgoth. Mas o que importa é que o Teropode está feliz…

Carlos Gallani

É falação de M no atacado!

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR

Kkkkkk Israel tem mais caças 5 geração que a Rússia

Agressor's

É verdade, que medo é esse que esse povo tem da Rússia não é mesmo? Pra que gastar tanto dinheiro com armas? Mas a realidade é que hoje em dia é um falso investimento comprar armamento de prateleira. Todo país que pretende ser ou continuar sendo soberano tem que desenvolver sua indústria bélica. E hoje país sem bomba atômica é um país desarmado! Depois da invenção da bomba atômica o tamanho deixou de ser importante….

Vinicius

Rússia? N é aquele país com dificuldade de produzir chips básicos??

Fábio mayer

Quanta besteira!

_RR_

Em uma guerra total, ninguém vai construir armas durante os combates… E assim o é pelo simples fato de que não haverá tempo para repor quaisquer perdas… Antes, lá no tempo da coca-cola de garrafinha de vidro, arma era uma coisa mais simples. Aeronaves, por exemplo, poderiam ser produzidas as centenas por dia. Também se tinha mais flexibilidade; quer dizer, antes se poderia pegar um avião francês, por um motor americano e um canhão suíço de boa… Agora, o negócio não é bem assim… As únicas exceções seriam justamente as munições e artigos mais simples (munição pra fuzil ou mesmo… Read more »

Ivan

“…não duvido se dali a pouco aparecer soldado com PPSh…”

Kkkkk…
Essa foi ótima!
Vc foi buscar longe… no tempo,
tipo século passado, pelos idos da WW2.

_RR_

Caro Ivan,

Acho que já estamos chegando lá…

Why is Russia Using Mosin Nagants in Ukraine? – YouTube

Saudações.

Tadeu Mendes

Produzir mockups é barato e rápido. Ninguém bate nem a China e nem a Russia no quesito viagem na maionese.

Jad Bal Ja

Hahaha…. onde estão os “milhares” de Su-57 então?

Chris

Eqto isso… Para substituir a tecnologia ocidental que usava… A Russia se prepara para produzir, ate 2030, seus primeiros modernissimos chips de… 28 nanometros !

Ate calculadora usa coisa mais avancada ! heheh

Last edited 1 ano atrás by Chris
Andre

Quem pode, compra. Quem não pode, fala mal.

Luiz

EUA espalha a doença depois fornece a cura.

Agressor's

Curta, mas magnífica sua explanação….

Fabio Jeffer

Os EUA tentam a qualquer curto manter a Europa dependente

MAB

A russia é que boazinha e não tenta manter ninguém dependente.

Bufão sendo bufão.

Simplesmete uma reação ao cenário que a fada madrinha Putin criou.

Maurício Veiga

Quem criou este cenário foi o expansionismo da OTAN, quem planta chumbo colhe chumbo e o Mundo paga o preço!!!

Chris

Verdade… É que eles iam invadir a Crimeia… Entao a boazinha Russia, foi la tomar o territorio, para defender a populacao local !

Agressor's

Comprar um monte de equipamento militar estrangeiro de prateleira na beira de uma recessão global não me parece a melhor ideia, principalmente se for lutar contra um inimigo que vai usar todo tipo de ogiva nuclear contra vc antes de mandar um soldado…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Bruno Vinícius

“que vai usar todo tipo de ogiva nuclear contra vc antes de mandar um soldado…”

Nesse caso, só vai usar a ogiva nuclear, porque depois disso não vai mais ter soldado vivo para mandar.

Fábio

É por isso que tu tá aí sentado perdendo tempo aqui, enquanto os especialistas decidem a prioridade de cada um.

Vinicius

Ué. Se lançar armamento nuclear vai receber armamento nuclear. Ou vc acha que só a Rússia tem bombas atomicaS?

_RR_

Armas nucleares tem retaliação… e a Rússia, diferente do Ocidente, não tem defesas (exceção feita a um precário sistema defensivo escorado no A-235 ABM ao largo de Moscou). Para o Ocidente, as armas nucleares russas representam uma forte possibilidade de aniquilação. Para a Rússia (e China), as armas nucleares do Ocidente representam uma quase certeza da aniquilação (só não vou dizer que é uma certeza por haver outros fatores que influem na equação) … Isso, aliás, justifica em boa parte o desespero em assegurar territórios (negar espaços para manobra) e a pressão volumosa em países satélites, além do desenvolvimento de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by _RR_
Antunes 1980

Em ritmo acelerado a Alemanha vai se equipando ao níveis da França e Reino Unido.
Só sei que a Rússia não está gostando nada disso.
Podem esperar uma campanha gigantesca de desinformação e críticas a esta excelente aquisição.

Varg

Para uma aeronave cheia de “defeitos de difícil contorno”, o F-35 está vendendo como garrafa d’água no deserto.

Agressor's

A propaganda faz a diferença, mas não a qualidade…

Tutor

Será que irão pagar a comissão do vendedor (Putin) ?

Ricardo Machado

De fato, o Putin(ha) e o Homem do Ano da NATO, conseguiu o que SUCESSIVAS Administrações Americanas não conseguiram desde o “Colapso da URSS”, fazer com que os ACOMODADOS Governos Europeus prestassem atenção a sua PRÓPRIA Defesa, e finalmente tomassem cuidado com a excessiva dependência da Energia Fóssil Russa (Ironia para Estados TÃO preocupados com o Aquecimento Global… ), E PARA COROAR: “EMPURRAR” PARA A OTAN dois novos Membros que eram NEUTROS, mas que o SENHOR DAS RÚSSIAS ameaçou de MANEIRA PÚBLICA É ACINTOSAS, ELE MERECE UMA PLACA EM CERIMÔNIA PÚBLICA, SOMENTE PARA “SACANEAR” O SUJEITO…

Tutor

Pois é Ricardo. E tem uns colegas aqui que juram que ele é o melhor estrategista que já pisou na face da Terra.

À esses, vale aquela canção que cantava Cazuza: “tuas ideias não correspondem aos fatos…”

Fabio Jeffer

É impressionante como a Europa se submete ao EUA, a guerra na Ucrânia promovida pelos EUA em seus próprios interesses tá jogando a Europa numa difícil recessão

Agressor's

Se eles tentarem usar esse abacaxi contra os russos ou chineses, vão todos conhecer a luz e sua origem! rs

NELSON JUNIOR

Quem nunca mas vai ver a luz é o MOSKVA a não ser que cruzador também consiga emergir como um submarino

_RR_

Não é submissão. É necessidade mesmo…

De 1945 a 1991, a URSS ocupou todo o leste da Europa, projetando uma sombra de ameaça sobre todo o restante do continente. Para os países do leste especificamente, foram anos vivendo sob um manto de realidade owerliana, e vão fazer de tudo para evitar se repetir.

Ivan

Exatamente! Simples assim. . A tal expansão da OTAN foi um movimento natural de busca por segurança dos países do Leste Europeu, fugindo (literalmente) do julgo de Moscou e buscando refúgio onde poderiam enfrentar o Urso Russo que, eles sabiam, voltaria mais tarde… como voltou. . Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, “Tchecoslováquia” (que se desdobraria em Chéquia e a Eslováquia), Romênia e tantos outros pediram para entrar na OTAN, com enorme empenho e até adaptações de suas forças, sendo tudo isso com aprovação dos eleitores de cada país. . Outro ponto, para reforçar seu argumento. Qualquer um dos países signatários da… Read more »

_RR_

Caro Ivan,

Perfeito!

Saudações.

Revisor

“missões de dissuasão nuclear” – e desde quando Berlim tem armas atômicas?

Sei das capacidades do tornado – inclusive as nucleares. E sei dos compromissos da luftwaffe para com a Otan.

Mas ao ler essa reportagem me gera estranheza a forma como foi escrita. Vc podiam melhorar essa redação PA.

Camargoer.

Olá Revisor. Os EUA mantém entre entre 15 e 20 bombas nucleares do tipo B61, lançadas por gravidade a partir dos caças Tornado. A Alemanha pretendia adquiris um grande número de F18 para substituir o Tornado, mas parece que agora a ideia seria adquirir F35.

Carlos Gallani

Sabem o que acontece com quem compra o F-35?
Compra de novo!
A “jaca” é boa pra caramba por si só, não tem esse papo de lobby para justificar tantas vendas, typhoon, Rafale, f15, f18, e até mesmo f16 e o gripen são boas opções mas não tem jeito, ser stealth é um baita diferencial.

Agressor's

Isso daí se for usado contra os russos ou chineses, num piscar de olhos já era…

_RR_

Não é o que estamos vendo… Tanto é que russos e chineses estão desesperados com as aquisições de seus potenciais adversários, somando-se ao FATO de que estão forçando de todas as formas o possível o desenvolvimento de seus próprios tipos, já com aquisições preliminares; o que não tem nada demais, no final das contas… É a busca por equilíbrio de poder… Quanto aos russos especificamente, a julgar pelo desempenho aquém no atual conflito… melhor eles não abusarem… Grosso modo, vemos na Ucrânia algo muito semelhante ao conflito russo finlandês de 1940 e a resistência heroica do pequeno país ao norte,… Read more »

Agressor's

Me explica então como a Rússia continua ganhando terreno? Qual foi o avanço da Ucrânia? Que cidade ou cidades eles retomaram? A Ucrânia tem todas as armas ocidentais de ponta disponíveis!

Essa guerra da Ucrânia já está sendo uma derrota vergonhosa pra otan, pois mesmo com a Rússia enfrentando essa aliança militar sozinha ela se encontra avançando e conquistando com seus objetivos…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Ivan

Fatos inquestionáveis: . Ucrânia foi atacada e invadida covardemente pela Rússia; Ucrânia conseguiu expulsar as hostes de Moscou de todo o eixo da Bielorrússia até Kyiv; Ucrânia conseguiu expulsar as hostes de Moscou de boa parte do eixo do Oblast de Belgorod até Kharkiv (lembrando que Kharkiv foi quase cercada; Ucrânia impediu o ataque, ou mesmo o cerco, à cidade de Mykolaiv, visando resguardar inclusive seu porto; Ucrânia está forçando as portas de Kherson (uma retomada?), visando empurrar os orcs russos para o lado leste do Rio Dniepre naquela frente; Em resumo, os invasores russos chegaram a dominar 32% do… Read more »

Tadeu Mendes

Acorda Zé Mané. A Ucrania ja passou da postura defensiva para a o ataque estratégico e punitivo.

_RR_

Ganhando terreno…? Sim… claro… estão avançando algumas centenas de metros por dia em setores isolados, enfrentando pesada resistência de homens e mulheres adestrados às pressas e porcamente alimentados; e isso a um elevadíssimo custo em material e de pessoal, e somente após causar uma imensa devastação com a perda de inúmeras vidas civis. Que cidades retomaram…?! Caro… os russos estavam as portas de Kiev em março. Estamos em agosto e os russos, após abandonarem toda a região norte, central e quase terem batido em retirada do leste para a Rússia, somente conseguiram estacar posições no sul e sudeste do país.… Read more »

Carlos Gallani

A gente está vendo aos olhos a superioridade aérea na Ucrânia, tu não fica com vergonha de escrever estas groselhas não?

Camargoer.

Caro Carlos. A maioria das forças aéreas pequenas tendem a escolher um modelo e fazer compras sucessivas deste modelo. Portanto, parece razoável imaginar que quem escolha o F35 e precise fazer um enorme investimento em infraestrutura continue buscando lotes sucessivos deste modelo, assim como a FAB está fazendo com o F39. A pergunta que sempre encontro dificuldade de encontrar uma boa justificativa é quando um país acaba diversificando compras.

Carlos Gallani

Não é só uma questão de cadeia, é uma questão de tomar gosto pelo equipamento, se fosse ruim ou a quem de alguma expectativa, como já se disse muito por aqui que era “uma bomba” ninguém compraria um segundo lote, pulariam fora da roubada rapidinho. O meu comentário vem neste teor de dizer que é um equipamento no mínimo sólido ao ponto de muitos países sérios terem abraçado a ideia em longo prazo, um ou outro até poderia ser lobby, mas números superlativos de vendas contam outra história! Apesar de saber que o Gripen calça bem no nosso pé fico… Read more »

Camargoer.

Caro Carlos. É preciso relembrar o contexto do FX2 e da oferta do F35 para a FAB para entender as vantagens e desvantagens de cada escolha. Primeiro, a FAB exigia o acesso irrestrito ao código-fonte, coisa que a SAAB e a Dassault garantiram na proposta mas a Boeing dependia da aprovação do Congresso. Outro ponto, o FX2 previa a participação da industria nacional na fabricação dos caças e também previa compensações comerciais. Por outro lado, a oferta do F35 foi feita fora da licitação, o que significaria o cancelamento do FX2 e a escolha direta do modelo. A oferta também… Read more »

Carlos Gallani

Vc considera que o “suco vai ser extraído desta fruta”, eu já não tenho tanta fé nos reais ganhos destes ToT e compensações, nos acabamos sempre comprando poucas unidades para sustentar uma cadeia fabril e não levamos o conhecimento adiante.

Wilton Santos

As principais forças aéreas do mundo estão incorporando caças de 5º geração, enquanto nós estamos adotando um caça de 4º geração. Estamos atrasados, como sempre!

Camargoer.

Olá Colegas. Cerca de 240 milhões de kichute$ por cada aeronave. É preciso reajustar o código da aeronave, de F35 para F70.

Bruno Vinícius

O pacote de armas que foi vendido junto ao caça é bem compreensivo, por isso do valor tão elevado. Para a Finlândia, o F-35 saiu por 146 milhões de dólares a unidade; para a Polônia, 143 milhões; e, para a Suíça, 152 milhões.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Bruno Vinícius

Mais especificamente, são 105 AIM-120, 75 JASSM-ER, 344 SDB-II, 162 GBU-31, 246 GBU-54, 75 AIM-9X; além disso, mais algumas unidades inertes de todas estas, suporte logístico, de software, etc. E só os alemães e americanos sabem a duração do contrato de suporte para o caça, número de peças sobressalentes e outros detalhes que influenciam no preço. Porém, tendo em mente que as aquisições recentes de F-35 por outros países envolveram valores consideravelmente menores, é de se imaginar que o acordo com a Alemanha é mais extenso também nessas áreas.

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/germany-f-35-aircraft-and-munitions

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Camargoer

Olá Bruno. De fato. Por isso fiquei surpreso pelo valor estimado para o programa alemão. Caro a beça.

Bardini

Para quem tem interesse no pacote:
https://www.dsca.mil/sites/default/files/mas/Press%20Release%20-%20Germany%2022-53%20CN.pdf
.
Aliás, para quem achou isso aí caro, na época do FX-2, os 36 Rafales (que tem maluco que defende até hoje) custariam na faixa de U$ 9,0 bilhões, rsrsrs…

Maurício.

Só tem um detalhe, nessa conta teríamos que colocar também os valores para manter 35 F-35 e para manter 36 Rafale por determinado número de tempo, afinal de contas um caça não vale só o quanto custa na hora da compra, mas também o quanto exige para se manter operacional.

Nick

O F-35 como avião de ataque não tem melhor, a despeito dos problemas.

Ivan

Exatamente!!!
.
F-35 ‘qualquerletra’ é o melhor caça-bombardeiro da atualidade.
.
Forte abraço.

Carlos Gallani

Arrisco a dizer que na superioridade aérea só perde para o F-22, baixíssimo RCS e alta capacidade BVR são uma combinação poderosa!

Neto

A Lockheed Martin vai eleger putin, o funcionário do ano!!!

Lewandowski

Isso prova que o ‘Le Jaca’ sempre foi o Eurofighter. Sempre defendi o Rafale; melhor projeto europeu: multifunção, radar AESA bem antes, alta capacidade de carga, capacidade nuclear, tão stealth ou mais que o Typhoon… etc…
.
É caro? É! assim como o EF, mas foi feito pra isso…. quem precisa de Porsche não pesquisa Volks…
.
Pra mim, um engole sapo para a Alemanha e mais um revés para o Typhoon…
.
Com relação ao F-35: escolheram o melhor…
.
Sds

Last edited 1 ano atrás by Lewandowski
Sergio Machado

Conflito na Ucrânia fez disparar as vendas de armamento dos EUA. Estão ganhando bilhões e bilhões em novos contratos, até com quem já tinha dado a negativa anteriormente.
Ainda bem que os EUA não queriam conflito nem derramamento de sangue Ucraniano kkkkkkk

Agressor's

A História sempre se repete. Deveria se renovar, evoluir….

Heinz

F35 está vendendo mais que pão francês no fim de tarde, na padaria aqui do bairro.

Rinaldo Nery

A USAF groundeou a frota por cartuchos defeituosos no assento ejetável.

Tadeu Mendes

Eu gostaria de sabêr sôbre os valôres estatísticos de mal funcionamento dos cartuchos pôr unidade.

Mas de uma coisa eu sei: os requisitos de alto desempênho dos equipamentos militarres americanos são extremamente altos.

Last edited 1 ano atrás by Tadeu Mendes
Carlos Gallani

Uma falha por 900 cartuchos(!!!), qualquer coisa como 0,11% de taxa de falha, isso não demonstra um defeito, demonstra uma capacidade incrível de gerenciar o projeto, é uma falha de nada de coisa nenhuma mas claro, a agenda das putinetes tem que falar alguma coisa pq simplesmente não tem nada pra falar!

Luis Carlos

Como um analista militar falou.
A Europa está se tornando uma nova Porto Rico.
Submissa e dependente dos EUA em quase tudo.
Está claramente em seu ocaso.

Jacinto

Graças ao Putin!