O fabricante do J-20, o jato de combate stealth mais avançado da China, revelou que recentemente quebrou recordes em termos de entrega de aeronaves devido à alta demanda, com especialistas dizendo no domingo (12/12) que o J-20 entrou em fase de produção em massa depois que foi resolvido a última peça que faltava no quebra-cabeça, o motor WS-10 desenvolvido internamente.

Desde o início do quarto trimestre, o Chengdu Aircraft Industrial Group Co Ltd, da estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), tem enfrentado missões desafiadoras de pesquisa e desenvolvimento, produção e entrega, já que vários usuários aguardavam a entrega de muitas aeronaves, disse a empresa disse um comunicado divulgado no fim de semana em sua conta de mídia social.

Neste período, a empresa completou várias missões de voo de teste importantes, e os índices relacionados à entrega de aeronaves bateram recordes, disse o comunicado.

Das nove fotos anexadas ao comunicado, sete retratam voos de teste do J-20, uma mostra um voo de teste do J-10 e uma mostra o trabalho de membros da equipe.

Isso pode ser uma indicação de que a produção do J-20 está sendo acelerada, disse Fu Qianshao, um especialista em aviação militar chinês, ao Global Times no domingo.

Bocais do WS-10C de um J-20

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) exibiu J-20 equipados com motores desenvolvidos internamente no Airshow China 2021.

A mudança para motores WS-10 feitos internamente em relação aos importados tornou a produção em massa possível, disse Fu, observando que outros sistemas no J-20, incluindo o sistema de aviônica, sistema de radar e sistemas de armas, já foram desenvolvidos na China.

Agora que não há nenhuma limitação causada pela importação de motores, e o motor WS-10 autóctone foi testado em outras aeronaves como o J-10, J-11 e J-16, o J-20 está em posição de começar produção em massa, disse Fu.

Respondendo a uma questão do Global Times sobre a capacidade de produção do J-20 em uma coletiva de imprensa no Airshow China no final de setembro, Wang Haitao, designer adjunto da aeronave, disse que a indústria de aviação da China pode satisfazer qualquer nível de demanda do PLAAF.

É bom ver que o setor está ocupado, porque isso significa que o J-20 começou a entrar em operação em grande número, disse Fu.

“Em pouco tempo, seremos capazes de ver os J-20 operados por todos os comandos do teatro leste, sul, oeste, norte e centro, e se tornar a principal força para salvaguardar a soberania da China e a segurança do espaço aéreo territorial”, previu Fu.

Para a próxima etapa, o J-20 continuará a evoluir, por exemplo, passando a usar motores mais avançados, disse Fu.

FONTE: Global Times

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Marcelo M

Se a Rússia até hoje tem enormes dificuldades em aumentar a durabilidade e confiabilidade de seus motores, é interessante especular a respeito da China.

Andre

A China ultrapassou em muito a Rússia em tecnologia de aviões de combate, enquanto eles estão indo para seu segundo avião de quinta geração, seus antigos senhores não conseguem pôr o primeiro em operação…

Maurício.

“A China ultrapassou em muito a Rússia em tecnologia de aviões de combate”

Andre, tu realmente acredita nisso? Dá uma olhada no J-11,J-15 e J-16, vai me dizer que não são cópias descaradas dos russos? E porque a China ainda compra o Su-35, sem falar que J-10 e JF-17 que usam motores russos.
Eles estão evoluindo, mas ainda não estão no nível dos russos, na minha opinião.

Carlos Crispim

Estão bem longe dos russos e dos americanos em domínio aéreo, nem se compara, o que eles fazem são cópias bem feitas, sem criatividade nenhuma. Todavia, quanto aos tanques e armamentos de infantaria, os produtos chineses são bem razoáveis, o Brasil devia estabelecer uma parceria.

Antoniokings

O problema é que de cópia em cópia eles ultrapassaram os americanos em várias áreas.
E os próprios EUA já admitem isso.
Vida que segue.
Talvez os americanos comecem a copiar os chineses.

Wagner

Com base em que voce afirma isso?

Chris

Olha… Esse J-20 me parece realmente stealth… Ao contrário do SU-57, que aparentemente usa um canopy normal e tem ate os rebites à mostra….

Por outro lado… Imagino que se a China fosse fabricar tantos aviões assim, que forneceriam a quantidade, para assustar os americanos…

Maurício.

Chris, quanto aos “rebites à mostra”…
Nesse caso o J-20 é mais stealth que F-22 e F-35, o que não creio ser o caso.
Mas concordo que o J-20 parece ser mais stealth que o Su-57, os chineses tem um cuidado a mais.

Mauro Cambuquira

Nuuu… Esse assunto de rebites de novo? Quantas vezes vão ter que explicar isso?

Cientista Maluco

Esse é um assunto que me intriga e desconheço, gostaria de saber mais a respeito. Tem algum link de alguma matéria que fale sobre isso?

Brummbär

O canopy do Su-57 não tem nada de normal, se você olhar de frente ele se mescla perfeitamente com as laterais inclinadas do nariz da aeronave, o que é algo comum em todas as aeronaves stealth. Só lembrando que o YF-23 também tinha canopy de 2 peças e nem por isso deixava de ser uma aeronave stealth.
E quanto aos rebites a mostra:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR-D1cObRlKKHBNeCE9vQjBBzuwjp58nPdNYA&usqp=CAU
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQJZDuOfLbcv6ydPYEH-EVGfDM_ITZaAN-Yfw&usqp=CAU

Digo

Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sabe que os flankers chineses são melhores que os flankers russos, sim são copias na forma de design, porém tem Aviónica, compositos e radares melhores que os russos. La fora já é aceito que os chineses já passaram os russos em qualidade e quantidade de aeronaves produzidas. A ultima peça que faltava eram os motores, mas agora todos os novos aviões chineses estão saindo de fabrica com motores nacionais.

https://www.youtube.com/watch?v=uQedM3qBXgc ,

Last edited 2 anos atrás by Digo
Matheus S

Exatamente. Finalmente alguém que fala o mesmo idioma que eu. MDS que tragédia

Maurício.

Digo, eu prefiro um Su-35 do que qualquer cópia chinesa, não tenho nada contra eles copiarem, cada país faz o que acha certo para sua defesa, mas, eu fico com o Su-35 original, e no caso do J-20, ficaria com o Su-57.

Digo

Você tem direito de escolher o que quiser, mas é um fato, os flankers chineses são hoje melhores que os russos, não sou eu que estou falando, praticamente todos os especialistas concordam.

Maurício.

Ok, só toma cuidado com essa de “especialistas”, hoje em dia tem “especialistas” para tudo, principalmente na internet.

Digo

Pessoas que são pagas por instituições voltados para defesa que dedicam horas de seus dias estudando essa aérea, podem sim ser caracterizados como especialistas.

Marcelo M

Em democracias há sigilo é muitos dados sobre os aviões não podem ser acessados. Daí fica difícil acreditar em alguém que dá um veredito desses sobre caças similares em operação em dois países fechados e com pouquíssima transparência. A verdade é: por mais especialista que seja, só pode especular.

Digo

Ok, quando aviões chineses derrubarem aviões americanos no mar do sul da China em um futuro próximo, você vai poder acreditar e ver com seus próprios olhos a capacidade dos novos flankers chineses..

Brummbär

“mas é um fato, os flankers chineses são hoje melhores que os russos,”
Então explique por os chineses compraram o Su-35, quanto já tinha o J-16 em produção?

” praticamente todos os especialistas concordam.”
Até agora tudo o que você apresentou foi apenas um “especialista” usando um chroma key ridículo, fazendo afirmações sem apresentar qualquer dado, nem em sites chineses eu consegui encontrar sequer o nome do radar do J-16, e vocês querem afirmar que ele tem melhor aviónica?

Digo

https://rusi.org/explore-our-research/publications/whitehall-reports/russian-and-chinese-combat-air-trends-current-capabilities-and-future-threat-outlook

Antes de falar asneiras, de uma pesquisada.

“China has developed J-11 and J-16 series Flanker derivatives featuring AESA radars, new datalinks, improved EW systems and increased use of composites, which give them a superior level of overall combat capability to the latest Russian Flanker, the Su-35S.”

Aqui mesmo, nesse site, nenhum flanker saiu melhor que o j-11 e o j-16 em combates BVR.
comment image

Last edited 2 anos atrás by Digo
Brummbär

“Antes de falar asneiras” A única asneira aqui é a sua afirmação de que os flankers chineses superam os russos… “China has developed J-11 and J-16 series Flanker derivatives featuring AESA radars, new datalinks, improved EW systems and increased use of composites, which give them a superior level of overall combat capability to the latest Russian Flanker, the Su-35S.” Eu acabei de lhe criticar por apresentar um ” especialista” fazendo afirmações sem apresentar nenhum dado e você acaba por fazer a mesma coisa novamente, pois bem: The new fighter has a lighter airframe than the legacy Su-27, due to its… Read more »

Brummbär

Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sabe que o Su-35 é o flanker mais avançado, tanto é que a própria China comprou o Su-35 no mesmo ano em que o J-16 entrou em operação.

Digo

A china comprou 24 su-35 por que era o pedido mínimo cobrado pela Rússia, se eles pudessem comprariam apenas 1, simplesmente para copiar o design do motor.

Brummbär

“simplesmente para copiar o design do motor.”
Sinal de que o motor russo é superior o que torna ainda mais questionável sua alegação de que flankers chineses seriam superiores.

Digo

Deixa eu ser bem claro, em um combate, os flankers chineses são mais capazes que os russo devido aviónica , radares e materials embutidos, até em misseis, os chineses estão melhores que os russos.

Matheus S

Esquece. O cara está certo e todos estamos errados. Se despede e toca o barco.

Brummbär

Isso mesmo se despesa, esqueça, até porque é muito mais fácil fugir do debate do que justificar a vergonha de terem afirmado que flankers chineses serem superiores, por terem materiais compósitos, sendo que o Su-35 também possui materiais compósitos em sua construção!

Brummbär

Já refutei todas essas suas afirmações em um comentário que ainda está retido pela moderação, apenas aguarde a liberação do mesmo.

André Macedo

Acho que o certo seria dizer que os chineses já tem mais dinheiro que os russos, mas não tem o know how adquirido pela URSS/ Rússia.

Maurício.

André Macedo, concordo.

Heli

No que diz respeito a motores, o buraco é bem mais embaixo.

Marcelo M

Exato. Tem que lembrar que o MIG 15 só existiu por causa da doação dos motores da Rolls Royce feito pelo governo trabalhista que sucedeu Churchill.

Andre

Enquanto o j11, j15 e j16 são produção sob licença do su27, e não cópia descarada, o j20 está muito a frente de qualquer coisa que a russia tem em operação.

E a China não compra não “ainda compra” o su35. Comprou um lote pequeno mas logo viu que era muito inferior ao j20 e hoje foca completamente em seu próprio avião.

Da maneira que as coisas estão caminhando, se a Rússia quiser um avião de 5gen vai ser melhor comprar da China.

Brummbär

A Rússia já está produzindo seu próprio avião de 5geração o Su-57…

Andre

Está produzindo? E onde estão as quatro unidades prometidas para 2021? Ela produziu alguns protótipos e UMA unidade.

Tem uma maquete de outro ai, mas falaram que deve entra em operação lá por 2040.

Brummbär

“Está produzindo?” Não se faça de desentendido, não muito tem atrás eu lhe esfreguei na cara fotos e videos da linha de produção do mesmo. “E onde estão as quatro unidades prometidas para 2021? ” Vou repetir já que você não entendeu: Lembre-se você que foram prometidos para o FINAL deste ano, o qual ainda não acabou. Se vai ser entregue em este ano, ou no ano que vem, eu não sei. Mas o que eu sei é, que o campeão de promessas não compridas para aeronaves de 5 geração não é a Russia, mas outro país, com orçamento anual… Read more »

Antoniokings

Dezinho do Su-57 e sua cruzada.
Apesar de eu ser entusiasta da China, na área de armamentos, sou mais os russos na maioria das vezes.
Nem chineses e nem americanos chegam perto..
E isso é histórico na área de aviação.
Vem desde os icônicos MIG-15.
Chora não.

Wellington Kramer

Aquele do motor inglês?

André Macedo

Uma versão do motor inglês, sim, mas ainda não entendi o que isso muda, os americanos usam propulsores RD-180 russos em seus foguetes Atlas V até hoje.

Andre

Mas nada supera a copia que os russoa fizeram do b29, até as porcas e parafusos foram copiadas….e foi copia mesmo, nada de produção sob licença.

Wellington Rossi Kramer

As vezes é mais barato comprar algo pronto do que que desenvolver outro igual. Aqui, talvez tenha sido por uma facilidade e não pela falta de capacidade dos EUA em fabricar um propulsor. Já no caso do motor do MIG 15, era a falta de capacidade mesmo.Os russos e até os chineses o copiaram também.

Antoniokings

Pois é.
A linhagem vem desde os Klimov VK-1 até os poderosos Saturn.
Se os Klimov já deram ao Mig-15 a posição de melhor caça de sua época os novos Saturn não ficarão para trás
Sabe-se que os novos Saturn 30 serão os motores mais potentes do Mundo.
E isso dará aos Su-57 características de aceleração, velocidade, manobrabilidade que nenhum outro avião terá.
Vamos esperar os novos ‘6ª geração’ americanos para ver se consegue igualar essas caracterísitcas que os Su-57 apresentarão.

Andre

Isso se o su57 voar né…lembre-se que 4 foram prometidos para 2021 e nenhum entregue…

Brummbär

“Isso se o su57 voar né”
Milhares de imagens e vídeos do mesmo voando, e você ainda ter coragem de dizer isso?!
“lembre-se que 4 foram prometidos para 2021 e nenhum entregue…”
Lembre-se você que foram prometidos para o FINAL deste ano, o qual ainda não acabou.

Andre

Uma pequena correção: milhares de vídeos e imagens dos protótipos voando.

Você é uma pessoa de muita fé para acreditar que ainda teremos 4 entregues em 2021.

Brummbär

E as imagens e vídeos do primeiro Su-57 entregue, onde o mesmo aparece voando?

Se vai ser entregue em este ano, ou no ano que vem, eu não sei. Mas o que eu sei é, que o campeão de promessas não compridas para aeronaves de 5 geração não é a Russia, mas outro país, com orçamento anual de mais de 700bi, e que prometia ser o primeiro a entregar caças de 5 geração com radares nas laterais, DIRCM…

Andre

Quando houverem 700 unidades entregues do su57 você poderá compara-lo com o F35

Brummbär

Quando você começar a ser imparcial, e críticar as promessas não cumpridas de outras nações também, aí você pode começar a ter moral pra criticar o Su-57.

Andre

Vc é mais os russos em tudo, isso nem precisa dizer. Em suas insanas fantasias vc se esquece que o mundo real é muito diferente. Desde o mig15, e seu motor rolls royce, os aviões russos mais foram derrubados por outros aviões que o contrário. Você ignora os fatos e vive em uma realidade paralela apenas por não conseguir ver um faberge e já começa a salivar. Mas pode chorar de tristeza, pode falar que o unico su57 é meu, pode ansiar pelos novos projetos russoa que não saem da fase de projetos, pode invejar chineses e americanos, pode preferir… Read more »

Léo Neves

A China está bem atrás em motores em relação a Rússia tanto é que este motor chinês ainda não é melhor que o motor do su-57 .
Provavelmente o motor em desenvolvimento para o J-20 Também não será melhor que o novo motor do Su-57.
Em motores de helicópteros a China também está atrás

Chris

Ate onde li por ai… A corrida de Russia e China em termos de motores…

É pra desenvolver motores de baixa emissão termica (stealth)…

Aparentemente nenhuma das duas conseguiu, ja que não mencionam isso nas matérias daqui do Poder Aereo…

E esse seria o principal motivo dos EUA realmente temerem que algum F-22 ou F-35 caia nas mãos deles…

Léo Neves

Pessoal confunde capacidade de produção e dinheiro com superioridade tecnológica. Os chineses só estão realmente no nível dos russos e talvez um pouco a frente na construção naval e em matéria de drones , de resto a qualidade dos equipamentos ainda não foram provadas e provavelmente estão atrás.
Eles só produzem em maior quantidade e mais rápido o que faz o povo achar que são superiores.

Matheus S

kkkkkkkkkk Não sei se você sabe, mas há alguns meses atrás, a PLAAF enviou J-10B e J-16 à Rússia para participar da Competição Militar Internacional de 2021 e obteve resultados satisfatórios.  Durante a competição, os russos descobriram que a capacidade do J-16 excedia em muito todas as aeronaves da série Sukhoi, incluindo o mais forte caça, o Su-35. O J-16 perdeu para o Su-30SM na competição devido a avaliação do desempenho de acrobacias em baixa altitude, na qual o Su-30SM é muito bom nesse aspecto, mas para o J-16 que tem um layout convencional que lhe permite certas vantagens, realizar… Read more »

Brummbär

Fonte?

Matheus S

https://daydaynews.cc/en/military/the-j-16-defeated-the-su-34-and-broke-the-record-in-the-first.html

Se você quiser saber mais informações sobre o assunto, basta pesquisar no Google: “International Military Competition-2021” e colocar “+” “J-16” e você encontrará essas informações.

Brummbär

https://tass.com/defense/1333167
A mim me parece que você, assim como o texto em seu link, estão superestimando o desempenho chinês sem apresentar evidências concretas.

Matheus S

kkkkkkkkkk Você não apresentou uma única fonte sobre essa afirmação dos Flankers russos serem superiores aos Flankers chineses. E, ainda por cima, não sabe realizar uma pesquisa e muito menos interpretar texto. Nessa fonte que você postou, ali mesmo, afirma que o J-16 atingiu a maior pontuação, basta olhar o desempenho de outras categorias, mas ali não informa que foi contra o Su-34, que também realizou uma das maiores pontuações da seleção russa, mas que efetivamente foi derrotado pelo J-16, isto na competição de bombardeiro. Nessa mesma fonte, ali afirma que o J-10 venceu o concurso de caça, a versão… Read more »

Brummbär

“Você não apresentou uma única fonte sobre essa afirmação dos Flankers russos serem superiores aos Flankers chineses.” Eu, pelo menos, dediquei um texto extenso a respeito das capacidades de EW, datalink, radar e materiais compósitos do Su-35, enquanto que vocês não apresentaram absolutamente nenhum dado técnico a respeito do J-16. “E, ainda por cima, não sabe realizar uma pesquisa e muito menos interpretar texto.” Bom, então já que você sabe realizar uma pesquisa porque não escreve um comentário detalhado a repeito do radar, datalink e EW do J-16, assim como eu fiz com o Su-35? No fim das contas ,você… Read more »

Leandro

E desde quando o J10 é chinês?

Lavi israelense mandou abraço…n.quando batem os recordes os mesmos são méritos puros deles…sempre cópia…

Wellington Rossi Kramer

Logo os chinas deverão comprar alguns SU-57 para copiar-lhe os motores.

Matheus S

Eu acho que você não está acompanhando o desenvolvimento. Os chineses estão fazendo muitos avanços para melhorar a qualidade e a descrição dos motores nacionais, desde lâmina de cristal único de turbina de alta pressão, a câmara de combustão anular, o revestimento de barreira térmica de alta temperatura, o controlador eletrônico digital(sistema FADEC), rolamentos de motor de alto desempenho, placa de pó de turbina de pressão e outras tecnologias avançadas. A versão aprimorada do motor WS-18(B) pode aplicar totalmente essas tecnologias domésticas avançadas, mesmo que o diâmetro do ventilador não seja muito aumentado, seu empuxo pode ser aumentado. Com relação… Read more »

Andre

O motor do j20 está em funcionamento, do su57 em projeto.

Brummbär

O motor definitivo do Su-57 vem sendo testado em voo desde 2017.
E então Sr. Andre não era você que dizia que todos os novos J-20 já estavam sendo entregues com motores novos?
Pois o texto aí em cima indica que só AGORA eles começaram das aeronaves com motored novos…

Andre

vem sendo testado desde 2017 e foram prometidos para 2027. 10 anos de testes se este novo prazo for cumprido. Apesar de vc ser uma pessoa de muita fé nas promessas russas, tem uma pequena deficiência de leitura: Nesta matéria está escrito: “A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) exibiu J-20 equipados com motores desenvolvidos internamente no Airshow China 2021. ” O IAC aconteceu em outubro. A China, ao contrário da Russia, não faz propaganda do que não tem. Se eles mostraram em outubro, é prq já estava pronto muito antes, já estava testado e instalado… Read more »

Brummbär

“vem sendo testado desde 2017 e foram prometidos para 2027. ” Você mesmo disse que o motor ainda estava em fase de projeto, se ele já está sendo testado é porque e a fase de projeto já foi concluída. “tem uma pequena deficiência de leitura: Nesta matéria está escrito: A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) exibiu J-20 equipados com motores desenvolvidos internamente no Airshow China 2021. ” Exibir algumas aeronaves com motor novo não implica que as aeronaves de produção também estejam usando os mesmo motores: “com especialistas dizendo no domingo (12/12) que o J-20… Read more »

Andre

Se está em fase de testes é prq a fase de projetos não foi concluída.

Além de não saber ler não sabe nada de projetos.

Pare de babar Faberge prq os russos são apenas história perto dos chineses.

Brummbär

“Se está em fase de testes é prq a fase de projetos não foi concluída. Além de não saber ler não sabe nada de projetos.” Você não pode testar um objeto sem antes contrui-lo, e você não contruir algo sem antes terminar de projeta-lo. Dito isso quem não sabe nada de projetos é você. E o simples fato de eu estar aqui lhe refutando, é sinal de eu sei ler sim. “Pare de babar Faberge prq os russos são apenas história perto dos chineses.” Pare de lamber os beiços diante de sua sopa de morcego, porque se não fosse os… Read more »

gordo

” durabilidade e confiabilidade”. Essa é uma questão chave e relativa. A confiabilidade vai depender diretamente da durabilidade e é aí que digo que é relativo. Acredito que os dois principais requisitos foram atingidos, a furtividade e o empuxo mínimo, e se conseguiram isso não sei se vão se importar de operar um motor com mil ou três mil horas vôos a menos que um análogo da concorrência. Simplesmente vão trocar de motores mais vezes para que tudo fique dentro da confiabilidade até que resolvam o problema. A julgar pelo empenho da China e suas metas acredito que conseguiram um… Read more »

Antoniokings

Alguma surpresa?
Em tempo: Avião espetacular.

Heinz Guderian

De fato kings, ele tem uma estética muito bonita, um belo avião.
Mas temos poucos dados sobre ele ou quase nenhum, difícil fazer uma comparação mais técnica com o seus similares de 5° geração dos outros países.

Antoniokings

SDS

Pablo

Vindo de ti, nenhuma surpresa.
Ficaria surpreso se tu dissesse que esse avião tem pouquíssimos dados e não tem como comparar com outros.

Antoniokings

Tá difícil, né?
Vai melhorar.
SQN

Pablo

Melhorar? Tuas lorotas não tem como!

Andre

Parabéns aos chineses. Com muito trabalho e muitos investimentos se tornaram a segunda maior potência mundial, deixando seus antigos senhores do norte comendo poeira.

Nei

Com muita escravidão quer dizer. Ctrl C + Ctrl V. Mas parabéns a eles. Copiar e conseguir copiar, não deixa de ser Mérito.

WSilva

Tipo os EUA que copiou até o idioma da Inglaterra. rs

Wellington Rossi Kramer

“Tipo os EUA que copiou até o idioma da Inglaterra. rs”

Você copiou o idioma dos portugueses pra escrever isso?!

Last edited 2 anos atrás by Wellington Rossi Kramer
Andre

O j20 não foi cópia e a grande maioria dos aviões anteriores foram produzidos sob licença, não foram cópia, ao contrário do tu4.

Andre

daqui a pouco algum site russo vai dizer que a pólvora foi inventada lá e copiada pelos chineses.

isso é evidenciado pela asa delta, cauda dianteira horizontal e design aerodinâmico “canard”.

Pelo visto até o Gripen é cópia do mig 144. Apesar que se o 14-Bis foi o primeiro avião com canard, o mig 1.44, o j20 e o Gripen são cópias do 14-bis

Antoniokings

Cara.
Acho que os chineses não estão muito preocupados com os russos, não.
Ademais, ninguém se importa com esses rótulos de primeiro, ou segundo.
Principalmente se vc tem a maior população do Mundo, as maiores Forças Armadas, a maior produção industrial, a maior economia e a que mais cresce entre os grandes, as maiores reservas financeiras e etc.
Vai se acostumando que vai ser ‘daí para pior’.

Andre

Ninguém está muito preocupado com os russos

Tomcat4,3

A primeira foto está belíssima !!! O bichão é biiito pla chuchu !!!

Diogo de Araujo

Olha o bocal do motor!! Já passou o Saturn, tá ficando parecido com o do f35 e f22

Antoniokings

Nada vai se comparar ao Saturn 30.

Varg

Infelizmente, deverá voar apenas nas cores da PLAAF.

Augusto Liborio

Se o J-20 tiver uma produção semelhante ao F-22 podemos especular cerca de ~350 J-20s in 2030.

Se somarmos aos J-20 biplace e aos J-31 a China pode ter entre ~450 a ~500 caças stealth em 2030

Matheus S

A taxa de produção atual do J-20 já é o quase o dobro do F-22(taxa de entrega 2 por mês), essa notícia já é referente ao fato de que a China já está produzindo atualmente 20 J-20 a cada 6 meses. Com base em especulações e com base nesse ritmo de produção, uma taxa de produção de 40 anualmente é capaz do J-20 atingir um total de 300 J-20 até 2027 ou 420 J-20 até 2030. Inicialmente a meta não era essa, era esperar o WS-15 estivesse pronto para o J-20 e iniciar a produção em massa do caça com… Read more »

Augusto Liborio

A taxa de produção do F-22 era de 36 unidades ano quando entrou em produção em massa. E se vc multiplicar 40 por 9 da 360 praticamente p que falei no meu comentário.

Augusto Liborio

Corrigindo era esperado atingir 36 unidades por ano e seu poco foi de 27 por ano.
Coisa que o J-20 ainda não atingiu, sua produção ainda esta em 20 aeronaves por ano.

Zorann

Fala pra mim como você sabe que a China não alcançou os números que citou? Isso é uma informação que pouquíssima gente sabe e entre elas, não está nem eu e nem você.

Augusto L

Zorran são estimativas esperadas, e olha que algumas fontes colocam uma aeronave por mês só.

https://www.businessinsider.com/china-is-behind-on-production-of-advanced-j20-fighter-jet-2020-1

Antoniokings

Lembre-se que a China tem a maior capacidade industrial do Planeta, bem como as maiores reservas monetárias para fazer quanto aviões achar necessário.

MGNVS

“Lembre-se que a China tem a maior capacidade industrial do Planeta, bem como as maiores reservas monetárias para fazer quanto aviões achar necessário.” FATO! E contra fatos nao ha argumentos. Por mais que outros aqui discordem so por “discordar” isso nao vai mudar o fato que o Antonio descreveu. Nesse comentario a analise dele foi bem relevante. Chega a ser surpreendente a capacidade de producao da China, nao so de avioes mas principalmente de navios. Ao mesmo tempo isso se torna assustador pois reflete que China fara de tudo para defender e ter a supremacia no seu entorno estrategico, principalmente… Read more »

Augusto L

kkkkkkkkkkkkkk

Antoniokings

Os americanos sabem que ali já perderam.
Agora, a China está buscando projetar seu poder em outras regiões, na esteira de seu desenvolvimento econômico.

MGNVS

Antonio… a China ja esta fazendo isso na Africa, sobretudo em países como Moçambique e Angola que deveriam fazer parte da geopolitica estrategica do Brasil. Ou seja, o Brasil adotando esse estilo militar “soft power” esta perdendo espaco e influencia numa area que seria de nossa atuacao: a costa da Africa e o Atlantico Sul.

Antoniokings

Exato.

Nelson Junior

A China só tem a maior capacidade produtiva, porque os “Países ricos” acharam melhor assim, principalmente mais vantajoso financeiramente falando… Não se esqueça que a revolução industrial começou na Inglaterra, e teve seu auge nos EUA ainda na década de 20 com o FORD T (linha de produção). Os EUA tem uma vantagem de 10 aviões de combate para 1 contra a CHINA, ou seja mesmo se os EUA não produzirem mais nenhum avião, vai demorar 10 anos no mínimo para CHINA sequer igualar sua quantidade de aeronaves (sem falar na qualidade)… E se os EUA acharem necessário produzirão 10x… Read more »

Matheus S

A indústria agora está na Ásia, esquece Inglaterra e EUA, não estamos mais no século 18,19 e 20. A capacidade industrial naval dos EUA definhou, o que vimos na SGM não voltará a se repetir. E a produção industrial aeronáutica da China ainda é inferior a do Ocidente, mas a capacidade industrial é muito mais alta. Só para usar como exemplo, o estaleiro Bath Iron Works está com um déficit de trabalhadores, isso porque uma grande parte está se aposentando a médio prazo, e o mercado de trabalho americano simplesmente não tem como repor de imediato as vagas abertas, o… Read more »

Matheus S

Aliás, rumores recentes dão conta de que a China já está começando a construir +20 destróieres, 12 Type 52DL e 8 Type 055B para entregas até o final de 2025.

Matheus S

Vou ignorar o primeiro comentário porque você corrigiu nesse que estou respondendo. Depois você me diga a fonte desse pico de produção de 27 Raptors por ano. Enquanto isso, permaneço na minha ignorância de 24 Raptors por ano em seu pico. https://www.popularmechanics.com/military/a21232/why-the-f-22-raptor-is-such-a-badass-plane/ “The airplane remained in production for 15 years, at a rate of roughly two per month during its peak. The last Raptor was completed in December 2011 and delivered to the USAF on 2 May 2012.” https://web.archive.org/web/20101021155541/http://www.slate.com/id/2212034/ “Since the plane has long been produced at a rate of 20 per year, however, many skeptics—and several Air Force officers—see… Read more »

Paulo Costa

Pelo tamanho e seção da fuselagem,acredito que o J-20,
será usado também em interdição naval.

Carvalho2008

Eu acho que está é a principal missão dele…um SU34 stealth chines

DSC

Não…
o J-20 é um caça multi função, mas especializado em missões OCA e DCA ar-ar, como o F-22A e o Su-57.

Aeronaves como o Su-34, F-15E, Tornado IDS/ECR, etc…, são especializadas para missões AI, CAS e OCA ar-sup (SEAD/DEAD).

Last edited 2 anos atrás by DSC
J-20

Segundo o que os especialistas americanos achavam lá em 2014, o J-20 vai ser usado para destruir radares, postos de comando e linhas de suprimento, mas sua principal função vai ser para o combate BVR e destruição de aviões radares e de alerta aéreo antecipado. Para WVR, esquece, ele sequer possui canhão interno.

fulcrum

É o cruzamento do su 33 com o f22

Jad Bal Ja

Eu fico imaginando a “bruteza” do pivô que gira esse canard ai desse jeito e segura esse bicho todo. afi…

Australopitécus

Exatamente o que eu pensei na primeira foto, esses canards têm uma área enorme imagine o esforço que aquilo suporta.

Paulo

Caça Stealth Xing Ling J20 seria o nome mais apropriado.

Luiz Trindade

“…já que vários usuários aguardavam a entrega de muitas aeronaves, disse a empresa disse um comunicado divulgado no fim de semana em sua conta de mídia social.”

Fora a China há algum cliente querendo comprar esse caça? Ele não é exclusivo das forças armadas da China?

Carlos Augusto

Provavelmente ele se referiu as várias unidades aéreas do PLAAF.

Matheus S

Exato.

Matheus S

Não. Deve ser com relação aos esquadrões de caça que aguardam a entrega das aeronaves.

SteelWing

só perde provalvemente para o f-22, por equanto…

Oráculo

Já comentamos sobre isso aqui na trilogia.

Quando os motores dos Chinas ficarem prontos, eles vão produzir aviões numa velocidade assustadora. E agora avisaram que começaram.

Numa boa?
A tendência é de que antes de 2040 eles já terão mais caças do que a USAF.

Xi Jinping não tá de brincadeira.

olivete da silva

Enquanto isso em um pais da america latina…pais das bananas……segue a tecnologia reversa do gripen…..ja tivemos o osorio…tanque…foi pro beleleu…não temos cultura de grandeza…..o pais de bost….

Fábio Machado

1 os chineses usam engenharia reversa para encurtar o tempo de desenvolvimento, se é bom, por que reinventar a roda? 2 é sabido que os chineses já ultrapassaram os russos em relação a eletrônica embarcada de seus caças. Aliás, hoje, o interesse dos chineses nos caças russos se baseia ao seus motores. 3 os chineses ainda tem longo caminho no desenvolvimento de seus caças. O WS 10 é um remendo para se livrar da dependência em relação aos AL 31 russos. O motor que deveria equipar o j20 é o WS 15, porém este se encontra longe de estar pronto… Read more »

Matheus S

Exato.

Nilton L Junior

Então quer dizer que ja pode começar a aposentar uma parte da frota.

Matheus S

Sim. Mas na verdade já estava ocorrendo. Uma parte muito grande ainda vai se aposentar.

Basicamente:

+245 unidades: J-7E e J-7G, J-7H e J-7L. Esse número representa todas unidades em serviço.
+95 unidades: J-8D, J-8F e J-8H. Esse número representa todas unidades em serviço.
+50 unidades: Su-27SK e Su-27UBK. Esse número representa todas unidades em serviço.

Adriano Madureira

Ainda vamos ver notícia militares made in China por um bom tempo aqui na trilogia…

Reinaldo Deprera

Avião torto, todo esquisitão esse j-20.

O único avião chinês que gosto é Yuja Wang.

Save Ferris!

Fulcrum

Vc gosta de androgenos com cara de adolescente, né, hum..

Marcelo Lopes

É um teatro!! Não tem como qualquer país competir com mão de obra escrava; empresas estatais…. não tem limitações financeiras proveninentes dos desafios de um mercado competitivo, pois não existe competição honesta e justa… até os compradores, esmagadora maioria é a própria China!! Um dia a casa cai!!

Yuri Dogkove

Grande China! Go Dragão!

Adriano Madureira

Off-Topic:

WSJ: Emirados Árabes ameaçam romper acordo com EUA para F-35 em razão da influência chinesa no golfo[ O aliado do golfo reclamou, em carta enviada às autoridades americanas, que os requisitos de segurança dos EUA são muito onerosos, afirma The Wall Street Journal ].

https://br.sputniknews.com/20211214/wsj-emirados-arabes-ameacam-romper-acordo-com-eua-para-f-35-em-razao-da-influencia-chinesa-no-golfo-20689197.html