Embraer e Aeroplex assinam memorando de entendimento para apoiar as aeronaves KC-390 da Hungria

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Concepção do KC-390 da Hungria

Budapeste, Hungria, 3 de junho de 2022 – A Embraer e a Aeroplex assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) para cooperar em um projeto para qualificar a Aeroplex como Centro de Serviço Autorizado da Embraer (EASC, na sigla em inglês) na Hungria. O objetivo é apoiar e permitir que a Aeroplex forneça manutenção das aeronaves KC-390 Millennium das Forças de Defesa da Hungria.

“Este MoU faz parte do compromisso da Embraer de expandir a colaboração com a Hungria no campo aeronáutico”, disse Leonardo Lopes Ferrucci, Head da Embraer Defesa & Segurança na Hungria. “A capacidade de manutenção local se tornará uma vantagem operacional para o suporte do KC-390 húngaro após a entrada em operação.”

O governo húngaro assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão C-390 Millennium, em sua configuração de reabastecimento em voo (AAR, na sigla em inglês), designada KC-390. A aquisição faz parte do processo de fortalecimento das capacidades das Forças de Defesa da Hungria. A primeira aeronave está programada para ser entregue em 2024.

“Estamos felizes em trabalhar com a Embraer neste projeto primordial para as Forças de Defesa da Hungria”, disse o CEO da Aeroplex, Demény Árpad. “Enquanto a Embraer traz sua experiência de mais de 50 anos apoiando aviões em todo o mundo, a Aeroplex aplicará todo nosso conhecimento e portfólio diversificado para atender ao KC-390 Millennium. Tenho certeza de que aprenderemos muito juntos.”

O KC-390 para as Forças de Defesa da Hungria será o primeiro no mundo com uma Unidade de Terapia Intensiva em sua configuração, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias. A aeronave atende plenamente aos requisitos das Forças de Defesa da Hungria, sendo capaz de realizar diferentes tipos de missões militares e civis, incluindo Evacuação Médica, Transporte de Carga e Tropas, Lançamento de Carga de Precisão, Operações de Paraquedistas e AAR.

Estes KC-390 são totalmente compatíveis com as operações da OTAN, não apenas em termos de hardware, mas também em sua configuração de aviônica e comunicações. Além disso, o sistema de reabastecimento do KC-390, de sonda e cesto, permite à aeronave reabastecer o JAS 39 Gripen húngaro, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia.

Em agosto de 2021, a Embraer anunciou a abertura de um escritório em Budapeste, capital da Hungria, com o objetivo de fomentar a cooperação no país. A iniciativa faz parte da estratégia da Embraer de estabelecer novas parcerias em mercados selecionados. Alguns dos principais aspectos dessa cooperação futura são os esforços de colaboração com novos parceiros, projetos de longo prazo e investimento em tecnologia confiável para aplicação em uso civil e militar.

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Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Camargoer.

Olá Colegas. Apenas para registro. O contrato da Hungria foi de US$ 300 milhões por dois aviões. Para comparação, o Egito pagou US$ 2,2 bilhões por 12 C130J.

Hellen

Pelo comentario em off la na Embraer é que o Egito vai de kc-390 pelos beneficios oferecidos off-set pela Embraer!!!
Agora quero ver o egito cancelar o contrato com os americanos !!!!

Luiz Antonio

Se depender dos americanos é muito provável que os egípcios “engulam” os Hercules com aquela famosa “compensação não contabilizada”. Ou concessões por outros meios indiretos. Os caras não são amadores.

Adriano madureira

Egito pode muito bem comprar as duas aeronaves ou diminuir o número de C-130…

Palpiteiro

Legal. Lembrando que no passado já montaram o tucano.

Sensato

Ela tem mesmo que oferecer tudo que puder aos primeiros clientes. Pelo menos até emplacar um número bom de vendas.

Luiz Antonio

É necessário conhecer se os parâmetros são os mesmos numa análise justa. Assim, palpite “seco”, duas possibilidades: Ou a EMBRAER vendeu barato (ou o KC-390 possui custo realmente mais baixo, o que não creio) ou o Egito pagou muito mais caro. Pessoalmente considero um ótimo contrato da EMBRAER para começar a colocar a “viatura” para operar em outros países. Considerando que a EMBRAER não tem apoio real do Governo Brasileiro, via órgãos competentes (??????), até que é um bom contrato. De dois em dois vai caminhando.

Jadson S. Cabral

Eu se fosse você não duvidaria não. O KC-390 tem dois motores civis a reação que são dos mais comuns no mundo, já o Hércules possui 4 motores bem mais complexos e com hélices de passo variável, que existe ainda mais manutenção. Isso sem falar numa série de outros sistemas do Millennium que tbm vem do mercado civil.
Com absoluta certeza eu não posso afirmar, mas se eu tivesse que apostar, apostaria que a operação do Super Hércules é bem mais cara

Luiz Antonio

Bem argumentado. Realmente o KC-390 apresenta componentes comuns com aeronaves do mercado que o Hercules não possui.

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Camargoer.

Olá Luiz. Segundo apurei, o custo da hora de voo do C130J da USAF é da ordem de US$ 7 mil. Não sei o custo do KC390, mas o custo do Airbus A320, flybywire e com os mesmos motores do KC390, é da ordem de US$ 7 mil, lembrando que o KC390 carrega mais carga, tem maior autonomia e maior velocidade máxima.

Rommelqe

Apenas para registro adicional, lembrar que, como o Egito já opera há tempos alguns C130, os dispêndios correspondentes a treinamento/operação e manutenção dos mesmos seria, em tese, um fator a seu favor. Contudo, considerando a comparação com a aquisição da Hungria, tais custos devem ser diluidos em apenas (por enquanto…) dois exemplares dos KC390. Assim a comparação entre doze C130J e doze KC390 para o Egito, seria ainda mais favorável para o avião brasileiro, ficando o preço total brasileiro, a levar em consideração os valores declarados pelo Camargoer, ainda inferior aos aparentes 80%. Anda há que se considerar que o… Read more »

Sensato

Certo mas com o que incluso no pacote? Apenas valores totais e número de vetores não dão uma dimensão completa do contrato.

Camargoer.

Caro Sensato. Os dois contratos incluem apoio logístico e treinamento. Os egípcios compraram alguns motores sobressalentes. Como a compra do C130 foi via FMS, não existem compensação comercial, ao contrário do acordo com a Embraer.

Marcelo

Parece que na Holanda o Kc-390 vai ganhar mais um cliente,esta bem posicionado na concorrencia de la !!!
https://aeroin.net/embraer-esta-prestes-a-divulgar-um-novo-parceiro-industrial-para-o-kc-390-millennium/?amp

Stemp

Eu tenho certeza de que vão me massacrar, mas eu vou postar mesmo assim. Desde o começo eu digo que a pintura do KC-390 é feia de doer! Feia, muito feia! E segundo o meu entendimento, se ao menos um único exemplar tivesse uma pintura PARECIDA com o da imagem que ilustra este post, as vendas poderiam ter alcançado um desempenho melhor. Ok, ninguém que avalia uma aeronave olha para este aspecto, apenas para todo o conjunto que envolve o preço, tecnologia embarcada, desenvolvimento, bla bla bla… Mas, se fosse REALMENTE assim, não haveria preocupação alguma com a propaganda, certo?… Read more »