A Hindustan Aeronautics Limited (HAL) da Índia encomendou motores F404 para propulsar o monomotor Tejas Light Combat Aircraft (LCA). No valor de US$ 716 milhões, o pedido inclui 99 motores F404-GE-IN20 e serviços de suporte.

“Estamos orgulhosos de nossa parceria de 16 anos com a HAL e felizes em estender nosso relacionamento com este novo pedido”, disse Chris Cyr, vice-presidente de vendas militares e desenvolvimento de negócios da GE Aviation. “A família de motores F404 provou seu valor em operações em todo o mundo e temos o compromisso de fornecer todos os 99 motores e serviços de suporte até 2029.”

O motor F404-GE-IN20 é uma versão de produção aprimorada do F404-GE-F2J3, que está equipando com sucesso o demonstrador de aeronaves leves de combate da Índia. A variante de maior empuxo da família F404, o F404-GE-IN20 incorpora os mais recentes materiais e tecnologias de seção quente da GE, bem como um FADEC para potência confiável e excelentes características operacionais.

O motor F404-GE-IN20 aproveita mais de 14 milhões de horas de voo do motor da família de motores F404, que equipou 15 aeronaves de produção e protótipos diferentes.

FONTE: GE Aviation

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Fernando

Não dá pra zoar, pq a SAAB faz o mesmo (mesmo fazendo alterações)

Pedro Fullback

Zoar o que, colega? A China está gastando rios de dinheiro para desenvolver o seu motor, com um pessoal técnico altamente qualificado, vontade política e mesmo assim eles estão penando. Não é fácil desenvolver um motor.

Marcos Cooper

Zoar o que?
Os indianos estão fazendo,não importa as dificuldades.

Flanker

Pouquíssimos países possuem capacidade autóctone plena de projetar, desenvolver e construir motores aeronáuticos à reação.

Rodrigo Maçolla

Bom dia

O motor do Nosso Gripen é o F-414 GE 39E ele gera mais empuxo que este usado no Tejas certo ? ou é igual ?

Eu não me lembro dessa parte no contrato da FAB com a Saab , Mas já esta previsto a manutenção destes motores e ou aquisição de sobressalentes ? Ou a FAB vai ter que negociar isso depois direto com a GE ? se tivermos que comprar direto tá ai uma ideia de preço.