domingo, maio 22, 2022

Gripen para o Brasil

Embraer e Eve avaliam tecnologias de voo autônomo em operação no Rio de Janeiro

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

São José dos Campos – SP, 6 de maio de 2022 – A Embraer S.A. (“Embraer”) concluiu uma série de voos experimentais voltados para avaliação de novas tecnologias de sistemas autônomos em condições reais de voo. Os ensaios realizados no Rio de Janeiro têm o objetivo de viabilizar operações autônomas seguras em ambientes urbanos complexos.

A coleta de dados e avaliação em tempo real dessas tecnologias em área urbana utilizou um helicóptero pilotado como parte do Projeto de Sistemas Autônomos da Embraer (Project EASy, na sigla em inglês) que utiliza processos ágeis de testes para o desenvolvimento de soluções que possam impulsionar a aviação autônoma do futuro.

A companhia trabalhou com a Eve UAM, LLC (“Eve”), uma empresa da Embraer S.A. dedicada a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (“UAM”), e em colaboração direta com os parceiros Daedalean, Iris Automation e Near Earth Autonomy durante sete dias. Neste período, as empresas exploraram cenários convencionais e extremos para as fases de decolagem, subida, voo de cruzeiro, aproximação e pouso. Os helicópteros da Helisul Aviação, uma empresa que colabora com a Eve no desenvolvimento de UAM no Brasil, foram conduzidos por pilotos profissionais durante todo o percurso enquanto os sistemas capturavam dados e desempenhavam cálculos instantaneamente.

“Este projeto nos permitiu avaliar tecnologias em tempo real e também coletar informações que posteriormente serão usadas em simulações,” disse Julio Bolzani, head de sistemas autônomos da Embraer. “Importante notar que não estamos nos movendo diretamente para uma operação completamente autônoma. Assim que a Eve iniciar seus voos, pilotos estarão a bordo e se beneficiarão da aplicação dessas tecnologias através de uma operação segura e simplificada do veículo até que a certificação completa de um sistema de voo autônomo para Mobilidade Aérea Urbana seja alcançada.”

Este processo experimental está conectado com o Conceito de Operações (CONOPS) coordenado pela Eve desde 2021 no Rio de Janeiro, em cooperação estratégica com parceiros e entidades governamentais para converter o conhecimento adquirido em dados de trabalho e estrutura de análise que possam orientar todos os aspectos operacionais do futuro da Mobilidade Aérea Urbana.

“Toda informação e dados levantados neste projeto, bem como as soluções técnicas em desenvolvimento, vão apontar os caminhos para o voo completamente autônomo dos eVTOLs no futuro,” disse Andre Stein, co-CEO da Eve. “Estamos empolgados com todos os aspectos operacionais exercitados e dados adquiridos neste projeto, que está diretamente conectado ao nosso CONOPS. Estes são passos sólidos e seguros para introduzir operações autônomas no futuro, e acelerar a acessibilidade e o crescimento do mercado de UAM.”

Siga a Eve e Embraer no Twitter: @Eveairmobility @Embraer

Sobre a Embraer

Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve é uma nova empresa independente dedicada a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês). Beneficiando-se de uma mentalidade de start-up, respaldada pela história de mais de 50 anos de expertise aeroespacial da Embraer, seu foco singular adota uma abordagem ampla para a indústria de UAM, oferecendo um ecossistema holístico. Sua aeronave elétrica avançada (EVA), aliada a uma rede global abrangente de serviços e suporte, e uma solução única de gerenciamento de tráfego aéreo fazem da empresa uma concorrente forte na indústria. A Eve é a primeira empresa a se formar na EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

- Advertisement -

6 Comments

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Macedo

Talvez num nicho isso não seja ruim, mas o futuro da mobilidade urbana está em eliminar os carros de vez.

Joe

Não sei se eliminar, mas que do jeito que está não dá, isso sim. E a maioria dos carros com 1 pessoa só dentro. Precisamos melhorar isso.

TR xavante

Acho que o transporte terrestre dificilmente vai ser totalmente eliminado, não nas próximas décadas pelo menos, acredito que o que vai ser eliminado é o motorista, com a popularização de carros autônomos.

Bruno

Eu gostaria muito de saber porque escolheram o RJ e não SP? Tendo em vista que SP tem a segunda maior frota de helicópteros executivos do mundo, com certeza há um motivo, mas eu gostaria muito de saber qual é.

Joe

Marketing. Aproveitar as belezas naturais retocadas com photoshop para esconder a pobreza típica das grandes cidades brasileiras e pronto.

Last edited 15 dias atrás by Joe
SGT MAX WOLF FILHO

É aquele ditado ” quem não faz, vê acontecer” parabéns a Embraer!

Últimas Notícias

Operação Rimon 20: Caçadores israelenses versus caçadores soviéticos

Sérgio Santana O fim da Guerra dos Seis Dias de 1967 deixou as forças israelenses no lado leste do Canal...
- Advertisement -
- Advertisement -