terça-feira, agosto 16, 2022

Gripen para o Brasil

Novo caça KF-21 da Coreia do Sul não é páreo para o J-20 da China, diz analista

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br
  • Um protótipo KF-21 ‘Boramae’ ou ‘Falcão’ completou recentemente um voo de teste de 30 minutos
  • O design sugere capacidades furtivas limitadas, mas o novo jato ainda pode afetar o equilíbrio de poder regional, diz observador de Macau

A Coreia do Sul está trabalhando em um novo avião de combate enquanto busca alcançar a China e a Rússia, mas observadores militares acreditam que seu novo caça KF-21 está longe de ser comparável a caças avançados de quinta geração, como o chinês Chengdu J-20.

No entanto, se implantado em massa, o KF-21 ainda pode alterar o equilíbrio de poder das forças aéreas regionais e também tem potencial para se tornar um forte concorrente no mercado global, disse um analista de Macau.

Isso ocorreu quando o protótipo de um KF-21 “Boramae” ou “Falcão” completou um voo de teste de 30 minutos na última terça-feira (19) da cidade de Sacheon, no sul.

A Coreia do Sul espera que o avião de combate de geração 4+ de fabricação local sirva como uma alternativa mais barata ao Lockheed Martin F-35 Lightning II importado dos EUA, e também visa promovê-lo no mercado internacional de armas.

Seu desenvolvedor, Korea Aerospace Industries, até anunciou um plano de atualização para eventualmente modificar o jato em um caça furtivo.

Atualmente, apenas os Estados Unidos, China e Rússia têm caças de quinta geração prontos para combate – os F-22 e F-35 dos EUA, o J-20 da China e o Su-57 russo – que combinam furtividade, super manobrabilidade, cruzeiro supersônico e aviônicos avançados.

Uma característica chave de todos os caças de quinta geração é o design de superfície otimizado e o armazenamento de armas em compartimentos internos para reduzir a reflexão do radar e manter a discrição.

Chengdu J-20

No entanto, embora o design aerodinâmico do KF-21 tenha adotado muitas das características de um caça furtivo, o voo de teste indicou que ele carregava quatro mockups de mísseis em pontos rígidos externos, sugerindo capacidades furtivas muito limitadas.

Os motores F414-GE-400K de fabricação americana do KF-21 também são uma deficiência clara, pois sua potência não seria capaz de atender aos requisitos dos caças de quinta geração para supercruzeiro e manobrabilidade.

No entanto, com aviônicos avançados, como radar de varredura eletrônica ativa (AESA), pod de designação de alvos eletroóptico, um sistema de busca e rastreamento infravermelho (IRST) e armamentos capazes, incluindo mísseis ar-ar e ar-superfície, o KF-21 está bem qualificado para ser um caça moderno de quarta geração ou geração 4+.

FC-31V2/J-31

“O KF-21 não é nem um concorrente do FC-31 chinês, muito menos do J-20”, disse o comentarista militar Antony Wong Tong de Macau. “Mas pode ser um bom oponente para as variantes posteriores do J-10.”

O Chengdu J-10 é um avião de combate multifuncional de quarta geração fabricado na China, introduzido em 2005, com centenas agora em serviço. Como um jato monomotor, o J-10 é relativamente mais estreito e mais leve que o KF-21, e suas variantes mais recentes, o J-10B e o J-10C, também são equipados com aviônicos avançados como radar AESA, sensor eletroóptico de alvos e buscador infravermelho, e eles também carregam armas capazes.

O Shenyang FC-31 é o segundo caça de quinta geração da China, que teve seu primeiro voo de teste em 2012 e ainda está em desenvolvimento. Tanto o KF-21 quanto o FC-31 são caças bimotores médios, com tamanho e especificações semelhantes, e até alguma semelhança em suas silhuetas. O jato coreano é projetado para uma velocidade máxima de Mach 1,8, a mesma do FC-31.

Demonstrador FC-31V1 (J-31) e KF-21

Suas cargas úteis de armas são de 7,7 toneladas e 8 toneladas, com alcances de combate de 1.450 km (900 milhas) e 1.200 km, respectivamente.
Se tiver um bom desempenho, o KF-21 pode representar alguma ameaça para a China, dada a aliança militar EUA-Coreia do Sul, acrescentou Wong.

Wong prevê uma rivalidade direta entre o KF-21 e o FC-31 no mercado internacional, acrescentando que posicionados no mesmo nicho de mercado estão também a série americana F-16, o russo Su-57 e o turco TF-X.

A Indonésia já está envolvida no desenvolvimento do KF-21, tendo prometido 20% dos custos totais do projeto de US$ 6,7 bilhões.

Espera-se que o primeiro lote do KF-21 seja finalizado e entre em produção em massa em 2026, com pelo menos 40 a serem entregues até 2028 e até 120 até 2032. Será o primeiro caça a atender às demandas da Força Aérea Sul-Coreana para substituir seus aviões de combate F-5E/F e F-16C/D desatualizados.

FONTE: South China Morning Post

- Advertisement -

88 Comments

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
SteelWing

f-16 concorrrente? f-16 Design claramente desatualizado, só se as vantagens forem bastante significativas, ou seja, quse de graça. Creio que não é o preferido de nenhum destes futuros mercados, assim como o Gripen tbm… F-35, Su-57/75 , FC-31 e KF-21 que vão dominar as vendas para os mercados asiáticos, africanos, latinos.

Joanderson

Esse caça KF-21 da coreia do sul não é considerado de 5 geração mas aparenta ser muito mais bem feito do que o Su-57 russo.

Eduardo Angelo Pasin

A guerra na Ucrânia monstros que o caça russos não são tudo oque dizem, para mim um caça com o gripen ng não está tão longe de um su57.

Chris

Evidentemente… O fator piloto e armas conta muito ! Na minha opiniao, ate mais que os avioes !

Enfim… Eu nao duvido… Ja que nem os coreanos dizem que o caça é de 5a geracao… E acho muito valido, ter uma opcao com custo mais baixo que o F-35.

Last edited 21 dias atrás by Chris
Jefferson Ferreira

Em termo de acabamento, sem dúvidas…

Luis Carlos

E isso vc percebeu olhando as fotos na internet.
Vai dormir.

Só um cego ao cubo não percebe que o acabamento do SU57 é péssimo , todo artesanal ….

Chris

Os russos realmente tem essa fama…

Mas acho que nao da pra afirmar isso, se baseando em fotos dos ainda prototipos do SU-57…

Ricardo Machado

No “padrão Russo”! Normalmente no Ocidente, “acabamento artesanal” e uma “finalização esmerada” de um produto industrial que tem um acabamento de “produção em massa”, e é demorado e caro implantar em toda a Série, mas alguns “lotes” Especiais são destacados para Customização Especializada, como vemos em diversos casos Comerciais e Militares, o “Criminoso” PODE ser aprimorado com o tempo, e duvidoso porém, que eles gastem tempo e dinheiro em aperfeiçoar um produto que já nasceu defasado, tendo em vista que como os EUA anúncio o programa de teste de vôo do seu caça de 6° Gen, a Rússia (Parece aquela… Read more »

Luis Carlos

Ô, se é!
Avançadíssimo.
O problema dos sul-coreanos é com o poderoso vizinho irmão e não com os russos.
Não arrume mais complicações para Seul.

Nonato

O cara está comparando caças.

alaor

A velha Estória dos rebites…

Luís Henrique

Mas o Kf-21 não é furtivo, portanto ele poderá concorrer com outros caças de 4a geração Plus como Rafale, Eurofighter, Gripen E, F-16V, Super Hornet, F-15EX, Su-35, Su-30, J-10, etc.
Também vai concorrer com o F-35, mas se o comprador quer um caça furtivo o kf-21 não fará frente.

SteelWing

creio que será pra quem quer um furtivo, mas só tem condições optar por operar um semi-furtivo, ou mesclar pra diminuir os gastos, mas ainda assim levando em conta muitas características da quinta geração e design semi-furtivo, como a própria Coréia do Sul, f-35 e kf-21 operando juntos.

Vc cita mockups russos , qual a lógica de citar um caça 4.++++ Russo juntamente com o F35 ? Parece que vc tá tentando forçar a barra colocando SU57 e um pretendo su75 4G++++ entre o F35 que é uma realidade e o FC35 que é uma futura realidade …..

SteelWing

Tua opinião de torcedor não conta…

Vc não possui o monopólio da tietagem , então relaxe !

Luis Carlos

O F-35 está com graves problemas nos motores.
Mais um nessa saga desse fracasso.

‘F-35 e o “motor que não funciona”: Congresso em fúria com novo relatório que aponta graves problemas.

Continue repetindo isto , talvez dê certo , se isto te trás alívio para suas dores …..não sou eu que vou atrapalhar sua técnica de embuste !

Luis Carlos

Bem.
Quem está falando isso é o Congresso americano.
Coloque no Google: ‘F-35 motores’ e vc verá a enxurrada de reportagens sobre o assunto.
Mas, quem sabe com a Eslováquia comprando alguns, os EUA consigam investir algum capital na melhoria deles.
Estamos esperando por isso já há algum tempo.
Confia!!!!!!

leandro

Mas e os motores do Su 57?quando saem mesmo?Ou vão continuar com os Al 41F de projeto do século passado?

Luis Carlos

F-35 e o “motor que não funciona”: Congresso em fúria com novo relatório que aponta graves problemas.

https://www.youtube.com/watch?v=avx-LbNdx4Y

Acalme-se que os americanos chegam lá.
Só não pergunte quando.

Carlos Campos

F16 é pesado, usa muito alumínio, é antigo, não tem espaço para avançar colocando novos aviônicos, F16 é bom, mas está abaixo do Rafale e do Gripen

Isto foi uma piada ? Confirme para eu poder dar gargalhadas !!!

Carlos Campos

é a realidade, se quiser pode rir

O block 72 acabou de dizer que vc não sabe é de nada !

Carlos Campos

Block 72 continua pesado, sem super cruise, so consegue pelado, usa mísseis inferiores aos do Gripen e Rafale, o radar é única coisa melhor, IRST que mesmo pequeno gera peso e arrasto fazendo com que leve menos combustível ou armas, o novo radar dele ocupa toda ponta do bico, não tem pra onde ir com um radar maior, a não ser que tecnologia evolua para ter um radar ainda melhor, não tem tantas antenas de EW quanto o Gripen e o Rafale, e elas cobrem mais a área frontal e lateral, materiais novos do gripen e do rafale ajudam a… Read more »

Vc sabe pra que serve o super Cruise ? Não sabe , fica repetindo esta bobajada por ouvir falar … Pra que serve o super Cruise xings ? Para de contabilizar mortos desta guerra e pesquise de obre super Cruise antes de falar sobre !

Carlos Campos

Nossa já fui xingado pelo Xings, agora me xingam de Xings, me superei kkkkkkk

DSC

“Block 72 continua pesado…” O F-16 Block 70/72 é mais leve que: -todos os outros teenseries; -F-22A; -F-35A/B/C; -Eurofighter; -Rafale B/C/M; -toda a família Flanker; -toda a família Fulcrum; -J-20; -J-10A/B/C; -KF-21; … De novo, eu pergunto, como assim o F-16 é pesado? Defina pesado. “…sem super cruise, so consegue pelado…” O Gripen E/F não tem nenhuma vantagem de supercruise sobre o F-16. O “supercruise” do Gripen só existe voando limpo ou com dois IRIS-T nas pontas das asas. Igual o F-16. E nem se quer mesmo o Rafale é capaz de supercruise quando ele voa numa de suas típicas… Read more »

Last edited 19 dias atrás by DSC
DSC

“F16 é pesado…”
Como assim o F-16 é pesado? 
E isso importa porquê?

“…não tem espaço para avançar colocando novos aviônicos…”
?
Tem sim.

“…F16 é bom, mas está abaixo do Rafale e do Gripen”
Não está não. 
Tanto o F-16E/F Block 60 como os F-16V Block 70/72 não devem nada em relação ao Rafale F3-R e Gripen E/F (a exceção é o sistema MAWS, coisa que os F-16 não possuem).

Bueno

OFF TOPIC
O FAB2901 -A330 C-30 Chegou no Brasil
Olhem o voo estratégico , 10.200 km Direto de Los Angeles a Campinas SP, 

https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab2901#2cc8802c

Last edited 21 dias atrás by Bueno
Red Pill - 红色药丸

Qualquer um sabe disso

🇺🇸🇺🇦🇺🇸🇺🇦🇺🇸🇺🇦🇺🇸🇺🇦🇺🇸

Artrópode, sua franguinha little bitch de estadunidenses, vai dormir porque hoje você excedeu todos os seus limites de estupidez, falou shit pelos cotovelos e apanhou bastante e merecidamente de muita gente.

Vai tomar um dorflex e se enrolar no cobertor…

Nonato

A seita lulomadurenha está em alvoroço…

Nao discuto com pessoas desprovidas de empatia e preconceituosas , recolha-se a sua insignificância Zeus !!!

Red Pill - 红色药丸

DAEW KINGS, BLZ ?

Maurício.

O caça coreano é claramente uma “cruza” entre um F-22 e um F-35, mas curiosamente ninguém chama ele de cópia, já quando é um J-35 chinês aí os “advogados” dos americanos aparecem aos montes…

Romão

Mas a Coreia pode copiar. Colônia americana tem esse “privilégio”. rsrs

Teropode🇺🇦🇺🇦🇺🇦Slava ucraina

E ainda fazem 7 refeições por dia , além de terem 3 entre as 19 maiores empresas tecnogicas do mundo , já a colônia chinesa do norte ……., bem , com muita sorte tomaram um sopão enviado pelo ocidente hoje !

WSilva

O lado sul, embora desenvolvido está ocupado, o lado norte é independente e com um punhado de ogivas nucleares para mandar na cabeça dos japoneses e americanos caso esses tentem escravizar o povo coreano novamente.

Nemo do Nautilus

UAU…
É sério que você defendeu a coréia do norte?

É fácil defender este povo livre e bem nutrido não estando morando lá 😬😬😬😂

Rogerio

Q disse o povo norte coreano não sai gentes??

Teropode🇺🇦🇺🇦🇺🇦Slava ucraina

Vc tá se sentindo mal ? Ligue 192 ,seu raciocínio tá falhando , se cuide ,,!

Teropode🇺🇦🇺🇦🇺🇦Slava ucraina

A tá , entendi ! 🤣🤣🤣🤣🤣👍👍👍👍Vc tá sertissimo !

Adriano Madureira

O lado sul, embora desenvolvido está ocupado, o lado norte é independente e com um punhado de ogivas nucleares para mandar na cabeça dos japoneses e americanos caso esses tentem escravizar o povo coreano novamente”.

Sério?!

comment image

Desde quando o povo norte-coreano deixou de ser escravo cara-pálida?!

Jagdverband#44

excelente kkkkkk

Sensato

Independente?

Nonato

Ainda bem que Cuba e Coreia do Norte são países livres, soberanos, prósperos…
Lavagem cerebral na veia…

Sensato

A grande diferença nesse caso é a consultoria da LM no caso da CS vs o roubo dados no caso da RPC.

Thiago A.

Os coreanos chegaram nesse ponto depois de anos de colaboração com a indústria ocidental e desenvolvimentos próprios, começaram produzindo aeronaves sob licenças como os F-5 e KF-16. Depois foi a vez do treinador T-50 em parceria com a Lockheed Martin.

Esse último projeto também teve suporte e assistência da Lockheed Martin .
Natural que o design tenha algumas semelhanças .

A Coréia não furtou segredos industriais e militares. È uma baita diferença, provavelmente a crítica de alguns colegas reside nesse aspecto.

Enfim, os coreanos estão realmente de parabéns, um avanço incrível para a indústria aeroespacial deles.

Maurício.

“Os coreanos chegaram nesse ponto depois de anos de colaboração com a indústria ocidental e desenvolvimentos próprios”

E os vários anos de colaboração entre China e Rússia, fabricando localmente versões de Mig e depois fazendo seus próprios e com melhorias não contam?
E se a China furtou tecnologia americana é mais um mérito chinês, não é qualquer um que consegue isso.
O fato é que são aeronaves muito parecidas, até porque é quase um padrão nesse tipo de aeronave, não tem como fugir disso, mas o blá blá blá vai só para o lado chinês.

Fernando

Segundo analistas a Rússia tomaria Kiev em três dias.
Segundo analistas as sanções ocidentais derrubariam Putin até maio.
Estamos bem de analista ultimamente.

Romão

São diferentes. O chinês tem baias internas e o coreano, externas. O coreano é de geração 4++ e o chinês, de quinta.

Luiz Guilherme

Se ele é furtivo, porque é considerado de geração 4+ ?

J-20

Ele tem certas capacidades furtivas, mas por não ter um compartimento interno de armas, não pode ser colocado no bolo que são os caças de 5ª geração

DSC

Porque ele na verdade não é furtivo, atualmente.

Em termos de RCS o KF-21 está na mesma categoria de caças 4.5G como o F/A-18E/F, Gripen E/F, Rafale, etc, e não na categoria de F-35, F-22, J-20… 

Além disso, furtividade não é o único requisito necessário para ser considerado 5G. 

Last edited 21 dias atrás by DSC
Teropode🇺🇦🇺🇦🇺🇦Slava ucraina

Há controvérsias , sem os cabides externos ele possui um rcs menor do que de todos stealths chineses ( o russo não conta porque é um 4g) , portanto num segundo momento ele receberá baias internas , basta reparar a estrutura dos dutos eds entrada de ar do motor …

sub urbano

Com qlqr penduricalho nas asas brilha igual uma arvore de natal dos radares do S-400.

O s400 tá quietinho na moita com medo de velhos miga 29 , imaginem quando chegar os F16 block 72 !

A furtividade está programada para um próximo desenvolvimento , certamente a consultoria da Lockheed não quer um competidor para o F35 até este vender bastante , desconfio disto !

Up The Irons

FONTE: South China Morning Post

J-20

A esse analista idiotizado: o KF-21 não foi feito com o intuito de combater aeronaves stealth, mas sim para combater a numerosa, mas obsoleta, força aérea da Coréia do Norte. Fazer tal comparação é, no mínimo, desonesto.

WSilva

E não é o que os gênios daqui fazem ao comparar os PAs dos EUA com os da China? rs

Maurício.

Na minha opinião o F-15 dá conta com sobra da “força” aérea da CN, se bobear até o treinador T-50 dá conta!
Esse é mais para substituir os F-5 e F-16 antigos e desatualizados como está no texto, e a comparação na minha opinião não é desonesta, já que provavelmente a CS considera a China um adversário.

Last edited 21 dias atrás by Maurício.
J-20

Sim, eu também concordo que os F-15 e F-16 são mais que o suficiente, mas devemos lembrar que as capacidades da sua força aérea precisam estar em constante atualização e o KF-21 pode ser a base para um futuro caça stealth produzido pela indústria coreana.
E para um possível enfrentamento com o J-20, a Coreia do Sul tem o F-35 como caça stealth. O KF-21 vai combater os J-10/11/15/16 como seus oponentes primários.

sub urbano

Só o brasil que parou no tempo comprando um caça de 4ª geração que ainda não opera sequer um misero esquadrão.

Thiago A.

OFF “Itália acelera com o TEMPEST, fundos quase duplicam 25/07/2022 | PIETRO BATACCHI Decisão acelerada da Itália sobre o programa TEMPEST. Como aprendemos com o DPP ( Documento di Pianificazione Pluriennale) 2022 que se tornou público, de fato, a Itália decidiu quase dobrar os recursos financeiros para o sistema de combate aéreo TEMPEST -6ª geração. Os fundos já atribuídos aumentaram assim de 2 mil milhões de euros para 3,795 mil milhões, sendo 220 milhões este ano e 345 milhões no próximo. Esses fundos cobrem a fase de pesquisa e desenvolvimento do programa, que até o ano passado tinha uma necessidade… Read more »

Last edited 21 dias atrás by Thiago A.
Carlos Campos

 supercruzeiro e manobrabilidade.,, os únicos que tem esses atributos é o aprimorados é o F22 e SU57, o F35 só bem manobrável na versão A. J20 naõ sei sobre a manobrabilidade.

Colocar SU57 entre os caças 5G é um erro de avaliação ,o F106 tinha baia interna como o SU57 e nem por isso era stealth , não caiam no papo furado dos russos …m

Carlos Campos

olha eu coloco ele na ala dos furtivos, mas é claro que não acredito que ele tenha o grau de furtividade do F35 e do F22, pontos de rebite muito à mostra, canopi dele não é interisso igual do F22 e do F35, mas ele deve ser o suficiente para ser notado na área de operação bem depois de outros caças.

Theo Gatos

O texto parece partir da premissa que esse caça tinha como objetivo superar o J20 o que eu acho que nunca foi a motivação… Ou até mesmo que clientes não alinhados com o ocidente seriam o mercado alvo competindo assim diretamente com a China o que tampouco é fato…

A CS também está comprando muitos F35, esse sim com uma paridade maior em capacidades comparadas com o J20, mais pra frente aliás o próprio autor comenta… Boa parte do raciocínio foi feito sobre uma premissa que não era a original…

Sds

carlos alberto soares

É isso aí Grego, bem comentado.

Adriano Madureira

O KF-21 tem RCS similar ao eurofighter Typhoon…

Joe

“Atualmente, apenas os Estados Unidos, China e Rússia têm caças de quinta geração prontos para combate”

Que eu saiba, apenas os EUA tem aeronaves de quinta geração prontinhos para o combate. O remendao 57 não forma nem um esquadrão, NAO é atealth comparado aos americanos e os aviões chineses são uma incógnita. Mas se nem os motores avançados necessários eles conseguem fazer ainda, como dizer que estão prontos? Uma piada esse analista.

Maurício.

“Prontos para o combate” hoje em dia significa jogar bombas em terroristas de sandálias e ak-47 em algum rincão desse mundo, e isso aparentemente tanto o F-35 quanto o Su-57 já fizeram, só falta o J-20 achar uns terroristas para ganhar o selo de “testado em combate” ou alguma baboseira do gênero.

Joe

Faltam argumentos ou você é apenas um poço de ignorância mesmo? Falou, falou, falou e não disse nada. Selo sputinoide de qualidade.

Maurício.

“Selo sputinoide de qualidade.”

Claro, falou o “selo do departamento de defesa americano de qualidade”…🤭

Last edited 20 dias atrás by Maurício.
Andre

Ué, qualquer avião de 4gen, mesmo 4++++++g não será páreo para qualquer avião de quinta. Precisa vir um genial analista para falar isso?

“O KF-21 não é nem um concorrente do FC-31 chinês, muito menos do J-20”, disse o comentarista militar Antony Wong Tong de Macau. “Mas pode ser um bom oponente para as variantes posteriores do J-10.”

O proprio analista/comentarista já diz isso. 4gen contra 4gen, conra 5gen não dá. Parece que esse povo esqueceu o que o primeiro 4gen fez com o mais avançado 3gen.

Alfredo Araujo

Eu chamaria esse avião de 5º gen – (menos) rsrs

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O KF21 não é feito para combater o J20.

Esta função (se é que um dia será necessária) é do F35, que a Coreia do Sul também opera.

h.saito

A Coreia do Sul não é burra, deixarão o trabalho sujo inicialmente para os Estados Unidos antes de se embrenharem em combate.

Maurício.

Esse trabalho sujo seria os americanos darem início em uma suposta guerra contra a China? A guerra na Ucrânia está aí para todo mundo ver que os grandes nunca vão se atacar diretamente, quem pensa que os grandes um dia vão entrar em guerra uns contra os outros são apenas os torcedores.

Arthur

Falam que os chineses copiam, mas essa ‘trapizonga’ é meio F-22 meio F-35, ou seja, não é coisa nenhuma! Que bicho feio! E com a mesma droga de turbina! Saudades dos tempos dos F-15, F-16, e dos Tomcat, esses sim eram aviões bons e bonitos. Enfeiaram o design em troca de uma suposta furtividade que os sérvios já demonstraram ser inútil em 1999. É realmente uma alternativa barata.

Luiz Trindade

Kkkkkk… Logo vi de onde é a reportagem… “South China Morning Post“! Deixa aparecer outra reportagem vindo de outra fonte que ae eu levo a sério!

Gustavo

Mas se alguém pensou isso, errou feio. O J-20 esta anos luz na frente. É outra categoria, de Su-57 e F-22.
É no máximo comparado ao F-Bug ou J-35, forçando muito a barra.

Últimas Notícias

Qatar recebe primeiro caça Eurofighter Typhoon

Na segunda-feira, 15 de agosto de 2022, a primeira aeronave Typhoon destinada às Forças Armadas do Qatar foi entregue...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -