Eve faz parceria com a Porsche Consulting para definir estratégia global de manufatura, logística e cadeia de suprimentos do eVTOL

3

Eve eVTOL

São José dos Campos, SP, Brasil – 31 de maio de 2022 – A Eve Holding, Inc. (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW), líder no desenvolvimento de Mobilidade Aérea Urbana de última geração (“UAM”, na sigla em inglês), e uma subsidiária da Embraer S.A. (“Embraer), anunciou hoje a escolha da Porsche Consulting, Inc. para apoiar a definição da macro estratégia global de cadeia de suprimentos, fabricação e logística das suas aeronaves elétricas de decolagem e pouso na vertical (eVTOL, na sigla em inglês).

Considerando aspectos de inovação e pesquisa em manufatura avançada, as empresas vão combinar seus respectivos conhecimentos em indústria aeronáutica e automotiva para orientar o plano de implementação da Eve. O acordo master de serviço iniciado entre as organizações inclui estudos sobre operação industrial, logística, cadeia de suprimentos e distribuição de partes em um movimento sem precedentes e orientado por eficiência, produtividade e segurança.

O estudo vai endereçar escalabilidade e produção distribuída, conforme desenvolvimento do mercado de mobilidade aérea urbana ocorrer, para atendimento da demanda projetada. Uma ampla gama de soluções é considerada para atender necessidades específicas da indústria em um momento que a transformação digital gera novas possibilidades de uso de tecnologias mais ágeis voltadas ao negócio e às metas de sustentabilidade.

“É uma grande satisfação trabalhar ao lado de um líder da indústria que pode nos apoiar com tomadas de decisões estratégicas. O ecossistema de mobilidade aérea urbana está crescendo rapidamente, e só conseguiremos atingir o nosso objetivo se despertarmos entusiasmo para as novas ideias que surgem nas áreas de manufatura e cadeia de suprimentos”, disse André Stein, co-CEO da Eve. ”Estamos entusiasmados para descobrir todas as novas oportunidades que há por vir, uma vez que as tecnologias estão alterando profundamente o ambiente de produção industrial.”

Rudy Leutz, CEO of Porsche Consulting Ltda, disse: “Estamos muito orgulhosos dessa nova parceria com a Eve porque temos a oportunidade de moldarmos juntos o futuro da mobilidade. Compartilhamos dos mesmos valores, e com nosso conhecimento de empresa líder da indústria, seremos capazes de questionar e desafiar conceitos existentes de logística e fabricação. Vamos redesenhar o conceito de industrialização para essa nova aeronave, baseados nos mais altos níveis de eficiência, qualidade, segurança e centrados no cliente!”

Siga a Eve e Embraer no Twitter: @Eveairmobility @Embraer

Sobre a Porsche Consulting

A reorganização bem-sucedida da fabricante de automóveis esportivos Porsche originou a fundação da consultoria empresarial Porsche Consulting, em 1994. Na época, o excelente resultado e a superação da grave crise trouxeram à Porsche tantas experiências e conhecimentos, que a ideia de compartilhar essas competências com outras empresas nos pareceu natural. Assim, quatro funcionários da Porsche integraram a equipe pioneira da Porsche Consulting e, desde então, o pequeno escritório de Zuffenhausen, em Stuttgart, sede da montadora, expandiu, tornando-se uma empresa de consultoria de atuação mundial – com escritórios em Stuttgart, Hamburgo, Munique, Berlim, Frankfurt, Milão, Paris, São Paulo, Atlanta, Palo Alto, Pequim e Xangai. São 700 funcionários, entre eles um grande número de engenheiros e administradores que aplicam soluções conceituadas da indústria automobilística em todos os segmentos de negócios, apoiando os clientes na implementação de estratégias. Se originalmente o foco de gestão da consultoria estava na transformação Lean, hoje enfocamos cada vez mais na digitalização.

Sobre a Embraer

Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a Eve Air Mobility

evtol-eve-embraer-medidas.jpg
Eve eVTOL

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema UAM. Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, respaldada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer, e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema UAM, com um projeto eVTOL avançado, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dilbert_SC

Toda a tecnologia envolta no eVTOL vai sempre esbarrar no mesmo ponto: a baixa densidade de energia das baterias.

As baterias já evoluíram muito na última década, mas ainda estão muito longe de ter o mesmo desempenho (em termos de densidade energética) de um combustível convencional (querosene, gasolina, etc.).

Sensato

Isso é o copo meio vazio e não é mentira. O copo meio cheio é que as baterias são apenas um dos elementos que afeta o desempenho do veículo. Se ele já é viável com o que se tem disponível hoje e como elas evoluirão e não involuirão, futuramente, quando existirem tecologias mais maduras e eficientes, o que já for bom, ficará ainda melhor.

Jadson S. Cabral

Por isso que pelo menos para agora esses veículos estão sendo pensados para deslocamentos curtos, coisa de 30 minutos a no máximo 1 hora. A ideia não é fazer a ponte aérea, mas sim, deslocar-se dentro de grandes cidades, como SP e Rio, de um aeroporto até sede de uma empresa, de um ponto perto da sua casa até o seu trabalho… a ideia do eVTOL, pelo menos para agora, é ser um complemento, parte de uma malha de transporte mais complexa