Os dois aviões de transporte ou “multimissão” KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), devem ser utilizados para resgatar os brasileiros que se encontram na Ucrânia.

No total, são cerca de duzentas pessoas, sendo quase 150 brasileiros e um número ainda incerto de latino-americanos “apoiados pelo Brasil”, de acordo com fonte de primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro, que confirmou a operação. As aeronaves são novas e constituem um dos sucessos da Embraer.

O resgate é iniciativa dos ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Braga Netto (Defesa), por ordem do presidente Jair Bolsonaro.

Viviam na Ucrânia, até o início da invasão, cerca de 500 brasileiros. Mas a maioria já saiu do país por meios próprios e há os que decidiram ficar.

O resgate não pode ser feito na Ucrânia porque o espaço aéreo está fechado, por isso os brasileiros precisam se deslocar a países vizinhos.

A embaixada brasileira disponibilizou trens e há também ônibus disponíveis para esse transporte para a Romênia e Polônia.

FONTE: Cláudio Humberto, via Diário do Poder

Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tutu

Olha o MRTT sendo útil novamente.

Mas é uma boa propaganda para os KC-390, no Twitter qualquer avião militar visto na região vira notícia.

Sucesso na missão, e vamos buscar nossos irmãos.

Henrique

Exatamente. Retirar os caras lá da china, buscar vacinas e agora esse pessoal ja soma TRÊS motivos pra ter 1 MRTT na ultima década. tomara que continue aparecendo mais motivos pra justificar ter 2 e um deles não virar avião VIP

Tutu

Eu colocaria a retirada dos pacientes de Manaus tbm nesse lista, a trabalho feito com os C-99 e os C-105 foram heroicos, porém tem só os C-105 tinham kits próprios para Med-Vac, e segundo relatos as viajens nos C-99 foram duras para os pacientes.

Johnny

Num passado recente, dois ou três Hércules foram transladar os corpos das vítimas do acidente com o avião que transportava o time da chapecoense. Foi pouco antes da entrada em serviço dos Millenium.

Rodrigo M

Eu já vinha comentar exatamente isso, mas vc foi mais rápido Tutu.

Meireles

Essa missão de resgate da FAB é fenomenal… Eu queria perguntar pro então comandante da FAB se ele ainda acha um delírio a compra dos F-35 diante do atual cenário de agressão da Rússia na Ucrânia? E se ele acha que consegue defender o espaço aéreo brasileiro de um hipotético possível ataque de uma super potência ao Brasil, ou até mesmo uma invasão na amazônia? E até quando o Brasil vai ficar sendo comandado pelos descendentes de Italianos, portugueses, alemães, ingleses, e americanos? No dia que esse pessoal perderem o poder dentro do Brasil eles vão querer nos atacar. Por… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Meireles
Nascimento

”E até quando o Brasil vai ficar sendo comandado pelos descendentes de Italianos, portugueses, alemães, ingleses, e americanos” Engraçado pois o Brasil como conhecemos nem existia antes de Portugal, mas sim um monte de tribos canibais que se matavam as centenas, foram eles que expandiram nosso território pra além do tratado de Tordesilhas graças as bandeiras, e se não fosse os italianos SP sequer teria sido industrializada, se não fossem os alemães/italianos o Sul do Brasil provavelmente seria algo similar ao Centro-Oeste… Tire esses descendentes do Brasil e o que sobra é uma Bolívia com um monte de ameríndio na… Read more »

André Macedo

Você falando aí eu quase pensei que o Brasil é um paraíso, parece aqueles que comemoravam quando o Brasil tinha um dos maiores PIBs do mundo kkkk

F-5

Confesso que o teu comentário foi um dos mais pesados que já li até agora na Trilogia.

“E até quando o Brasil vai ficar sendo comandado pelos descendentes de Italianos, portugueses, alemães, ingleses, e americanos?”

Você é descendente puro de indígenas?

Sou descendente de italianos com muito orgulho. Meus ancestrais vieram pra cá, fizeram vida e amam este país. Comentário preconceituoso e que nada acrescenta ao debate.

Lamentável.

F-5

Xenofobia é crime, parceiro.
A diversidade de nações criou esse país.
Confesso que estou tentando entender a tua origem.
Não tem nenhuma nação pura, cara.
Sobre a PEC, nem vou comentar.
Vou parar nossa prosa por aqui.

Meireles

Xenofobia é crime? E escravidão não é crime não? Porquê que um carro fabricado no Brasil chega no México 3x mais barato? Mesmo que o carro seja um Ford, Wokswagen, Chevrolet e etc… Porquê que o imposto é tão alto no Brasil, porquê que uma mercadoria comprada nos EUA tem que ir pra Santa Catarina atravessando o país inteiro sendo que é mais caro a logística pra depois ir pro seu destino? Porquê que os brasileiros vão comprar mais barato no Paraguai sendo que o Brasil é muito mais rico? Responde isso aí pra mim se é que você consegue….… Read more »

Leandro Costa

Meireles, fica quieto, bicho. Tá doendo ler o que você está escrevendo. O colega está certo, xenofobia é crime além de ser amoral.

Carvalho2008

Entre para a faculdade, de preferência de adm ou economia e os professores lá te ensinam…

Meireles

Cavalo2008, o Rei Tor da sua faculdade te ensinou que você evoluiu do macaco e você acreditou? Você sabia que pra ser rei Tor de uma faculdade tem que vender a alma pro diabo na maçonaria pra depois ganhar o cargo de rei Tor? Aí o rei Tor vai lá pra faculdade pra ensinar que os índios evoluíram dos macacos, e que Deus é só um conto de fadas mas, eu te afirmo que os índios vieram da Índia beleza, eu não vou deixar esses Reis Tors te fazerem de mula Tor, no Egito cada faraó tinha a sua pirâmide… Read more »

Leandro Costa

Esse cara só pode ser o Zeus ou o Kings ou bos que trocou de Nick de novo para não manchar ainda mais a reputação.

Amigão, fique onde está que a instituição de onde você fugiu está procurando por você.

Meireles

Leandro Costa, você sabia que o seu sobrenome “Costa” é um sobrenome judeu, e isso quer dizer que você é um judeu? Se você não sabia o seu professor agora sou eu. Leandro Costa você sabia que os alemães amam os judeus? Os italianos também amam os judeus, os italianos perseguiram e mataram todos os judeus cristãos e só deixaram as criancinhas de colo vivas, você sabia disso? E aí os italianos doutrinaram as criancinhas de colo na ceita católica, você sabia disso? Se você não sabia o seu professor sou eu. E se você vendeu a sua alma na… Read more »

Leandro Costa

TCHAN TCHAN!

F-5

Esse cidadão ainda está aqui???

Meireles: sobre a PEC que você diz que vai conseguir aprovar, lamento: não vai.
Por diversos motivos que não convêm inundar a página.
Para a felicidade de todos, o Brasil vai continuar recebendo todos os povos, seus conhecimentos e culturas continuarão a ser absorvidos por todas as esferas da nação.

Um bom domingo a todos!

Last edited 2 anos atrás by F-5
carvalho2008

Desculpe…sou imune…sou de convicções espiritualistas…não há raças…apenas experiencias de vida em milenios e milhões de anos…neste ou de outros mundos….então sequer um ET enxergo diferente…desculpe…

MARCELO MARTINS

O que isso tem a ver com italianos, americanos, ingleses e alemães?

José Carlos David

Venusiano.

Meireles

Em nenhum momento eu fui racista mas, estou relatando os fatos desse país, o povo do Brasil é um povo muito sofredor e carente de coisas básicas, e é um povo escravizado por esses povos de fora, e mais Zé é você.

Carvalho2008

O povo brasileiro possui das heranças espirituais mais antigas, experientes e vividos, tendo representado nata de mercadores, burgueses e políticos de outras nações, mas que empregaram a lei de Gerson em próprio benefício, e um inclinação a indisciplina a lei e regras….hoje no Brasil vindos de várias regiões do mundo….aqui convivendo em paz…e justamente tendo de aprender a viver e respeitar as leis junto com todos os seus semelhantes espertos…. Um povo vivido, e experiente e extremante inteligente de outras eras…passando a ser organizado e unido, vai longe….esquece isto de raça pois raça não existe…todos revesam papéis no poder, dinheiro,… Read more »

Hamiltonricci

Meireles, qual o seu sobrenome?
Não se esqueça que sobrenomes como: Pereira, Oliveira, Silva etc, foram dados ou assumidos por estrangeiros para fugir de perseguição, agora, se você é um PATAXÓ, YANOMAMI, etc então teu comentário está justo.

Salim

Nada que um avião fretado civil não fizesse, melhor, mais rápido e mais barato.Quero ver este avião nutela/gte pousar em pista degradada pela guerra. GTE e n utelas felizes em detrimento a força aerea de guerra. Aproveitava com aviao nutela e pousa em Paris com delegação humanitária congresso e presidência. Põe 3 Guarani no nutela, põe helicóptero, leva paraquedista, pousa Antártica, pousa pista não preparada…. aqui so tem guerreiro nutela de videogames. Muda FAB para empresa de transporte otoridades com custo alto e com Cabidao bem grande, se sobrar tempo compra algo pra defesa real.

José Joaquim Florippes Lima

Meu caro. Se esse avião fosse ruim assim , igual você disse, não teria sido comprado por vários países, que o compraram e não teria substituído os brutamontes “ Hércules”, na FAB.
Se você não sabe ele é cargueiro e pode trazer até móveis, motos, carros, o que um civil não faz..
Ele pousa em pistas difíceis.
Tem rodas pequenas, mas tem várias que só são soltas quando precisa de acordo com o peso.

Adriano Madureira

Basta o governo brasileiro fretar um A-380 e o problema está resolvido… Ainda sobra espaço para alguns outros sul-americanos que quiserem pegar uma carona.

Tomcat4,2

Mais uma vez,feliz pela vitrine pra nossa máquina mas triste pelo motivo novamente, mas que sirva para dar celeridade na aquisição dos A-330 MRTT’s.

Chris

A TV, toda hora esta mostrando um hotel lotado de brasileiros…

Que estão desesperados, com crianças… E com agua e suprimentos para no máximo 2 dias !

Tomara que tudo de certo !

carcara_br

Acabei de ler
Vitali também alertou: “Todos os civis que estiverem na rua durante o toque de recolher serão considerados membros dos grupos de sabotagem e reconhecimento do inimigo.
Vitali é o prefeito de kiev a situação toda se dá lá.

carcara_br

Ou seja, se tiver brasileiro em kiev agora e quiser ir embora vai precisar sair com a camisa da seleção Brasileira falando muito português pq o lado ucraniano parece que está sendo estimulado a posições suicidas…

Dodo

Kkkk vdd, ouvindo um Raul Seixas no Spotify em alto volume sem fone tbm

carcara_br

Maluco beleza…

gordo

Kiev está cercada e não sei se vai ser tão fácil sair da capital assim, pelo jeito o pessoal vai ter que esperar alguma janela de cessar fogo para poder sair rumo a Polônia.

nereu

esse é um que quando os russos colocarem a mão nele vai sofrer bastante

carcara_br

Prefiro ficar longe da Rússia e Ucrânia no momento, na verdade da Europa inteira.

rui mendes

Ele não é um lambe-botas de ditadores, quem gosta de opressão, vai para a Rússia, China, Irão e Coreia do Norte.
Já vi que se o teu país fosse invadido por um qualquer ditador com grande poder militar, tu não Farias o mesmo que ele, mas respeita quem põe a vida em perigo, com baixas probabilidades de sobreviver, honrando o lugar para o qual foi eleito, pondo a sobrevivência do seu país e da sua população, bem na frente da sua.

Italo Souza

Que lunático, literalmente ele está colocando uma mira bem grande para as forças especiais de paraquedismo que se encontra em Kiev, falando assim “vem me pegar”.

O cara tá literalmente controlando os horários dos habitantes que já estão assustados pelos malucos do próprio governo e os conflitos em proximidade as suas casas, se precisar de uma ajuda médica ou de ir atrás de suprimentos, não pode.

Thom

Aqueles que são contra o MRTT, agora ver sua importância.
O Brasil deveria alugar um avião, mas mostrar aos europeus a capacidade do KC-390 é relevante.

Leandro Costa

Ainda sou. Na verdade ERA contra até esse conflito explodir. A situação mudou, e eu mudei junto. O difícil agora vai ser conseguir fazer essa aquisição e mudança. De fato eu acho até mais seguro que o KC-390 vá, mesmo que faça escalas.

Boa sorte às tripulações envolvidas na missão e que seja um sucesso.

Italo Souza

Eles vão precisar muito mais que Boa sorte, mesmo reversando, vai ser muito cansativo e estressante, dependendo da região destino, será algo muito estressante.

Leandro Costa

São treinados para isso. Acho o KC-390 a melhor aeronave que temos para o serviço. Gostaria de ter certeza, mas se a FAB a escolheu é porque deve ser isso mesmo e confio no treinamento e nas aeronaves da FAB.

Sensato

Nada muito novo para o Esquadrão Gordo. Se os aviões estiverem apenas com combustível e tripulação, podem ir de Natal até Portugal e de lá para qualquer lugar da Polônia ou Romênia.

Rinaldo Nery

Não são do Gordo…

tsung

É a profissão de piloto ser assim mesmo voar longe

Edu

Neste caso não seria mais inteligente ter um a330 com poltronas e resgatar as pessoas diretamente ao invés de tanques de combustíveis pra abastecer outro avião? Não sou contra o MRTT, mas a função dele é outra.

Joao Heber Motta

MRTT – Multi Role Transport and Tanker. pode ser configurado para transporte de passageiros, evacuacao medica , transporte de cargas e reabastecimento .

Leonardo

Cara o mrtt não tem nenhum tanque extra só os tanques das asas que qualquer a330 tem e eles continuarão com as poltronas após a conversão,a fab já anunciou que não pretende converte-los em cargueiros

Salim

Melhor, mais eficiente e mais barato. E so fretar aviao civil. Quero ver este avião nutela pousando em campo degradado guerra, soltando paraquedista, levando Guarani, helicóptero, pouso Antártica…. e bom e será usado gte, aqui so tem guerreiro Nutela de videogame, Não tem nem caça hj nem no futuro próximo, vão reabastecer o que?! NADA que o kc390 não faça melhor e mais rápido e barato. E incêndio o Nutela serve….?.

Joao Heber Motta

Gostaria de ver o Super Tucano abatendo um F22 ou um SU35. Pelo amor de Deus, cada macaco no seu galho.

Salim

Vou ser mais explícito, alguém já fez evacuação aeromedica em aeroporto não preparado, alguém tem ideia de quantos aeroportos que conseguem operar em nosso país A330, em caso de conflito estes aeroportos estariam operacionais, alguém ja ficou na pista ao lado de um A330 e viu altura do acesso deste bicho, agora imagina subir um pallet até lá, leva uma maca por escadinha……. reforço a porta traseira faz uma baita diferença, tentar lançar pallets em voo no A330, ja imaginou. Brasil e grande e aerportos/pistas são pequenos e precários. Operacionalmente qual e melhor Brasil?!?! A única operação , em função… Read more »

Marcos10

Salim,
Ninguém vai colocar um A330 em pista não preparada. O objetivo de uma aeronave dessas para a FAB seria de reabastecimento aéreo, carga (o porão do A330 é imenso) e poltronas para transporte de soldados ou civis em longo curso.

Salim

Exato, por nossas necessidades básicas atuais náo faz sentido A330, temos e teremos pouquíssimos aviões de caça, a prioridade apos compra KC390 deveria ser esta, defesa de ponto em varias camadas também, misseis em quantidade e qualidade, hj náo temos Misael marítimo…. Náo discuti o uso, questionou a prioridade.

Jadson S. Cabral

avião nutela kkkkkkkkkkk o cara trata armamento como quem tá numa discussão besta qualquer de adolescente

Salim

Nutela e caro e gostoso, porem náo e prioridade. Nosso atual momento a prioridade e ter aviação de caça em quantidade e qualidade, misseis capazes em quantidade razoável, defesa de ponto, misseis e treinamento uso naval (ar superfície). O KC390 atende e bem nossa necessidade de reabastecimento e carga. Deslocamentos de tropas e carga com A330 podem ser supridos por aviação civil. Sem defesa aérea de caça e defesa de ponto a primeira baixa serão aeroportos ficando impossível operar os referidos Nutela.

Dodo

Tudo tem que ser MUITO bem coordenado entre as partes beligerantes. É missão de altíssimo risco e sem dúvida uma operação bastante importante, talvez a mais importante da hisotira operativa desta aeronave desde sua entrada em serviço

Marcos10

Esse avião não vai descer na Ucrânia no meio de algum combate. Provavelmente Irá para a Polônia.

Tutu

Romênia

Leandro Costa

Marcos, sim. Se bobear Polônia e Romênia. Mas são membros da OTAN, mas se houver um envolvimento repentino de ambas as partes, a coisa pode ficar feia muito rápida.

Jadson S. Cabral

Sim. Ainda assim não deixa de ser arriscado para os brasileiros, que terão de sair da Ucrânia, sabe deus lá como. Tem que ser uma operação muito bem coordenada para que não fique ninguém para trás.

Welington S.

Assim, como a missão de resgate de brasileiros na China, foi cumprida, essa, também será. E mais uma vez, o KC-390 fazendo bonito. Vejam também a importância de se ter um avião de maior capacidade para que o KC-390 não fique fazendo paradas ‘pingadas’. O A330MRTT, é uma aeronave importantíssima e realmente a FAB precisa dela pra ‘ontem’.

Pedro Fullback

Não existe argumento para a diminuição para o número de Kc-390 e como também não existe argumentos contra a aquisição dos MRTT. Precisamos urgentemente desses dois vetores em grande número!

Henrique

na verdade o argumento pra ser contra o MRTT é 1 possivelmente vai virar VIP e outro dificilmente vai ter missão pra um avião daquele porte.
.
Revo de gripen o KC ja faz dentro do brasil é suficiente e dentro do Brasil o KC ja tem autonomia pra tudo. a justificativa pra ter ele começar a ter missões de paz por ai
.
.
agora pra corta KC não existe argumento ou leite condensado e skol beats ai ta muito valorizada na fab

Carlos Baptista Jr

Caros participantes deste importante site (e chat) PODER AÉREO: Acompanho, com certa frequência, os comentários aqui postados. Logicamente, sinto não ter tempo para interagir mais vezes, até para esclarecer aspectos que poderiam mudar algumas opiniões que leio aqui, possivelmente fruto da falta de conhecimentos mais aprofundados, para o que eu poderia cooperar. Hoje, a partir da notícia de que estamos com duas aeronaves KC-390 prontas para resgatar brasileiros evacuados da zona de guerra da Ucrânia, constato que o processo de aquisição de duas aeronaves KC-30 MRTT passa a fazer sentido para alguns. O que posso sugerir, como Comandante da FAB?… Read more »

Salim

Faria mais sentido enviar avião fretado de empresa aérea, pois ira pousar em outro pais náo afetado pela guerra, mais barato, mais rápido, mais eficiente. O valor de compra , conversão e operação destes aviões e alto. Prioridade e ter uma aviação caça , bem armada, que infelizmente náo temos. Náo temos nenhum míssil ou treinamento para ataque naval, náo temos defesa de ponto em praticamente nenhum nivel. Temos sim na FAB um contingente de 75 mil homens com poucas aeronaves e comparados a outras forcas tem NR de horas de vôo irrisórias, porem desfrutando nos últimos anos de um… Read more »

Jadson S. Cabral

Ala o doido que insiste em discutir com o comandante da FAB. Eu queria entender a cabeça da pessoa que acha que tem mais razão que o alto comando da FAB quanto a qualquer decisão sobre prioridades da força. O cara tem que ser muito doido pra querer ensinar a missa ao padre kkkkkkk e não basta estar errado. Tem que teimar com o comandante, que embora seja um ocupado e de muitas responsabilidades, ainda vem aqui de boa vontade tentar colocar alguma luz na cabeça dos incautos. O camarada tem que ser muito louco mesmo

Salim

Ele quer o mesmo que eu, garantir a soberania e a integridade de nosso pais e povo. Ter outro ponto de vista e salutar para questionar as nossas prioridades e objetivos.

Wellington Jr

Caro comandante, pelo menos da minha parte a desconfiança não é dos comandantes e sim dos políticos que acham que investir em defesa só quando houver guerra eminente e acaba que são eles que definem quanto e onde gastar o orçamento federal e vire e mexe retiram orçamento de defesa para suprir demandas políticas.

SmokingSnake ?

Levem uns IGLAs para a Ucrânia

Marcos10

Boa pergunta.
Brasil vai enviar armamento para a Ucrânia?

Tutu

Li que foi negociada uma passagem segura com Moscou e Kiev, então, pelo menos nesse momento acho melhor pela segurança dos brasileiros não mandarmos armamentos para Ucrânia.

rui mendes

Lês-te isso onde????
Se os aviões não vão passar pela Ucrânia ou Rússia, não precisam negociar nada com Rússia e Ucrânia, os aviões KC-390 vão sobrevoar sempre espaço aéreo da UE.

Tutu

É sobre os trens, vai haver alguma segurança extra nesses trens organizados pelo Itamaraty.
Fonte: CNN

DanielJr

Poderiam enviar granadas de mão, cartuchos de fuzis, kits de primeiros socorros. Coisas fáceis de levar, usar e aqui deve ter em boa quantidade.

Thom

Brasil não deve se envolver!
Hemisfério norte que lute suas batalhas.

Edu

Um país solidário à Rússia levar armamento pra Ucrânia?

Italo Souza

Pois é, os caras tão loucos, ainda mais que a Rússia teve grandes motivos, se em falar da Otan ameaçando suas defesa a anos, a Ucrânia dizendo que ia entrar na Otan ou permite a instalação dela em território, sendo a Otan inimigo declarado da Rússia.

Sendo Brasil uma aliado comercial da Rússia e de bastante ligação diplomática, fazer uma ajuda militar a Ucrânia, só loucura.

Jadson S. Cabral

OTAN ameaçando a Rússia??? Brasil aliado comercial da Rússia? Sabe quem também é o maior parceiro comercial do Brasil? China. Ainda assim o governo atual passou os 3 anos de governo hostilizando os chineses. Sabe quem é o segundo maior parceiro comercial do Brasil? O EUA, ainda assim o governo brasileiro custou a reconhecer o governo Biden, disse que houve fraude das eleições americanas e azedou as nossas relações com os americanos, que já não andavam muito bem desde o governo da dona doida. Já a Rússia é o nosso 25º parceiro e nós ainda somos deficitários na balança com… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Jadson S. Cabral
Italo Souza

Você é lento ?? Ou não entende o nível de escalada de ofensas verbais para ofensas físicas ?

Deixa eu te esclarecer uma coisa, você não trás seu inimigo para sua porta, a Ucrânia sabia disso e fez questão de querer trazer a Otan para a porta da Rússia.

Tirando a parte que a Otan em vários momentos avançou com tropas perto das fronteiras Russas, se aproximando e aumentando seus números cada vez mais.

E se a Rússia não tivesse uma tríade nuclear, acha que a Otan ficaria parada ou já teria atacado a Rússia ?

Acorda alienado

Jadson S. Cabral

Deixe eu te falar uma coisa óbvia, mas que gente de QI limitado pode não ter percebido ainda. A Ucrânia é um país soberano e como tal pode entrar na aliança que quiser. Nem a a Rússia, nem ninguém têm o direito de invadir um país por isso. A OTAN tá se expandindo? E daí??? E daí que colocaram armas nas fronteiras? Desde que as armas estejam do lado de cá, estão no seu pelo direito. Quer dizer então que se a Venezuela colocar armas na conteria com a gente, nós temos direito de invadi-la??? Vai passar pano pra ditador… Read more »

rui mendes

Au Au au

arcanjo

Vale lembrar que estas aeronaves estão equipadas com sistema de autoproteção (SPS); de contramedidas direcionais infravermelho (DIRCM) e de orientação do piloto (HUD), fornecidos pela empresa gaúcha AEL Sistemas.

Alisson Mariano

Olá.

Até agora, não vi um dos KC-390 já entregues à FAB com o sensor do sistema DIRCM.

As dúvidas que ficam são: serão instaladas em todas as aeronaves no futuro? apenas algumas aeronaves da FAB terão esse sistema? o sistema foi excluído em alguma revisão/renegociação contratual (aditivo)?

Seguem imagem 3D com a posição que seria instalado o sensor e foto do KC-390 operando:

Marcos10

Verdadeira ou falsa a imagem do abate do Ilyushin?

carcara_br

Virus?

Italo Souza

Fakenews, são fotos antigas.

Zé bombinha

Boa vitrine… Péssimo momento num todo! Senhores.. o nosso GRIPEN deve tardar um bocado agora.. o que era agoniante.. agora então… Espero que tenham algum plano. No mínimo.. Barak mx… F 15/F 16 do deserto.. uma vez que marcamos o lado.. Spike, orbiter 1k…

Salim

Também concordo, será que Suécia vai enviar os g ripens…… embora não exista nenhum operacional e a Suécia so tem previsão operacional em 2025. Se guerra continuar e envolver mais países será complicado. Entramos em Março e os 4 que foram , engana trouxa em 2021 entregues, nem saíram fabrica.

José

Devem fazer a pergunta ao contrario, o governo já liberou a verba para os gripens sairem da Suécia?

Marcos10

Os Gripens são financiados, portanto não há o que falar em liberação de cursos, por hora.

Wanderley

?????

Ricardo Sabença Cruz

Precisamos dos A 330 MRTT

Salim

Sucessor mais capaz, atual, maior capacidade de carga, mais rápido…..KC390. Os valorosos operadores de aeronaves de carga de combate merecem este upgrate. Se o pessoal imaginasse o que estes guerreiros fazem diariamente nos confins deste Brasil, teriam o respeito e gratidão de nossa população.

Marcello

Sendo que esses brasileiros possam respeitar a terra que nasceram alguns foram a trabalho outros foram tentar a sorte e alguns reclamam do Brasil sendo assim que TDS possam voltar com segurança.

Last edited 2 anos atrás by Marcello
Tomcat4,2

Creio que utilizaram aquele sistema de poltronas paletizadas que transformam o KC em ,basicamente, um transporte como aeronave comercial.

Jadson S. Cabral

Cadê a galerinha aqui que disse que a FAB não precisa de aviões do porte do A330? Cadê aqueles que disseram que depois da pandemia a FAB não precisaria desses aviões tão cedo??? Nada como um dia após o outro…

Leandro Costa

To aqui e já mordi a língua, fica tranquilo. Agora se torna necessário devido à maior imprevisibilidade do sistema internacional. Melhor termos a capacidade.

Carvalho2008

O A330 sem dúvida é útil e muito numa situação destas, mas não necessariamente dispensaria o Kc390.um é enorme e precisa operar em pistas limpas, desimpedida e longas e específicas. O outro é um STOL para pistas não preparadas. Alguns disseram aqui que aeronaves civis podem ser fretados. Sim, é verdade, mas o KC390 de todos é o que poderá fazer de tudo na pista lisa ou na pedra dependendo do que ocorrer ou desenrolar. Um cessar fogo pode ser ocorrer abrindo janelas de evacuação dentro do próprio território invadido, e o kc390 é 9 único que poderia lá atuar… Read more »

Juarez Martinez de Castro

Exato. O 390 só não perna suficiente para um missão com está distância sem “pingar”. Por isto a FAB deveria pensar em três ou quatro C 17.

EParro

Pois é Juarez,
e já não é de hoje, mas…

Jadson S. Cabral

Mas eu nunca disse que o KC-390 é dispensável. Muito pelo contrário. Por mim até dobrávamos os pedidos. Cada arma com a sua necessidade

Juarez Martinez de Castro

Precisa deles e precisa de um numero pequeno de anvs do porte do C 17.

Last edited 2 anos atrás by Juarez Martinez de Castro
Salim

Ai sim teríamos um avião para Força aérea, bicho e bruto. Porem acredito que valor e manutenção e bem alto. Este caso sim teria que ter uma analise bem cuidadosa da FAB. Nesta náo arriscou opinar.

Juarez Martinez de Castro

Nós precisamos anv, perna longa, grande capacidade de carga,que seja independente de apoio externo e que principalmente possamos ir aonde não somos bem vindos.

Rafael Barros Meira

Se os brasileiros precisa se deslocar até a Romênia Polônia e outros países vizinhos então não é uma operação é apenas uma carona

Juarez Martinez de Castro

Quem sabe tu queres que nos pousemos em Gostomel no meio do turumbamba de balas e carroceando a turma toda.
Tem cada uma…..

Renato B.

Colocar dois cargueiros militares voando no meio de uma guerra. O que pode dar errado?

Wagner

Como é que os brasileiros vao sair da Ucrania? Vao pedir passe livre para o Putin? Me poupem… … Tem gente que ainda acredita que isso é missao de resgate… Que piada! O que era para ter sido feito: logo que países com inteligência que funciona (EUA, Israel, Jordania, por ex) avisaram seus cidadaos que estavam na Ucrania para irem embora, o Itamaraty deveria ter feito o mesmo e colocar esse pessoal nos primeiros voos para fora, ou na pior das hipoteses fretado um avião. Esse papo de missao de resgate é so para enganar otario. Ja nao bastava o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Wagner
Foxtrot

“300” guerras que houveram no planeta e a FAB nunca fez nada, bom tem sempre a primeira vez né !
Agora seria uma grande oportunidade para o Brasil conseguir tecnologias, devido ao grande número de técnicos Ucranianos de diversas atrás que querem uma nova oportunidade em outra nação.
Foi assim que Russos e Americanos fizeram n WWII.
Há boatos que conseguimos os projetos do VLS assim (em um conflito que recebemos os projetos do foguete de um técnico).

A L F O N

Na minha opinião poderíamos fazer um esforço a mais nessa guerra e enviar mais um KC para trazer refugiados que desejem vir ao Brasil, além de outros sul americanos. Afinal, muitos ucranianos tem parentes aqui no Paraná principalmente e, certamente estariam em segurança até tudo se resolver. Fica a dica para o MRE.

Last edited 2 anos atrás by A L F O N
EParro

E a FAB continua precisando de “aviões de longo curso”, ou seja lá como devem ser chamados. Ótimo ter-se os KC-390, mas quantas escalas farão?

Anderson Graça

Anápolis- Recife- Canárias ou Cabo Verde – Espanha ou Portugal – Polônia

Last edited 2 anos atrás by Anderson Graça