Comandantes das Forças Armadas da Tailândia voam no caça Gripen

4

Em 26 de outubro, o Comandante da Força Aérea da Tailândia (RTAF) Air Chief Marshal Napadej Dhupatemiya e Chefe das Forças Armadas General Chalermpol Srisawat inspecionaram a Wing 7 na Base Aérea de Surat Thani e as capacidades dentro de Operações Centrais de Rede.

Ambos voaram no assento traseiro dos caças Saab JAS 39D Gripen da RTAF.

Em 7 de julho de 2011, a Royal Thai Air Force (RTAF) comissionou seis caças Saab JAS 39C/D e uma aeronave Airborne Early Warning em serviço na Wing 7.

O Gripen substitui o F-5E/F no Esquadrão 701, enquanto o Saab 340 entrou em serviço com o Esquadrão 702.

A Força Aérea Real da Tailândia está providenciando a atualização da sua frota de 11 caças multifunção SAAB JAS 39C/D Gripen, todas do padrão MS19, para a chamada configuração MS20 – a mais avançada dessa versão da aeronave.

As atualizações de hardware e software do padrão MS20 melhoram a capacidade dos Gripens nas missões ar-solo e ar-ar, incluindo a capacidade de disparar o míssil Meteor (BVRAAM), desenvolvido pelo consórcio europeu MBDA.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flávio

Falando sobre o Gripen alguém sabe se o programa de transferência de tecnologia para o Brasil vai incluir as tecnologias do motor F414-GE-39E?

João Adaime

Caro Flávio
O motor é da GE, não é da Saab. A gente teria que negociar diretamente com os norte-americanos, para fabricá-lo sob licença. Se eles aceitarem, é claro. Porém não compensa, pelo pequeno número de aparelhos que a FAB encomendou.
Abraço

Angelo

Olá como será que está aquela disputa por quem faria a manutenção aqui no Brasil , estava se não me engano entre a avio e a celma que acho que foi vendida.

João Adaime

Prezado Angelo
Tanto Avio quanto Celma pertencem à GE. Inclusive em julho passado a Celma completou 70 anos de existência, sendo os últimos 25 sob o controle da GE. Desconheço que alguma delas tenha sido vendida.
Abraço