A Calidus, com sede em Abu Dhabi, revelou seu B-350 fortemente armado no show aéreo de Dubai deste ano, com a plataforma de dois lugares capaz de transportar uma ampla variedade de armas lançadas do ar.

Acredita-se que seja movido por um turboélice Pratt & Whitney Canada PW127C, o design de dois lugares possui 12 pontos duros sob as asas, junto com uma torre de sensor eletroóptico/infravermelho sob sua fuselagem.

As opções de armamento incluem bombas guiadas por laser, mísseis ar-superfície, foguetes não guiados e mísseis ar-ar.

A Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos é o cliente de lançamento do turboélice armado Calidus B-250 de menor porte, com 24 aviões do tipo, propulsados pelo P&WC PT6A.

O modelo B-250 em desenvolvimento está em exibição ao lado de seu irmão maior B-350, carregando mísseis ar-superfície Halcon Desert Sting 16 e bombas guiadas Thunder P32.

Calidus B-350

Calidus B-250

Calidus B-350

FONTE: FlightGlobal

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior

Bem bem, coloca o ST do lado pra ver qual a mais bela.

Antonio Palhares

Qualquer semelhança não será mera coincidência.

Hellen

Esse avião é aquele roubado de um empresa brasileira !!!!

Joli Le Chat

Calidus e Novaer não eram parceiras?

Joli Le Chat

Aqui está a minha apuração:

http://www.novaer.ind.br/b-250/

Sim, o B-250 foi desenvolvido pela Novaer em parceria com a Calidus.

Equilibrium

B250 ou B350? a matéria tem que decidir.

Equilibrium

Ah agora faz sentido 250 é o mono e 350 é o biplace. Mas e ai, foi roubado, foi vendido? O que houve?

Larri Gonçalves

Essa aeronave não tinha sido desenvolvida pela NOVAER ?

Diego

Engraçado, parece um avião que eu conheço….. que engraçado né?

sub urbano

Brasileiros (que apertaram 17) desenvolveram esse avião que o projeto foi goelado por essa empresa árabe kkk O governo deles ainda ajudou a empresa deles comprando várias unidades. O nosso governo ainda foi lá prestigiar o evento “I Love You Trump” kkk

Johan

O que não falta é matéria sobre o assunto. A novaer desenvolveu em segredo do governo inclusive, com vôos noturnos. Levou calote sim, mas foi amadora em assinar um contrato que ferrou com ela é sem consultar quem poderia ter auxiliado. Isso de você é mimimi de gente que fica de birrinha com o governo atual. Sobre o mesmo, acho que está comentando os mesmos erros do 1° governo do Lula, excerto de ficar enviando dinheiro nosso para exterior. Quer falar mau? Fale sobre a palhaçada, patifaria e etc que a FAB fez com a Embraer no assunto KC390. Isso… Read more »

André Macedo

Kkkkkkkkk a FAB fez essa palhaçada pq o presidente que você elegeu quebrou o país em todas as frentes, gastou milhões pra abrir a “caixa preta do BNDES” e não achou absolutamente nada.
Odeiam tanto o vermelho que até a carne custa uma fortuna agora.

Emmanuel

Já ouviu falar do impitchimá de 2016?
O Brasil estava maravilhoso naquele ano, não?
Nem tínhamos 12 milhões de desempregados em 2018.
Invenção da mídia golpista da época.
Fica em casa, a economia a gente vê depois.

André Macedo

Maravilhoso? Longe disso. Melhor que atualmente? Sem dúvida, daria tudo pra estar reclamando da gasolina a 4 reais. Hoje temos 14 milhões de desempregados, dólar a quase 6 reais, gasolina mais cara da história e por aí vai kkkkkkkk

E nem vem com esse papinho de fica em casa, tivemos países com lockdown 100 vezes mais rígido e mesmo assim o Real foi a moeda mais desvalorizada em 2020, estuda um pouco e talvez vc passe menos vergonha, não foi só o Brasil que teve lockdown. Abaixo a inflação nos países do G-20.

Fabio

Quem está passando vergonha é vc… gasolina a 4 reais, desvalorização do real… vc está aprendendu está coisas aondi meu filho? Rsrs

André Macedo

Sobre a gasolina, eu sei pq eu mesmo pagava. Sobre a desvalorização, o que não faltam são fontes, se você largar o grupo do zap vai achar facilmente.

Mas o que a FORBES e uma das maiores instituições bancárias e de investimento sabem sobre economia né? Kkkkkkkk

“Mas o real ainda tem o pior desempenho global no ano, com desvalorização nominal de 29,4% ante o dólar. (Com Reuters).”

https://forbes.com.br/forbes-money/2020/05/credit-suisse-segue-prevendo-dolar-a-r-620-e-diz-que-real-e-toxico/

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Max

10,7% em 12 meses ??? Acho q estamos mais para 2 lugar…

JORGE

“(…) Fica em casa, a economia a gente vê depois.” Porque, ao acaso nos outros países as pessoas não ficaram em casa durante a pandemia? Cite um país onde não ocorreu das pessoas ficarem em casa durante a pandemia! Pandemia, como o termo diz, é mundial! E no mundo todo as pessoas ficaram em casa durante a pandemia! Aqui, o que ferrou, foi o genocídio intentado e praticado onde um BOÇALnaro e milicos fizeram de tudo para que as pessoas não se vacinassem ao contrário do resto do mundo deixando milhões de testes apodrecerem em quartéis do exército. Aqui, BOÇALnaro… Read more »

BrunoFN

O gov brasileiro tem e q lavar as mãos mesmo em relação a esse avião .. acho q nem a FAB sabia da existência desse projeto . ate o roubo ..como esse avião saiu do Brasil .. como tudo q tem direito .. completinho ( protótipos .diagramas .. esquemas … tudo foi embarcado . ) .. sem pagar .. como correr atrás de um projeto q sequer tem registro em seu pais de origem ?( me corrijam se eu estiver errado ) como provar legalmente ? tem q prender os responsáveis pelo projeto .. isso sim

Antonio Palhares

Aqui jamais prenderão estes tipos de ladrões.

Guacamole

Dificilmente vai conseguir.
O engenheiro era o Joseph Kovács, que morreu uns 2 anos atrás.
Na verdade esse tinha sido o ultimo projeto dele.

Henrique Rodrigues Domingues

O projeto era privado. Nunca foi de interesse do governo desenvolvê-lo.
A empresa tem mais é que procurar quem se interesse.

Antonio Palhares

Que falta de vergonha. Os de lá e os de cá que permitiram. Caras de pau.

Tutu

Estão mirando nos usuários de Skyraider.